quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os 18 do Forte

5 de julho de 1922 – Os 18 do Forte

Na madrugada do dia 5 de julho de 1922 a população carioca acordou com um estampido provocado por um tiro de canhão que sinalizava o início da revolta. Militares do Forte de Copacabana, do qual a bala acabara de ser atirada, receberam o silêncio como resposta: o governo controlara os demais pontos de possível rebelião. Os oficiais que tinham acabado de tomar o forte da praia mais famosa do Brasil, no entanto, decidiram prosseguir.

Por mais divulgada que tivesse sido a intenção de se promover um levante, a tomada de quartéis aconteceu apenas em alguns pontos do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro, ficando, horas mais tarde, circunscrita ao Forte de Copacabana, com a rendição dos demais revoltosos.


Durante o dia, o incisivo ataque das tropas do governo fez com que muitos militares se entregassem, restando apenas 28 pessoas dentro das muralhas seguras do forte. No início da tarde do dia seguinte, sabendo do fracasso da revolta, os militares que ainda restavam lá decidiram resistir até a morte. Caminhando armados, com destino ao Palácio do Catete, os guerreiros marcharam contra as forças governamentais com armas em punho, sob intenso tiroteio. Dos 28, apenas 18 (número ainda duvidoso) seguiram caminhando para a morte. Os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes foram os únicos que conseguiram sobreviver ao episódio, que passou a ser conhecido como “Os 18 do Forte”.


A razão pela qual os militares, principalmente das baixas patentes do Exército, tramaram a revolta foi, sobretudo, a insatisfação com o governo do Presidente Epitácio Pessoa, que, no ano anterior, colocara um civil no comando do Ministério da Guerra e, em junho deste ano, mandara prender o ex-presidente Hermes da Fonseca. Além de tudo, determinados setores das Forças Armadas ainda não haviam esquecido o episódio das “Cartas Falsas”, dentro do qual o candidato situacionista à Presidência, Arthur Bernardes, supostamente escrevera cartas ofendendo Hermes da Fonseca, ofendendo, portanto, o Exército, que, neste momento, se via atravessado por ideais positivistas. Quando Bernardes ganhou as eleições, vistas como fraudulentas por grande parte da população, estas camadas insatisfeitas decidiram formular uma grande revolta.


Os 18 do Forte, apesar de fracassado, deu início ao Movimento Tenentista, que, ao longo da década, tomaria força com a Revolução de 1924 e a Coluna Prestes, e abriria caminho para a Revolução de 1930, a qual mudaria de vez a forma de governo dominante na República do Café com Leite.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=22267 ACESSO EM 05\07\2012

Nasce a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta

Nasce a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta

05 de julho de 1996

No dia 5 de julho de 1996, nascia a ovelha Dolly, primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Ela criada por investigadores do instituto escocês Roslin, onde viveu toda a sua vida. Ian Wilmut, até então quem teria realizado a clonagem, afirmou em 2006 que Keith Campbell seria, na verdade, o maior responsável pelo experimento científico.

O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz Dolly Parton, pois o animal foi clonado a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta, com cerca de seis anos, por uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo. Apesar de ter sido clonada, Dolly teve uma vida normal e deu à luz dois filhotes. Em 1999, foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia desenvolver algum tipo de envelhecimento precoce por conta da sua clonagem. Em 2002, foi divulgado que a ovelha sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns setores como sinal de envelhecimento. Ela morreu no dia 14 de fevereiro de 2003, após ser abatida para evitar uma morte dolorosa por causa de infecção pulmonar sem cura. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 05\07\2012.

William Shockley inventou o transistor

William Shockley inventou o transistor

05 de julho de 1951
William Bradford Shockley, foi um físico estadounidense, galardoado com o Prêmio Nóbel de Física em 1956. Inventou o transistor de união o 5 de Julho de 1951 (dispositivo electrônico semiconductor que cumpre funções de amplificador, oscilador, conmutador ou rectificador. Actualmente encontra-lhos em todos os enseres domésticos de uso diário: rádios, televisões, gravadores, aparelhos reproductores de audio e vídeo, fornos de microondas, lavadoras, automóveis, equipas de referigeração, alarmes, relógios de cuarzo, computadores, calculadoras, impresoras, lustres fluorescentes, equipas de raios X, tomógrafos, ecógrafos, aparelhos reproductores mp3, telemóveis, etc.). No final de 1960, Shockley realizou umas controvertidas declarações a respeito das diferenças intelectuais entre as raças, defendendo que os teste de inteligência mostravam um factor genético na capacidade intelectual. Criou seus próprios laboratórios em Califórnia, mas sua forma de levar a empresa provocou que oito de seus pesquisadores em 1957 abandonassem a companhia. Entre eles estavam Robert Noyce e Gordon Moore quem mais tarde criaram Intel (empresa multinacional que fabrica microprocesadores, circuitos integrados especializados tais como circuitos integrados auxiliares para placas baseie de computador e outros dispositivos electrônicos).


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 05\07\2012

INDEPENDÊNCIA DA VENEZUELA

Assinou-se o Acta de Independência de Venezuela

05 de julho de 1811
A Independência de Venezuela foi o processo emancipador desenvolvido entre 1810 e 1821 para romper os laços coloniais que existiam entre esse território e o Império Espanhol. Entre os factores mais influentes deste processo destaca o desejo de poder por parte dos grupos crioulos venezuelanos que possuíam um estatus social e económico mas não político, por isso precisavam conseguir o cesse das funções de quem até então tinham exercido o comando em Venezuela, entre eles: o militar espanhol Vicente de Emparan, o Intendente de Exército e Real Fazenda Vicente Basadre, e demais membros da Real Audiência, junto com outros altos servidores públicos espanhóis. Através do Acta de Declaração de Independência de Venezuela sete províncias espanholas, pertencentes à Capitanía Geral venezuelana em Sudamérica, declararam sua independência do Reino de Espanha e implicou a ruptura definitiva com o nexo colonial espanhol. O documento foi redigido principalmente pelo militar e ideólogo venezuelano, Juan Germán Roscio e assinada o 5 de Julho de 1811 na Capela Santa Rosa de Lima de Caracas por seus pares venezuelanos Simón Bolívar e Francisco de Miranda. O aniversário da assinatura celebra-se como no "Dia da Independência de Venezuela". À data, o texto autêntico do Acta de Independência de Venezuela, fundamental para a história venezuelana, não foi localizado, mas em seu momento foi conhecido graças a sua reprodução na Gaceta de Caracas e o semanário O Publicista de Caracas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 05\07\2012

Princípios Matemáticos da Filosofia Natural ISAAC NEWTON

Isaac Newton publica uma das obras mais importantes de todos os tempos

05 de julho de 1687
No dia 5 de julho de 1687 foi publicado pela primeira vez “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (ou Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), uma série de três livros de autoria do alquimista, astrônomo, matemático, filósofo, físico e teólogo Sir Isaac Newton Inglês. Considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, ele teve papel fundamental para a realização da Revolução Científica, evento que mudou a compreensão da humanidade em relação ao cosmos nos séculos XVI e XVII. Como a Royal Society havia esgotado seus recursos para a publicação do livro “História dos Peixes”, de Francis Willughby, o livro de Newton foi bancado pelo astrônomo real Edmond Halley, famoso pelo cometa Halley. Tratou-se de um ato perspicaz de Halley, já que a obra de Newton é considerada uma das publicações mais importantes de todos os tempos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html . Acesso em 05\07\2012