quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DALAI LAMA



esoterikha.com ACESSO EM 23\08\2012.

HITLER E STALIN FIRMAM PACTO ENTRE A ALEMANHA E A URSS

HITLER E STALIN FIRMAM PACTO ENTRE A ALEMANHA E A URSS
23 de agosto de 1939

No dia 23 de agosto de 1939, o pacto Ribbentrop-Molotov foi firmado, em Moscou, entre a Alemanha nazista, de Hitler, e a União Soviética, de Stalin. O tratado estabelecia cláusulas de não agressão entre os países, o compromisso pela busca de soluções pacíficas entre ambas as nações, a intenção de estreitar os laços econômicos e comerciais e ajuda mútua. O tratado também continha cláusulas secretas nas quais eram praticamente definidas a divisão do oeste e centro da Europa, fixando os limites da influência da Alemanha e da URSS mediante mútuo acordo, determinando que Polônia seria uma "zona de influência", repartida entre ambos os países, enquanto que a Alemanha teria que reconhecer a Estônia, Letônia e Lituânia como "zonas de interesse soviético".

Pelo pacto, os países também se comprometiam a fazer uma consulta mútua sobre assuntos de interesse comum e também não poderiam participar de alianças fossem contra algum dos estados participantes do pacto – no caso Alemanha ou URSS. Contudo, no final de 1940, Hitler quebrou o acordo e, em 22 de junho de 1941, as tropas nazistas atacaram, de surpresa, a União Soviética.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 23\08\2012.


NASCE O ESCRITOR NELSON RODRIGUES

NASCE O ESCRITOR NELSON RODRIGUES
23 de agosto de 1912

No dia 23 de agosto de 1912 nascia, em Recife, Nelson Rodrigues, um dos mais impactantes escritores brasileiros e também responsável por uma renovação no teatro brasileiro. Com apenas quatro anos de idade, ele se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde viveu toda a vida.

Aos 13 anos começou a trabalhar como repórter de polícia no jornal do seu pai, “A Manhã”. Por conta deste trabalho, adquiriu grande experiência sobre crimes passionais e também sobre a sociedade. Sua primeira peça foi “A Mulher sem Pecado” (1941), mas o sucesso veio com “Vestido de Noiva” (1943). Apesar da sua popularidade, Nelson Rodrigues também era criticado por escrever textos obscenos e imorais. Em 1962, publicou crônicas esportivas, onde deixava transparecer sua paixão pelo futebol, em especial pelo Fluminense.

Por falar nisso, junto com seu irmão, o jornalista Mário Filho, Nelson foi fundamental para que o clássico Flamengo x Fluminense, o Fla-Flu, adquirisse prestígio e se tornasse um dos grandes confrontos do futebol brasileiro. Entre os personagens fictícios consagrados em suas crônicas estão Gravatinha e Sobrenatural de Almeida.

Assim como seus textos, a vida do escritor também foi marcada por por um crime passional. O jornal “Crítica”, de propriedade da sua família, publicou na primeira capa um relato da separação do casal Sylvia Serafim e João Thibau Jr., ilustrada por Roberto, irmão de Nelson. Por conta dessa matéria, Sylvia, a esposa que se separou do marido, comprou uma arma e foi à redação do jornal, onde atirou em Roberto. Nelson foi testemunha do crime do irmão, que morreu dias depois. A tragédia abalou a família, e o pai de Nelson morreu meses depois. Com a Revolução de 30, “Crítica” deixa de existir e a família mergulha em uma crise financeira.

Nelson passa a sofrer com tuberculose e é ajudado financeiramente por Roberto Marinho, amigo de seu irmão Mário Filho. Em 1932, ele é efetivado como repórter do jornal “O Globo”. A partir da década de 40, divide o seu tempo entre o jornal e a produção de peças teatrais. Em 1945, deixa “O Globo” e vai para “O Jornal”, dos Diários Associados. Começa a escrever “Meu destino é pecar”, com o pseudônimo de Susana Flag. Nelson também começa a escrever a peça “Álbum de família”, que teria o texto censurado em 1946. Na década de 50, transfere-se para o jornal “A Última Hora”, de Samuel Wainer, onde escreve crônicas de “A vida como ela é”. Nos anos 60, forma a primeira “mesa-redonda” sobre futebol televisão brasileira na recém-fundada Rede Globo.

Nos anos 70, começa a sofrer com problemas de saúde. No final de sua vida, reata o relacionamento com sua primeira mulher, Elza Bretanha, que fica com Nelson até seus últimos dias. O escritor morreu no dia 21 de dezembro de 1980, aos 68 anos, no Rio de Janeiro, por conta de complicações cardíacas e respiratórias.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 23\08\2012.



http://fabianacamilo.com/tag/nelson-rodrigues/ ACESSO EM 23\08\2012.

MORRE DEODORO DA FONSECA, PROCLAMADOR DA REPÚBLICA E PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL

MORRE DEODORO DA FONSECA, PROCLAMADOR DA REPÚBLICA E PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL
23 de agosto de 1892

No dia 23 de agosto de 1892 morria, no Rio de Janeiro, Manuel Deodoro da Fonseca, militar e político, proclamador da República no dia 15 de novembro de 1889 e primeiro presidente do Brasil.
O motivo da sua morte foi uma forte crise de dispneia (falta de ar).

Nascido em 5 de agosto de 1827, em Alagoas, seu governo foi marcado por grande instabilidade política e também econômica. A crise teve seu auge com o fechamento do Congresso Nacional, que resultou na sua renúncia, no dia 23 de novembro de 1891. Seu sucessor foi Floriano Peixoto.

A República foi estabelecida em todo o país praticamente sem lutas, com exceção ao
estado do Maranhão, onde antigos escravos reagiram em apoio ao Império.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 23\08\2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deodoro_da_Fonseca ACESSO EM 23\08\2012.



É FUNDADA A CIDADE DE PORTO ALEGRE

É FUNDADA A CIDADE DE PORTO ALEGRE
23 de agosto de 1808

No dia 23 de agosto de 1808 era fundada a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Localizada na margem esquerda do Rio Guaíba, a capital gaúcha é destaque nacional por sua qualidade de vida e aparece no relatório da ONU de 1998, com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles do país com mais de 500 mil habitantes. A cidade também é destaque por ter sido pioneira na implantação dos Conselhos Tutelares e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O modelo adotado pela cidade para a realização de coleta seletiva de lixo é exemplo dentro e fora do Brasil. A população da cidade é composta por descendentes de 25 etnias e sua padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 23\08\2012.

http://www.google.com.br/imgres ACESSO EM 23\08\2012.

OCORRE A MATANÇA DA NOITE DE SÃO BARTOLOMEU

OCORRE A MATANÇA DA NOITE DE SÃO BARTOLOMEU
23 de agosto de 1572

O assassinato em massa de huguenotes (é o antigo nome outorgado aos protestantes franceses de doutrina calvinista durante as guerras de religião) que teve lugar em Paris em 24 de agosto de 1572, é conhecido como a matança da Noite de São Bartolomeu. Paris era, naquela época, uma cidade decididamente anti-huguenote: os católicos mais extremistas não aceitam de bom grado a presença dos protestantes. A mãe do rei Carlos IX, Catalina de Medici, tentou enfrentar a facção de huguenotes e por isso ordenou a morte de Gaspard de Coligny, dirigente huguenote e conselheiro de seu filho; mas o fracasso de sua conspiração levou a que outros destacados protestantes franceses exigissem uma investigação. Catalina convenceu Carlos IX a mandar matar todos os líderes huguenotes. Coligny se encontrava entre os primeiros caídos. O massacre se estendeu de Paris até as províncias, e provocou o recrudescimento das guerras de Religião. A matança de São Bartolomeu desencadeou uma quarta guerra religiosa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 23\08\2012.

http://filhosdehiran.blogspot.com.br/2012/01/noite-de-sao-bartolomeu-rainha-margot.html ACESSO EM 23\08\2012.

MORRE ABU BAKR

MORRE ABU BAKR
23 de agosto de 0634

Abu Bakr foi o sucessor de Maomé (principal profeta do Islã) e portanto primeiro califa (Papa cristão) do Islã, iniciador da série chamada dos califas ortodoxos. Nasceu em Meca, no ano de 573 a. C. e faleceu em 23 de agosto de 634 a. C. Foi comerciante em Meca, e um dos primeiros habitantes da cidade a se converter para a nova religião difundida por Maomé, a quem acompanhou ao exílio (hégira) em Medina. Tornou-se sogro de Maomé ao se casar com sua filha Aisha. Quando o profeta ficou doente nomeou Abu Bakr para conduzir a oração em seu lugar, o que foi interpretado à morte de Maomé como desejo de que Bakr fosse seu sucessor. Assim, em 632 tornou-se na primeira pessoa a ter o título de califa, que significa: "sucessor do Mensageiro de Deus".

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 23\08\2012.


http://www.nndb.com/people/594/000114252/ ACESSO EM 23\08\2012.