segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sonda Viking II pousa em Marte

Sonda Viking II pousa em Marte

03 de septembro de 1976

No dia 3 de setembro de 1976 pousava na superfície de Marte a sonda Viking II, da Nasa. Ela desceu em Utopia Planitia no Planeta Vermelho, onde antes, no dia 20 de julho do mesmo ano, sua sonda gêmea, a Viking I pousou, porém em Chryse Planitia, uma planície circular na região equatorial norte. As duas duas sondas operaram durante anos até o dia em que suas baterias falharam. Com a missão, as ideias de uma civilização marciana e de vida primitiva, como a existência de musgos, foram postas de lado. Contudo, a dúvida quanto a existência de bactérias continuou a persistir.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

França e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha

França e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha

03 de septembro de 1939
No dia 3 de setembro de 1939, França e Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazista que havia invadido a Polônia. Dois dias depois, os Estados Unidos declaram sua neutralidade. Era o início da Segunda Guerra Mundial, conflito armado que envolveu as principais potências mundiais da época e que só terminou em 1945, após a morte de aproximadamente 17 milhões de civis.

Dez meses antes, a Alemanha já havia invadido os sudetos da Tchecolosváquia, uma região do país, na Boêmia, habitada por alemães. Em março, toda a Tchecolosváquia e a Áustria estavam anexadas à Alemanha. Os aliados, seus futuros inimigos, não se manifestaram diante de tais desrespeitos à soberania dessas nações.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Nasce Jean Jaurès

Nasce Jean Jaurès

03 de septembro de 1859
Jean Jaurès nasceu em 3 de setembro de 1859 e faleceu em 31 de julho de 1914. Foi um político socialista francês. Combatia o perigo da guerra européia com paixão, especialmente após o início das Guerras Balcânicas em 1912-1913. Sua posição em prol do pacifismo, pouco antes de começar a Primeira Guerra Mundial, tornaram-no impopular entre os setores nacionalistas e um exaltado fanático o assassinou, no Café du Croissant da rua Montmartre de Paris, uma semana depois de um discurso. Seu assassinato não foi produto da coincidência, mas sim o último degrau de uma campanha de ódio, mentiras e calúnias que os seus inimigos mantinham contra ele. Este crime, por outro lado, conseguiu seus objetivos e facilitou a incorporação da esquerda para a «União Sagrada», espécie de grande coalizão nacional de guerra. Ao findar a I Guerra Mundial, e como reação ao massacre que ocasionou, muitos municípios franceses colocaram em ruas e praças o seu nome, lembrando seu papel de firme opositor a este conflito. O metrô de Paris também deu seu nome a uma de suas estações. Seu assassino, Raoul Villain, após 56 meses de prisão preventiva, foi libertado em 29 de março de 1919.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Nasce Louis Sullivan

Nasce Louis Sullivan

03 de septembro de 1856
Louis Henry Sullivan nasceu em 3 de setembro de 1856 e faleceu em 14 de abril de 1924. Foi um arquiteto norte-americano da Escola de Chicago (1870-1893). Fez sociedade com Dankmar Adler e iniciou uma corrente que seria a base da arquitetura moderna. Um espírito de profunda unidade caracteriza as teorias de Sullivan, nas quais a estrutura, a composição e a decoração partem de uma mesma idéia funcionalista, quase de natureza simbólica, que penetra e integra o edifício inteiro até em seus mais ínfimos detalhes. A perfeição formal dos volumes urbanísticos diferencia Sullivan de outros expoentes da Escola de Chicago, cuja produção está mais direta e univocamente determinada pelas estruturas de ferro e pelos imperativos econômicos do novo urbanismo/arquitetura comercial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

É fundada a República de San Marino

É fundada a República de San Marino

03 de septembro de 0301

A República de San Marino é a menor e mais antiga da Europa e do mundo. Está cravada em território italiano, entre Emilia-Romana e as Marcas; em uma zona acidentada, ao pé do Monte Titano, de 749 metros, muito perto do Mar Adriático, no sul do continente europeu. A religião predominante é a católica. San Marino é considerada a república mais antiga que ainda sobrevive, ao ter sido fundada em 3 de setembro de 301 d.C, segundo a tradição, pelo construtor San Marino, um cristão que fugiu das perseguições imperiais. Disputado pelas famílias reais dos Rímini e Montefeltro, e sujeita às lutas entre guelfos e gibelinos, conseguiu manter sua independência e aumentar seu território. O pequeno Estado foi reconhecido pela França napoleônica em 1797, e por outros estados europeus em 1815 durante o Congresso de Viena. Apesar de ser um país soberano, depende em grande parte da Itália, pela qual está completamente rodeada desde a unificação do país no século XIX.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Pelé marca o gol 500 da carreira aos 21 anos

Pelé marca o gol 500 da carreira aos 21 anos

02 de septembro de 1962

No dia 2 de setembro de 1962, Pelé, com apenas 21 anos, marcou o gol 500 da sua carreira. O tento histórico foi anotado no empate por 3 a 3 entre Santos e São Paulo, no qual o Rei do Futebol anotou duas vezes, em jogo foi válido pelo Campeonato Paulista. Seu segundo gol na partida foi o de número 500.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Morre o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna

Morre o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna

02 de septembro de 1937

No dia 2 de setembro de 1937 morria, em Genebra, na Suíça, Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin. Nascido em 1o. de janeiro de 1863, em Paris, ele foi pedagogo, historiador e ficou famoso por ser o “pai” dos Jogos Olímpicos da era moderna. Após a realização dos Jogos de Verão de 1896, na Grécia, Coubertin se tornou presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e, apesar do sucesso dos jogos anteriores, o Movimento Olímpico enfrentou dificuldades nos Jogos de 1900 e 1904, que passaram despercebidos em Paris e em St. Louis (nos EUA), respectivamente, por conta das exposições mundiais que ocorreram de forma integrada aos Jogos.

Somente em 1906 os Jogos Olímpicos se firmaram como um evento internacional por excelência e, a partir daí, seguiram ganhando audiência e importância. Neste ano, foi realizado um evento multiesportivo em Atenas, na Grécia, como uma edição extraordinária dos Jogos Olímpicos, com pretexto de comemorar o 10º aniversário do recomeço dos jogos, em 1896. Coubertin deixou a presidência do COI após os Jogos de 1924, em Paris, sua cidade natal. Ele foi sucedido no cargo por Henri de Baillet-Latour.

Coubertin manteve-se como Presidente Honorário do COI até sua morte, em 1937, em Genebra, na Suíça. Foi enterrado em Lausanne (local da sede do COI), mas o seu coração está sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Morre J. R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”

Morre J. R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”

02 de septembro de 1937

No dia 2 de setembro de 1937 morria, em Bournemouth, na Inglaterra, Sir John Ronald Reuel, mais conhecido por J. R.R. Tolkien, premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, autor das obras “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”.

Tolkien nasceu no dia 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein, na atual África do Sul, mas aos três anos de idade se mudou para a Inglaterra, terra natal de seus pais. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa. Por causa da popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Nasce o polêmico jornalista Paulo Francis

Nasce o polêmico jornalista Paulo Francis

02 de septembro de 1930

No dia 2 de setembro de 1930 nascia, no Rio de Janeiro, o jornalista, crítico e escritor Franz Paul Trannin da Matta Heilborn, mais conhecido como Paulo Francis. Conhecido por suas polêmicas e comentários ácidos, ele começou a ficar conhecido na imprensa por conta das suas críticas teatrais no Diário Carioca, entre 1957 e 1963. Entre suas polêmicas da época, ele disse que a atriz Tônia Carrero teria se prostituído e comercializado fotos nua. Por conta disso, Francis foi agredido pelo então marido da atriz, Adolfo Celi, e pelo colega e ator Paulo Autran.

A partir de 1963, Francis foi convidado por Samuel Wainer para escrever uma coluna política no jornal Última Hora. Ali, assumiu uma posição radical junto ao esquerdismo trabalhista de Leonel Brizola e acabou demitido. Porém, Francis agradava a burguesia carioca e, estranhamente, foi recontratado. Durante o regime militar, trabalhou no semanário O Pasquim e na Tribuna da Imprensa de Hélio Fernandes. Por conta disso, foi preso várias vezes e sofreu censura por suas posições esquerdistas. Assim, decidiu se mudar para Nova York em 1971. Nos Estados Unidos, trabalhou para O Pasquim, Tribuna da Imprensa, revista Status e para o jornal Folha de S. Paulo, a partir de 1976.

Francis também é conhecido por alguns erros de informação. Um dos seus maiores equívocos foi cometido numa crítica sobre o filme norte-americano Tora! Tora! Tora! No texto, afirmava que o Almirante Yamamoto havia comparecido à première do filme, em 1971, sendo que o militar japonês morreu durante combate, em 1943.

No fim da década de 1970, Francis tentou a carreira como romancista, com os livros Cabeça de Papel (1977) e Cabeça de Negro (1979), nos quais criticava a sociedade brasileira. Os livros foram bem aceitos pelo público, mas atacados pela crítica especializada.

Após o fim do regime militar, Francis, até então partidário do esquerdismo, revelou-se descontente com a inércia dos intelectuais brasileiros para, finalmente, se reconciliar com a direita que tanto havia combatido. Na sequência, fez dura crítica ao governo José Sarney e também rejeitava o Partido dos Trabalhadores. Em um dos seus artigos na Folha de São Paulo criticou Lula. O texto teve grande repercussão e houve uma resposta de Caio Túlio Costa, então ombudsman da Folha de São Paulo. A tréplica de Francis gerou uma polêmica e isto foi apontado como motivo da sua mudança para o jornal O Estado de São Paulo. A partir de 1980, Francis tornou-se comentarista da Rede Globo. O estilo com voz arrastada e grave, sua marca registrada, lhe rendeu muitas imitações. Os seus comentários, contudo, seguiam ácidos, com ataques a figuras em evidência, como o sindicalista da CUT Vicentinho e as prefeitas de São Paulo Luiza Erundina e Marta Suplicy.

Paulo Francis morreu no dia 4 de fevereiro de 1997, em Nova York. Ele foi vítima de um ataque cardíaco que, inicialmente, foi diagnosticado como uma simples bursite. Nos últimos anos de sua vida, Paulo Francis enfrentou um duro processo judicial nos Estados Unidos movido contra ele pela Petrobras. O motivo do imbróglio foi um comentário do jornalista no programa de TV a cabo Manhattan Connection. Na ocasião, Francis acusou diretores da estatal de possuírem milhões de dólares em contas na Suíça. Ele era casado com a jornalista e escritora Sonia Nolasco e eles não tiveram filhos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

É travada a Batalha de Gamonal

É travada a Batalha de Gamonal

02 de septembro de 1808
As paragens do antigo bosque de Gamonal e o rio Arlanzón (Burgos -Espanha) foram o dramático cenário da batalha entre franceses e espanhóis no marco da Guerra da Independência (entre 2 de setembro de 1808 e 1814). Desde uma perspectiva militar, a batalha de Gamonal insere-se na primeira etapa, ou fase inicial, desta Guerra, caracterizada pela incapacidade do imperador francês Napoleão Bonaparte, de dominar a península Ibérica, diante dos numerosos focos de insurreição armada tanto em vilas como em povoados espanhóis. Burgos sofreu o espólio da soldadesca francesa, que deixou uma desolada paisagem após sua partida. A vitória foi dos franceses. Após o confronto, os vencedores entraram na cidade, dedicaram-se ao furto de matéria-prima e apoderaram-se de 2.000 sacas de lã fina. Napoleão, montou em Burgos seu quartel general e em 12 de novembro do mesmo ano, revistadas as tropas, concedeu perdão e anistia a todos os espanhóis que no prazo de um mês, contando a partir de sua entrada em Madri, entregaram as armas e renunciaram a toda aliança e comunicação com os ingleses.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

É travada a Batalha de Actium

É travada a Batalha de Actium

02 de septembro de -0031

A Batalha Naval de Actium aconteceu em 2 de setembro do ano 31 a. C., entre as frotas do imperador romano Caio Júlio César Otaviano, e as de seu par Marco Antônio. O confronto resultou na vitória absoluta do imperador romano e na fuga de Marco Antônio e Cleópatra. Na guerra houve um total de 400 combatentes entre cada grupo, dos quais 200 pereceram em mãos dos Otaviano. A propaganda oficial transformou a Batalha de Actium em um confronto entre os deuses romanos e os deuses animais egípcios. O futuro político dos nobres romanos foi marcado pelo lado que escolheram. A data desta batalha tem sido usada para indicar o final da República Romana e o começo do Império.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Após 73 anos, expedição descobre destroços do Titanic

Após 73 anos, expedição descobre destroços do Titanic

01 de septembro de 1985
No dia 1o. de setembro de 1985 uma expedição oceanográfica dos EUA e França, liderada pelo Dr. Robert Ballard, descobriu os destroços do Titanic submersos a 3.800 metros de profundidade, a 153 quilômetros ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland, uma das duas regiões que compõem a província canadense da Terra Nova e Labrador. Ballard retornou ao local em 1986, com uma equipe da National Geographic Society para fazer as primeiras filmagens do transatlântico após 73 anos. Desde então, foram recuperados mais de seis mil objetos do navio. Diversas empresas de turismo e produtoras de filmes também visitaram o local.

Algumas partes do navio estavam em ótimo estado de preservação, como a proa, o telemotor, as âncoras, as janelas e a sala de rádio. Contudo, a popa foi completamente destruída, como se houvesse ocorrido a detonação de uma bomba. Dr. Ballard retornou ao Titanic em 2004, para averiguar os danos que o navio sofreu desde que seus destroços foram encontrados. Por conta das inúmeras expedições e visitas ao local, o sítio arqueológico foi danificado e, em 2010, foi descoberta uma bactéria que poderia estar acelerando o processo de deterioração da estrutura do navio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Estreia o Jornal Nacional, da Rede Globo

Estreia o Jornal Nacional, da Rede Globo

01 de septembro de 1969

No dia 1o. de setembro de 1969 acontecia a estreia do Jornal Nacional, telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo. Exibido no horário noturno, de segunda-feira à sábado, é um dos telejornais mais assistidos e renomados do país, com a conquista de vários prêmios ao longo da sua existência. Os primeiros apresentadores foram Hilton Gomes e Cid Moreira. O JN foi o primeiro programa gerado no Rio de Janeiro em rede nacional, através da Embratel.

Na época, o telejornal era o único programa da recém-criada TV Globo, exibido via satélite, entre 19h45 até 20h15. Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional até 1996. Hilton Gomes ficou na apresentação até 1971, quando foi substituído por Sérgio Chapelin.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Alemanha invade a Polônia e tem início a Segunda Guerra Mundial

Alemanha invade a Polônia e tem início a Segunda Guerra Mundial

01 de septembro de 1939
No dia 1o. de setembro de 1939 tinha início a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pelo exército da Alemanha nazista. O principal objetivo de Hitler com este ato era reconquistar os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e também expandir o território alemão. O ataque começou às 4h45 da madrugada, quando os canhões do cruzador alemão SMS Schleswig-Holstein abriram fogo contra os poloneses em Westerplatte, na cidade hoje chamada de Gdansk. Após um mês, os alemães derrotaram os poloneses. A União Soviética tornou efetivo o acordo Ribbentrop-Molotov e ocupou a parte oriental da Polônia.

A Grã-Bretanha e a França responderam com uma declaração de guerra à Alemanha, mas nada fizeram para socorrer a Polônia e se limitaram a formar uma linha defensiva para enfrentar um possível ataque alemão.

Era o começo do maior conflito armado de todos os tempos, com a participação de todas as superpotências mundiais e que só se encerraria em 1945. A Guerra, que contou com holocausto e bombas atômicas, terminou com a vitória dos Aliados sobre os países do Eixo e aproximadamente 17 milhões de civis mortos. Seu resultado foi determinante para várias mudanças na geopolítica mundial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

Nasce a pintora modernista Tarsila do Amaral

Nasce a pintora modernista Tarsila do Amaral

01 de setembro de 1886

No dia 1o. de setembro de 1886 nascia, em Capivari (SP), Tarsila do Amaral, pintora e desenhista, uma das figuras centrais do começo do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, deu início ao movimento antropofágico nas artes plásticas.

Nascida em uma família rica de fazendeiros, ela estudou em um colégio de freiras em São Paulo e depois completou seus estudos em Barcelona. Tarsila se casou em 1906 com um médico, mas o marido queria que ela ficasse apenas em casa, como era o pensamento da época. Tarsila não aceitou isso e se separou um ano depois. Da relação, ela teve uma filha, Dulce, com quem se mudou para a fazenda dos pais assim que se separou.

A partir de 1917, Tarsila começou a aprender pintura e, em 1920, viajou para Paris, onde foi estudar arte. Tarsila aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922, quando foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, com quem formaria o Grupo dos Cinco.

Em 1923, Tarsila iniciou seu relacionamento com Oswald de Andrade, e o casal viajou por Portugal e Espanha. De volta a Paris, estudou com os artistas cubistas. Em 1924, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau Brasil”. Em 1929, Tarsila expôs suas telas pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, porém, sua família perdeu a fortuna com a Crise de 1929, e Oswald de Andrade se separou dela, pois se apaixonou pela revolucionária Patrícia Galvão, conhecida como Pagu. Para superar o momento difícil, ela decidiu colocar todas as suas forças no trabalho.

Em 1933, a partir do quadro “Operários”, a artista inicia uma fase de temática mais social. Em meados dos anos 30, o escritor Luiz Martins, 20 anos mais jovem que Tarsila, torna-se seu companheiro, com quem viveu até os anos 50.

Em 1965, já separada de Luís e vivendo sozinha, foi submetida a uma cirurgia de coluna e, por conta de um erro médico, ficou paralítica. No ano seguinte, em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce, vítima de um ataque de diabetes. Nesses tempos difíceis, Tarsila se aproxima do espiritismo e doa parte da venda dos seus quadros à instituição de Chico Xavier, de quem se torna amiga. Em 17 de janeiro de 1973, Tarsila morreu vítima de depressão em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.

É travada a Batalha de Atapuerca

É travada a Batalha de Atapuerca

01 de septembro de 1054
A Batalha de Atapuerca ocorreu em 1 de setembro de 1054 no vale de Atapuerca (Espanha), entre as tropas de Fernando I, rei de Leão e Cartela, e as de seu irmão García Sánchez III, rei de Navarra, quando ambos disputavam o domínio das terras de Navarra. O monarca navarro foi morto por um nobre castelhano, e a vitória ficou para as tropas do rei Fernando I. Fernando I conseguiu anexar a comarca, que nessa época era território navarro, ao seu reinado. No próprio campo de batalha foi nomeado rei de Navarra. Atualmente nos campos onde se desenrolou este confronto, seus habitantes comemoram todo dia 1º de setembro com uma representação alusiva à batalha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03\09\2012.