segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DIA DO MAÇOM



20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM BRASILEIRO
Por vezes perguntamos. O que tem levado tantos homens, no mundo inteiro, a abraçar esta Instituição, seguir e difundir seus princípios?
Acreditamos que o motivo fundamental é porque confiamos nos principios sobre os quais ela foi construída: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Crer nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência. Aperfeiçoar-se e servir.
Há a lição da irmandade. O sagrado sentimento de união entre os Irmãos, que nos traz a cada sessão e nos faz permanecer num fraterno e imorredouro abraço.
Homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho. Dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo.
Temos perfeita consciência de nosso papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando, aprimorando as coisas que nos cercam.
Porque o dia 20 de agosto é considerado o Dia do Maçom no Brasil?
“Em setembro de 1918, o Irmão Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propunha ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.
Na data fixada, as Lojas de todo o Brasil deveriam realizar uma sessão que fosse Econômica, ou Magna de Iniciação, ou branca; não deveria ser exigido que se cumprisse um programa arcaico e muitas vezes despido de interesse.
Cada Loja que fizesse uma reunião como bem entendesse. Qualquer data poderia ser para o “Dia do Maçom”; a data poderia ser aquela em que esse projeto fosse aprovado.”
Posteriormente foi fixada a data de 20 de agosto, sendo aceita e comemorada por todos.
A explicação para a determinação do dia 20 de agosto baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde o Ir∴ Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.
Na realidade, autores referem um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro.
O que isso tem haver com a nossa Independência em 7 de setembro?
20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM, foi escolhido, porque nessa data, que realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da maçonaria.
E é uma efeméride nacional consagrada e, como tal, deve ser comemorada com toda pompa, pois a Maçonaria em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil e os Maçons de um modo geral devem reverenciar seus membros responsáveis pelas idéias e as efetivas ações, mas sempre sabedores da verdade histórica.
- Esta data consta do art.179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil e do art. 275 do Regulamento, ordenando a comemoração da data no dia 20 de agosto.
Desde 1923, encontra-se na BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, a Certidão das Atas do Grande Oriente do Brasil, de 1822, com o título DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, VOLUME I, LISBOA – RIO DE JANEIRO, 1923 – A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA.
Neste documento, grafa quando se refere à “Ata da Sessão de 20 do 6º mês Ano 1822”, a data correspondente no calendário Gregoriano como “(9 de setembro)”.
Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo , em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, na ARLS Arte e Comércio em 20 de Agosto, onde era 1º Grande Vigilante. Expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil.
Por causa do discurso proferido, a proposta foi votada e aprovada por todos os presentes.
A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada inmediatamente a D. Pedro I que se encontrava também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo e mesmo determinação da maçonaria brasileira.
De qualquer maneira, vamos comemorar.
Foi também instituído, em 1994, nos Estados Unidos, o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, comemorado em 22 de fevereiro, data de nascimento de GEORGE WASHINGTON, o artífice principal da independência daquele país.
http://www.obreirosdeiraja.com.br/20-de-agosto-e-considerado-o-dia-do-macom-no-brasil/ ACESSO EM 20\08\2012.

http://tvmirante.blogspot.com.br/2011/08/lojas-maconicas-de-chapadinha-farao.html ACESSO EM 20\08\2012.

MORRE FRED HOYLE

MORRE FRED HOYLE
20 de agosto de 2001

Fred Hoylenasceu no ano de 1915 e faleceu em 20 de agosto de 2001,. Astrônomo e matemático inglês, foi um dos primeiros a aplicar as equações da relatividade e da física moderna para a cosmologia. Formou-se na Universidade de Cambridge em 1939 e foi eleito membro do Colégio Saint John desta universidade. No campo da astrofísica, Hoyle se destacou por seus cálculos das idades e temperaturas das estrelas, pela predição da existência de objetos quase estelares que foram descobertos posteriormente, e por suas contribuições para a teoria que sustenta que os elementos mais pesados se desenvolvem em série, a partir do hidrogênio. Defensor da teoria do Universo estacionário, foi autor do termo Big Bang, que utilizou para descrever a grande explosão que, segundo a teoria geralmente aceitada, foi a origem do Universo. Hoyle escreveu inúmeros livros de divulgação sobre a astronomia e obras de ficção científica.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 20\08\2012.

http://scienceblogs.com/startswithabang/2009/06/23/the-last-100-years-1950s-the-t/ ACESSO EM 20\08\2012.

A NAVE VOYAGER 2 É LANÇADA PARA EXPLORAR JÚPITER, SATURNO, URANO E MERCÚRIO

A NAVE VOYAGER 2 É LANÇADA PARA EXPLORAR JÚPITER, SATURNO, URANO E MERCÚRIO
20 de agosto de 1977

No dia 20 de agosto de 1977, era lançada pela Nasa a nave Voyager 2, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Esta nave passou por Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio e enviou dados importantíssimos para pesquisas científicas. Em 1989, ultrapassou a órbita de Plutão e saiu do Sistema Solar. Em 2005, a Voyager 2 estava a 75 UAs da Terra - UAs, a unidade astronômica, pode ser definida como a distância média entre a Terra e o Sol. A nave carrega um disco fonográfico feito de ouro intitulado "Sounds of the Earth" (Sons da Terra), com 1h30min de música e alguns sons da natureza do planeta Terra. Em maio de 2010, a sonda estava na constelação de Telescópio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 20\08\2012.

NASCE SLOBODAN MILOSEVIC, EX-PRESIDENTE DA SÉRVIA E DA IUGOSLÁVIA

NASCE SLOBODAN MILOSEVIC, EX-PRESIDENTE DA SÉRVIA E DA IUGOSLÁVIA
20 de agosto de 1941

No dia 20 de agosto de 1941 nascia, na cidade de Požarevac, na Sérvia, Slobodan Milošević, presidente da Sérvia de 1989 a 1997 e da República Federal da Iugoslávia de 1997 a 2000. Ele também foi o principal líder do Partido Socialista da Sérvia desde a sua fundação, em 1990. Milošević renunciou à presidência Iugoslava e foi preso em 2001 sob suspeita de corrupção, abuso de poder e apropriação indébita. Foi também preso pelo Tribunal Penal Internacional, acusado de crimes contra a humanidade, de violação das leis e costumes de guerra e genocídio durante as guerras na Croácia, Bósnia e Kosovo. Ele ficou quase cinco anos na Prisão de Criminosos de Guerra, em Haia, e morreu por causa de um enfarte do miocárdio enquanto seu processo era julgado.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 20\08\2012.


http://www.amodmag.com/top-ten-corrupted-leaders-of-all-time.php/slobodan-milosevic ACESSO EM 20\08\2012.

REVOLUCIONÁRIO RUSSO LEON TRÓTSKY É ASSASSINADO NO MÉXICO

REVOLUCIONÁRIO RUSSO LEON TRÓTSKY É ASSASSINADO NO MÉXICO
20 de agosto de 1940

No dia 20 de agosto de 1940, o líder revolucionário russo Leon Trótsky foi morto pelo espanhol Ramon Merchant, um oficial a serviço de Josef Stalin, que havia conseguido se infiltrar no círculo íntimo de Trotski. O crime aconteceu em sua casa, no bairro de Coyoacán, na cidade do México, onde Trótsky se refugiara após fugir da Rússia. No dia do assassinato, Merchant, subitamente, atacou o russo com um machado usado por alpinistas, o que causou graves ferimentos na cabeça de Trótsky e provocou sua morte aos 64 anos. O revolucionário russo nasceu na cidade Ianovka, atual Ucrânia, no dia 7 de novembro de 1879.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 20\08\2012.


http://jamirlima.blogspot.com.br/2011/08/o-dia-20-de-agosto-na-historia.html#.UDK6vGGe7RQ ACESSO WM 20\08\2012.

MORRE MIGUEL LÓPEZ DE LEGAZPI

MORRE MIGUEL LÓPEZ DE LEGAZPI
20 de agosto de 1572

Miguel López de Legazpi nasceu no ano de 1503, conhecido como «o Adiantado» e «o Velho». Foi conquistador e administrador colonial das Ilhas Filipinas e fundador de Manila. Depois de proclamar Manila como capital do arquipélago das Filipinas e dos domínios espanhóis do distante Oriente, López de Legazpi mudou para ali sua residência. Permaneceu em Manila até sua morte em 20 de agosto de 1572. Miguel López de Legazpi morreu de um ataque de apoplexia e em uma situação econômica precária, sem saber que o rei Felipe II tinha assinado uma Real Cédula na qual o nomeava Governador vitalício e Capitão General das Filipinas e lhe destinava um pagamento de 2.000 ducados. Legazpi organizou a colonização segundo o modelo seguido pelos espanhóis na América, à base de conceder "encomendas" - grupos de índios concedidos por contrato - aos colonizadores; deixou a evangelização nas mãos dos religiosos Agostinianos; e estabeleceu relações comerciais com o continente asiático.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 20\08\2012.


Miguel Lopez de Legazpi and the Christianization of the natives.http://en.wikipilipinas.org/index.php?title=Battle_of_Bangkusay acesso em 20\08\2012.