quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO

A NAMÍBIA TORNA-SE INDEPENDENTE DA ÁFRICA DO SUL

A NAMÍBIA TORNA-SE INDEPENDENTE DA ÁFRICA DO SUL
13 de dezembro de 1988

Durante a ocupação da África do Sul, impôs-se o sistema de segregação racial (apartheid) e realizou-se o recrutamento obrigatório. Depois de muitos anos de guerra e pela pressão internacional, a Namíbia concordou em abandonar o território e supervisionar a transição de sua independência da África do Sul em 13 de dezembro de 1988, quando finalmente se elegeu seu primeiro presidente, Sam Nujoma, líder de SWAPO. As primeiras ocupações humanas registradas se devem aos "nama o san" (tribos do oeste da África). Mais tarde diversos grupos provenientes do norte de África se estabeleceram no território. Os europeus chegaram em número considerável durante a segunda metade do século XIX; o litoral da Namíbia foi explorado pelo português Bartolomé Dias no ano de 1486, mas a aridez do território não estimulou sua colonização nessa época.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

NASCE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO

NASCE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO
13 de dezembro de 1912

No dia 13 de dezembro de 1912 nascia na cidade de Exu, em Pernambuco, o compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o rei do baião. Apreciado por grandes nomes da música brasileira como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, ele ficou conhecido por composições como “Baião” (1946), “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Giló” (1949) e “Baião de Dois” (1950). Grande instrumentista, popularizou ritmos como baião, o xote e o xaxado.

Luiz Gonzaga aprendeu a tocar acordeão com o seu pai, Januário. Quando era adolescente tocava em bailes, forrós e feiras. Antes de completar 18 anos, se apaixonou pela filha de um coronel e foi repelido pelo pai da moça. Luiz Gonzaga ameaçou o coronel de morte e, por isso, levou uma surra do pai. Indignado, fugiu de casa e foi para o Exército, em Crato, no Ceará. Viajou por vários estados brasileiros durante este tempo e resolveu deixar o serviço militar em 1939, no Rio de Janeiro, para se dedicar à música.

Passou a se apresentar na zona do meretrício e também em show de calouros. As coisas começaram a mudar em 1941, no programa de Ary Barroso, quando foi aplaudido pela sua música “Vira e Mexe”. O sucesso valeu um contrato com uma gravadora. Em seguida, foi contratado pela Rádio Nacional. A partir daí resolveu usar a roupa de vaqueiro, que o tornou conhecido como artista. Em abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor: ""Dança Mariquinha"" em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Retornou para sua cidade natal apenas em 1946. Do reencontro com seu pai, escreveu a música ""Respeita Januário"", em parceria com Humberto Teixeira. Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti. Com ela, teve uma filha chamada Rosinha. Ele também é pai de criação de Gonzaguinha, filho da cantora de coro Odaléia Guedes, com quem se relacionou antes do casamento com Helena. Após gravar mais de 40 discos durante sua longa carreira, Luís Gonzaga morreu no dia 2 de agosto de 1989, em Recife, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://tribunadocariri.com.br/w/?p=23966 ACESSO EM 13|12|2012.

TEVE INÍCIO O CONCÍLIO DE TRENTO

TEVE INÍCIO O CONCÍLIO DE TRENTO
13 de dezembro de 1545

O Concilio de Trento foi um concilio ecumênico da Igreja Católica Romana em períodos descontínuos, iniciado em 13 de dezembro de 1545 até 1563. Ocorreu em Trento, cidade do norte da Itália atual, que até então era uma cidade livre, governada por um príncipe-bispo. Desde 1518, os protestantes alemães vinham reclamando a convocação de um concílio alemão, e Carlos I da Espanha e V da Alemanha tentaram pôr fim às diferenças entre católicos e reformistas para poder enfrentar a ameaça turca. No Sistema de Worms (1521), tentou-se encontrar uma solução para as disputas, mas sem sucesso. Martín Lutero (a quem Carlos I permitiu que se convocasse essa "Dieta", esse sistema) acusou Roma de exercer tirania, e o Imperador se comprometeu por escrito a defender a fé católica, chegando, se necessário, a recorrer às armas. Nos sistemas posteriores, os príncipes alemães, tanto protestantes como católicos, continuaram insistindo em um concílio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

NASCE O ASTRO FRANK SINATRA

NASCE O ASTRO FRANK SINATRA
12 de dezembro de 1915

Dono de uma voz incomparável, nascia no dia 12 de dezembro de 1915 o cantor norte-americano Frank Sinatra. “Não há no mundo um sujeito de mais sorte que eu”, dizia ele. Da pequena cidade de Hoboken, em Nova Jérsei, perto de Nova York, ele ficou conhecido mundialmente. Eternizou clássicos na música, no cinema, foi milionário, teve belas mulheres e uma vida extravagante.

Chamado de Frankie pelo amigos e de Francis pelos íntimos, começou a ficar famoso a partir dos 26 anos, na Orquestra de Tommy Dorsey, ao lado de Jo Staford e Coanie Haynes. “Oh! Look at me now”, em dueto com Jo, foi um sucesso nos Estados Unidos. Em 1943, já milionário, vendia discos no mundo todo e trabalhava em estúdios de cinema. Ao mesmo tempo, administrava sua fortuna com produtoras de filmes, companhia de aviação, gravadoras, construtora, negócios imobiliários, hotéis em Nevada e outros investimentos nas mais variadas áreas.

Entre os seus sucessos como cantor destacam-se “Fly me to the Moon”, “My Way” e “New York, New York”. Ele também cantou com o brasileiro Tom Jobim a música “Girl from Ipanema”, brindando um grande encontro e eternizando o clássico da bossa nova em um estiloso dueto.

Sinatra também estrelou mais de 50 filmes, entre os quais “Anchors Aweigh” (1945), “On The Town” (1949), “From Here To Eternity” (1953), em que levou o Oscar, “The Man With The Golden Arm”, “High Society” (ambos de 1956) e “The First Deadly Sin” (1980). Também fez parte do Rat Pack, grupo de artistas da década de 1950 e 1960, que entre outros filmes, fez “Ocean’s Eleven” (1960).

Sua vida fora dos estúdios também despertava grande curiosidade. Sinatra foi casado com uma amiga de infância, Nancy Barbato, com quem teve três filhos. Contudo, ele sempre teve outras mulheres, entre elas Ava Gardner. Por causa da atriz, se separou de Nancy e sua carreira desandou. Emagreceu, quase perdeu a voz e seus filmes não saíam do estúdio. Sinatra só se recuperou após o Oscar de melhor ator com “From Here To Eternity”. Ele morreu no dia 14 de maio, de 1998, em Los Angeles, vítima de ataque cardíaco, após uma vida bem vivida. Como ele próprio dizia: “Só se vive uma vez e, do jeito que eu vivo, uma vez é suficiente”.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://nascidaemversos.blogspot.com.br/2011/05/filosofia-dos-divos.html#.UMn714MW2Ak ACESSO EM 13|12|2012.

MORRE JOSÉ DE ALENCAR, AUTOR DE O GUARANI E IRACEMA

MORRE JOSÉ DE ALENCAR, AUTOR DE O GUARANI E IRACEMA
12 de dezembro de 1877

No dia 12 de dezembro de 1877 morria, no Rio de Janeiro, o jornalista, político, advogado, cronista, romancista e dramaturgo José Martiniano de Alencar. Nascido em Fortaleza, no dia 1o. de maio de 1829, ele se formou em Direito e deu os seus primeiro passos na literatura nos jornais Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro.

Em 1856, publicou o seu primeiro romance, “Cinco Minutos”. Depois escreveu “A Viuvinha”, em 1857. Porém, foi com seu livro “O Guarani” (1857) que ele ficou conhecido. Todos estes romances foram publicados em jornais e só depois viraram livros.

Pouco tempo depois, lançou outras obras que ficaram igualmente conhecidas: “Iracema” (1865) e “Ubirajara” (1874). Produziu ainda “Senhora” (1875), “Encarnação” (1877) e livros regionalistas como “O Gaúcho” (1870) e “O Sertanejo” (1875), além do livro histórico “Guerra dos Mascates” (1873) e peças de teatro.

Em sua carreira política, foi deputado estadual pelo Ceará em 1860, pelo Partido Conservador. Em 1868, tornou-se ministro da Justiça. Teve um filho, Mário de Alencar, nascido em 1872. Cinco anos mais tarde, viajou para a Europa para fazer um tratamento médico, mas não obteve sucesso. No dia 12 de janeiro de 1877 ele morreu no Rio de Janeiro por conta de uma tuberculose.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://www.sempretops.com/cultura/jose-de-alencar/ 13|12|2012.

NASCE JOANA ANGÉLICA DE JESUS, MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

NASCE JOANA ANGÉLICA DE JESUS, MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
12 de dezembro de 1762

No dia 12 de dezembro de 1762 nascia, em Salvador, Joanna Angélica de Jesus, uma religiosa baiana que foi assassinada defendendo o Convento da Lapa, em Salvador, contra soldados portugueses. Na época, ela era abadessa do convento na época do ataque. Em fevereiro de 1822, a cidade estava agitada por conta da chegada de tropas portuguesas do brigadeiro Inácio Luís Madeira de Melo, que estavam em Salvador desde o Dia do Fico.

No dia 19 de fevereiro de 1822, soldados e marinheiros portugueses cometiam excessos pela cidade, atacavam casas e se dirigiram ao Convento da Lapa. Temendo que algo pudesse ocorrer contra as internas, Joanna Angélia fez com que as monjas fugissem pelo quintal. Depois disso, ela ficou no prédio para impedir a invasão e acabou assassinada a golpes de baioneta. Desta maneira, ele se tornou a primeira mártir da luta pela libertação da Bahia, o que só aconteceu no ano seguinte, no dia 2 de julho.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://www.acarajes.com/blog/?p=538 ACESSO EM 13|12|2012.

CONSTRUIU-SE O FORTE NAVIDAD

CONSTRUIU-SE O FORTE NAVIDAD
12 de dezembro de 1492

Cristóvão Colombo perdeu sua caravela principal, Santa Maria, ao encalhar à meia noite em um banco de areia da ilha La Española, ou Haiti, para os nativos. A perda da Santa Maria aconteceu quando Colombo estava descansando depois de dois dias sem dormir, enquanto o leme estava nas mãos de um marinheiro sem experiência. Com ajuda dos índios, Colombo enviou o que restou da Santa Maria para outra caravela, Nina. Com os restos de Santa Maria foi construído em 12 de dezembro de 1942, o chamado Forte Navidad, para lembrar a data do desastre, para onde transferiram a artilharia da caravela destruída. Nesse lugar ficaram homens, entre eles um cirurgião, um alfaiate, fabricante de tonéis, um carpinteiro, um calafate e um bombardeiro, com provisões para um ano e sementes para plantar. O forte permaneceu sob o comando do oficial Diego de Arana. Em 16 de janeiro de 1493, Colombo iniciou seu regresso à Espanha. Quando retornou ao forte Navidad, durante sua segunda viagem, encontrou apenas a construção destruída e a tropa aniquilada pelos indígenas da ilha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

É CRIADA A UNICEF

É CRIADA A UNICEF
11 de dezembro de 1946

A organização especializada na infância foi criada em 11 de dezembro de 1946, no final da Segunda guerra mundial, com o objetivo de dar assistência às crianças da Europa e Japão, ameaçadas pela fome e doenças, mas com o passar dos anos suas atividades têm se expandido pelo mundo inteiro. Nos últimos 60 anos a situação da infância melhorou em comparação com os séculos anteriores; porém, ainda há muito a ser conquistado nessa questão. Graças ao UNICEF enfermidades, como a varíola, foram erradicadas. Além disso, na maioria dos países a poliomielite tem sido combatida e jamais houve tantas crianças alfabetizadas. Essa organização trabalha em prol do desenvolvimento social e individual de cada criança, pois um futuro melhor começa com as crianças.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

OPERAÇÃO BARBA VERMELHA EM BERLIM

OPERAÇÃO BARBA VERMELHA EM BERLIM
11 de dezembro de 1940

Operação Barba Vermelha foi o nome codificado dado por Adolfo Hitler, em 11 de dezembro de 1940, para o plano de invasão da União Soviética pelas Forças do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação abriu a Frente Oriental, que se transformou no maior teatro de operações da guerra, cenário de algumas das maiores e mais brutais batalhas do conflito na Europa. A Operação Barba Vermelha significou um duro golpe para as desprevenidas forças soviéticas, que sofreram fortes baixas e perderam grande extensão territorial em pouco tempo. No entanto, a chegada do inverno russo acabou com os planos alemães de concluir a invasão. No inverno, o Exército Vermelho contra-atacou e anulou as esperanças de Hitler de ganhar a Batalha de Moscou.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

NASCE O SAMBISTA NOEL ROSA, O POETA DA VILA

NASCE O SAMBISTA NOEL ROSA, O POETA DA VILA
11 de dezembro de 1910

No dia 11 de dezembro de 1910 nascia, no Rio de Janeiro, o sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista Noel Rosa, um dos mais importantes artistas da música brasileira. Ele se tornou célebre por fazer a união do samba do morro com o do asfalto, principalmente por meio do rádio. Seu rosto marcante, com uma deformidade no queixo, foi um sinal que a vida lhe deixou logo no parto. Para fazê-lo vir ao mundo, os médicos utilizaram o fórceps – instrumento
ginecológico que auxilia a retirada do bebê -, que acabou afundando seu maxilar.

Sua vida foi breve, mas intensa. Noel Rosa morreu aos 26 anos, vítima de uma tuberculose causada pela boêmia. Apesar de ter morrido jovem, ele deixou um legado de centenas de canções. Seu primeiro sucesso, “Com que Roupa?”, logo caiu no gosto dos foliões no carnaval de 1931. Este foi apenas um dos vários sucesso da sua carreira. Nos bares do bairro da Vila Isabel, ele aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música. Para a Vila, escreveu quatro belos sambas. Nas suas letras estavam presentes uma crítica ao cotidiano, com o humor seco e sarcástico.

Além da paixão pela música, Noel Rosa também gostava muito das mulheres. Dos seus amores, dois foram marcantes: a esposa “oficial” Lindaura de Medeiros Rosa e a amante Juracy Correa, a Ceci, que inspirou Noel a escrever o clássico “Dama do Cabaré”.

Contudo, a vida boêmia, com bebidas e cigarro, custou a Noel Rosa a sua saúde. Ele travava uma luta contra a tuberculoses, mas seu tratamento não surtia efeito desejado por conta das suas recaídas aos bares nas ruas da Lapa, no Rio de Janeiro. Noel morreu em casa, ao lado da esposa e da mãe, no dia 4 de maio de 1937.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://ronaldolivreiro.blogspot.com.br/2012/12/11-de-dezembro-de-1910-nasce-o-sambista.html ACESSO EM 13|12|2012.

NASCE O CANTOR DE TANGO CARLOS GARDEL

NASCE O CANTOR DE TANGO CARLOS GARDEL
11 de dezembro de 1890

No dia 11 de dezembro de 1890 nascia Carlos Gardel, o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual ele chegou aos dois anos de idade. O local de nascimento de Gardel é assunto de várias controvérsias, já que ele poderia ter nascido no interior do Uruguai, no departamento de Tacuarembó, ou então em Toulouse, na França. O próprio Gardel desconversava sobre o assunto e, desta forma, sua cidade de nascimento nunca foi confirmada. Durante sua carreira, ele teve como importante parceiro musical o brasileiro Alfredo Le Pera. Gardel gravou mais de 900 canções, vendendo milhares de discos na América Latina e na Europa.

Contudo, para tristeza dos fãs, Gardel morreu cedo, aos 44 anos. Ele foi vítima de um acidente aéreo no aeroporto de Medellín, na Colômbia. A tragédia aconteceu quando o avião F-31, da companhia aérea SACO, tentava decolar e bateu com uma de suas asas em um outro avião estacionado na pista. Por conta do choque, teve início um incêndio que matou 15 pessoas em ambos os aviões. Além de Gardel, também morreram os músicos Alfredo Le Pera, Guillermo Barbieri e Angel Riverol. A descoberta de uma bala no corpo de Gardel desencadeou teorias em torno de sua morte como tiroteios e assassinatos para explicar o desaparecimento do ídolo. Contudo, o projétil estava no corpo de Gardel havia muito tempo, quando ele foi baleado após uma briga em uma rua de Buenos Aires.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24421/carlos+gardel+e+frances+mostra+documento+recem-descoberto+por+pesquisadores.shtml ACESSO EM 13|12|2012.

BONAPARTE RESTITUI A COROA DA ESPANHA A FERNANDO VII

BONAPARTE RESTITUI A COROA DA ESPANHA A FERNANDO VII
11 de dezembro de 1813

A primeira fase do reinado de Fernando VII foi muito breve (de 19 de março a 6 de maio de 1808) como consequência das manobras efetuadas por Napoleão para que o trono da Espanha recaísse na pessoa de seu irmão José Bonaparte. O rei destituído foi, então, viver no castelo de Valença, enquanto na Espanha estourava a guerra pela Independência contra os invasores franceses e contra o novo rei imposto à força.Posteriormente, em 11 de dezembro de 1813, Napoleão reconheceu Fernando VII como o novo Rei da Espanha. O monarca voltou ao seu país de origem com o apoio dos absolutistas. Para deixar claro esse apoio, em 4 de maio de 1814, Fernando VII anulou todos os atos realizados pelos Tribunais de Cádiz em sua ausência. O objetivo era a restauração da monarquia absolutista e dos privilégios próprios da sociedade estatal do Antigo Regime.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

FERNANDO DE LA RÚA ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA ARGENTINA

FERNANDO DE LA RÚA ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA ARGENTINA
10 de dezembro de 1999

As eleições realizadas na Argentina no dia 24 de outubro de 1999 foram um duro golpe para o Partido Justicialista. Fernando de la Rúa, candidato do bloco de forças de centro e esquerda, liderado pela União Cívica Radical denominada "Aliança", foi eleito presidente, e o justicialismo perdeu a maioria na Câmara de Deputados. Nas campanhas presidenciais, a Aliança e sua fórmula De la Rúa-Álvarez obteve os 48,7% dos votos, contra 38,0% da dupla peronista Eduardo Duhalde-Ramón Ortega. De la Rúa assumiu o cargo no dia 10 de dezembro de 1999. A vitória de De la Rúa deveu-se à forte rejeição pública para com a evidente e intolerável corrupção que se estendeu durante o mandato de Carlos Menem, bem como à deterioração da situação econômica do país, aos graves problemas na área de educação e saneamento básico e a um elevado grau de degradação moral na liderança política e social.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

NASCE A POLÊMICA CANTORA CÁSSIA ELLER

NASCE A POLÊMICA CANTORA CÁSSIA ELLER
10 de dezembro de 1962

Nascia no dia 10 de dezembro de 1962, no Rio de Janeiro, a polêmica cantora Cássia Rejane Eller. Caracterizada por sua voz forte e uma grande presença de palco, sua trajetória musical foi bastante importante para o rock brasileiro. Cássia Eller começou a ficar conhecida apenas em 1989, quando foi contratada pela gravadora PolyGram. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso chamado "Baobab". Depois de assumir a postura de intérprete (ela compôs apenas três músicas), Cássia Eller cantou canções de compositores como Cazuza, Renato Russo, Caetano Veloso, Chico Buarque, Nando Reis e Arrigo Barnabé. Também cantou clássicos do rock, como músicas de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.

O ano de 2001 foi o mais produtivo da carreira da cantora e também o de sua morte. Em janeiro, ela se apresentou no Rock in Rio III e, entre maio e dezembro, fez quase 100 shows. Ainda neste ano, gravou um DVD, o Acústico MTV. Dias antes de um show na Barra da Tijuca, no Rio, para a festa da virada do ano, veio a triste notícia para a música brasileira. Morria Cássia Eller, no dia 29 de dezembro, no auge da sua carreira, aos 39 anos, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto do miocárdio. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, mas a suspeita foi descartada após laudos periciais.

Homossexual assumida, Cássia Eller morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, que criava o filho da cantora, Francisco. O menino, apelidado de Chicão, nasceu de um relacionamento com o baixista Tavinho Fialho. O pai morreu meses antes do nascimento do menino, vítima de um acidente automobilístico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://www.culturanews.com.br/noticiadetalhe.aspx?noticiaid=1029 ACESSO EM 13|12|2012.

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
10 de dezembro de 1950

Essa celebração teve sua origem no ano de 1950, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou todos os Estados e organizações interessadas em que o dia 10 dezembro fosse observado como o Dia dos Direitos Humanos (resolução 423 (V)). Nesse dia comemora-se a aprovação, pela Assembleia Geral da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Motivados pelos terríveis desastres ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, todos os países tomaram a firme decisão de criar um código moral, ético e, principalmente, jurídico que amparasse o que desde a Revolução Francesa era reconhecido como os direitos inalienáveis do homem. Porém, muitos dos direitos que correspondem ao amparo de milhares de homens e mulheres ainda não estão totalmente desenvolvidos e a luta para que eles sejam devidamente cumpridos continua.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

PRÍNCIPE CHARLES E PRINCESA DIANA SE DIVORCIAM

PRÍNCIPE CHARLES E PRINCESA DIANA SE DIVORCIAM
09 de dezembro de 1996

No dia 9 de dezembro de 1996 o casamento entre o príncipe Charles a a princesa de Gales, Diana, chegou oficialmente ao fim. O término da união de 11 anos foi anunciado pelo primeiro-ministro britânico, John Major, em comunicado solene ao parlamento. O fato foi considerado de tal importância, que Major cancelou uma reunião com o presidente da Comissão Europeia Jacques Delors para comparecer à Câmara dos Comuns e ler a mensagem do Palácio de Buckingham. A separação aconteceu de maneira amigável: “O príncipe e a princesa não têm planos de se divorciar”, anunciou Major. A separação não afetaria de forma alguma a linha de sucessão ao trono. Na época, seus filhos, William e Harry, tinham 10 e oito anos, respectivamente.

A separação do casal real foi anunciada depois de uma série de crises conjugais e revelações de conversas telefônicas pela imprensa sensacionalista. No caso que ficou conhecido como Dianagate, uma série de gravações indicavam que a princesa viva um inferno conjugal. Por outro lado, Charles teve suas conversas com uma antiga amante, Camilla Parker Bowles, reveladas ao público. O último indício de que as coisas não andavam bem ocorreu durante o aniversário de Charles, no dia 14 de novembro. Enquanto ele comemorou o aniversário sozinho, Diana sorria ao lado de Paul McCartney durante uma apresentação do ex-Beatle.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

 

http://95fmdracena.com.br/manha95/?p=1790 ACESSO EM 13|12|2012.

O DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV

O DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV
09 de dezembro de 1992

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV é celebrado todos os anos, desde o dia 9 de dezembro de 1992, o segundo domingo de dezembro, transformando-se em uma plataforma para fazer valer os direitos da criança. Para obter a concretização desses direitos, o UNICEF acredita que as crianças e adolescentes devem ter acesso às emissoras para receber informações e dar sua opinião sobre suas preocupações. A Convenção dos Direitos da Criança (aprovada por quase todos os países do mundo) inclui, entre outros, os seguintes direitos fundamentais: o direito à liberdade de expressão, o direito a oferecer e receber informações e o direito de expressar suas opiniões nos meios de comunicação escolhidos por eles mesmos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.

CHINA NACIONALISTA TRANSFERIU SUA CAPITAL PARA TAIPÉ

CHINA NACIONALISTA TRANSFERIU SUA CAPITAL PARA TAIPÉ
09 de dezembro de 1949

Após o final da Guerra Civil Chinesa em 1949, foi proclamada a República Popular da China, em Pequim, e seu regime, dominado pelo Partido Nacionalista Chinês ou Kuomintang, encontrou refúgio na ilha de Taiwan, única parte do território chinês que não ficaria sob o controle do novo poder chinês e onde se mantém até os dias de hoje. Depois de 1949, a República da China continuou exigindo sua condição de Governo legítimo de todo o país, conservando o reconhecimento diplomático como tal por parte de um grande número de nações até 1970, quando a maior parte do mundo, inclusive as Nações Unidas e os Estados Unidos, passaram a reconhecer o governo chinês. Devido ao conflito ideológico entre os regimes asiáticos, durante a época da Guerra Fria, utilizaram-se com frequência os nomes China Nacionalista e China Popular.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|12|2012.