sexta-feira, 6 de julho de 2012

Morre Gerardo Diego Cendoya

Morre Gerardo Diego Cendoya

08 de julho de 1987
Gerardo Diego Cendoya nasceu em 3 de Outubro de 1896 e faleceu em 8 de Julho de 1987. Foi um destacado poeta e escritor espanhol pertencente à chamada Geração de 27 (grupo de escritores unidos com o fim de reivindicar a poesia misturando tradição com vanguardismo). Como professor, deu cursos e conferências por todo o mundo. Foi, além disso, crítico literário, musical e também colunista em vários jornais de seu país natal. Entre suas obras destacam-se: El Romancero de la Novia, Santander, Imp. J. Pérez, 1920. Imagem. Poemas (1918-1921), M., Gráfica de Ambos Mundos, 1922. Soria. Galería de Estampas y Efusiones, Valladolid, Libros para Amigos, 1923. Manual de Espumas, M., Cuadernos Literarios (La Lectura), 1924. Versos Humanos, M., Renacimiento, 1925 (Premio Nacional de Literatura 1924-1925). Viacrucis, Santander, Talleres Aldus, 1931. Fábula de Equis y Zeda, México, Alcancía, 1932 y Poemas Adrede, México, Alcancía, 1932.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Nasce Armando Menocal

Nasce Armando Menocal

08 de julho de 1861
Armando Menocal nasceu em 8 de Julho de 1861 e faleceu em 1942. Foi um singular pintor cubano, um patriota que, como todo bom crioulo, deixou as aulas para se unir à Guerra Necessária que organizou seu par literário José Martí. Menocal soube levar à plástica os fatos que presenciou, deixando assim uma mostra artística que conta a história de Cuba. Um de seus mais famosos quadros é "A Morte de Maceo", criado em 1906 (nele é representada uma das ações de guerra mais estudadas e discutidas da história de Cuba). Também se lhe deve parte da decoração do Aula Magna da Universidade de Havana. Menocal fez seus estudos de pintura na sua cidade natal, e ampliou-os em Madri, onde atingiu um merecido renome, consolidado depois na Ilha, onde ocupou a cátedra de Paisagem da Academia de San Alejandro e se dedicou à realização de retratos com grande sucesso de público e de crítica.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Nasce o empresário norte-americano John D. Rockfeller

Nasce o empresário norte-americano John D. Rockfeller

08 de julho de 1838

No dia 8 de julho de 1838 nascia, em Richford, nos EUA, John D. Rockfeller, empresário e magnata do petróleo, fundador da empresa Standard Oil. Rockfeller comandou a maior empresa do mundo e foi, por muito tempo, o homem mais rico do planeta. Sua carreira empresarial, contudo, foi cercada por controvérsias, entre elas a prática do monopólio. Também é associada à família Rockefeller a elaboração da Primeira e da Segunda guerras mundiais para obter benefícios econômicos com a venda de armas e outros equipamentos. Ele morreu com quase 100 anos, no dia 23 de maio de 1937, em Ormond Beach, também nos EUA.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Nasce Zeppelin, pai dos dirigíveis

Nasce Zeppelin, pai dos dirigíveis

08 de julho de 1838

No dia 8 de julho de 1838 nascia, na cidade de Constança, na Alemanha, Ferdinand Adolf August Heinrich Graf von Zeppelin, inventor que fundou a companhia Zeppelin de dirigíveis. Ele construiu o seu primeiro dirigível em 1900, uma estrutura rígida que serviu de base para os seus modelos posteriores. Os voos do Zeppelin obtinham cada vez mais popularidade e causaram euforia entre o público, fato que permitiu ao conde dar sequência ao desenvolvimento da sua criação.

Prova disso é que a segunda versão do dirigível foi financiada por doações e por uma loteria. Ironicamente, o conde só recebeu um apoio financeiro de verdade quando o modelo Zeppelin LZ4 caiu, em 1908. O acidente chamou a atenção do público para o desenvolvimento dos dirigíveis e houve uma campanha para a angariar fundos, que resultou no montante de 6 milhões de marcos alemães. O dinheiro foi usado para desenvolver a Fundação Zeppelin. O conde morreu no dia 8 de março de 1917, em Berlim.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Proclamou-se o Dia Internacional das Cooperativas

Proclamou-se o Dia Internacional das Cooperativas

07 de julho de 1995
O Dia Internacional das Cooperativas foi proclamado em 7 de Julho de 1995 pela Assembléia Geral de Nações Unidas como comemoração dos cem anos da Aliança Cooperativa Internacional, grupo que reúne as cooperativas de mais de 100 países e conta com a enorme cifra de 700 milhões de membros. Com a iniciativa a Assembléia reconheceu o grande valor do movimento cooperativo como fator do desenvolvimento econômico e social das nações. O que distingue uma cooperativa de uma empresa normal é, primordialmente, que seu objetivo seja proporcionar serviços aos seus associados e não obter benefícios, isto é, o principal interesse deve ser o associado e sua comunidade, e não o ganho do dono. Todas estas características fazem das cooperativas uma alternativa à empresa capitalista normal, especialmente nos lugares marginalizados do mundo, onde as empresas não querem investir porque não vêem um benefício imediato.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Morre o cantor e compositor Cazuza

Morre o cantor e compositor Cazuza

07 de julho de 1990
No dia 7 de julho de 1990 morria, no Rio de Janeiro, Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, cantor, compositor e ex-líder da banda Barão Vermelho. Em nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Polêmico, ele também chamava atenção por sua vida boêmia e pela sua declarada bissexualidade. Em 1989, admitiu ter contraído o vírus da Aids e morreu por conta dessa doença.

Dentre as suas músicas mais famosas com Barão Vermelho estão "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul". Já em sua carreira solo, destaque para "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte do meu Show", "O Tempo não Para" e "O Nosso Amor a Gente Inventa".

Nascido no dia 4 de abril de 1958, no Rio de Janeiro, Cazuza era filho único e sempre teve contato com o mundo da música por conta do trabalho do seu pai na indústria fonográfica. Com isso, ele cresceu em meio a figuras como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil e João Gilberto. A mãe, Lucinha Araújo também cantava e gravou três discos.

Cazuza começou a cantar em público no começo da década de 80 e, junto à banda Barão Vermelho, conquistou grande sucesso. Em janeiro de 1985, ele e a banda se apresentaram na primeira edição do Rock in Rio. Neste mesmo ano, deixou o Barão Vermelho para seguir a carreira solo. Nesta época, suspeita-se que Cazuza já tivesse adquirido o vírus da Aids. A partir de 1987, contraiu pneumonia, doença em decorrência da Aids. Mais tarde, viajou aos EUA para fazer um tratamento com AZT. Em 1988, lançou o álbum Ideologia e, no mesmo ano, gravou “O Tempo Não Para”. Seu último álbum em vida foi Burguesia (1989).

Em fevereiro de 1989, Cazuza declarou publicamente ser soropositivo e apareceu de cadeiras de rodadas para receber um prêmio pelo álbum Ideologia. Bastante debilitado, ele morreu aos 32 anos por conta de um choque séptico causado pela AIDS.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Travou-se a Batalha de Otumba

Travou-se a Batalha de Otumba

07 de julho de 1520
A Batalha de Otumba foi um Combate travado em 7 de Julho de 1520 pelos conquistadores espanhóis (comandados pelo conquistador espanhol Hernán Cortês) do México contra os astecas (Comandados por Cihuacóatl Matlatzincátzin). Apesar da vitória espanhola, este foi o grupo que sofreu mais baixas em comparação ao dos mexicanos, pois faleceram quase todos os tlaxcaltecas (povo indígena do México) que acompanhavam Cortês. Cansados, finalmente retiraram-se seguindo o caminho para Tlaxcala (centro-oriente do México). Mais de 440 pereceram na batalha de Otumba e calcula-se que 870, incluindo os que ficaram em mãos dos mexicanos, foram sacrificados no templo Maior.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Travou-se a Batalha de Rincón de Valladares

Travou-se a Batalha de Rincón de Valladares

06 de julho de 1827
A Batalha de Rincón de Valladares teve lugar no território de Tucumán (Argentina) em 6 de Julho de 1827. Foi um combate entre as forças federais do caudilho argentino Facundo Quiroga e as do militar argentino Gregorio Lamadrid. A vitória foi de Quiroga, que obrigou Lamadrid a renunciar e se exilar na Bolívia, deixando o governo da província de Tucumán nas mãos do partido federal. Foi a última batalha entre o partido federal e o conjunto das várias guerras civis que dividiram a Argentina durante a década de 1820, nas quais participaram forças de não mais de três províncias, sendo que várias foram exclusivamente internas de uma província. A vitória federal produziu mais tarde uma guerra civil bem mais generalizada, que começou em fins de 1828 e que terminou por dividir o país em dois grupos partidários.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012

Mindaugas é coroado 1º rei da Lituânia

Mindaugas é coroado 1º rei da Lituânia

06 de julho de 1253
Mindaugas, nascido em 1203, foi o primeiro Rei e fundador da Lituânia (pequena cidade ao Norte da Europa), unificando as tribos lituanas. Em 1250 converteu-se ao cristianismo. Fez-se coroar rei em 6 de Julho de 1253. Lutou contra os cavaleiros germânicos. Depois de imposto à nobreza o território converteu-se ao cristianismo (O cristianismo é uma religião monoteísta de origem judaica que se baseia no reconhecimento de Jesus de Nazaré como seu fundador e figura central.), mas quando Mindaugas faleceu em 1263, vítima de uma conspiração militar, a Lituânia regressou ao paganismo (expressão que os cristãos aplicam a todas as pessoas que têm crenças religiosas diferentes do judaísmo, do cristianismo e do islamismo).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\07\2012