sábado, 24 de novembro de 2012

NASCE O POETA SIMBOLISTA CRUZ E SOUSA

NASCE O POETA SIMBOLISTA CRUZ E SOUSA
24 de novembro de 1861

No dia 24 de novembro de 1861 nascia, na cidade de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), João da Cruz e Sousa, poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil. Ele também era chamado de Dante Negro e Cisne Negro. Com seu livro “Broquéis”, publicado em 1893, deu início ao simbolismo no país. Seus poemas são marcados pela musicalidade, individualismo e também pela cor branca.

Filho de ex-escravos negros, Cruz e Sousa cresceu sob a tutela de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome de família Sousa. A esposa de Guilherme, Clarinda, não tinha filhos, e, por isso, passou a cuidar de Cruz e Sousa. Desta forma, ele aprendeu francês, latim e grego, matemática e ciências naturais.

Em 1885 lançou o primeiro livro, “Tropos e Fantasias”. Cinco anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no arquivo na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com o jornal Folha Popular. Cruz e Sousa morreu no dia 19 de março de 1898, na cidade de Sítio (MG), vítima de tuberculose.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|11|2012.





http://www.jornaldepoesia.jor.br/csousa.html ACESSO EM 24|11|2012.

MORRE FREDDIE MERCURY, LÍDER DA BANDA QUEEN

MORRE FREDDIE MERCURY, LÍDER DA BANDA QUEEN
24 de novembro de 1991

No dia 24 de novembro de 1991, o mundo da música perdeu uma das suas mais conhecidas vozes. Morria o cantor Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, vítima de complicações da Aids. Ele assumiu publicamente que tinha a doença na véspera da sua morte, em Londres. Nascido na cidade de Stone Town, atual Tanzânia, no dia 5 de setembro de 1946, ele foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim (ou Mumbai). Nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie. Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou design na Ealing Art College.

Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile, com Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista. Em 1970, Tim deixou o grupo e Freddie assumiu o posto de vocalista da banda, que trocou o nome para Queen. Nesta época, ele acrescentou Mercury ao seu nome. No mesmo ano, conheceu Mary Austin, sua namorada. Com ela, assumiu sua bissexualidade. Mesmo separados depois, os dois continuaram grandes amigos e Freddie, inclusive, doou parte de sua fortuna para ela. De acordo com o cantor, a música "Love of My Life" foi escrita para Mary.

Além deste sucesso, ele compôs outros clássicos como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions". Com performances lendárias, suas turnês com o Queen fizeram enorme sucesso nos anos 70 e 80. Freddie Mercury também lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e pelo público. Em 1991, diante da sua frágil saúde, aumentavam os rumores de que ele estaria com AIDS, o que foi confirmado pelo próprio cantor, em uma declaração, na véspera de sua morte, no dia 23 de novembro. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra, na Suíça, pátria que foi adotada por Mercury como seu segundo lar. No ano seguinte, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, a cantora Montserrat Caballé interpretou a canção "Barcelona" (gravada em 1988) em dueto virtual com o cantor.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|11|2012.

 

http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/freddie-mercury-faria-hoje-66-anos-de-idade/ ACESSO EM 24|11|2012.

DESCOBERTO O ESQUELETO DE LUCY, QUE TERIA VIVIDO HÁ 3,2 MILHÕES DE ANOS

DESCOBERTO O ESQUELETO DE LUCY, QUE TERIA VIVIDO HÁ 3,2 MILHÕES DE ANOS
24 de novembro de 1974

No dia 24 de novembro de 1974, uma descoberta no vale Awash, do centro da Etiópia, lançaria uma nova luz sobre a evolução humana. Uma equipe de paleontólogos, liderada pelo norte-americano Donald Johanson, desenterrou os restos do esqueleto de um Australopithecus afarensis fêmea, um hominídeo bípede. Ela foi nomeada Lucy em homenagem à canção dos Beatles "Lucy in the Sky of Diamonds", que era tocada durante a celebração da descoberta da equipe de escavação.

Os pesquisadores desenterraram mais de 200 ossos e fragmentos, o que representa mais de 40% do esqueleto de Lucy. Nenhum fragmento foi encontrado em duplicidade, o que indica que todos os ossos vieram de um único organismo vivo. Após uma reconstrução meticulosa do esqueleto, ficou claro que Lucy era uma mulher idosa e teria cerca de um metro de altura. Ela tinha um cérebro pequeno e, fisicamente, era parecida com um chimpanzé, com uma cabeça pequena saliente, braços longos e pernas curtas. A estrutura dos ossos nas costas e parte inferior do corpo indicam que ela era bípedes, a característica de todas as espécies pertencentes aos gêneros Australopithecus e Homo.

As tentativas de datar Lucy no momento da descoberta foram inconclusivas. Apenas na década de 1990, por um processo avançado de argônio, que analisou fragmentos de areia em que Lucy foi encontrada, mostrou que ela teria vivido há 3,2 milhões de anos.

Desde a descoberta de Lucy, muitos outros exemplos de Australopithecus afarensis foram descobertos, lançando luz sobre o início de hábitos e comportamentos humanos. Em 1975, uma família completa foi descoberta, provavelmente vítimas de uma catástrofe natural que matou todos ao mesmo tempo. O agrupamento era composto por jovens e velhos, homens e mulheres, mostrando a tendência da espécie em viver em pequenos grupos familiares. Novas descobertas mostram que o Australopithecus afarensis viveu na Terra por um período de cerca de 900 mil anos.

Mais de três milhões de anos após sua morte, Lucy se tornou uma espécie de celebridade. Seu esqueleto foi exibido em vários museus, despertando a curiosidade de muitas pessoas. Hoje, por conta da sua extrema fragilidade, ela está em uma caixa especialmente projetada no Museu Nacional da Etiópia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|11|2012.

NASCE RAFAEL LEONIDAS TRUJILLO

NASCE RAFAEL LEONIDAS TRUJILLO
24 de novembro de 1891

Rafael Leonidas Trujillo Molinanasceu no dia 24 de outubro de 1891 e faleceu no dia 30 de maio de 1961, foi um Militar e político dominicano. Ditador do país, governou de fato entre 1930-1961 mantendo formalmente estruturas constitucionais. Foi Presidente da República Dominicana nos períodos 1930-1938 e 1942-1952. Tal como expressa Jesús de Galíndez (exilado basco, professor universitário e vítima da ditadura) "não era uma tirania das do passado, ao velho costume", senão que se sustentava aparentemente no cumprimento dos acordos internacionais e as leis nacionais. Não há de se estranhar por que a República Dominicana subscreveu a Conferência de São Francisco que deu origem à Organização das Nações Unidas; igualmente era membro da Organização de Estados Americanos. Durante 31 anos de governo todos os níveis do Estado aparentemente funcionavam, sem nenhum tipo de "violação". Toda tortura ou condenação era apagada, negada. Uma morte era encoberta em um acidente ou seus supostos autores encarcerados. Não existiu mais o menor respeito pela vida humana. A única pessoa que tinha a tranqüilidade assegurada era o próprio Trujillo e talvez todos os que tinham seu sobrenome. Mais de 30 mil pessoas perderam a vida durante sua gestão e outros tantos se exilaram para não sofrer a mesma sorte.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|11|2012.



http://olho-roxo.blogspot.com.br/ ACESSO EM 24|11|2012.

FELIPE V É PROCLAMADO REI DA ESPANHA

FELIPE V É PROCLAMADO REI DA ESPANHA
24 de novembro de 1700

Felipe V de Bourbon, chamado o Animado, rei da Espanha desde 24 de novembro de 1700 até sua morte, sucessor do último monarca Habsburgo da Espanha, seu tio-avô Carlos II, e primeiro monarca da dinastia Bourbon. Seu reinado de 45 anos e 21 dias é o mais dilatado da monarquia hispânica. Seu reinado não foi reconhecido pela Áustria, que queria fazer valer a candidatura do Arquiduque Carlos, segundo filho do Imperador Leopoldo I e bisneto de Felipe III. Isto propiciou o estouro da guerra de Sucessão espanhola entre a Castilha, a França de Luis XIV, e a Aliança de Haia (1701), constituída por Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Prússia e outros principados alemães, que se aliaram junto à Áustria para tentar contra-arrestar a hegemonia francesa na Europa. Enquanto isso, Felipe V havia chegado a Madrid em abril de 1701, prestando juramento como Rei perante as Cortes castelhanas. Nessa época, a guerra havia extendido à própria península ibérica, já que os territórios da Coroa de Aragão se declararam partidários do Arquiduque Carlos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|11|2012.





http://milatinoamerica.blogspot.com.br/2012/10/apostila-de-historia-iberica.html ACESSO EM 24|11|2012.