segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Astecas

Astecas

Introdução

Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos, próxima do lago Texcoco.

Sociedade asteca

A sociedade era hierarquizada (dividida em camadas bem definidas) e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).

Montezuma

Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

Agricultura

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Artes, religião e arte asteca

O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.

Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/astecas.htm ACESSO EM 13\08\2012.

http://cultura.culturamix.com/historia/cultura-asteca ACESSO EM 13\08\2012.

http://historiaespetacular.blogspot.com.br/2011/08/os-astecas.html ACESSO EM 13\08\2012.

COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM

COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM
13 de agosto de 1961

Na madrugada do dia 13 de agosto de 1961 teve início a construção do Muro de Berlim, erguido pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Esta barreira física circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. O muro tinha 66,5 quilômetros de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Oficialmente, 80 pessoas morreram na tentativa de atravessar este muro.

Além da barreira física, o muro também simbolizava a divisão ideológica do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), formado pelos países capitalistas, e a República Democrática Alemã (RDA), composto por países socialistas simpatizantes do regime soviético. O muro de Berlim só foi derrubado no dia 9 de novembro de 1989 após uma série de movimentos revolucionários no leste europeu.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.




http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



NASCE O LÍDER CUBANO FIDEL CASTRO

NASCE O LÍDER CUBANO FIDEL CASTRO
13 de agosto de 1926

No dia 13 de agosto de 1926 nascia, perto de Biran, Mayari, Cuba, Fidel Alejandro Castro Ruz, político e ex-presidente cubano. Desde muito jovem, Fidel sempre mostrou grande interesse por história e assuntos militares. Em função de sua destacada inteligência, seus pais decidiram enviá-lo a Santiago de Cuba, a partir dos seis anos de idade, juntamente com a irmã, Angelita. Em Santiago e depois, em Havana, Fidel completou os seus estudos até formar-se em Direito, em 1950. A partir de então, Fidel Castro começou a se envolver em diferentes agremiações políticas.

Após denunciar o ditador Fulgêncio Batista diante de um Tribunal de Emergência e, receber uma decisão contrária, Castro entendeu que luta armada seria a única forma de conseguir uma mudança no sistema de governo. Participou de numa rebelião fracassada contra o ditador, razão pela qual foi preso em 1953. Vinte e dois meses depois, foi solto e se exilou no México, onde começou a traçar planos para derrubar Batista. Fidel Castro voltou a Cuba em 1957, numa embarcação com um pequeno grupo formado por 82 rebeldes, entre eles, o argentino Ernesto “Che”Guevara. Depois de uma guerra de guerrilhas, nas zonas rurais da ilha, o combate estendeu-se até à cidade. A revolução acertou um golpe fatal nos últimos dias de 1958, provocando a fuga de Batista ao exterior. Em 1 de janeiro de 1959, foi proclamada a vitória dos revolucionários.

Castro assumiu o poder, iniciando um mandato caracterizado por sua política socialista. Como Primeiro Ministro, começou a produzir reformas em grande escala. Terminou com o domínio norte-americano sobre a ilha e, em 1961, conseguiu deter a invasão de exilados respaldada pelos Estados Unidos, em Playa Girón. Fidel Castro transformou Cuba na primeira nação comunista do hemisfério ocidental e aliou-se à União Soviética. O país transformou-se em inimigo dos Estados Unidos e vivenciou momentos de grande tensão durante a Guerra Fria. Desde então, a relação entre os dois países é de rispidez, exemplificada pelo bloqueio econômico e comercial que os Estados Unidos mantêm sobre a ilha, desde os anos 70.

Desde o final de 2006, Raul Castro, irmão de Fidel, tomou as rédeas do país, devido aos sérios problemas de saúde enfrentados pelo líder; fato que foi oficializado em 2008. Raul já ocupava a posição de segundo homem do governo há muitos anos e fora designado como sucessor de Fidel Castro, oficialmente, em 1997. Desde sua cirurgia gastrointestinal, as aparições públicas de Fidel são raras e restritas a fotos ou vídeos ao lado de personalidades que o visitam.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.

É INAUGURADO O HOTEL COPACABANA PALACE, NO RIO DE JANEIRO

É INAUGURADO O HOTEL COPACABANA PALACE, NO RIO DE JANEIRO
13 de agosto de 1923

No dia 13 de agosto de 1923 era inagurado, no Rio de Janeiro, o famoso Copacabana Palace, um luxuoso hotel localizado em frente à Praia de Copacabana. Com 11 mil metros quadrados, o local é conhecido por hospedar celebridades e pela realização de badalados eventos sociais. Eleito diversas vezes como o melhor hotel da América do Sul pela World Travel Award, o Copacabana Palace foi construído pelo empresário Octávio Guinle e Francisco Castro Silva entre 1919 e 1923. O objetivo inicial do hotel era atender uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Para a obra foram concedidos incentivos fiscais e uma licença para o funcionamento de um cassino.

Em 1989, a família Guinle vendeu o hotel ao grupo Orient-Express Hotels, que modernizou antigas instalações do Copacabana Palace sem descaracterizar o prédio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.

É TRAVADA A BATALHA DE BLENHEIM

É TRAVADA A BATALHA DE BLENHEIM
13 de agosto de 1704

A Batalha de Blenheim foi um confronto armado que se desenrolou durante a Guerra de Sucessão Espanhola em 13 de agosto de 1704, no povoado de Blindheim, à beira do Danúbio, a 16 km ao sudeste de Donauwörth, na Baviera (Alemanha), tendo de um lado as forças aliadas da Inglaterra, Dinamarca, Prússia, Sacro Império Germânico e de outro lado as forças da França. A vitória foi decisiva para o grupo aliado, pois supôs a maior derrota da França em 40 anos. A batalha terminou com o sonho do Rei francês Sol de dominar a Europa, estendendo seu poder da Espanha aos Países Baixos e da Alemanha à Itália. Contaram-se mais de 30.000 baixas após o confronto. A batalha constituiu uma das grandes derrotas francesas e uma das principais vitórias inglesas. O prestigioso historiador Sir Edward Creasy afirmou que esta guerra foi uma das principais batalhas da História: "Se não tivesse sido por Blenheim, toda a Europa teria estado sob os efeitos de uma conquista francesa". O estadista britânico Winston Churchill, também refletiu sobre o alcance da batalha: "A destruição da Armada preservou a existência da Inglaterra, e a vitória de Blenheim lhe abriu as portas do mundo moderno".

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Blenheim ACESSO EM 13|08|2012.

OCORRE A DERRUBADA DE TENOCHTITLÁN, A CAPITAL DO IMPÉRIO ASTECA

OCORRE A DERRUBADA DE TENOCHTITLÁN, A CAPITAL DO IMPÉRIO ASTECA
13 de agosto de 1521

No dia 13 de agosto de 1521 aconteceu a derrubada de Tenochtitlán, capital do Império Asteca, pelo conquistador Hernan Cortes. O exército espanhol tentava havia 75 dias romper as defesas do Império Inca, fabricando pontes e barcos para chegar ao centro da cidade. Pouco a pouco, contudo, os astecas foram retrocedendo e ficaram restritos a uma fortaleza na ilha de Tlatelolco. No dia 13 de agosto, Cortes capturou o imperador Cuauhtemoc, foi torturado para revelar onde estava escondido o tesouro real. Sem se entregar, o imperador foi assassinado e o império asteca acabou destruído.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.

VITALIANO É ELEITO PAPA DA IGREJA CATÓLICA

VITALIANO É ELEITO PAPA DA IGREJA CATÓLICA
13 de agosto de 0657

San Vitaliano foi Papa da Igreja Católica entre 13 de agosto de 657 e o ano de 672. Sucedeu a Eugenio I e seu pontificado caracterizou-se pela luta contra o monotelismo, doutrina altomedieval que defendia a existência de uma só vontade e atividade nas duas naturezas de Jesus Cristo (em oposição à interpretação emanada da Igreja que encontrava duas vontades, correspondentes a suas duas naturezas, na segunda pessoa da Santíssima Trindade). A disputa sobre esta questão se tinha exacerbado em conseqüência do edito Typos, publicado em 648 pelo imperador bizantino Constante II Heraclio, no qual se proibia a discussão sobre o tema, atendo-se ao dogma oficial da Igreja. O edito foi mal recebido no Oriente, onde os monotelitas tinham grande força e causou uma separação entre os ramos oriental e ocidental da Igreja. Vitaliano esforçou-se por fazer frente à situação com diplomacia e não entrou em confronto com o Imperador condenando o edito, como lhe pediam seus conselheiros. Graças a isto, Constante II confirmou a nomeação de Vitaliano e as relações com Bizancio ficaram mais fluídas a partir desse momento.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



http://www.oremosjuntos.com/Papa/SanVitaliano.html ACESSO EM 13|08|2012.


THOMAS EDISON INVENTA O FONÓGRAFO

THOMAS EDISON INVENTA O FONÓGRAFO
12 de agosto de 1877

No dia 12 de agosto de 1877 o inventor Thomas Edison anunciou que havia construído um fonógrafo. O aparelho utilizava um sistema de gravação mecânica analógica, em que as ondas sonoras foram transformadas em vibrações mecânicas por um transdutor acústico-mecânico. Estas vibrações moviam um estilete que fazia uma ranhura helicoidal sobre um cilindro de fonógrafo. Para reproduzir o som o processo era invertido.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.




http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.

É TRAVADA A BATALHA DOS ARAPILES

É TRAVADA A BATALHA DOS ARAPILES
12 de agosto de 1812

A Batalha dos Arapiles (conhecida pela historiografia inglesa como a Batalha de Salamanca), um dos confrontos mais importantes da Guerra da Independência espanhola, foi travada nos arredores das colinas do Arapil Chico e Arapil Grande, no município de Arapiles, ao sul da cidade de Salamanca (Castilla e León, Espanha), em 12 de agosto de 1812. Teve como resultado uma grande vitória do exército anglo-hispano-português, sob o comando do general Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, contra as tropas francesas sob o comando do marechal Auguste Marmont. Os aliados sofreram 5.220 baixas entre mortos, feridos e desaparecidos, dos quais 3.176 eram britânicos, 2.038 portugueses e 6 espanhóis, enquanto o exército francês perdeu aproximadamente 12.500 homens, incluindo os prisioneiros.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



http://www.espanolensalamanca.com/pt/ciudadsalamanca/historia/batallas/ ACESSO EM 13|08|2012.




TEM INÍCIO A CONJURAÇÃO BAIANA

TEM INÍCIO A CONJURAÇÃO BAIANA
12 de agosto de 1789

No final do século 18, o reino de Portugal enfrentava um momento de crise econômica que, consequentemente, causava muito descontentamento popular, especialmente nas classes menos privilegiadas. No dia 12 de agosto de 1789 um grupo revoltosos deu início, em Salvador, à Conjuração Baiana também chamada de Revolta dos Alfaiates. Pessoas ligadas ao grupo maçônico liberal "Cavaleiros da Luz" aproveitaram as circunstâncias para lançar uma campanha em favor da independência brasileira, inspirados nas revoluções francesa e norte-americana. Dentre as reivindicações estavam a instalação de um governo igualitário, o fim da escravidão e o livre comércio. As autoridades portuguesas prenderam em torno de 50 revolucionários. Três meses depois, quatro foram executados e os demais condenados à prisão. A Conjuração Baiana foi uma das expressões mais claras e um dos primeiros movimentos pela independência do Brasil.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|08|2012.




http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|08|2012.



É TRAVADA A BATALHA DE MOHÁCS

É TRAVADA A BATALHA DE MOHÁCS
12 de agosto de 1526

A Batalha de Mohács foi um combate que supôs a derrota do exército húngaro, sob as ordens do rei Luís II da Hungria, nas mãos do exército otomano, sob o comando do sultão Solimán, o Magnífico, e que teve como data o dia 12 de agosto de 1526 e ocorreu em Mohács, a 170 km ao sul de Budapeste (Hungria). A batalha durou apenas duas horas. As forças húngaras foram praticamente aniquiladas e o próprio rei morreu na batalha. As baixas foram de 21.000 soldados húngaros e 12.000 otomanos. As conseqüências para a Hungria foram desastrosas. Depois de doze anos de guerra civil, todo o país foi absorvido pelo Império Turco; e apenas o terço oriental, incluída a Transilvânia, manteve certa autonomia. A monarquia húngara foi destruída, e Fernando I - irmão de Carlos V e herdeiro do Sacro Império Romano Germânico - foi nomeado monarca da parte da Hungria que os turcos haviam deixado e de Boêmia, que permaneceu intacta. Desde então a Hungria se transformou em um Reino protegido pelo Império Otomano.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13|08|2012.



.http://szerinting.blogspot.com.br/2008_02_01_archive.html ACESSO EM 13|08|2012.