segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Morre Mao Tse-Tung, estadista chinês

Morre Mao Tse-Tung, estadista chinês

09 de septembro de 1976

No dia 9 de setembro de 1976 morria, em Pequim, Mao Tse-Tung político e revolucionário chinês, responsável pela fundação da República Popular da China em 1949. Mao nasceu no dia 26 de dezembro de 1893, em Shaoshan, província chinesa de Hunan. Era filho de camponeses pobres que prosperaram como agricultores até se tornarem distribuidores de grãos.

Em 1919, explodiu em Pequim uma revolta estudantil contra o Japão, na qual Mao participou ativamente. Em 23 de julho de 1921, Mao, aos 27 anos, assistiu à primeira sessão do Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em Shanghai e, dois anos mais tarde, foi eleito para um dos cinco postos de comissário do Comitê Central do Partido, durante o período das sessões do Congresso. Ao retornar a Hunan e seus arredores, descobriu que o sofrimento dos camponeses atuaria como a força de mudança social no país.

Passada a Segunda Guerra Mundial, reiniciou-se a guerra civil, que terminou com a vitória dos comunistas. Em 1 de outubro de 1949 foi proclamada, oficialmente, a República Popular da China, com Mao Tse-Tung como presidente. Ele se manteve no cargo por 10 anos, período em que foram construídas as bases da atual China Comunista. Mao Tse-Tung morreu em 1976 e, com o passar dos anos, apesar do seu regime ter sido acusado de totalitário e de genocida, ainda continua sendo uma referência para os ideólogos e políticos socialistas e comunistas em todo o mundo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Morre Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil

Morre Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil

09 de septembro de 1923
No dia 9 de setembro de 1923 morria, em Petrópolis (RJ), o marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, militar e político, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Nascido no dia 12 de maio de 1855, em São Gabriel (RS), ele era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, do General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército, e filho do marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa.

Apoiou a república proclamada por seu tio Manuel Deodoro da Fonseca e foi convidado por este para ser secretário militar após o golpe. Em dez meses passou de capitão a tenente-coronel. Em 1904, como comandante da Escola Preparatória do Realengo, reprimiu a Revolta da Vacina, um movimento popular no Rio de Janeiro contra a imposição do governo em aplicar a vacina contra a varíola.

Em novembro de 1908, após regressar de uma viagem à Alemanha, foi indicado para a sucessão presidencial. Na eleição de 1 de março de 1910, Hermes e o vice Wenceslau Bras venceram Rui Barbosa e o vice Albuquerque Lins. Depois de eleito, viajou à Europa, onde assistiu à queda da monarquia em Portugal.

Hermes da Fonseca enfrentou, logo na primeira semana de governo, em novembro de 1910, a Revolta da Chibata, que consistiu em um motim de marinheiros. Ele conseguiu abafar o movimento com uma promessa de anistia aos envolvidos, mas depois o governo traiu esse acordo. Como resultado, 1200 marinheiros foram expulsos e centenas foram presos e mortos. O fato abalou a imagem de Hemes da Fonseca. Logo em seguida, ele enfrentou a Guerra do Contestado, que não chegou a ser dominada até o fim de seu governo.

Hermes da Fonseca é um dos dois únicos militares a chegar na Presidência de forma direta e eleitoral. O outro foi Eurico Gaspar Dutra. Durante todo o seu mandato andou fardado, inclusive durante as reuniões ministeriais. Durante sua gestão, também foi criada a Faixa Presidencial.

Ao deixar a presidência, em novembro de 1914, candidatou-se ao senado pelo Rio Grande do Sul, mas recusou-se a assumir a cadeira, em virtude do assassinato de Pinheiro Machado, no dia em que deveria ser diplomado, em setembro de 1915. Viajou para a Europa, afastando-se da política, e só retornou ao Brasil após seis anos na Suíça. Assumiu a presidência do Clube Militar em 1921 e entrou em conflito com o governo de Epitácio Pessoa ao prestigiar as forças políticas que apoiaram candidatura de Nilo Peçanha e ao se envolver na frustrada revolta do forte de Copacabana, em 1922.

Sua prisão foi decretada pelo presidente Epitácio Pessoa, mas ele foi liberado seis meses depois por um habeas corpus. Doente, mudou-se para Petrópolis (RJ), onde morreu em 9 de setembro de 1923.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É descoberta a Amalteia, a lua de Júpiter

É descoberta a Amalteia, a lua de Júpiter

09 de septembro de 1892
No dia 9 de setembro de 1892 o astrônomo Edward Barnard, do observatório Lick da Universidade de Califórnia, descobriu Amalteia, uma lua do planeta Júpiter com cerca de 189 quilômetros de diâmetro e que orbita uma distância média de 181 mil quilômetros do centro do planeta. Ela tem uma forma irregular, não possui qualquer tipo de atmosfera permanente e sua superfície está cheia de crateras e grandes montanhas. É a terceira lua mais próxima de Júpiter entre as suas 63 conhecidas.

Amalteia é o corpo mais vermelho do sistema solar, possivelmente por causa dos depósitos de enxofre expelido pelos vulcões de Io. Foi o primeiro satélite de Júpiter a ser descoberto desde 1610 quando Galileu Galilei identificou os quatro satélites galileanos (Io, Europa, Ganímedes e Calisto). Foi também, o último satélite a ser detectado por observação visual direta.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Nasce Harland Sanders

Nasce Harland Sanders

09 de septembro de 1890
O Coronel Harland David Sanders nasceu no dia 09 de setembro de 1890 e faleceu no dia 16 de dezembro de 1980. Foi o fundador da cadeia de comida rápida Kentucky Fried Chicken (KFC). Sua imagem aparece nas caixas da empresa e é sua imagem oficial. Aos 40 anos de idade, Sanders preparava frango para as pessoas que comiam em um posto de gasolina em Corbin, Kentucky (Estados Unidos). Na realidade não tinha um restaurante, mas servia o jantar e morava inclusive no próprio posto de gasolina. Eventualmente, o local cresceu e Harland se mudou para um motel e depois para um restaurante com capacidade para 142 pessoas e trabalhou ali como chef de cozinha. Nos nove anos seguintes, aperfeiçoou seu método de cozinhar o frango usando as mesmas onze ervas e especiarias que se utilizam na atualidade na reconhecida franquia de âmbito mundial KFC. Foi também o precursor da cozinha a pressão que conseguiu que o frango fosse cozido muito mais rápido do que em uma máquina de fritar ou em uma frigideira. Foi outorgado a ele o prêmio Coronel Kentucky em 1935, por parte de Ruby Laffondo, governador em exercício nessa época.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É travada a Batalha de Siracusa

É travada a Batalha de Siracusa

09 de septembro de -0412

A Batalha de Siracusa se deu no dia 09 de setembro de 412 a.C., entre um agrupamento de homens atenienses e espartanos pela conquista do território de Atenas. A grande vantagem em número de combatentes por parte dos espartanos permitiu-lhes obter a vitória definitiva neste confronto. A derrota dos atenienses causou uma mudança imensa na política de muitos outros Estados. Estados que haviam sido neutros uniram-se a Esparta, imaginando que a derrota de Atenas era iminente. Muitos dos aliados atenienses também se rebelaram e, embora a cidade tivesse começado a reconstruir sua frota, havia pouco que poderia ser feito em relação às revoltas. A expedição e o conseqüente desastre deixaram Atenas cambaleando. Aproximadamente 9.000 homens faleceram, a democracia ateniense foi derrocada em favor de uma oligarquia e o império persa se uniu à guerra no exército dos espartanos. Embora as coisas parecessem horríveis para Atenas, os atenienses foram capazes de se recuperar em poucos anos. A oligarquia foi logo derrubada e Atenas recuperou seu poder.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É publicado o romance O velho e o Mar, de Ernest Hemingway

É publicado o romance O velho e o Mar, de Ernest Hemingway

08 de septembro de 1952
No dia 8 de setembro de 1952 era publicado o romance “O velho e o Mar”, do escritor norte-americano Ernest Hemingway. O livro, escrito no ano anterior, em Cuba, foi o seu último trabalho de ficção em vida e possivelmente sua obra mais famosa. A história é sobre um velho pescador cubano Gregorio Fuentes e sua luta contra um peixe enorme. Apesar de o livro ter sido alvo de críticas, é considerado um dos trabalhos de ficção mais destacados do século XX, reafirmando o valor literário da obra de Hemingway. Em 1953, Hemingway recebeu o Prêmio Pulitzer e o Nobel de Literatura no ano seguinte por sua obra completa.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Jack, o Estripador, teria feito a sua segunda vítima em Londres

Jack, o Estripador, teria feito a sua segunda vítima em Londres

08 de septembro de 1888
No dia 8 de setembro de 1888, Jack, o Estripador teria feito a sua segunda vítima em Londres. Trata-se de Annie Chapman, de 47 anos. Seu corpo foi descoberto por volta de 6h da manhã, em Hanbury Street, Spitafields. A garganta de Annie foi aberta por dois cortes e seu útero foi retirado.

Jack, o Estripador, teria sido um assassino em série não identificado que agiu no distrito de Whitechapel, em Londres na segunda metade de 1888. Suas vítimas eram prostitutas. Teorias sugerem que, para evitar barulho, as vítimas eram primeiro estranguladas. A remoção de órgãos internos de três mulheres levou oficiais da época a cogitarem o assassino teria conhecimentos anatômicos ou cirúrgicos. O mistério em torno da figura deste assassino é tanta que atualmente são promovidas caminhadas pela região de Londres onde o criminoso teria atuado.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É fundada a cidade de São Luís, capital do Maranhão

É fundada a cidade de São Luís, capital do Maranhão

08 de septembro de 1612
No dia 8 de setembro de 1612 era fundada a cidade de São Luís, uma ilha e também capital do Maranhão. Trata-se da única cidade brasileira fundada por franceses. Depois, ela foi invadida por holandeses e, na sequência, colonizada pelos portugueses. O nome da cidade é uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França Luís IX, também chamado de "São Luís".

Com aproximadamente um milhão de habitantes, a capital maranhense conta com grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país e também pelo fato do seu litoral estar mais próximo de grandes centros importadores como Europa e Estados Unidos. O porto de Itaqui, em São Luís, é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados para o comércio exterior no Brasil. Além disso, a cidade também é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que atrai turistas do Brasil e do exterior.

São Luís também foi a cidade de grandes escritores como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha. Além disso, a capital também é conhecida pelos ritmos como tambor-de-crioula, reggae e bumba-meu-boi.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É fundada a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo

É fundada a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo

08 de septembro de 1551
No dia 8 de setembro de 1551 era fundada a cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luís). Com uma população de 330 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2011, além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental. O nome da cidade é em memória da vitória em uma grande batalha comandada pelo donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho, contra os índios goitacases.

A cidade foi se formando nas partes altas, o que deu origem a diversas ruas estreitas. A parte baixa ficou expostas a ataques e, por isso, foram construídos vários fortes na beira do mar. A cidade possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão, que fazem parte do maior complexo portuário do Brasil e são considerados os melhores do país. A capital capixaba também conta com diversas praias, que não são muito extensas por causa do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas está a Praia de Camburi.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Nasce Ludovico Ariosto

Nasce Ludovico Ariosto

08 de septembro de 1474

Nasce Ludovico AriostoLudovico Ariosto nasceu no dia 8 de setembro de 1474 e faleceu no dia 6 de julho de 1533. Foi um poeta italiano, autor do poema épico Orlando Furioso (1516). Além de sua personalidade de poeta de grande renome, escreveu para o teatro obras como: Arquilha, Os Supostos, O Nigromante, A Alcoviteira e Os Estudantes, entre outras. Ariosto escreveu para maravilhar com as descrições que fazia da felicidade, da natureza e do amor; também escreveu sobre a perda da esperança e da fé. Considerado o poeta épico mais notável de seu século. Ariosto escreveu também uma coleção de elegias, cinco comédias como A Csaria, O Nigromante (1520), poemas em latim (Carmina), As Rimas, que compreendem vários madrigais, canções e sonetos, e Sete Sátiras (1517-1525) que constituem um autêntico documento autobiográfico e social.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Estados Unidos concordam em devolver o Canal do Panamá

Estados Unidos concordam em devolver o Canal do Panamá

07 de septembro de 1977
No dia 7 de setembro de 1977, os presidentes dos Estados Unidos, James Carter, e do Panamá, Omar Torrijos, assinaram os documentos para que a nação da América Central tomasse o controle do canal a partir de 31 de dezembro de 1999. A assinatura do acordo é o resultado de um pedido dos panamenhos para que fosse restabelecido o controle da passagem oceânica. A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da Organização dos Estados Americanos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Nasce Giovane Farinazzo Gávio

Nasce Giovane Farinazzo Gávio


07 de septembro de 1970
No dia 7 de setembro de 1970 nascia, em Juiz de Fora (MG), Giovane Farinazzo Gávio, mais conhecido apenas como Giovane, ex-jogador e técnico de vôlei. Ao longo de sua carreira, ele obteve destaque tanto na seleção brasileira quanto pelos clubes que defendeu.

Com a camisa da seleção brasileira, pela qual disputou mais de 400 partidas, foi campeão olímpico em Barcelona (1992) e em Atenas (2004). Também foi eleito o melhor jogador do mundo, em 1993. Outros títulos de destaque são os de campeão da Liga Mundial (1993, 2001, 2003 e 2004) e campeão mundial (2003). Por clubes, Giovani defendeu o Esporte Clube Banespa, Charro/Padova (Itália), Messaggero/Ravenna (Itália), Palmeiras, Chapecó (SC), Report/Suzano (SP), Vasco da Gama, Noicom Brebanca Cuneo (Itália), Minas Tênis Clube e Unisul/Cimed. Como técnico, seu principal título foi o de campeão da Superliga de Vôlei pelo Sesi-SP. Giovane é casado e tem quatro filhos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Tio Sam é nombrado progenitor do símbolo nacional norte-americano

Tio Sam é nombrado progenitor do símbolo nacional norte-americano

07 de septembro de 1961

Tio Sam é nombrado progenitor do símbolo nacional norte-americanoO Tio Sam (Uncle Sam em inglês) é uma personificação nacional dos Estados Unidos que data da Guerra de 1812. Segundo o folclore popular, a origem do personagem se refere a um grupo de soldados que estavam ao norte de Nova Iorque, os quais receberam barris de carne com as iniciais U.S. (United Estates). Os soldados, como brincadeira, consideraram as iniciais como as do fornecedor de carne, Uncle Samuel Wilson, de Troy (Nova Iorque). O Congresso dos Estados Unidos adotou a seguinte resolução no dia 07 de setembro de 1961: "Resolvido pelo Senado e pela Câmara de Representantes que o Congresso saúde Uncle Sam como o progenitor do símbolo nacional dos Estados Unidos, Tio Sam". Outras representações mais antigas dos Estados Unidos como a "Brother Jonathan" (Irmão Jonathan) foram superadas pelo "Tio Sam" por volta da Guerra Civil Norte-americana. Após a Guerra Civil, costeletas foram colocadas no Tio Sam como referência a Abraham Lincoln. Hoje em dia, à exceção da Estátua da Liberdade, o personagem "Tio Sam" é provavelmente a personificação mais popular e reconhecida dos Estados Unidos.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Segunda Guerra: começa a “blitz”, bombardeio alemão contra o Reino Unido

Segunda Guerra: começa a “blitz”, bombardeio alemão contra o Reino Unido

07 de septembro de 1940
guerras.brasilescola.com ACESSO EM 10\09\2012.

No dia 7 de setembro de 1940 teve início a “blitz”, como ficou conhecido o intenso bombardeio de aviões alemães contra o Reino Unido. Os britânicos sofreram uma longa série de ataques durante a Segunda Guerra Mundial, que só se encerraram em 10 de maio de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. O nome provém da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg, ou "guerra relâmpago".

Os ataques deixaram mais de 43 mil civis mortos, metade deles em Londres, além de mais de um milhão de casas destruídas. Além da capital inglesa, sofreram ataques as cidades de Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton.

Apesar do intenso ataque, os alemães não conseguiram abalar o moral do povo britânico e nem invadir o Reino Unido. O governo britânico, para prevenir o pior, promoveu a retirada em massa de aproximadamente 650 mil crianças para o interior. Hitler desistiu da ação e, após 1941, decidiu dirigir sua atenção para o leste da Europa. O ataque mais devastador aconteceu no anoitecer de 29 de dezembro, quando os alemães bombardearam Londres, provocando o chamado "Segundo Grande Incêndio de Londres".

Por conta dos ataques, as defesas antiaéreas do Reino Unido foram aperfeiçoadas, com um crescente número de radares em terra guiando ataques noturnos, peças de artilharia e luzes de busca. A partir de 1941, as perdas da Luftwaffe começaram a aumentar e, por conta da iminente invasão da União Soviética, a Alemanha desistiu de dominar o Reino Unido e se movimentou para o leste europeu, cessando a Blitz em maio de 1941. O último grande ataque contra Londres aconteceu em 10 de maio, quando 515 bombardeiros atingiram prédios importantes, como o Museu Britânico, o Palácio de Westminster e o Palácio de St. James.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Nasce o ator Paulo Autran, patrono do teatro brasileiro

Nasce o ator Paulo Autran, patrono do teatro brasileiro

07 de septembro de 1922
No dia 7 de setembro de 1922 nascia, no Rio de Janeiro, Paulo Paquet Autran, ator de teatro, cinema e televisão. Após a sua morte, no dia 12 de outubro de 2007, em São Paulo, ele foi declarado Patrono do Teatro Brasileiro, em 15 de julho de 2011.

Antes de se consagrar como um dos grandes atores do teatro brasileiro, Paulo Autran se formou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, em 1945, com a ambição de se tornar diplomata. Ainda no começo da carreira como advogado, ele participou de algumas peças teatrais amadoras. Apesar de uma relutância inicial, ele estreou profissionalmente com a peça “Um Deus dormiu lá em casa”. Nesta época, uma grande incentivadora foi sua amiga Tônia Carrero. A peça estreou em dezembro de 1949, no Teatro Copacabana, no Rio, e tornou-se um grande sucesso.

Com o êxito da estreia, Paulo Autran largou a advocacia para se dedicar exclusivamente à carreira artística, dando prioridade ao teatro, sua grande paixão. Também participou de filmes e obteve sucesso na televisão, tanto em novelas como em minisséries. No cinema, destaque para a sua participação em Terra em Transe, clássico de Glauber Rocha. Na televisão, uma das suas atuações memoráveis foi na novela Guerra dos Sexos, onde contracenou com a atriz Fernanda Montenegro. Em 2006, teve que interromper a sua participação na peça teatral O Avarento, de Molière. O ator começou um tratamento contra o câncer de pulmão, que não o impediu de trabalhar e nem de seguir fumando. Ele morreu aos 85 anos, por conta de um enfisema pulmonar.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É criada no Rio de Janeiro a primeira universidade federal do Brasil

É criada no Rio de Janeiro a primeira universidade federal do Brasil

07 de septembro de 1920

No dia 7 de setembro de 1920 era criada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, considerada um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa. Ele foi criada pelo decreto nº 14.343 pelo então presidente Epitácio Pessoa. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, ocupando a oitava posição entre as instituições da América Latina.

A UFRJ oferece mais de 150 cursos de graduação e outros 580 de pós-graduação, além de sete museus e nove unidades hospitalares. A universidade está localizada, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro, com atuação em 11 municípios. Responsável pela formação da elite intelectual brasileira, na UFRJ estudaram renomados ex-alunos como o arquiteto Oscar Niemeyer; os escritores Clarice Lispector, Jorge Amado e Vinicius de Moraes; e os médicos sanitaristas Carlos Chagas e Osvaldo Cruz.

Apesar de sua criação em 1920, a história da instituição é bem mais antiga e confunde-se com o desenvolvimento cultural, econômico e social brasileiro. Nos primórdios, a UFRJ começou a partir da Escola Politécnica, que por sua vez teve origem na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, de 1792, embora o ensino de engenharia militar já ocorresse desde 1699. A essas unidades iniciais foram somadas a outras como a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

Independência do Brasil

Independência do Brasil

07 de septembro de 1822

Foi às 4 da tarde do dia 07 de Setembro de 1822 que o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara proferiu o famoso "Grito do Ipiranga". Ele proclamou em voz alta perante sua comitiva às margens do riacho Ipiranga: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será 'independência ou morte'".
smartkids.com.br ACESSO EM 10\09\2012.
O fato histórico aconteceu quando D. Pedro I ia de Santos para a então Província de São Paulo e encontrou às margens do Ipiranga o major Antônio Ramos Cordeiro e o correio real Paulo Bregaro que vinham do Rio de Janeiro, em caráter de urgência, trazendo cartas para o príncipe.
O conteúdo das cartas escritas por sua esposa Maria Leopoldina da Áustria e por José Bonifácio informavam que a corte portuguesa exigia sua volta imediata a Portugal ou sofreria uma ação militar. A emancipação política de Portugal já estava consumada.
No dia 12 de outubro do mesmo ano, no Rio de Janeiro, D. Pedro I foi proclamado Imperador Magnânimo e Defensor perpétuo do Brasil.
Vale lembrar que alguns historiadores contestam as datas e fatos históricos acima.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.

É travada a Batalha de Borodino

É travada a Batalha de Borodino

07 de septembro de 1812

A Batalha de Borodino se deu no dia 7 de setembro de 1812. Também é conhecida como a Batalha do Rio Moscova e foi a maior e mais sangrenta batalha de todas as Guerras Napoleônicas, envolvendo cerca de 250 mil homens. Nesta batalha enfrentaram-se a armada francesa, sob o comando do imperador Napoleão I da França, e o exército de Alexandre I da Rússia, comandado pelo militar Mijaíl Kutúzov, perto da aldeia de Borodino (Rússia) com o fim de dominar o território russo. A guerra foi taticamente pouco determinante para ambos os exércitos, e somente o planejamento estratégico da mesma forçou os russos a se retirarem. A retirada russa abriu caminho para a vitória definitiva dos franceses.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 10\09\2012.