sábado, 6 de outubro de 2012

PORTUGAL PERDE AMÁLIA RODRIGUES, A RAINHA DO FADO

PORTUGAL PERDE AMÁLIA RODRIGUES, A RAINHA DO FADO
06 de outubro de 1999

No dia 6 de outubro de 1999, Portugal perdia um dos seus maiores ícones da música com a morte da cantora de fado Amália da Piedade Rebordão Rodrigues. Amália, como era conhecida por seus fãs, estreou como fadista ainda adolescente. Aos 25 anos, realizou sua primeira turnê internacional no Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro dos cerca de 170 álbuns. Além de cantora, ela também foi atriz e, em 1947, estrelou seu primeiro filme, Capas Negras. Reconhecida internacionalmente, Amália incorporou ao seu repertório ritmos espanhóis e mexicanos, além de usar em suas letras textos de poetas contemporâneos. Em 1962, inicia a importante parceria com o compositor Alain Oulman, que a ajudará a adaptar as poesias às músicas. Amália também lançou o álbum “Amália e Vinícius”, resultado de um encontro com o poeta Vinícius de Moraes e de José Carlos Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e Natália Correia. Em 1990, ela recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Santiago, a maior honra de Portugal. A morte de Amália em 1999 provocou três dias de luto oficial em Portugal e uma suspensão temporária de campanha nas eleições gerais do país.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

EMERSON FITTIPALDI É CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 PELA SEGUNDA VEZ

EMERSON FITTIPALDI É CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 PELA SEGUNDA VEZ
06 de outubro de 1974

O dia seis de outubro de 1974 consagrou um dos momentos mais importantes da carreira do piloto Emerson Fittipaldi com a conquista do seu segundo título mundial de Fórmula 1. Correndo pela McLaren, ele garantiu o troféu de melhor piloto do mundo com o quarto lugar no GP dos Estados Unidos, prova vencida pelo argentino José Carlos Pace. Fittipaldi terminou o campeonato com 55 pontos, contra 52 de Clay Regazznoni, da Ferrari.

Nascido em São Paulo, no dia 26 de dezembro de 1946, estreou na Fórmula 1 em 1970, na Lotus, e ganhou o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Em 1972 conquistou o seu primeiro título mundial após vencer cinco grandes prêmios, acumulando 61 pontos, contra 45 de Jackie Stewart, o segundo colocado. Em 1973, foi vice-campeão e, em 1974, voltou a conquistar o mundial. Em 1980, parou de correr, retornando quatro anos depois, Em 1984, disputou a Fórmula Indy e, em 1989, venceu as 500 Milhas de Indianápolis e sagrou-se o primeiro estrangeiro a conquistar o título da categoria. Voltou a ganhar as 500 Milhas em 1993.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

 

http://www.globoesporte.biz/futebol/sao-paulo/26263-corujao-recebe-emerson-fittipaldi-toninho-cerezo-e-emilio-santiago.html ACESSO  EM 06|10|2012.

MORRE OTTO FRITZ MEYERHOF

MORRE OTTO FRITZ MEYERHOF
06 de outubro de 1951

Otto Fritz Meyerhoff nasceu no dia 12 de abril de 1884 e faleceu no dia 6 de outubro de 1951. Foi um destacado fisiologista alemão. Realizou estudos de Medicina em Friburgo de Brisgovia e Estrasburgo, e doutorado em Heidelberg. Trabalhou no instituto de Fisiologia e Biologia de Kiel. Foi diretor do instituto de Fisiologia e Biologia Wilhelm Kaiser, em Berlim. A ascensão do partido nazista obrigou Meyerhof, de origem judia, a emigrar para Paris, e posteriormente aos Estados Unidos. Foi professor de fisiologia na Universidade de Pensilvânia, e faleceu em sua capital, Filadélfia, em 1951. Seus trabalhos se orientaram para o processo químico que se verifica na combustão da glicose presente no organismo e na liberação de energia que se desprende em toda contração muscular. Meyerhof comprovou que se a contração muscular se produz na presença de oxigênio, a glicose se transforma em ácido lático e este, pela presença do oxigênio, em anidrido carbônico e água. Obteve o Prêmio Nobel de Fisiologia no ano de 1922.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

NASCE ROLAND GARROS, PIONEIRO DA AVIAÇÃO NA FRANÇA

NASCE ROLAND GARROS, PIONEIRO DA AVIAÇÃO NA FRANÇA
06 de outubro de 1888

No dia 6 de outubro de 1888 nascia, em Saint-Denis, o pioneiro da aviação francesa Roland Garros. Ele ficou famoso por ter realizado a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo, em 7h53m, no dia 23 de setembro de 1913, apesar de um motor ter falhado sobre a Córsega. Roland Garros teve uma breve passagem pelo Brasil, onde ensinou pilotagem em São Paulo. Em 9 de março de 1912, juntamente com Eduardo Pacheco Chaves, cada qual pilotando um avião, realizou a primeira viagem aérea São Paulo-Santos-São Paulo. Também foi piloto durante a Primeira Guerra Mundial, onde acabou abatido e foi feito prisioneiro pelos alemães. Ele conseguiu fugir, retomou seu posto na esquadrilha, mas foi morto durante um combate aéreo em 5 de outubro de 1918, sobre as Ardenas, região montanhosa partilhada pela Bélgica e Luxemburgo, mas que estende-se também à França. Em homenagem ao piloto, o nome Roland Garros foi dado ao prestigiado torneio de tênis que acontece anualmente em Paris.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

MORRE STEVE JOBS, FUNDADOR DA APPLE E E CO-FUNDADOR DA NEXT E PIXAR

MORRE STEVE JOBS, FUNDADOR DA APPLE E E CO-FUNDADOR DA NEXT E PIXAR
05 de outubro de 2011

No dia 5 de outubro de 2011 morria em São Francisco, na Califórnia, Steve Paul Jobs, considerado gênio e visionário por suas criações à frente da Apple e também como co-fundador da NeXT e Pixar. Jobs morreu vítima de câncer, doença contra a qual lutava desde 2004. Nos seus últimos anos de vida, concedeu em torno de 40 entrevistas para Walter Isaacson, que escreveu a sua biografia autorizada.

Nascido no dia 24 de fevereiro de 1955, em Los Altos, na Califórnia Filho adotivo de um eletricista californiano chamado Paul e de sua mulher Clara, Jobs entrou para a Reed College em Portland, Oregon, aos 17 anos. Ele, contudo, não ficou muito tempo ali e teve que abandonar os estudos seis meses depois, pois não tinha condições de financiar os custos da universidade. Com 20 anos, fundou a Apple com o seu amigo Steve Wozniak na garagem da casa dos seus pais. Dez anos depois, esta mesma empresa tinha 10 mil funcionários. Ironicamente, aos 30 anos, Jobs foi demitido da própria empresa mais tarde por conta de disputas de poder. Nesta época, fundou a NeXT e a Pixar, de computação gráfica, que, em parceria com a Disney, produziu muitas animações de sucesso.

Em 1996, porém, a Apple comprou a NeXT e Jobs estava de volta à companhia que ele ajudou a fundar. A empresa não estava bem financeiramente. Jobs e sua equipe criaram então o iMac, em 1998, produto que vendeu bem e ajudou na recuperação da saúde financeira da Apple. Além da área da informática, Jobs também lançou produtos nos setores de telecomunicações (iPhone), músicas (iPod) e tablets (iPad). Jobs ficou na empresa como CEO até 2011, quando foi obrigado a se afastar por conta de um câncer.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

 

http://www.primeirapaginamt.com.br/paginanoticias_b.php?codigo=2212&pagina=&categoria= ACESSO EM 06|10|2012.

A UNESCO DECLARA O DIA MUNDIAL DO PROFESSORADO

A UNESCO DECLARA O DIA MUNDIAL DO PROFESSORADO
05 de outubro de 1993

5 de outubro foi o dia eleito pela UNESCO no ano de 1993, para reconhecer o trabalho que diariamente realizam mestres e mestras de todo o mundo. Os conflitos armados, a violência nas salas de aula, a insegurança econômica, os limitados recursos humanos e materiais, entre outros, fazem com que cada dia seja mais difícil realizar um trabalho primordial na construção de nossa sociedade futura, o trabalho de educar. Através de seu trabalho os docentes formam cidadãos e cidadãs responsáveis que delinearão e guiarão a sociedade no futuro. Para isso, não basta assegurar um acesso universal à educação, mas esta deve ser de qualidade. É necessária uma educação libertadora que parta da experiência dos alunos e alunas. Assim, poderão ser construídos conhecimentos que produzirão pessoas com consciência crítica, capazes de observar e analisar a realidade para depois atuar sobre ela de forma transformadora.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

AMAPÁ E RORAIMA SÃO ELEVADOS À CATEGORIA DE ESTADO; TOCANTINS É CRIADO

AMAPÁ E RORAIMA SÃO ELEVADOS À CATEGORIA DE ESTADO; TOCANTINS É CRIADO
05 de outubro de 1988

No dia 5 de outubro, dia da promulgação da Constituição de 1988, também é celebrada a criação de três estados brasileiros: Amapá, Roraima e Tocantins. Os dois primeiros já eram territórios, criados em 1943 e em 1962, respectivamente, que foram elevados à categoria de Estado com a Constituição. Já Tocantins foi criado a partir da divisão do estado de Goiás. A emancipação representou o crescimento dessas regiões e também permitiu sua participação nas decisões políticas, o que ajudou a dar maior equilíbrio federativo ao país.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

TERMINA A GUERRA DE CANUDOS

TERMINA A GUERRA DE CANUDOS
05 de outubro de 1897

No dia 5 de outubro de 1897 terminava a Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular liderado por Antônio Conselheiro. O conflito teve início em 1896 na então comunidade de Canudos, no interior da Bahia.

Após a derrota de três expedições militares contra Canudos, a destruição total do arraial tornou-se prioridade para o governo brasileiro. O resultado da ofensiva foi a legitimidade do massacre de até 20 mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII. Com a chegada de Antônio Conselheiro, em 1893, o local cresceu rapidamente e, em poucos anos, contava com 25 mil habitantes. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com a nova cidade independente e com a constante migração de pessoas para o local. Desta maneira, construiu-se uma imagem ruim de Antônio Conselheiro e uma guerra contra os habitantes do arraial de Canudos acabou ganhando o apoio da opinião pública.

A escravidão havia acabado fazia pouco tempo no país e, pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos vagavam, excluídos do acesso à terra e com reduzidas oportunidades de

trabalho. Assim, como os caboclos sertanejos, essas pessoas acreditaram no discurso do peregrino Antônio Conselheiro, que surgia como alguém que poderia tirá-las da pobreza ou garantir-lhes a salvação eterna na outra vida.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

 

http://redes.moderna.com.br/2011/10/05/fim-da-guerra-de-canudos/ ACESSO EM 06|10|2012.

É DESCOBERTA A CIDADE DE RANCAGUA

É DESCOBERTA A CIDADE DE RANCAGUA
05 de outubro de 1743

Rancagua é uma cidade chilena, conhecida pela importante batalha pela independência do Chile que se desenvolveu neste local em 1814, denominada o Desastre de Rancagua. Sua principal atividade econômica se encontra no setor terciário ainda que também tenha um importante desenvolvimento agroindustrial. Está localizada a 87 km ao sul de Santiago (capital chilena). As etnias picunches e promaucaes[] foram os primeiros habitantes conhecidos do Vale de Rancagua.[] O reduto de Rancagua foi conservado pelos ascendentes do Cacique Tomás Guaglén,[] o último dos Picunches, que exerceu seu domínio até que, por vontade própria, cedeu seus territórios para a fundação da futura cidade de Rancagua, realizada no dia 5 de outubro de 1743 com o nome de "Vila Santa Cruz de Triana" e que esteve a cargo do Presidente da Audiência e Governador do Reino do Chile, José Antonio Manso de Velasco, sendo aprovado pela Real Cédula de 29 de julho de 1749.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

NASCE O FILÓSOFO FRANCÊS DENIS DIDEROT

NASCE O FILÓSOFO FRANCÊS DENIS DIDEROT
05 de outubro de 1713

No dia 5 de outubro de 1713, nascia o filósofo francês Denis Diderot na cidade de Langres. Educado por jesuítas, ele se formou na Universidade de Paris. De 1745 a 1772, trabalhou como editor-chefe dos 35 volumes da “Enciclopédia”, principal obra do Iluminismo. Também foi autor de algumas obras influentes como a Carta sobre surdos e mudos (1751), com estudos sobre as funções da linguagem, e Reflexões sobre a Interpretação da Natureza (1754), aclamado como método de investigação filosófica do século 18. Primeiro grande crítico de arte, ele foi admirado postumamente por seu Ensaio sobre a Pintura (1765). Entre seus romances estão A Religiosa (1760) e O Sobrinho de Rameau (1774); ele também escreveu peças e trabalhos teóricos sobre drama. Diderot morreu no dia 31 de julho, em Paris.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.



http://71pio2011.blogspot.com.br/2012/05/lucas-denis-diderot.html ACESSO EM 06|10|2012.

MORRE O NÁUFRAGO PORTUGUÊS CARAMURU, PERSONAGEM IMPORTANTE NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL

MORRE O NÁUFRAGO PORTUGUÊS CARAMURU, PERSONAGEM IMPORTANTE NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL
05 de outubro de 1557

Náufrago português, Diogo Álvares Correia, chegou ao Brasil em 1510 depois que o navio em que estava afundou na região do Rio Vermelho, na Baía de Todos os Santos. Todos os seus companheiros de viagem morreram e ele foi encontrado pelos índios Tupinambás, que lhe deram o apelido de Caramuru, o nome de um peixe. Por conta de sua proximidade com os índios, Caramuru fez o contato entre os nativos e os colonizadores. Casou-se com a índia Paraguaçu, que depois foi levada para a Europa e batizada na França com o nome Catarina Álvares Paraguaçu. A sua vida inspirou o Frei José de Santa Rita Durão a escrever o poema épico Caramuru (1781). Em 2001, sua história foi transformada no filme “Caramuru - A invenção do Brasil”, de Guel Arraes. Na obra, Caramuru vive um triangulo amoroso com Paraguaçu e sua irmã Moema.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

MORRE HENRIQUE III

MORRE HENRIQUE III
05 de outubro de 1056

Henrique III nasceu no dia 29 de outubro de 1017 e faleceu no dia 5 de outubro de 1056. Tornou-se rei germânico pela morte de seu pai o imperador Conrado II em 4 de junho de 1039. Foi coroado imperador pelo papa Clemente II em 1046. Contraiu matrimônio com uma filha de Canuto II da Dinamarca, em 1036. Dois anos depois sua esposa, Guninda, faleceu. Enrique III voltou a se casar em 1043 com Agnes de Poitiers, filha do duque Guilhermo V da Aquitania. Tiveram vários filhos, entre os quais se encontra o imperador Henrique IV e Judith de Suabia. Enfrentou a Hungria, que passou a ser seu feudo para ampliar a fronteira de seu território, chegando a alcançar o rio Leitha. Combateu os ducados para conservar o poder do Império Romano Germânico. Apoiou a reforma no seio da Igreja. Morreu em 1056, sucedendo-o seu filho Henrique IV que manteve sua política religiosa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.

COMEMORAÇÃO DO DIA DO BOIA-FRIA

COMEMORAÇÃO DO DIA DO BOIA-FRIA
05 de outubro de

O Brasil homenageia com uma data comemorativa o trabalhador rural conhecido como boia-fria neste dia 5 de outubro. Este tipo de trabalho geralmente executado por pessoas que vivem ou já viveram no campo, possuem baixa escolaridade e não têm qualificação profissional. Sem vínculo empregatício, o emprego é sazonal, geralmente ocorrendo em épocas de colheitas, com baixo salário e ambiente ruim para o trabalho. O nome boia-fria é por conta da maneira como esses trabalhadores fazem as refeições (apelidadas de boia). Como eles saem de casa de madrugada com a “boia”, na hora em que vão se alimentar não têm onde esquentar a comida e são obrigados a ingerir o alimento frio. Neste tipo de trabalho, cada pessoa ganha proporcionalmente ao quanto consegue colher, com jornadas de 10 a 12 horas por dia.

Nas entressafras, os trabalhadores buscam serviço em outras regiões, sendo que o fluxo migratório é mais concentrado na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste nas colheitas de cana-de-açúcar, algodão, café e laranja.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|10|2012.


 

http://www.csj.g12.br/webquest/acucar-amargo/acucar-amargo.htm ACESSO EM 06|10|2012.