quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

A ONU DECRETA O DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO

A ONU DECRETA O DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO
29 de novembro de 1948

Um dos conflitos que marcaram a história do Oriente Médio foi à luta entre israelenses e palestinos desde a criação do estado de Israel em 1948, quando a ONU acordou que Palestina se dividiria em dois Estados: um judeu e outro árabe. Esta decisão não foi aceita pelos árabes e desde essa época começaram os conflitos. Além das raízes políticas, este conflito tem motivos religiosos, entre eles o fato de Jerusalém ter sido a cidade santa para os cristãos, judeus e muçulmanos e cada um destes considera que esta cidade deve ser sua. No dia 29 de novembro de 1949 a Organização para as Nações Unidas (ONU) decretou o Dia Mundial da Solidariedade com o Povo Palestino porque nesse mesmo dia do ano de 1947, a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução 181, posteriormente conhecida como a resolução sobre a divisão. Nela se dispôs a criação de um Estado judeu e um Estado árabe, na Palestina, com Jerusalém como corpus separatum regido por um regime internacional especial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|11|2012.

NASCE WINSTON CHURCHILL

NASCE WINSTON CHURCHILL
29 de novembro de 1874

Winston Churchill nasceu no dia 29 de novembro de 1874 no Blenheim Palace de St Andrew´s, Inglaterra. Foi um estadista, historiador, escritor e orador britânico. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953. Foi concedido por suas obras históricas, seus artigos jornalísticos e por seus brilhantes discursos, que o elevam a um dos principais oradores do século XX. O exemplo de Churchill e de sua magnífica oratória permitiram a ele manter a coesão espiritual do povo britânico nas horas de prova que implicaram nos bombardeios sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido. Durante anos, Churchill foi como a voz da consciência de seu país, uma voz que sacudia os espíritos e lhes insuflava grandes doses de energia e valor. Seu gênio multifacetado, além de levá-lo a conquistar a imortalidade no mundo da política, o fez destacar-se como historiador, biógrafo, orador, correspondente de guerra e bebedor de conhaque, e em um plano mais modesto como pintor, pedreiro, novelista, aviador, jogador de polo, soldado e proprietário de cavalos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|11|2012.

NASCE CHRISTIAN DOPPLER, DESCOBRIDOR DO EFEITO DOPPLER

NASCE CHRISTIAN DOPPLER, DESCOBRIDOR DO EFEITO DOPPLER
29 de novembro de 1803

No dia 29 de novembro de 1803 nascia em Salzburgo, na Áustria, Christian Doppler, conhecido por descobrir o Efeito Doppler. Ele começou seus estudos em uma escola cristã quando jovem e mais tarde se dedicou à astronomia e à matemática em Salzburgo. Aos 38 anos, começou a trabalhar no Instituto Politécnico de Praga na Tchecoslováquia. Apenas um ano depois, se tornou famoso por descobrir que a frequência observada de ondas de luz e som é afetada pelo movimento relativo da fonte e do detector (em outras palavras, as suas posições em relação um ao outro) e isso ficou conhecido como o Efeito Doppler.

Em 1842, Doppler publicou esta observação em seu ensaio mais conhecido, “Na luz colorida das estrelas binárias e algumas outras estrelas do céu”. Enquanto trabalhava como professor em Praga, Doppler publicou mais de 50 ensaios sobre matemática e ciências. Mais tarde, trabalhou como professor de matemática, física e mecânica na Academia de Minas e Florestas na Eslováquia, e depois como chefe do Instituto de Física Experimental da Universidade de Viena. Em 17 de março de 1853, com apenas 49 anos, Christian Doppler morreu de uma doença respiratória em Veneza.

O Efeito Doppler consiste em uma mudança percebida na frequência de todos os tipos de ondas, inclusive ondas de luz e de som - isso pode ser percebido pela movimentação de um carro com sirene, como ambulância, bombeiros ou polícia: quando o veículo está se aproximando, a frequência de sons é maior que a frequência real emitida; quando o veículo está passando, a frequência de sons é a mesma que a frequência real emitida; e quando o veículo está se afastando, a frequência de sons é mais baixa do que a frequência real emitida.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|11|2012.



 http://hid0141.blogspot.com.br/2012/09/christian-johann-doppler-1803-1853.html ACESSO EM 29|11|2012.