quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Luiz Gonzaga

http://luceliamuniz.blogspot.com.br/2012/02/o-rei-do-baiao-luiz-gonzaga-sera.html acesso em 02\08\2012

MORRE O REI DO BAIÃO, LUIZ GONZAGA

MORRE O REI DO BAIÃO, LUIZ GONZAGA
02 de agosto de 1989

No dia 2 de agosto de 1989 morria, em Recife (PE), o rei do baião, o compositor Luiz Gonzaga. Apreciado por grandes nomes da música brasileira como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, ele ficou conhecido por composições como “Baião” (1946), “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Giló” (1949) e “Baião de Dois” (1950). Grande instrumentista, popularizou ritmos como baião, o xote e o xaxado.

Nascido na cidade de Exu (PE) no dia 13 de dezembro de 1912, ele aprendeu a tocar acordeão com o seu pai, Januário. Quando era adolescente se apresentava em bailes, forrós e feiras. Antes de completar 18 anos, se apaixonou pela filha de um coronel e foi repelido pelo pai da moça. Luiz Gonzaga ameaçou o coronel de morte e, por isso, levou uma surra do pai. Indignado, fugiu de casa e foi para o Exército, em Crato, no Ceará. Viajou por vários estados brasileiros durante este tempo e resolveu deixar o serviço militar em 1939, no Rio de Janeiro, para se dedicar à música.

Passou a se apresentar na zona do meretrício e também em show de calouros. As coisas começaram a mudar em 1941, no programa de Ary Barroso, quando foi aplaudido pela sua música “Vira e Mexe”. O sucesso valeu um contrato com uma gravadora. Em seguida, foi contratado pela Rádio Nacional. A partir daí resolveu usar a roupa de vaqueiro, que o tornou conhecido como artista. Em abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor: “Dança Mariquinha” em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Retornou para sua cidade natal apenas em 1946. Do reencontro com seu pai, escreveu a música “Respeita Januário”, em parceria com Humberto Teixeira. Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti. Com ela, teve uma filha chamada Rosinha. Ele também é pai de criação de Gonzaguinha, filho da cantora de coro Odaléia Guedes, com quem se relacionou antes do casamento com Helena. Como legado, Luiz Gonzaga deixou mais de 40 discos gravados e inúmeros sucessos da música popular brasileira. O compositor morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 02\08\2012.

Floresta Ensolarada , 1955

Jovem de Cabelos Compridos , 1942

Canto de Ateliê , 1938

Segall, Lasar

Segall, Lasar (1891 - 1957)

Biografia
Lasar Segall (Vilna Lituânia 1891 - São Paulo SP 1957). Pintor, gravador, escultor, desenhista. De origem judaica, inicia estudos de arte, em 1905, na Academia de Desenho do mestre Antokolski, em Vilna, na Lituânia. Muda-se para a Alemanha em 1906 e estuda na Escola de Artes Aplicadas e na Academia Imperial de Belas Artes, em Berlim. Viaja para a cidade de Dresden, onde freqüenta a Academia de Belas Artes. Amplia seu contato com a pintura impressionista e realiza, em 1910, a primeira mostra individual na Galeria Gurlitt. No final de 1912, vem para o Brasil e no ano seguinte expõe em São Paulo e Campinas. No mesmo ano retorna à Europa. Inicialmente, realiza uma pintura de derivação impressionista, com influência de Jozef Israël e de Paul Cézanne (1839-1906). A partir de 1914, passa a interessar-se pelo expressionismo, desenvolvendo-se plenamente nessa estética em 1917. Em 1919, em Dresden, funda com Otto Dix (1891-1969), Conrad Felixmüller (1897-1977), Otto Lange (1879-1944) e outros, o Dresdner Sezession Gruppe 1919, grupo que agrega artistas expressionistas da cidade. Em 1921, publica o álbum de litografias Bübüe e, em 1922, o Erinnerung an Wilna - 1917 com águas-fortes. Volta ao Brasil, onde fixa residência em São Paulo, no ano de 1923. Na capital paulista, Lasar Segall é destaque no cenário da arte moderna, considerado um representante das vanguardas européias. No ano seguinte, executa decoração para o Baile Futurista do Automóvel Clube e para o Pavilhão Modernista de Olívia Guedes Penteado (1872-1934). É um dos fundadores da Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam, em 1932, da qual se torna diretor até 1935. Dez anos após sua morte, em 1967, a casa onde morava, na Vila Mariana, em São Paulo, é transformada no Museu Lasar Segall.

Comentário Crítico
Lasar Segall viaja para a Alemanha em 1906, onde freqüenta a Academia de Belas Artes de Berlim, na qual predominam tendências ligadas aos movimentos impressionista e pós-impressionista. No quadro Sem Pai, 1909 as pinceladas livres lembram o impressionismo, porém a obra tem uma atmosfera sombria, reforçada pelos tons escuros da paleta e destaca-se pela caracterização social e psicológica dos personagens. Em 1910, Segall estuda na Academia de Belas Artes de Dresden. Passa a adotar tons mais claros, embora permaneça a tendência ao monocromatismo, característica de toda a sua produção, como, por exemplo, em Leitura, 1914. Revela admiração pela obra de Paul Cézanne, principalmente pelo aspecto construtivo da pincelada, como podemos observar em Violinista, 1912.

Seu primeiro contato com o Brasil ocorre em 1913, quando expõe em São Paulo e em Campinas, retornando a Dresden no mesmo ano. Para a historiadora Claudia Valladão de Mattos, a partir de 1914, o artista revela interesse pelo expressionismo, busca uma nova linguagem pictórica e uma caracterização psicológica mais aguda para suas figuras. A pintura de Segall, sob o impacto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), reflete a preocupação com as injustiças sociais e o sofrimento humano. Seus quadros são estruturados por meio de planos construídos em diagonais e apresentam uma tendência à geometrização, com o predomínio de formas triangulares. Segall utiliza cores escuras e contrastantes, como no quadro Aldeia Russa, 1912.

Em 1918, viaja para Vilna, sua cidade natal, fato que marca sua obra, por reforçar a identificação com algumas questões judaicas que se tornam importantes para sua experiência artística. Retorna a Dresden no mesmo ano. Substitui as cores mais vivas de seu primeiro momento expressionista por tons mais sóbrios, obtidos por meio de camadas sucessivas de tinta, em quadros como Kaddisch - Reza para os Mortos, 1918 e Eternos Caminhantes, 1919. Seus quadros nascem num ambiente artístico marcado pelo cubismo e pela segunda fase do expressionismo alemão, mais aderente a uma aproximação realista da figura, que inclui artistas como George Grosz (1893-1959) e Otto Dix. Entretanto, em comparação às cores vivas utilizadas por esses artistas, as obras de Segall têm caráter melancólico ou lírico e são trabalhadas em tonalidades sóbrias, com predomínio de ocres, cinza, negros e violetas. A gama cromática alude à tristeza em trabalhos como Pobreza, 1921, no qual a construção em formas angulosas triangulares, utilizada anteriormente, cede lugar a linhas mais arredondadas e a figuras que apresentam uma deformação expressiva, com cabeça e olhos enormes.

Em 1923, Lasar Segall muda-se para o Brasil, onde tem contato com os jovens modernistas. Nos primeiros trabalhos realizados no país, revela um deslumbramento pela luz e pelas cores tropicais. Sensibiliza-se não apenas com a paisagem mas também com o ambiente artístico brasileiro: sua produção mantém diálogo com obras de Tarsila do Amaral (1886-1973) , e de outros artistas locais. Nos quadros realizados logo após a chegada ao Brasil, a paleta de Segall se transforma. Os temas (mães negras, paisagens, favelas) são pintados em espaços abertos, com cores claras e luminosas. Realiza várias obras nas quais acentua o drama dos marginalizados pela sociedade. São desse período os quadros: Menino com Lagartixas, 1924 e Colina Vermelha, 1926.

Reside em Paris entre 1928 e 1932. Nessa época, produz obras com motivos brasileiros e também utiliza temas recorrentes, como o da emigração. O colorido vibrante de suas telas dá lugar a uma luz mais pálida e mais suave. Os quadros Família do Pintor e Maternidade (ambos de 1931) apresentam uma superfície mais espessa, que tem um paralelo com as esculturas que o artista começa a fazer. Segall passa a estruturar as composições por meio da mancha cromática e a linha não é mais tão predominante em suas obras. A experiência com a escultura contagia os tons e a superfície da pintura, as figuras adquirem volumes e aspectos mais escultóricos. As cores tornam-se terrosas, marrons, cinza, ocres, como nos quadros Mãe Negra, 1930 e Casa na Floresta , 1931.

A partir de 1935, pinta paisagens de Campos de Jordão, de cromatismo muito refinado. Sua obra adquire aspecto de matéria densa, com uma cor muito peculiar. Os temas ligados a dramas humanos permanecem em quadros de grandes dimensões: Navio de Emigrantes 1939/1940 e Guerra, 1942, entre outros. Na década de 1950, a arte de Segall revela mais liberdade plástica, aproximando-se da abstração, por exemplo, em Floresta Crepuscular, 1956. Nessa obra a natureza é a inspiração para os suportes verticais, nos quais se estabelece um sutil estudo de luz e cor.

Ao longo da carreira, dedica-se a várias técnicas de gravura. Em seus primeiros trabalhos, explora o uso das sombras, acentuando o claro-escuro. Para Claudia Valladão ocorre certo descompasso entre a produção gráfica de Segall e sua pintura no período entre 1914 e 1916. O artista, nas gravuras, se afasta da estética impressionista, em trabalhos como Cabeças, 1914, o que não ocorre em sua pintura, que passa por uma fase de transição. Em 1918, o artista produz cinco litografias inspiradas no conto Die Sanfte [Uma Doce Criatura], de Dostoievski (1821-1881). Elas representam ponto alto em sua produção, pela extrema concentração e simplificação das figuras, concebidas em formas geométricas, pelo traço econômico e pelo jogo que o artista estabelece entre formas e vazios. Na série Mangue, 1926/1929, realizada no Brasil, aborda o tema da prostituição; predomina um clima de tensão, estabelecido pela presença de elementos como persianas e cortinados ou por ambientes opressivos onde se situam os personagens. A série Emigrantes, 1927/1928 possui uma atmosfera mais amena, surgem espaços abertos com a representação do céu e do mar.

Os desenhos são importantes na produção de Segall e, como na gravura, apresentam temas recorrentes como o universo de desfavorecidos e marginalizados pela sociedade. O artista confere a suas figuras deformações expressivas e situa os personagens em espaços que os oprimem, o que gera um clima de tristeza e abandono.

O humanismo, revelado pela preocupação com a violência, a miséria e as injustiças sociais, e certo caráter lírico estão presentes em toda a sua carreira. Segall aborda temas universais, expressando-os com emoção, por meio da cor em sua pintura ou pelo jogo entre linha e vazio em suas produções gráficas.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2419 ACESSO EM 02\08\2012.

MORRE O PINTOR LASAR SEGALL

MORRE O PINTOR LASAR SEGALL
02 de agosto de 1957

No dia 2 de agosto de 1957 morria, em São Paulo, Lasar Segall, pintor, escultor e gravurista com influências dos movimentos impressionista, expressionista e modernista. Seus temas mais significativos foram a guerra, a perseguição e a prostituição. Nascido no dia 21 de julho de 1891, em Vilnius, na Lituânia, ele decidiu se mudar definitivamente para o Brasil em 1923, quando já era um artista conhecido.

Sua produção na década de 1930 incluiu uma série de paisagens de Campos do Jordão e retratos da pintora Lucy Citti Ferreira. Em 1951, expôs no Museu de Arte de São Paulo. Em 1957, o Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Neste mesmo ano, Segall morreu, aos 66 anos, vítima de problemas cardíacos, em sua casa, na capital paulista.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 02\08\2012.

Adolf Hitler

ADOLF HITLER SE TORNA O FÜHRER DA ALEMANHA

ADOLF HITLER SE TORNA O FÜHRER DA ALEMANHA
02 de agosto de 1934

No dia 2 de agosto de 1934, Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha, fundindo as funções de presidente e de chanceler, passando a se autointitular de Líder (Führer), em medida aprovada pelo parlamento. Alguns dias depois, em 19 de agosto de 1934, ele foi confirmado nesta função por 89,9% do eleitorado em um plebiscito. Apesar disso, Hitler sofreu oposição interna e também teve que se defender de atentados praticados por um movimento de oposição que ficou conhecido como resistência alemã.

Contudo, com o passar do tempo, Hitler soube usar seu poder político e também os meios de comunicação para conquistar o apoio da população. Ele era considerado o salvador da pátria em uma época de depressão econômica e também após o tratado de Versalhes, que puniu a Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 02\08\2012.

RUDOLF VIRCHOW É O PRIMEIRO MÉDICO A EXPERIMENTAR A PATOLOGIA CELULAR

RUDOLF VIRCHOW É O PRIMEIRO MÉDICO A EXPERIMENTAR A PATOLOGIA CELULAR
02 de agosto de 1845

Rudolf Virchow foi um patologista, arqueologista e antropologista alemão, fundador da patologia celular. Nasceu em Schivelbein, Pomerânia (Polônia) e estudou na Universidade de Berlim. Em 1843 tornou-se chefe de dissecção de cadáveres, no Hospital Charité de Berlim. Em 2 de agosto de 1845 Virchow foi o primeiro a demonstrar que a teoria celular se aplica tanto aos tecidos doentes quanto aos saudáveis. Ou seja, que as células doentes derivam das células sadias de tecidos normais. Rejeitou a teoria de Louis Pasteur sobre os germes como causadores de doenças. É conhecido especialmente por seu livro Cellular Pathology as Based on Histology (Patologia celular segundo as bases da Histologia 1850). Também realizou extensas pesquisas nos campos da arqueologia e antropologia e foi autor de inúmeros escritos, entre eles Crania Ethnica Americana (1892). Outras obras incluem comentários sobre questões políticas e sociais. Virchow foi um personagem influente na política alemã e desde 1880 até 1893 foi deputado liberal na Alemanha. Também desempenhou um importante papel na criação do Instituto e Museu de Patologia de Berlim.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 02\08\2012.

TRAVA-SE A BATALHA DE QUERONÉIA

TRAVA-SE A BATALHA DE QUERONÉIA
02 de agosto de -338

Queronéia é uma antiga cidade da Grécia. Este lugar ficou famoso na história por ter sido o cenário de uma das batalhas mais famosas da época, a qual foi travada neste território. A Batalha de Queronéia foi sustentada pelo rei da Macedônia Filipo II, contra os exércitos unidos das cidades de Tebas e Atenas, em 2 de agosto do ano 338 a. C. Depois deste acontecimento, as polis gregas se aliaram à Macedônia como estados tributários, ainda que conservando sua independência. Tudo começou com a expedição que Filipo da Macedônia liderou por terras gregas, com a intenção de instituir-se como dono e soberano de todas elas, motivo pelo qual procurava submeter os gregos a seu mando, mas sem destruí-los. Os diferentes povos e polis gregas já vinham lutando há anos entre eles pela hegemonia suprema da Grécia. Os esforços para derrotar o rei não deram frutos, pois os confrontos terminaram com a decisiva vitória macedônica e o domínio de Filipo sobre os outros povos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 02\08\2012.

TRAVA-SE A BATALHA DE CANNAS

TRAVA-SE A BATALHA DE CANNAS
02 de agosto de -0216

A Batalha de Cannas foi travada em 2 de agosto de 216 a. C., entre o exército cartaginês (gentilício dos procedentes do território africano de Cartago), comandado pelo general africano Aníbal Barca, e as tropas romanas, dirigidas pelos cônsules romanos Cayo Terencio Varrón e Lucio Emilio Paulo. Desenrolada na cidade de Cannas, em Apulia, ao sudeste da Itália, a batalha terminou com a vitória do exército cartaginês, apesar da pronunciada inferioridade numérica deste. Após a mesma, Capua e várias outras cidades estado italianas abandonaram o partido da República romana. Esta batalha é tida como um dos maiores eventos de tática militar na história, e a maior derrota da história de Roma. A Batalha de Cannas tem grande importância na história militar tanto pelas táticas de guerra, nunca antes implementadas por Aníbal, como por sua importância na história militar da antiga Roma. O confronto terminou com a derrota da República de Roma e a vitória do grupo cartaginês.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 02\08\2012.