sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Joana D'arc

Joana D'arc

Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

http://santosesantasdedeus.blogspot.com.br/2012/05/30-de-maio-dia-de-santa-joana-darc.html ACESSO EM 31\08\2012.


Biografia

A história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.

Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.

Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.

http://www.suapesquisa.com/biografias/joana_darc.htm ACESSO EM 31\08\2012.

Jânio Quadros

Jânio Quadros

Jânio da Silva Quadros sucedeu ao Presidente Juscelino Kubitschek. Foi eleito em outubro de 1960 com uma expressiva vitória. Mas seu governo durou poucos meses, provocando uma crise política, que culminaria mais tarde no Golpe Militar.

http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1961/janio-quadros ACESSO EM 31\08\2012.
Nesta eleição, em 1960, os principais nomes para a disputa foram: Marechal Teixeira Lott pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), tendo como vice João Goulart; Ademar de Barros, político forte em São Paulo e um candidato populista inovador, Jânio Quadros.

Jânio obteve o apoio da UDN (União Democrática Nacional) e alcançou êxito com um discurso de moralização. Ao final do governo de JK, o país enfrentava sérios problemas advindos da chamada política desenvolvimentista. A inflação atingia 25% ao ano e a dívida externa era exorbitante.

Com o slogan “varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira”, Jânio empolgou a população, prometendo acabar com a corrupção, equilibrar as finanças públicas e diminuir a inflação. Para ganhar ainda mais simpatia dos eleitores, o candidato costumava andar com roupas amassadas e carregar sanduíche de mortadela nos bolsos.

Jânio Quadros venceu com mais de 6 milhões de votos. Entretanto, o vice-presidente eleito foi João Goulart. A Constituição de 1946 previa a votação para Presidente e vice, separadamente. Vale lembrar, que os dois candidatos representavam partidos e idéias diferentes.

Jânio foi o primeiro Presidente da República a tomar posse na nova capital do       país, Brasília, e de lá governaria o país. Era a primeira vez, também, que um candidato apoiado pela UDN alcançava o cargo.

Seu governo foi muito contraditório. A começar pelos seus apoios políticos, que representavam a elite do país, ou seja, aquela classe social que sempre foi alvo das críticas de Jânio. Na política internacional, dizia combater o comunismo, mas chegou a condecorar um dos líderes da Revolução Socialista Cubana, Ernesto “Che” Guevara, com a Medalha Cruzeiro do Sul, em agosto de 1961.

Na área econômica, Jânio foi conservador, adotando à risca as medidas do FMI (Fundo Monetário Internacional). Congelou salários, restringiu créditos e desvalorizou a moeda nacional, o Cruzeiro, em 100%. Porém, nenhuma destas medidas foi suficiente para acabar com a inflação alta.

O que ocorreu foi um descontentamento da população, iludida com os discursos inflamados do candidato e, posteriormente, decepcionada com o novo Presidente, que chegou a proibir o uso de biquínis nas praias. Os apoios políticos a Jânio também se desfizeram, inclusive da UDN e de seu maior representante, o jornalista Carlos Lacerda.

No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda foi à televisão denunciar um possível golpe que estaria sendo articulado pelo Presidente Jânio Quadros. No outro dia, o Brasil se surpreendeu com o pedido de renúncia de Jânio. Ele afirmava em carta ao Congresso que “forças terríveis” o haviam levado a tomar aquele gesto.

Porém, acredita-se que Jânio imaginou um “espetáculo de renúncia”, o qual mobilizaria a população em seu favor e ele voltaria ao poder muito mais fortalecido. Mas isto não aconteceu. O Congresso de pronto aceitou sua saída do cargo. Assumiu interinamente a direção do país o Presidente da Câmara, Ranieri Mazilli, até a volta do vice João Goulart, que fazia uma visita oficial à China.

Depois deste episódio, Jânio foi para o exterior. Em 1962, ainda candidatou-se para o governo de São Paulo, mas foi derrotado. Só conseguiu voltar à vida pública em 1985, quando foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. Faleceu em 1992, aos 75 anos.

http://www.infoescola.com/historia/governo-de-janio-quadros/ ACESSO EM 31\08\2012.

João Goulart

João Goulart

O anúncio das Reformas de Base inflamou as tensões políticas que tomaram conta do Governo João Goulart.

Após a renúncia de Jânio Quadros, os militares tentaram vetar a chegada do vice-presidente João Goulart ao posto presidencial. Tendo sérias desconfianças sobre a trajetória política de Jango, alguns membros das Forças Armadas alegavam que a passagem do cargo colocava em risco a segurança nacional. De fato, vários grupos políticos conservadores associavam o então vice-presidente à ameaçadora hipótese de instalação do comunismo no Brasil.

Com isso, diversas autoridades militares ofereceram uma carta ao Congresso Nacional reivindicando a extensão do mandato de Ranieiri Mazzilli, presidente da Câmara que assumiu o poder enquanto Jango estava em viagem à China. Inicialmente, esses militares se manifestavam a favor da realização de novas eleições para que a possibilidade de ascensão de Jango fosse completamente vetada. No entanto, outros políticos e militares, como o Marechal Lott, eram a favor do cumprimento das regras políticas.

Foi nesse contexto que várias figuras políticas da época organizaram a chamada “Campanha da Legalidade”, em que utilizavam os meios de comunicação para obter apoio à posse de João Goulart. Entre outros políticos destacamos Leonel Brizola, cunhado do vice-presidente, que participou efetivamente do movimento. Paralelamente, sabendo das pressões que o cercavam, Jango estendeu sua viagem realizando uma visita estratégica aos EUA, como sinal de sua proximidade ao bloco capitalista.

Com a possibilidade do golpe militar enfraquecida por essas duas ações, o Congresso Nacional aprovou arbitrariamente a mudança do regime político nacional para o parlamentarismo. Dessa maneira, os conservadores buscavam limitar significativamente as ações do Poder Executivo e, consequentemente, diminuir os poderes dados para Jango. Foi dessa forma que, em 7 de setembro de 1961, João Goulart assumiu a vaga deixada por Jânio Quadros.

A instalação do parlamentarismo fez com que João Goulart não tivesse meios para aprovar suas propostas políticas. Mesmo assim, elaborou um plano de governo voltado para três pontos fundamentais: o desenvolvimento econômico, o combate à inflação e a diminuição do déficit público. No entanto, o regime parlamentarista impedia que as questões nacionais fossem resolvidas por meio de uma consistente coalizão política.

O insucesso do parlamentarismo acabou forçando a antecipação do plebiscito que decidiria qual sistema político seria adotado no país. Em 1963, a população brasileira apoiou o retorno do sistema presidencialista, o que acabou dando maiores poderes para João Goulart. Com a volta do antigo sistema, João Goulart defendeu a realização de reformas que poderiam promover a distribuição de renda por meio das chamadas Reformas de Base.

Em março de 1964, o presidente organizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), no qual defendeu a urgência dessas reformas políticas. Nesse evento, foi presenciada a manifestação de representações e movimentos populares que apoiavam incondicionalmente a proposta presidencial. Entre outras entidades aliadas de Jango, estavam a União Nacional dos Estudantes (UNE), as Ligas Camponesas (defensoras da Reforma Agrária) e o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).

O conjunto de ações oferecidas por João Goulart desprestigiava claramente os interesses dos grandes proprietários, o grande empresariado e as classes médias. Com isso, membros das Forças Armadas, com o apoio das elites nacionais e o apoio estratégico norte-americano, começaram a arquitetar o golpe contra João Goulart. Ao mesmo tempo, os grupos conservadores realizaram um grande protesto público com a realização da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.

A tensão política causada por manifestações de caráter tão antagônico foi seguida pela rebelião de militares que apoiavam o golpe imediato. Sob a liderança do general Olympio de Mourão filho, tropas de Juiz de Fora (MG) marcharam para o Rio de Janeiro com o claro objetivo de realizar a deposição de Jango. Logo em seguida, outras unidades militares e os principais governadores estaduais do Brasil endossaram o golpe militar.

Dessa maneira, o presidente voltou para o Rio Grande do Sul tentando mobilizar forças políticas que poderiam deter a ameaça golpista. Entretanto, a eficácia do plano engendrado pelos militares acabou aniquilando qualquer possibilidade de reação por parte de João Goulart. No dia 4 de abril de 1964, o Senado Federal anunciou a vacância do posto presidencial e a posse provisória de Rainieri Mazzilli como presidente da República. Foram dados os primeiros passos para a ditadura militar no Brasil.


http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm ACESSO EM 31\08\2012.

Fernando Collor

Fernando Collor

Fernando Collor de Mello nasceu em 1949, no Rio de Janeiro. Proveniente de uma tradicional família de políticos, Collor passou a adolescência em Brasília e se graduou em economia pela Universidade de Brasília. No ano de 1973, ele foi para Alagoas e assumiu o jornal Gazeta de Alagoas, pertencente à sua família.

Presidente Collor no dia da posse.Em 1979, foi nomeado prefeito de Alagoas pelo Governo Militar. Passados três anos, Collor foi eleito deputado federal pelo PDS (Partido Democrático Social). No ano de 1986, concorreu e venceu as eleições para governador de Alagoas. Em seu mandato ganhou notoriedade por combater os “marajás”, funcionários públicos acusados de receberem salários astronômicos.

Nas eleições presidenciais de 1989, Fernando Collor se filiou ao desconhecido Partido da Renovação Social (PRN) e criou uma chapa para concorrer ao cargo de presidente. Contrariando os prognósticos daquela disputa eleitoral, Fernando Collor venceu as eleições e se sagrou como o primeiro Presidente da República eleito pelo voto direto após o fim da ditadura militar.

http://www.brasilescola.com/historiab/fernando-collor.htm ACESSO EM 31\08\2012

Morre a princesa Diana

Morre a princesa Diana

31 de agosto de 1997
No dia 31 de agosto de 1997 morria, em um acidente de carro em Paris, Diana Frances Spencer, mais conhecida como Diana, a princesa de Gales. Diana estava com o seu namorado, o magnata egípcio Dodi al Fayed, que também morreu no local. A morte da ex-princesa comoveu milhões de pessoas no Reino Unido e ao redor do mundo. Por conta do seu carisma, ela recebeu diversas homenagens e entrou para a história não apenas por ter sido princesa de Gales, mas também por conta de suas ações sociais ao redor do planeta.

Morre a princesa DianaNascida no dia 1 de julho de 1961, em Sandringham, na Inglaterra, e de origem aristocrata, ela completou os seus estudos na Suíça e trabalhou como professora em um jardim de infância. No final da década de 70, começou a se encontrar com o príncipe Charles, e o noivado dos dois foi anunciado no dia 24 de fevereiro de 1981. No dia 29 de julho do mesmo ano, eles se casaram na catedral de Saint Paul, em Londres. Daiana teve dois filhos com Charles, William (1982) e Harry (1984). A princesa viveu sob grande exposição na mídia e se tornou extremamente popular, principalmente por conta de seus trabalhos de filantropia pelo mundo.

Contudo, no final da década de 1980, tiveram início as especulações sobre uma possível crise conjugal. Finalmente, em dezembro de 1992, foi anunciada a separação do casal real. Em fevereiro de 1996, Diana aceitou o pedido de divórcio apresentado em dezembro pelo príncipe Charles. Eles se divorciaram oficialmente no dia 28 de agosto de 1996. Depois disso, Diana seguiu com suas obras assistenciais, perdeu as regalias reais e recebeu uma compensação financeira.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.

Nasce a jogadora de vôlei Virna

Nasce a jogadora de vôlei Virna

31 de agosto de 1971

No dia 31 de agosto de 1971 nascia, em Natal (RN), Virna Cristine Dantas Dias, ex-jogadora de vôlei e duas vezes medalhas de bronze em Jogos Olímpicos. Em 1999, recebeu quatro dos sete prêmios individuais distribuídos no Grand Prix, entre eles o de melhor jogadora e melhor atacante do torneio.

Virna foi convocada pela primeira vez para a seleção em 1991, pelo técnico Wadson Lima, mas não costumava participar dos torneios principais. Sua entrada permanente no principal time brasileiro aconteceu em 1993, quando foi chamada pelo técnico Bernardo Rezende.

Durante dois anos, Virna esteve presente nas principais conquistas do vôlei brasileiro, como o ouro no Grand Prix de 1994 e os vices no campeonato mundial, no mesmo ano, e na Copa do Mundo de 1995 ainda na condição de reserva. Sua grande oportunidade aconteceu em 1996, em Atlanta, quando Hilma Caldeira fraturou um dedo do pé ainda na fase preliminar. Virna assumiu o seu lugar e, na posição de atacante de ponta, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de bronze, melhor resultado do vôlei feminino até então, até 2008, quando o Brasil levou o ouro em Pequim.

A partir de então, Virna tornou-se titular absoluta da seleção e uma das suas mais importantes atletas. Ela ainda conquistou uma segunda medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney e mais três títulos do Grand Prix (1996, 1998 e 2004). Nos Jogos Olímpicos de Atenas, encerrou sua carreira pela seleção de vôlei. Virna ainda jogou uma temporada no campeonato italiano pela equipe Chieri, obtendo a sexta colocação. Depois, foi para o vôlei de praia. Além das conquistas pela seleção, Virna também venceu a Superliga 2000/2001, pelo Flamengo, e de 2008/2009 pelo Rexona-Ades.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.

Morre Georges Braque

Morre Georges Braque

31 de agosto de 1963
Georges Braque(1882-1963), pintor francês, que junto com Pablo Picasso contribuiu para a origem e desenvolvimento do cubismo, do qual é uma das figuras mais importantes. Picasso, com quem Braque começou a trabalhar em estreita colaboração a partir de 1909, utilizava um enfoque pictórico similar. Desde 1910 a 1912 ambos os artistas realizaram obras estruturadas em complexas formas geométricas e pintadas com cores neutras, que hoje são conhecidas como cubismo analítico. Um exemplo deste estilo pode ser encontrado em Violino e Jarro (1910, Kunstmuseum, Basiléia). Os dois artistas começaram a experimentar com a colagem, técnica de construção de uma imagem a partir de materiais tão cotidianos quanto folhas de jornais, etiquetas e pedaços de tecido. A fértil colaboração entre Braque e Picasso continuou até 1914, ano no qual Braque se alistou no exército francês. Foi ferido gravemente durante a Primeira Guerra Mundial e em 1917 retomou sua carreira artística solitariamente. Após a guerra, Braque desenvolveu um estilo mais pessoal que se caracteriza pelas cores brilhantes e pela textura das superfícies, e depois de sua mudança para a Normandia, pelo reaparecimento da figura humana. Nessa época pintou muitas naturezas mortas e cenas de praia. Continuou trabalhando e produziu um considerável número de pinturas, obras gráficas e esculturas, imbuídas de uma qualidade contemplativa, que gozam de um enorme reconhecimento. Morreu no dia 31 de agosto de 1963 em Paris.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.

Nasce Emilinha Borba, a Rainha do Rádio

Nasce Emilinha Borba, a Rainha do Rádio

31 de agosto de 1923
No dia 31 de agosto de 1923 nascia, no Rio de Janeiro, Emília Savana da Silva Borba, mais conhecida como Emilinha Borba, uma popular cantora, coroada como a Rainha do Rádio e representante da Era de Ouro do rádio brasileiro. Ao longo de sua carreira, gravou uma enorme quantidade de discos: 78 RPM (total de 117), Long Play (89), Compacto - simples e duplo – (71) e Compact Disc Laser (27).

Desde muito cedo ela já mostrava talento como cantora. Aos 14 anos ganhou seu primeiro prêmio, na Rádio Cruzeiro do Sul. Também levou a nota máxima no programa "Calouros de Ary Barroso" e depois começou a fazer parte dos coros das gravações da Columbia. Formou a dupla “As Moreninhas” com Bidú Reis e se apresentou em rádios durante um ano e meio.

Após desfazer a dupla, Emilinha passou a cantar sozinha e foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga, onde ficou conhecida como a "Garota Grau Dez". Em 1939, gravou o seu primeiro disco, em 78 RPM. No mesmo ano, foi levada por sua madrinha artística, Carmen Miranda, de quem sua mãe era camareira, para fazer um teste no Cassino da Urca. Como era menor, ela alterou sua idade para alguns anos a mais para poder trabalhar. Aprovada no teste, virou uma das principais atrações da casa. Depois, vieram os filmes em sua carreira. Sua estreia no cinema foi em 1939 com o filme Banana da Terra, que tinha também Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Oscarito e Virgínia Lane, a “Vedete do Brasil".

Permaneceu 27 anos na Rádio Nacional, de 1943 a 1970, onde viveu o auge de sua carreira. Em 1953, Emilinha foi coroada Rainha do Rádio, unicamente com o apoio popular. De 1968 a 1972, Emilinha teve um edema nas cordas vocais e, após três cirurgias e uma reeducação da voz, voltou a cantar. Em 2003, após 22 anos sem gravar um trabalho só seu, lançou o CD "Emilinha Pinta e Borba", com participações de diversos cantores. Emilinha morreu aos 82 anos, no dia 3 de outubro de 2005, de infarto fulminante, enquanto almoçava em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.


http://www.meucinemabrasileiro.com/personalidades/emilinha-borba/emilinha-borba.asp ACESSO EM 31\08\2012.


Descoberta a primeira vítima de Jack, o Estripador

Descoberta a primeira vítima de Jack, o Estripador

31 de agosto de 1888
No dia 31 de agosto de 1888 teria ocorrido o assassinato da primeira vítima de Jack, o Estripador, assassino em série não identificado que agiu na região de Whitechapel, em Londres. O nome foi tirado de uma carta, enviada à Agência Central de Notícias de Londres, por alguém que se dizia o criminoso. Suas vítimas eram prostitutas, duas das quais tiveram a garganta cortada e o corpo mutilado. A remoção de órgãos internos de três vítimas levou oficiais da época a acreditarem que o assassino possuía conhecimentos anatômicos ou cirúrgicos. O assassino nunca foi descoberto, o que só aumentou o mistério e as especulações em torno do caso. Entre as 11 mortes investigadas, chegou-se a um consenso de que cinco foram de autoria de um único criminoso.

Sua primeira vítima foi Mary Ann Nichols, nascida em 26 de agosto de 1845. Seu corpo foi descoberto aproximadamente por volta de 4 da manhã no terreno em frente à entrada de um estábulo. Nichols foi descrita como tendo uma aparência bem mais jovem do que os seus 43 anos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.

Morre Charles Baudalaire

Morre Charles Baudalaire

31 de agosto de 1867
Charles Baudelaire nasceu no ano de 1821 e faleceu em 31 de agosto de 1867. Foi um poeta e crítico francês, com quem se abriu caminho para a poesia moderna. Considerado hoje como um dos maiores poetas da literatura francesa, Baudelaire possuía um sentido clássico da forma, uma extraordinária habilidade para encontrar a palavra perfeita e um grande talento musical; escreveu alguns dos poemas mais lindos e incisivos da literatura francesa. Sua originalidade, que causava tanto assombro quanto mal-estar, o fez merecedor de um lugar à margem das escolas literárias dominantes em sua época. Sua poesia é para alguns, a síntese definitiva do romanticismo, para outros a precursora do simbolismo e para outros, finalmente, a primeira expressão das técnicas modernas da poesia. Baudelaire foi um homem dividido, atraído com igual força pelo divino e pelo diabólico. Seus poemas falam do eterno conflito entre o ideal e o sensual. Neles, descrevem-se todas as experiências humanas, desde as mais sublimes até as mais sórdidas. Entre suas obras destacam-se: Pequenos Poemas em Prosa, seus Diários Íntimos e Meu Coração Desnudo. Todas elas publicadas após a morte do autor.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.

É assinado o Convênio de Vergara

É assinado o Convênio de Vergara

31 de agosto de 1839
Convênio de Vergara, também chamado como "abraço de Vergara", foi um acordo de paz assinado em 31 de agosto de 1839. Supôs a finalização da primeira Guerra Carlista no principal cenário do conflito entre o exército carlista e o liberal. Foi assinado depois de complicadas negociações; o general Espartero representava o bando isabelino ou liberal, partidário de Isabel II e o general Maroto ao bando carlista, partidário do pretendente dom Carlos, irmão do pai de Isabel, Fernando VII. Foi decisiva a intervenção do almirante lorde John Hay, chefe da esquadra de observação britânica com base em Bilbao, e que já desde o ano 1837 começara a sondar os generais de ambos os lados para fazer frutificar a finalização da guerra.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.

Rio de Janeiro se torna a capital do vice-reino do Brasil

Rio de Janeiro se torna a capital do vice-reino do Brasil

31 de agosto de 1763
No dia 31 de agosto de 1763, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, tirando o posto que antes pertencia a Salvador. O Rio se manteve como capital até 1960, quando a sede do governo foi transferida para Brasília.

Por conta da vinda da coroa portuguesa para o Brasil, em 1808, foram criadas diversas instituições na cidade como a Academia Militar, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios e a Academia Imperial de Belas Artes, além da Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico. O Rio foi a única cidade no mundo a sediar um império europeu fora da Europa.

Para separar a província da capital do Império, a cidade foi convertida, no ano de 1834, em município neutro, e a província do Rio de Janeiro passou a ter a cidade de Niterói como capital. Contudo, com o declínio da República Velha e a consequente decadência da força da economia cafeeira, o estado perdeu força política para São Paulo e Minas Gerais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31\08\2012.