terça-feira, 11 de setembro de 2012

vídeo detalhado sobre o 11 de setembro


É fundado o World Wide Fund for Nature

É fundado o World Wide Fund for Nature

11 de septembro de 1961
WWF - World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), é a maior e mais respeitada organização conservacionista independente do mundo. Sua missão é deter a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual todos os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica do mundo, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e promovendo a redução da contaminação e do consumo desmedido. A WWF conta com cerca de 5 milhões de membros e uma rede mundial de 27 organizações nacionais, 5 associadas e 22 escritórios de programas, que trabalham em mais de 100 países. A sede internacional encontra-se na Suíça e a direção para a América Latina, nos Estados Unidos. A organização teve função fundamental na evolução do movimento ambientalista internacional, papel que continua em pleno crescimento e desenvolvimento. Entre seus sócios, destacam-se as Organizações das Nações Unidas, a União Mundial para a Natureza (UICN), Traffic, a Comissão Européia e entidades de financiamento como o Banco Mundial, com o qual a WWF formou uma aliança para favorecer os bosques do planeta. Atualmente, também está associada com a Microsoft Game Studios e Blue Fang Games no popular jogo Zoo Tycoon 2, sendo que estes últimos contribuem com 100.000 dólares na venda de cada uma das expansões do jogo, para promover a conservação das espécies.

http://www.historiamais.com/atentado11setembro.htm ACESSO EM 11\09\2012.

Nasce Franz Beckenbauer, um dos maiores nomes do futebol mundial

Nasce Franz Beckenbauer, um dos maiores nomes do futebol mundial

11 de septembro de 1945
No dia 11 de setembro de 1945 nascia, em Munique, na Alemanha, Franz Anton Beckenbauer, um dos grandes nomes do futebol mundial, campeão da Copa do Mundo em 1974 como jogador e em 1990 como técnico. Seu apelido é der Kaiser ("O Imperador"). O meia Beckenbauer tinha como características o porte ereto, passadas largas e a cabeça sempre erguida, além da grande visão de jogo.

Em sua primeira temporada profissional, pelo Bayern, o jovem Beckenbauer viu o rival Munique ser campeão da Bundesliga e igualar o número de conquistas às do seu time, que não tinha nenhuma expressão internacional. Apesar disso, sua performance o levaria à seleção alemã-ocidental e para a Copa do Mundo de 1966, de onde voltaram vice-campeões após perderem o título para a Inglaterra, o país sede.

Na temporada seguinte, Beckenbauer obteve pelo seu clube o troféu da Recopa Europeia, o primeiro título internacional do time. Na temporada de 1968/69, viria finalmente o título do Bayern na Bundesliga, o primeiro troféu do clube no campeonato desde 1932. Ao todo, pelo time, Beckenbauer foi campeão Copa dos Campeões da UEFA (1973-1974, 1974-1975, 1975-1976), da
Copa da Alemanha (1965-66, 1966-67, 1968-69, 1970-71), Recopa Europeia (1966-67), Campeonato Alemão (1968-69, 1971-72, 1972-73, 1973-74) e Copa Intercontinental (1976).

Aos 33 anos, líder do Bayern desde os 22, Beckenbauer decidiu aceitar uma proposta do Cosmos, dos EUA. No mesmo ano (1977), perdeu lugar na seleção e ficou de fora da Copa de 1978. Após o terceiro Soccer Bowl pelo Cosmos, Beckenbauer resolveu voltar à Alemanha Ocidental, de olho na convocação para a Copa de 1982. Seu time desta vez foi o Hamburgo. Entretanto, ele não foi convocado para o mundial da Espanha e resolveu voltar ao Cosmos, onde se aposentou no ano seguinte, em 1983.

Como treinador, logo em sua primeira experiência como técnico da Alemanha Ocidental, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1986, mas na sequência, ficou com o terceiro lugar na Eurocopa 1988, disputada em casa. No mundial seguinte, a Alemanha Ocidental reencontraria na final a Argentina, para quem perdeu o título anterior, mas, dessa vez, a Alemanha Ocidental levou a melhor. Depois da Copa, Beckenbauer deixou o posto para seu ex-colega Berti Vogts.

Na sequência, treinou o francês Olympique de Marseille, mas não teve sucesso. As outras oportunidades como técnico vieram com o Bayern Munique, duas vezes, acumulando já a função de presidente. Foi campeão alemão em 1993-94, assumindo o cargo no decorrer da temporada. Em 1996, na segunda passagem, despediu-se com a Copa da UEFA de 1996. Beckenbauer também assumiu a superintendência do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha.

http://www.historiamais.com/atentado11setembro.htm ACESSO EM 11\09\2012.

Rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense

Rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense

11 de septembro de 1836
No dia 11 de setembro de 1836 foi proclamada a República Rio-Grandense, um estado-nação clandestino formado na região sul do Brasil, dando origem ao que seria o atual Rio Grande do Sul. Foi a mais longa revolta brasileira e a mais longa do Império do Brasil (1822-1889). A República Rio-Grandense foi proclamada pelo general Antônio de Sousa Neto, como consequência direta da vitória obtida por forças oligárquicas gaúchas na Batalha do Seival (1836), durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). O Uruguai, através de tratado de cooperação mútua, reconheceu a legitimidade desta república.

Os principais líderes sul-rio-grandenses eram estancieiros insatisfeitos com os altos impostos sobre o charque e o couro, de modo que os mesmos produtos estrangeiros fossem mais baratos que os nacionais. A Constituição da República Rio-grandense foi aprovada em 1843, em Alegrete. Uma das únicas cidades que não aderiu aos revoltosos foi Porto Alegre, que por esse motivo recebeu do Império o título de "Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre", seu lema oficial até hoje.

A primeira capital da nova república foi a cidade de Piratini. Em 1839, forças lideradas pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi e pelo gaúcho Davi Canabarro proclamaram a República Juliana na província de Santa Catarina, tomando a cidade de Laguna. A nova república formou uma confederação com a Rio-Grandense mas não durou muito, pois não conseguiu tomar a capital provincial de Nossa Senhora do Desterro.

A República Rio-Grandense foi dissolvida em 1 de março de 1845, pelo Tratado de Poncho Verde, que manteve em vigor algumas leis derivadas da constituição Rio-Grandense. Teve ao todo cinco capitais durante os seus nove anos de existência: Piratini, Caçapava do Sul, Alegrete e São Gabriel (capitais oficiais), Bagé (somente por duas semanas) e São Borja. Os seus presidentes foram Bento Gonçalves e Gomes Jardim.

http://www.historiamais.com/atentado11setembro.htm ACESSO EM 11\09\2012.

É travada a Batalha de Malplaquet

É travada a Batalha de Malplaquet

11 de septembro de 1709

A Batalha de Malplaquet se deu no dia 11 de setembro de 1709 no marco da Guerra de Sucessão Espanhola. Tropas da França foram vencidas pelas tropas da Aliança - composta pela Áustria, Inglaterra e Holanda - comandadas pelo Duque de Marlborough e pelo Príncipe Eugênio de Saboya. Às 8 da manhã do dia 11 de setembro, o Duque de Marlboroug, à direita do Príncipe Eugênio, cujo exército constava de soldados imperiais e dinamarqueses, avançou para atacar pelo flanco, sem ser bem-sucedido. A infantaria prussiana e holandesa, comandada pelo Príncipe de Orange e o barão Nagel, encontrou também uma intensa resistência francesa pelo flanco esquerdo. Depois de serem rejeitados dois ataques, o Príncipe Eugênio dirigiu pessoalmente o terceiro. Suas tropas romperam as linhas francesas e as expulsaram do território de Malplaquet (França). Os aliados perderam 25.000 homens e os franceses sofreram 11.000 baixas e sofreram a derrota definitiva neste confronto. A Batalha de Malplaquet foi uma das batalhas mais sangrentas da Guerra de Sucessão Espanhola.

http://www.historiamais.com/atentado11setembro.htm ACESSO EM 11\09\2012.

Atentado do 11 de setembro jornal nacional


EUA: o atentado de 11 de setembro

EUA: o atentado de 11 de setembro

Em 11 de setembro de 2001, o maior atentado terrorista da História destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o edifício do Pentágono, em Washington.

Aviões civis seqüestrados foram utilizados para atingir os alvos. Mais de 3000 pessoas morreram nos ataques.


Acredita-se que Nova York foi escolhida por causa da repercussão do ataque: as torres do World Trade Center eram um símbolo do poderio americano, reunindo corretoras de valores e empresas nacionais e estrangeiras, e reuniam numa pequena área uma grande concentração de pessoas.

Os ataques de 11 de setembro mostraram que a ameaça não está apenas em bombas químicas ou atômicas, mas em ações surpreendentes de terroristas suicidas. O presidente George W. Bush acreditava poder proteger o país instalando um escudo antimíssil.

A organização responsável pelos ataques foi a Al Qaeda (organização islâmica radical), liderada pelo milionário saudita Osama Bin Laden.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou na ocasião que os terroristas seriam encontrados e entregues à justiça. Declarou também que as nações que apóiam e protegem os terroristas poderiam sofrer represálias.

Apoiados pela maior parte da comunidade internacional, os Estados Unidos iniciaram em 7 de outubro os bombardeios ao Afeganistão, país que abrigava Osama Bin Laden e era governado por uma milícia islâmica radical, o "Talibã".

http://www.historiamais.com/atentado11setembro.htm ACESSO EM 11\09\2012.

NASCE O EX-TENISTA GUSTAVO KUERTEN, TRICAMPEÃO DE ROLAND GARROS

NASCE O EX-TENISTA GUSTAVO KUERTEN, TRICAMPEÃO DE ROLAND GARROS
10 de septembro de 1976

No dia 10 de setembro de 1976 nascia, em Florianópolis (SC), Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, um ex-jogador de tênis brasileiro, ex-número um do mundo e tricampeão de Roland Garros. De ascendência alemã, começou a jogar tênis aos seis anos. Seu pai, um jogador de tênis amador, morreu enquanto treinava um grupo de crianças em Curitiba, quando Guga tinha apenas oito anos de idade. Seu irmão mais novo, Guilherme, falecido em 2007, sofreu danos cerebrais durante o nascimento, que resultaram em uma deficiência mental. O sofrimento do irmão marcou Guga durante toda a sua carreira. O ex-tenista criou o Instituto Guga Kuerten (IGK) para incentivar o esporte e ajudar os portadores de necessidades especiais. Guga ainda doava ao seu irmão todos os troféus que ganhava.

Aos 14 anos, conheceu o técnico Larri Passos, que convenceu a família de Guga de que ele tinha talento suficiente para fazer do tênis seu modo de vida. Passos tornou-se seu treinador, e os dois começaram a viajar pelo mundo nos torneios juvenis, até que, finalmente, em 1995, Guga Kuerten começou sua carreira profissional. Em 1997, com 21 anos e contra todas as probabilidades, Guga se tornou o novo campeão de Roland Garros, um dos torneios de maior prestígio do mundo.

No entanto, o sucesso inesperado e a fama instantânea resultaram numa queda de rendimento na temporada seguinte, quando Guga caiu precocemente em Roland Garros, em 1998. Contudo, rapidamente, Guga mostrou o seu talento. Em 2000 e 2001 vieram mais dois títulos de Roland Garros e também o posto de número um do mundo por 43 semanas seguidas. Fora isso, Guga ainda venceu a Masters Cup, em Lisboa, torneio que reuniu os oito melhores tenistas da temporada. Ao todo, foram 22 títulos de simples na sua carreira.

A partir de 2004, Guga começou a sofrer com lesões no quadril e precisou passar por cirurgias. Apesar do seu esforço em tratamentos de fisioterapia, o tenista não conseguiu mais retornar à forma que o consagrou número um do mundo. Em 25 de maio de 2008, ele jogou sua última partida de tênis, em Roland Garros, o torneio onde viveu seus maiores dias de glória. Como jogador, ele era conhecido pelo seu forte saque, a paralela de esquerda e um grito particular quando acertava a bola.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 11|09|2012.

MORRE GEORGE PAGER THOMSON

MORRE GEORGE PAGER THOMSON
10 de septembro de 1975

George Paget Thomson nasceu no dia 03 de maio de 1892 e faleceu no dia 10 de setembro de 1975. Foi um físico britânico. Estudou e se formou no Trinity College da Universidade de Cambridge e ministrou aulas de filosofia natural na Universidade de Aberdeen. Em 1930 obteve a cátedra de física no Colégio Imperial de Ciências e Tecnologia da Universidade de Londres, onde permaneceu até 1952. Desde esse ano e até 1962, foi reitor do Corpus Christi College da Universidade de Cambridge. Em 1937 lhe foi outorgado o prêmio Nobel de Física, que compartilhou com o físico norte-americano Clinton Davisson, por seu trabalho referente à difração de elétrons em cristais e a demonstração de suas propriedades ondulatórias. Nos últimos anos da década dos 30 e durante a II Guerra Mundial, se especializou em física nuclear, concentrando-se no estudo das aplicações prática militares da energia nuclear. Na última parte da sua vida continuou seus trabalhos em torno à energia nuclear, mas também escreveu trabalhos sobre aerodinâmica e sobre o valor da ciência na sociedade. Entre 1937 e 1941, assessorou o Ministério do Ar em matéria de aeronáutica, e em matéria científica em geral entre 1943 e 1944. Em 1943 foi nomeado cavalheiro (Sir) e em 1946 ocupou a assessoria da delegação britânica no Conselho de Segurança de das Nações Unidas e da Comissão da Energia Atômica.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|09|2012.

NASCE CHARLES SANDERS PEIRCE

NASCE CHARLES SANDERS PEIRCE
10 de septembro de 1839

Charles Sanders Peirce nasceu no dia 10 de setembro de 1839 e faleceu em 1914. Foi um filósofo e físico norte-americano que assentou as bases da semiótica. Era filho do eminente matemático Benjamin Peirce, professor da Universidade Harvard. Cursou estudos de Química nesta última universidade. Entre 1864 e 1884 deu aulas de lógica e filosofia de maneira intermitente nas universidades de Harvard e Johns Hopkins, mas nunca chegou a ocupar um cargo estável como professor. Em 1877 foi o primeiro delegado norte-americano no Congresso Internacional Geodésico. Depois de fundar com vários amigos o Clube Metafísico, publicou dois artigos que foram considerados a certidão de nascimento do pragmatismo filosófico: "A Fixação da Crença" e "Como Esclarecer Nossas Idéias" (1818). A imensa maioria de seus trabalhos foram publicados após sua morte, entre eles os 9 volumes de seus Collected Papers (Escritos Reunidos, 1931-1938), que compilam mais de 100.000 páginas de resenhas e ensaios editados em revistas. Peirce é conhecido, sobretudo, por seu sistema filosófico, posteriormente chamado de pragmatismo. Segundo a sua filosofia, nenhum objeto ou conceito possui validade inerente ou tem importância. Sua transcendência encontra-se somente nos efeitos práticos resultantes de seu uso ou aplicação. Portanto, a verdade de uma idéia ou objeto pode ser medida mediante a pesquisa científica sobre a sua utilidade. O conceito foi ampliado pelos filósofos norte-americanos William James e John Dewey, e influenciou de maneira importante o moderno pensamento filosófico e sociológico. Entre as obras de Peirce figuram Photometric Researches (Pesquisas fotométricas, 1878) e Studies in Logic (Estudos de lógica, 1883). Atribui-se a Peirce uma série de experimentos com pêndulos realizados em 1861 que contribuíram, em grande parte, para a determinação da densidade e forma da Terra, e também ao desenvolvimento de pesquisas sobre a dimensão das ondas de luz. Em 1867 interessou-se pelo sistema de lógica criado pelo matemático britânico George Boole, e trabalhou até 1885 sobre a ampliação e transformação da álgebra de Boole.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|09|2012.

É LANÇADA A GAZETA DO RIO DE JANEIRO, PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO NO BRASIL

É LANÇADA A GAZETA DO RIO DE JANEIRO, PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO NO BRASIL
10 de septembro de 1808

No dia 10 de setembro de 1808 era dado o primeiro passo da imprensa no Brasil com a fundação de Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do país. Até sua publicação, fruto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, era terminantemente proibido aos habitantes o acesso a publicações.

O jornal era publicado duas vezes por semana e o seu conteúdo era oficial, consistindo basicamente em comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha. A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular. O periódico foi substituído pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|09|2012.

MORRE QIN SHI HUANGDI

MORRE QIN SHI HUANGDI
10 de septembro de -0210

Qin Shi Huangdi, faleceu no dia 10 de setembro de 210 a.C.. Foi o primeiro imperador da China, fundador da dinastia Ch'in Qin. Unificou leis, pesos e medidas e a linguagem escrita, a conselho de seu principal ministro, Li Si, companheiro de estudos e defensor da filosofia totalitária do Legismo. Decretou que todos os livros contrários às teorias Ch'in sobre história e filosofia fossem queimados. Também submeteu a economia e a defesa do Império a um controle centralizado; construiu calçadas e canais e, para proteger o país das incursões dos nômades, começou a construção da sessão principal da Grande Muralha Chinesa, aparentemente utilizando escravos e recrutas como mão-de-obra. Apesar de sua fama de tirano sanguinário, criou um Estado cuja estrutura foi a base da China Imperial. Nas escavações realizadas em sua tumba, um enorme complexo funerário de extensas câmaras subterrâneas que rodeiam um imenso túmulo perto de Xi'an, descobriu-se um exército de terracota composto por pelo menos umas 6.000 figuras humanas e cavalos de tamanho natural. O mausoléu foi declarado Patrimônio cultural da Humanidade em 1987 pela UNESCO.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|09|2012.

SÃO DERRUBADAS AS TORRES GÊMEAS EM NOVA IORQUE

SÃO DERRUBADAS AS TORRES GÊMEAS EM NOVA IORQUE
11 de septembro de 2001

O World Trade Center era um complexo localizado na ilha de Manhattan, de Nova Iorque, Estados Unidos, onde se situavam as Torres Gêmeas, duas grandes edificações projetadas pelo arquiteto norte-americano de origem japonesa Minoru Yamasaki. Foram destruídas por dois aviões comerciais sequestrados, nos atentados do dia 11 de setembro de 2001, que resultou na morte de 2.749 pessoas, sem contar as que morreram em outros locais - como no atentado ao Pentágono no mesmo dia - e em um quarto avião, também sequestrado, que acabou caindo. Este foi o pior dos desastres ocorridos em Nova Iorque até a presente data. O World Trade Center foi um dos grandes símbolos do capitalismo financeiro internacional: 430 companhias de 28 países tinham escritórios arrendados nos arranha-céus, a maioria pertencente ao âmbito financeiro. Entre elas, para citar apenas algumas, o Banco da América, Morgan Stanley, American Express ou o Grupo de Crédito Suíço.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 11|09|2012.

 






http://rsurgente.opsblog.org/2010/09/07/duas-torres-gemeas-da-politica-gaucha/ ACESSO EM 11|09|2012.






http://franciele-pietra.blogspot.com.br/2011/09/fotos-das-torres-gemeas-no-atentado.html ACESSO EM 11|09|2012.







                                                                                                                     

http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/wtc.htm ACESSO EM 11|09|2012.