terça-feira, 27 de novembro de 2012

É INSTITUCIONALIZADO O GRUPO DOS OITO

É INSTITUCIONALIZADO O GRUPO DOS OITO
27 de novembro de 1987

O Grupo dos Oito é um mecanismo permanente de consulta e acordo político da América Latina e do Caribe, criado em 18 de dezembro 1986 mediante a Declaração do Rio de Janeiro, subscrita pela Argentina, Brasil, Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O grupo foi criado como substituinte das atividades do Grupo de Contadora conformado por: México, Colômbia, (Venezuela e Panamá) e do Grupo de Apoio a Contadora (Argentina, Brasil, Peru e Uruguai). O grupo ficou formalmente institucionalizado em sua 1ª Cúpula, no dia 27 de novembro de 1987 em Acapulco - México, em que se denominou Compromisso de Acapulco para a Paz, o Desenvolvimento e a Democracia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

NASCE O LENDÁRIO GUITARRISTA JIMI HENDRIX

NASCE O LENDÁRIO GUITARRISTA JIMI HENDRIX
27 de novembro de 1942

O lendário guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle. É considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. Após fazer sucesso na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de uma apresentação em 1967, no Festival Pop de Monterey. Três anos mais tarde, Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970.

Sua carreira começou a deslanchar por volta de 1966, quando já tinha a própria banda, Jimmy James and the Blue Flames. Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals que o levou à Inglaterra, onde Jimmy assinou contrato de produção e agenciamento e também formou uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.

Não demorou muito, suas primeiras apresentações em Londres foram um sucesso. Em seguida, obteve mais fama com "Purple Haze", "The Wind Cries Mary" e "Hey Joe", músicas que, na época, chegaram aos top 10. Em 1967, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Are You Experienced", que fez um enorme sucesso. Ao mesmo tempo, as apresentações de Hendrix se tornaram ainda mais explosivas. Em março deste ano, ele foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. No Festival Pop de Monterey, Hendrix voltou a incendiar e quebrar sua guitarra. Depois, em dezembro de 1967, lançou o álbum “Axis: Bold as Love”, que seguiu o estilo de “Are You Experienced”.

Nesta época, Hendrix também vivia atritos com Noel Redding e abusava de drogas e álcool. Essa combinação explosiva resultou em sua prisão no começo de 1968, em Estocolmo, ao destruir um quarto de hotel por conta de um ataque de fúria pela embriaguez.

Pouco tempo depois, veio o terceiro álbum, o duplo Electric Ladyland (1968), com a clássica versão da música de Bob Dylan "All Along the Watchtower". Nesta época, Hendrix decidiu retornar aos EUA e criar seu próprio estúdio em Nova Iorque, batizado de "Electric Lady". Ao mesmo tempo que queria abrir seu horizonte musical, seu relacionamento com a banda foi piorando e o Experience acabou em 1969.

Em agosto, formou uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).


Contudo, a vida de Jimi foi interrompida cedo. Sua morte prematura aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em um hotel em Londres, geram controvérsias até hoje. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.



  http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

 

http://audioerocknroll.blogspot.com.br/2011_11_24_archive.html ACESSO EM 27|11|2012.

MORRE EDWARD BACH

MORRE EDWARD BACH
27 de novembro de 1936

Edward Bach nasceu no dia 24 de setembro de 1886 e faleceu no dia 27 de novembro de 1936. Era formado em Ciências, médico cirurgião, bacteriologista, patologista e homeopata inglês. É conhecido por ser o inventor dos remédios Florais de Bach (ou simplesmente Flores de Bach) e também por ter desenvolvido uma filosofia e um método para a aplicação das essências florais com fins terapêuticos, conhecido atualmente como terapia floral. Segundo o Dr. Bach, o uso dos florais de Bach é destinado a aliviar desequilíbrios psico emocionais e de personalidade (tais como medo, impaciência, angústia, incerteza, raiva, confusão, intolerância, timidez, entre outros) para influenciar ou prevenir doenças físicas e/ou psíquicas. Basicamente, Bach concebeu o uso de seus remédios baseando-se na hipótese de que as doenças são consequência de transtornos ou desequilíbrios de dimensão emocional e/ou mental, produtos de um conflito Alma-Personalidade. Este tipo de ideia faz parte da concepção mística de Bach sobre a saúde-doença.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

É CELEBRADA A 1ª ENTREGA DE PRÊMIOS NOBEL

É CELEBRADA A 1ª ENTREGA DE PRÊMIOS NOBEL
27 de novembro de 1901

Os Prêmios Nobel são outorgados a pessoas que tenham feito investigações que se sobressaiam, técnicas ou equipamento revolucionário ou tenham feito contribuições notáveis à sociedade. A primeira cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel de Literatura, Física, Química e Medicina se celebrou na Antiga Real Academia de Música de Estocolmo (Suécia) em 1901. Desde 1902, os prêmios são entregues pelo Rei da Suécia. Os prêmios foram instituídos como vontade final de Alfred Nobel: O inventor da dinamite e industrial sueco. Nobel firmou seu testamento no Club Sueco-Noruego de Paris no dia 27 de novembro de 1895. Sentia-se culpado por sua responsabilidade como empresário enriquecido através de uma indústria produtora de dinamite cujo principal mercado era a mineração, mas também a guerra. Os prêmios são concedidos em uma cerimônia celebrada anualmente em 10 de dezembro, data em que Alfred Nobel morreu em Estocolmo, Suécia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

MORRE GRANDE OTELO, ATOR, CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO

MORRE GRANDE OTELO, ATOR, CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO
26 de novembro de 1993

Ator, cantor e compositor brasileiro, Grande Otelo morreu no dia 26 de novembro de 1993, vítima de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes. Nascido no dia 18 de outubro de 1915, Grande Otelo é natural de Uberlândia (MG) e seu verdadeiro nome era Sebastião Bernardes de Souza Prata. O apelido Grande Otelo veio em 1932, quando entrou para a Companhia Jardel Jércolis, pioneira no teatro de revista. Durante a carreira, fez inúmeros filmes, entre eles as famosas comédias ao lado do cômico Oscarito, nas décadas de 1940 e 1950. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a versão cinematográfica do livro Macunaíma (1969), baseado na obra de Mário de Andrade. A cena do nascimento de Macunaíma, interpretado por Grande Otelo, é inesquecível.

Apesar do sua característica cômica como ator, a vida real de Grande Otelo foi cheia de tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e sua mãe era alcoólatra. Quando já tinha conquistado o sucesso, sua esposa se matou, após envenenar o filho de seis anos, que era enteado do ator. Na infância, Grande Otelo foi parar no juizado de menores, onde foi adotado pela família do político Antônio de Queiroz.

No cinema, teve como pontos altos da carreira a participação no filme “It's All True” (1942), de Orson Welles. Filmou também “Fitzcarraldo” (1982) com o diretor Werner Herzog, na floresta amazônica. A partir dos anos 60, trabalhou na TV Globo, onde atuou em novelas e também na Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 90. Seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes da sua morte.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

 

http://mortenahistoria.blogspot.com.br/2012/02/morte-de-grande-otelo.html ACESSO EM 26|11|2012.

NASCE ROGÉRIO SGANZERLA, DIRETOR DO FILME “O BANDIDO DA LUZ VERMELHA”

NASCE ROGÉRIO SGANZERLA, DIRETOR DO FILME “O BANDIDO DA LUZ VERMELHA”
26 de novembro de 1946

No dia 26 de novembro de 1946 nascia em Joaçaba, Santa Catarina, o cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. Com vocação para a carreira cinematográfica desde pequeno, ele, primeiramente, começou como crítico de cinema para o “O Estado de S. Paulo”, onde escreveu durante quatro anos. Em 1967, fez seu primeiro curta-metragem chamado “Documentário”. No ano seguinte, estreou seu primeiro longa, o consagrado “O Bandido da Luz Vermelha”.

Depois disso, sua carreira como diretor de cinema foi marcada pela transgressão. A ironia, o humor picante, o sarcasmo e a radicalidade estética eram algumas das suas marcas. Em 1970, fundou a produtora Bel-Air, com Júlio Bressane, onde dirigiu filmes como “O Abismo”, “Copacabana Mon Amour” e “Sem essa aranha”. Ele morreu no dia 9 de janeiro de 2004, em São Paulo, vítima de um tumor no cérebro, após filmar sua última obra, “O signo do caos”.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

 

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/915533-dvd-especial-de-o-bandido-da-luz-vermelha-traz-extras.shtml ACESSO EM 27|11|2012.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS É PUBLICADO

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS É PUBLICADO
26 de novembro de 1865

As aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra de literatura infantil reconhecida mundialmente e criada pelo matemático, sacerdote anglicano e escritor britânico Charles Lutwidge Dodgson, sob o mais conhecido pseudônimo de Lewis Carroll. O conto está cheio de alusões satíricas aos amigos de Dodgson, à educação inglesa e aos temas políticos da época. A obra foi publicada no dia 26 de novembro de 1865. O país das maravilhas que se descreve na história é fundamentalmente criado através de jogos com a lógica, de uma forma tão especial, que a obra chegou a ter popularidade nos mais variados ambientes de todo o mundo, desde crianças ou matemáticos até viciados em drogas psicodélicas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

 

http://agendaesoterica.blogspot.com.br/2011/07/alice-no-pais-das-maravilhas.html ACESSO EM 27|11|2012.

NASCE ISAAC MERRITT

NASCE ISAAC MERRITT
26 de novembro de 1811

Isaac Merritt Singer nasceu no dia 26 de outubro de 1811 e faleceu no dia 23 de julho de 1875, foi um inventor americano, ator e empresário. Seu pai, Adam Singer e sua mãe Ruth Benson, se divorciaram em 1821 quando tinha 12 anos, o que produziu nele certos problemas emocionais já que teve que abandonar a luxuosa mansão onde vivia e mudar-se para Oswego (Nova York) com seu irmão mais velho, onde estudou, deixando-o depois para viver durante 7 anos em empregos precários até os 19 anos quando sendo aprendiz de mecânico descobriu sua ilusão: ser ator de teatro. Durante 9 anos esteve atuando por todo o território de EE.UU. Em 1839, junto com seu irmão, inventou uma perfuradora que vendeu por 2000 dólares para seguir no mundo do teatro onde se casou e teve 4 filhos. Trabalhou como mecânico em diversas fábricas de Boston e em 1851 construiu um tipo de máquina de costura e a patenteou, máquina que alcançou grande difusão popular entre as pessoas. Para sua fabricação em escala industrial fundou (1853) a Singer Company em Nova York. Para vender com mais facilidade suas máquinas de costura inventou a venda a prazo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

MORRE O ESCRITOR GREGÓRIO DE MATOS, O “BOCA DO INFERNO”

MORRE O ESCRITOR GREGÓRIO DE MATOS, O “BOCA DO INFERNO”
26 de novembro de 1695

No dia 26 de novembro de 1695 morria, em Recife (PE), o escritor Gregório de Matos Guerra, conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Nascido no dia 23 de dezembro de 1636, em Salvador (BA), ele é considerado um dos grandes poetas barrocos do Brasil e também ficou conhecido pelas suas críticas corrosivas contra a Igreja Católica, políticos e a cidade de Salvador.

Nascido em um família com boa situação financeira, Gregório de Matos mudou-se para Portugal em 1652 para estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou cânone, em 1661. A partir daí, assume alguns funções jurídicas no governo português. Em 1682 foi nomeado por D. Pedro II tesoureiro mor da Sé. No ano seguinte, retornou ao Brasil. Sua vida começou a mudar em seguida, após seu desentendimento com o arcebispo na Bahia – a quem Gregório de Matos deveria se reportar – e foi destituído do cargo. A partir de então, ele começa a satirizar em seus poemas a Igreja, os costumes e a cidade de Salvador. Desenvolve uma poesia corrosiva, erótica/pornográfica e, por conta disso, foi colecionando inimizades.

Gregório de Matos passou a receber ameaças e, em 1694, acusado por vários lados, foi deportado para Angola. Lá, ele ajudou o governo local a combater uma conspiração militar e recebeu a permissão de voltar ao Brasil. Contudo, decidiu morar em Recife, onde morreu no dia 26 de novembro de 1695 por conta de uma doença contraída em Angola.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

 

http://abemdanacao.blogs.sapo.pt/743430.html ACESSO EM 27|11|2012.

DIA MUNDIAL PARA A ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

DIA MUNDIAL PARA A ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
25 de novembro de 1999

A solicitação para estabelecer o Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra a Mulher foi proclamada pela Organização para as Nações Unidas (ONU) no dia 25 de novembro de 1999 com o apoio de mais de 60 governos. O objetivo de estabelecer uma data para esta causa foi o de que os governos e a comunidade internacional realizem ações concretas para acabar com a violência contra a mulher. Dependendo de cada país, entre 25% a 75 % das mulheres são maltratadas fisicamente em seu lar. Na Espanha a cada semana morre uma mulher assassinada por seu marido, companheiro ou noivo e 600 mil espanholas confessam haver sofrido maus tratos alguma vez em sua vida.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

SÃO ASSINADOS OS PACTOS DA MONCLOA

SÃO ASSINADOS OS PACTOS DA MONCLOA
25 de novembro de 1977

Os Pactos da Moncloa foram os acordos firmados no Palácio da Moncloa (Madrid) durante a transição espanhola no dia 25 de outubro de 1977, entre o Governo da Espanha da legislatura constituinte, presidido por Adolfo Suárez, os principais partidos políticos com representação parlamentar no Congresso dos Deputados e nas associações empresariais e no sindicato Comissões Trabalhadoras, com o objetivo de procurar a estabilização do processo de transição ao sistema democrático, assim como adotar uma política econômica que contivera a galopante inflação que alcançava 47%. A conjuntura econômica era grave depois que a crise do petróleo de 1973 alcançara em cheio a Espanha - a que não havia afetado tão rapidamente como a dos países europeus considerados aliados de Israel pela Organização de Países Exportadores de Petróleo-, a inflação havia superado a fronteira dos 40% a meados do ano de 1977, e se temia a possibilidade de alcançar cifras de verdadeira hiperinflação, como as que posteriormente sofreram os países ibero-americanos. Falava-se de fuga de capitais desde os últimos anos do Franquismo. Os empresários, acostumados ao corporativismo e ao intervencionismo que presidia as relações econômicas e sociais durante aquele regime, receavam a nova situação política e os novos interlocutores sociais, os sindicatos de classe, que exibiam uma retórica reivindicativa que, segundo fora entendido, às vezes era tomada por revolucionária. No terreno político se acordou modificar as restrições da liberdade de imprensa, ficando proibida a censura prévia e deixando ao poder judicial as decisões sobre a mesma; se modificou a legislação sobre segredos oficiais para permitir a oposição e o acesso à informação imprescindível para cumprir suas obrigações parlamentares; foram aprovados os direitos de reunião, de associação política e de liberdade de expressão mediante a propaganda, tipificando os delitos correspondentes pela violação destes direitos; criou-se o delito de tortura; reconheceu-se a assistência letrada aos detidos; descriminalizou-se o adultério e o concubinato; derrogou-se a estrutura do Movimento Nacional, assim como outras medidas sobre a restrição da jurisdição penal militar. Em matéria econômica se reconheceu à dispensa livre para um máximo de 5% do quadro de empregados das empresas, o direito de associação sindical, o limite de reajuste de salários se fixou em 22% (inflação prevista para 1978), se estabeleceu uma contenção da massa monetária e da desvalorização da peseta (fixando o valor real do mercado financeiro) para conter a inflação; reforma da administração tributária diante do déficit público, assim como medidas de controle financeiro através do Governo e do Banco da Espanha frente ao risco de quebras bancárias e à fuga de capitais ao exterior.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

NASCE O GENERAL PINOCHET, PRESIDENTE-DITADOR DO CHILE ENTRE 1973 E 1990

NASCE O GENERAL PINOCHET, PRESIDENTE-DITADOR DO CHILE ENTRE 1973 E 1990
25 de novembro de 1910

No dia 25 de novembro de 1910 nascia, em Valparaíso, no Chile, Augusto José Ramón Pinochet Ugarte, general do exército chileno que mais tarde tornou-se presidente-ditador do Chile após o Golpe Militar em 11 de setembro de 1973. Pinochet permaneceu no poder até 1990, com poderes de ditador, depois de liderar o golpe militar que derrubou o governo do presidente socialista eleito pelo voto direto Salvador Allende. O governo de Pinochet é considerado o mais autoritário e violento da história chilena.

No final da década de 80, sob pressão internacional, foram realizadas no Chile as primeiras eleições desde 1970, quando o Pinochet entregou a presidência ao democrata-cristão Patricio Aylwin, o vencedor das eleições, em 11 de março de 1990.

Mais tarde, no dia 16 de outubro de 1998 foi decretada, em Londres, pelo juiz Nicholas Evans, a prisão de Pinochet. Ele estava em tratamento de saúde em uma clínica na capital inglesa, quando uma ordem de prisão do juiz espanhol Baltasar Garzón foi enviada à Inglaterra. Pinochet estava sendo julgado pela morte de cidadãos espanhóis durante o Regime Militar no Chile.

Ele morreu alguns anos depois, no dia 10 de dezembro de 2006, em Santiago, no Chile. Pinochet foi amplamente criticado por conta das acusações das graves violações dos direitos humanos enquanto esteve no poder no Chile. Por conta disso, enfrentou diversos processos judiciais até a data de sua morte, aos 91 anos.

Em seu enterro, o governo chileno, não lhe deu honras de chefe de Estado nem decretou luto oficial. A presidente chilena, Michelle Bachelet - que foi presa, torturada e exilada durante a ditadura militar comandada por Pinochet - recusou-se a comparecer ao enterro dele.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.

 

http://www.megastrologia.com/2011/01/sol-em-sagitario-com-ascendente-em_10.html ACESSO EM 27|11|2012.

NASCE O ESCRITOR PORTUGUÊS EÇA DE QUEIRÓS

NASCE O ESCRITOR PORTUGUÊS EÇA DE QUEIRÓS
25 de novembro de 1845

No dia 25 de novembro de 1845 nascia na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal, o escritor Eça de Queirós. Considerado um dos mais importantes escritores portugueses, foi autor de livros consagrados como “Os Maias” e “O crime do Padre Amaro”. Seus trabalhos foram traduzidos para aproximadamente 20 idiomas. Além de escritor, também exerceu a carreira diplomática, a partir de 1873, quando foi nomeado cônsul em Havana. Seus anos mais produtivos, contudo, foram na Inglaterra, entre 1874 e 1878, quando trabalhou em Newcastle e Bristol, onde escreveu “A Capital”. Também publicou esporadicamente no Diário de Notícias, de Lisboa. Depois, em 1888, foi nomeado cônsul em Paris. Casou-se aos 40 anos com Emília de Resende, com quem teve quatro filhos: Alberto, Antônio, José Maria e Maria. Eça de Queirós morreu no dia 16 de agosto de 1900, na sua casa de Neuilly, perto de Paris.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27|11|2012.




http://delagoabayworld.wordpress.com/2011/08/ ACESSO EM 27|11|2012.