segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MORRE A DIVA MARILYN MONROE

MORRE A DIVA MARILYN MONROE
05 de agosto de 1962

No dia 5 de agosto de 1962 morria, em Los Angeles, nos EUA, Norma Jean Mortensen, conhecida mundialmente pelo nome artístico de Marilyn Monroe, modelo, atriz e um ícone da cultura moderna. A notícia da sua prematura morte, aos 36 anos, deixou em estado de choque seus milhares de fãs pelo mundo. Marilyn Monroe foi encontrada sem vida em sua casa, em Los Angeles, em circunstâncias que geram controvérsias até hoje. A versão que prevaleceu foi a de que a diva teria teria sido vítima de uma superdosagem de barbitúricos.

Nascida em Los Angeles, em 1o. de junho de 1926, ela assinou o seu primeiro contrato aos 20 anos, com o estúdio 20th Century Fox e estreou como atriz no filme “The Shocking Miss Pilgrim”. Era o começo de uma carreira de sucesso de mais de 30 filmes, entre os quais se destacam “Os homens preferem as loiras” (1953), “O pecado mora ao lado” (1953), “O rio das almas perdidas” (1954), “Nunca fui santa” (1956) e “Quanto mais quente melhor” (1959). Marilyn Monroe foi casada três vezes e se divorciou de todos os maridos. Ela também teria vivido um romance com os irmãos John e Robert F. Kennedy.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.



http://www.allposters.com.br/-sp/Marilyn-Monroe-posters_i847588_.htm ACESSO EM 06\08\2012.

Carmem Miranda


Carmen Miranda

Carmem Miranda
Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, Portugal. Veio para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da boêmia carioca. Adorava cantar e isso lhe custou o emprego como vendedora de gravatas. O dono do estabelecimento a despediu por distrair os colegas que paravam de trabalhar para ouvi-la.
Sua estréia nos palcos cariocas foi um sucesso. Josué de Barros, compositor conhecido da época, quando a viu, percebeu seu potencial e resolveu investir sua carreira, pagando-lhe cursos de canto e dicção e, ainda encaminhando-a para todas as rádios e gravadoras. Este esforço não foi em vão. Logo veio a gravar seu primeiro disco.

Carmen Miranda era uma mulher baixinha...alguma coisa por volta de 1m 53. Em função de sua pouca estatura gostava de usar aqueles saltos enormes, plataformas mesmo de tão altos. Por causa disso o radialista César Ladeira a batizou, carinhosamente, de “ A pequena notável”.

No final da década de 30 já estava contratada como artista exclusiva do Cassino da Urca. Cantava os melhores compositores da época, como Assis Valente e Ary Barroso. Junto com o conjunto Bando da Lua, cantava a música “O que é que a baiana tem” quando foi vista por Lee Schubert, empresário americano de muita influência na Broadway. Esse contato rendeu a Carmen o ingresso no universo artístico norte-americano. Seu sucesso foi absoluto. Não tardou a ser chamada para fazer um filme em Hollywood. Outro sucesso. Seis meses depois de ter chegado na meca do cinema mundial foi convidada a deixar as marcas de suas mãos, pés e o seu autógrafo registrados na consagrada “ walk of fame”. Era uma consagração nunca vista por uma artista brasileira fora do Brasil. Carmen tinha alcançado o topo de sua carreira. Era reconhecida dentro e fora do Brasil. E no exterior estava no mesmo patamar das maiores estrelas internacionais.
Mas todo esse sucesso tem um preço e Carmen sentiu no corpo o cansaço e o esgotamento que tantos compromissos acarretaram. Volta para o Brasil em dezembro de 1954. Fica reclusa no Copacabana Palace Hotel durante quatro meses. Mas as suas obrigações com produtores americanos a obrigam a voltar para os estados Unidos. Durante um desses compromissos, teve um discreto desmaio. Poucos perceberam. Voltou para sua casa em Beverly Hills onde recebeu alguns amigos. A última pessoa que deixou a casa saiu às 3 e 30 da manhã. Foram as últimas pessoas a verem Carmen Miranda com vida. Foi encontrada morta logo depois. Era o dia 5 de agosto de 1955. Carmen morria aos 46 anos de idade.

Aquela mulher pequena , com bananas equilibradas na cabeças e sapatos de saltos plataforma deixou de ser uma cantora de renome internacional e virou um mito. Nunca nenhum brasileiro chegou tão longe em sucesso e fama como ela. Era realmente uma pequena notável...

http://www.mpbnet.com.br/musicos/carmen.miranda/ ACESSO EM 06\08\2012.

MORRE O MITO CARMEN MIRANDA

MORRE O MITO CARMEN MIRANDA
05 de agosto de 1955

No dia 5 de agosto de 1955 milhares de fãs choraram a morte da cantora Carmen Miranda. Ela morreu aos 46 anos, em sua casa em Los Angeles, nos EUA, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Nascida no dia 9 de fevereiro de 1909, em Marco de Canaveses, em Portugal, ela tinha pouco menos de um ano quando veio com a família para o Rio de Janeiro. Com vocação para seguir a carreira artística, aos 20 anos, foi apresentada ao compositor Josué de Barros que, encantado com seu talento, passou a promovê-la em editoras e teatros. O sucesso não demorou a chegar e veio no ano seguinte com a marcha "Pra Você Gostar de Mim" ("Taí"), de Joubert de Carvalho. Pouco depois, ela já era apontada como uma das principais cantoras do Brasil.

Em seguida, Carmem assinou contrato com a rádio Mayrink Veiga, onde ficou até 1936, quando se transferiu para a Tupi. Em 20 de janeiro de 1936, estreou o filme “Alô, Alô Carnaval” com a famosa cena em que ela e Aurora Miranda, sua irmã, cantam "Cantoras do Rádio".

Três anos depois, veio a chance de fazer carreira nos Estados Unidos. A estreia de Carmem aconteceu no espetáculo musical "Streets of Paris", em Boston. Seu sucesso de crítica e público foi enorme. Sua fama não parou de crescer e, no dia 5 de março de 1940, ela se apresentou ao presidente Franklin Roosevelt durante um banquete na Casa Branca. Entre 1940 e 1953 atuou em 14 filmes em Hollywood e esteve nos mais importantes programas de rádio, TV e teatros dos EUA. Carmem Miranda chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.

Em 1947, ela se casou com o norte-americano David Sebastian, com quem viveu uma relação bastante difícil. Nos EUA, Carmen começou a usar barbitúricos para dar conta da sua agenda lotada. Além disso, bebia e fumava bastante, o que potencializava o efeito dos remédios. Em 1954, ela retornou ao Brasil após 14 anos e fez tratamento no Rio de Janeiro para se desintoxicar. No ano seguinte, Carmem retornou aos EUA após leve melhora, mas, não demorou muito voltou aos antigos vícios, o que acabou resultado na sua prematura morte, em 1955.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.

Jesse Owens



http://www.myhero.com/go/hero.asp?hero=J_owens_olympus_jhs_US_09 ACESSO EM 06\08\2012.

ATLETA JESSE OWENS GANHA TERCEIRA MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA DE BERLIM

ATLETA JESSE OWENS GANHA TERCEIRA MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA DE BERLIM
05 de agosto de 1936

No dia 5 de agosto de 1936, o atleta negro norte-americano Jesse Owens conquistava a terceira de um total de quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim, então sob o regime nazista de Adolf Hitler, que pregava a superioridade da raça ariana.

Owens ficou mundialmente conhecido por ganhar quatro medalhas de ouro em Berlim: 100m e 200m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m. Quando venceu a prova dos 200m, Owens dirigiu seu olhar para o COI e não para a tribuna de Hitler, pois o líder alemão avisou que não estaria presente neste dia, apesar de que há informações de que ele estava no estádio, mas não queria parabenizar Owens. Em 2012, o velocista foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF.

Anos mais tarde, em sua biografia, Owens afirmou que o que mais o magoou, contudo, foi o fato de o presidente americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada. Naquela época, também havia um forte sentimento racista nos Estados Unidos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.

FRIEDRICH ENGELS


http://akaishizuku.deviantart.com/art/Engels-Beard-141322012 ACESSO EM 06\08\2012.

MORRE FRIEDRICH ENGELS

MORRE FRIEDRICH ENGELS
05 de agosto de 1895

Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres em 5 de agosto de 1895. Foi um filósofo e revolucionário alemão. Junto a seu par Karl Marx foi co-autor de obras fundamentais para o nascimento dos movimentos socialista, comunista e sindicalista, e dirigente político. Co-fundador do marxismo (é o conjunto de doutrinas políticas e filosóficas derivadas da obra de Karl Marx). Após a morte de seu amigo Marx, Engels tornou-se líder da democracia social alemã e do socialismo mundial, salvaguardando o essencial da ideologia marxista, para a qual ele mesmo tinha trazido contribuições relativas ao desaparecimento futuro do Estado, para a dialética e para as complexas relações entre a infra-estrutura econômica e as superestruturas políticas, jurídicas e culturais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.

NASCE OSVALDO CRUZ, CIENTISTA E MÉDICO BRASILEIRO

NASCE OSVALDO CRUZ, CIENTISTA E MÉDICO BRASILEIRO
05 de agosto de 1872

No dia 5 de agosto de 1872 nascia, em São Luiz do Paraitinga (SP), Osvaldo Gonçalves Cruz, cientista, médico, epidemiologista e sanitarista. Ele foi o pioneiro no estudo das doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Também entrou para a Academia Brasileira de Letras, em 1912. Ele ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando-se em 1892. Em 1896, estagiou durante três anos no Instituto Pasteur, em Paris, onde foi discípulo do diretor Émile Roux. Em 1899, quando retornou ao Brasil, organizou o combate ao surto de peste bubônica em Santos (SP) e em outras cidades portuárias. Como a importação do soro para o tratamento da doença era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Desta maneira, foi criado o Instituto Soroterápico Federal, em 1900. Oswaldo Cruz assumiu a direção do instituto em 1902 e, no ano seguinte, tornou-se diretor-geral da Saúde Pública, com o objetivo de coordenar as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Convenceu o então presidente da república, Rodrigues Alves, a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou uma rebelião que ficou conhecida como “Revolta da Vacina”. Enquanto era criticado por populares no Brasil, foi premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim, em 1907. Acabou deixando a saúde pública em 1909. Esteve à frente ainda da campanha de erradicação da febre amarela em Belém. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, tornou-se prefeito de Petrópolis. Contudo, ficou doente e morreu um ano depois, sem completar o seu mandato. Sua morte ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1917, em Petrópolis (RJ).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.

NASCE MANUEL DEODORO DA FONSECA

http://filosofandoehistoriando.blogspot.com.br/2011/03/deodoro-da-fonseca.html ACESSO EM 06\08\2012.

NASCE MANUEL DEODORO DA FONSECA

NASCE MANUEL DEODORO DA FONSECA
05 de agosto de 1827

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em 5 de agosto de 1827. Foi um militar e político brasileiro, Primeiro Presidente da República entre 1889 e 1891. O atual Hino Nacional e a Bandeira Nacional do Brasil foram criados durante seu governo. O período de governo Deodoro da Fonseca foi considerado como desastroso, além de autoritário. A dissolução do Congresso, a implantação do estado de sítio, a má política econômica do ministro de finanças Ruy Barbosa, e a pouca experiência administrativa do presidente, levaram o país ao caos. Isolado, desgostoso e doente por seu fracasso como primeiro mandatário, o militar faleceu no Rio de Janeiro, então capital brasileira, em 23 de agosto de 1892.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.

JOÃO PESSOA

http://temporadabrasil.blogspot.com.br/2008/11/uma-das-capitais-que-emerge-como-um.html ACESSO EM 06\08\2012.

É FUNDADA A CIDADE DE JOÃO PESSOA, CONHECIDA COMO “PORTA DO SOL”

É FUNDADA A CIDADE DE JOÃO PESSOA, CONHECIDA COMO “PORTA DO SOL”
05 de agosto de 1585

No dia 5 de agosto de 1585 aconteceu a fundação de João Pessoa, capital do estado da Paraíba e também conhecida como "Porta do Sol", já que a cidade está situada na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Inicialmente chamada Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil. O turismo é uma das grandes forças da economia, gerando renda e empregos. Há ainda o comércio e um parque industrial, formado por fábricas de diversos segmentos.

O nome João Pessoa é uma homenagem ao político paraibano de mesmo nome, assassinado em 1930, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato é considerado o estopim da Revolução de 30.

A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão. Além disso, dentro da cidade, há duas grandes reservas de Mata Atlântica. João Pessoa também dispõe de um serviço de cobertura wi-fi gratuita em vários pontos da cidade. A capital paraibana ainda possui o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que fica distante 13 quilômetros do centro da cidade.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 06\08\2012.