quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DIA DO SEXO



http://cassiafiletti.wordpress.com/2011/09/05/dia-do-sexo/ acesso em 06\09\2012.

Independência do Brasil

O GRITO DA INDEPENDÊNCIA  















Morre o tenor italiano Luciano Pavarotti

Morre o tenor italiano Luciano Pavarotti

06 de septembro de 2007
No dia 6 de setembro de 2007 morria, em Módena, na Itália, o tenor lírico Luciano Pavarotti, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi. Nascido no dia 12 de outubro de 1935, também em Módena, ele é reconhecido por ter popularizado a ópera. Durante sua carreira, gravou duetos com artistas como Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Ricky Martin, Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, Queen, Céline Dion, Eros Ramazzotti, U2 e Roberto Carlos.

Sua posição como tenor lírico ícone de sua geração aconteceu entre 1966 e 1972, durante suas performances no Teatro alla Scala de Milão e em outras casas de ópera italianas. Ficou bastante popular entre o público na Copa do Mundo de 1990 na Itália, com performances da ária "Nessun Dorma", da ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Ele realizou a apresentação ao lado dos tenores e amigos Plácido Domingo e José Carreras.

Sua última performance em uma ópera, no Metropolitan Opera, foi em março de 2004. Sua última aparição em um palco foi na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, em 2006, quando ele cantou pela última vez "Nessun Dorma" e recebeu uma ovação calorosa de milhares de pessoas.
No dia 6 de setembro de 2007, ele morreu em sua casa, em Módena, devido a um câncer no pâncreas, aos 71 anos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Ocorre o funeral de Diana, assistido pela TV por 2,5 bilhões de pessoas

Ocorre o funeral de Diana, assistido pela TV por 2,5 bilhões de pessoas

06 de septembro de 1997
No dia 6 de setembro de 1997 era realizado, em Londres, o funeral de Diana Frances Spencer, mais conhecida como Diana, Princesa de Gales. Nascida em Sandringham, na Inglaterra, no 1 de julho de 1961, ela foi casada com o Príncipe Charles, herdeiro do Reino Unido. Os dois tiveram dois filhos, William e Harry, e acabaram se divorciando. Apesar disso, Diana tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo e, além de servir de exemplo como ícone da moda, ela também era admirada por seus trabalhos sociais ao redor do mundo.

Sua morte aconteceu de forma inesperada, no dia 31 de agosto de 1997. Ela morreu em um acidente de carro, no Ponte de l'Alma, em Paris, quando era perseguida por paparazzis. Após um jantar de Diana com o seu então namorado, Dodi Al-Fayed, o carro em que eles estavam bateu em um pilar no túnel. O motorista, Henri Paul, e Dodi morreram na hora, Diana chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O único sobrevivente do acidente foi o guarda-costas de Dodi, Trevor Rees-Jones, que ficou meses em coma no hospital e disse não se lembrar do que aconteceu naquela noite.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Nasce Di Cavalcanti, pintor e caricaturista brasileiro

Nasce Di Cavalcanti, pintor e caricaturista brasileiro

06 de septembro de 1897
No dia 6 de setembro de 1897 nascia, no Rio de Janeiro, Emiliano Di Cavalcanti, um dos grandes nomes da pintura brasileira. Ele idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em 1922, quando também criou o catálogo e o programa do evento. No ano seguinte, viajou para Paris, onde ficou até 1925. Na Europa, conheceu artistas como Picasso, Matisse, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros. Na sua volta ao Brasil, em 1926, entrou para o Partido Comunista. Nos anos 30, iniciou suas participações em exposições coletivas, salões nacionais e internacionais.

Em 1932, foi preso durante a Revolução Paulista. Alguns anos depois, voltou a ser detido por desenhos que satirizavam o militarismo da época. Nos anos 40, voltou a morar em Paris, mas deixou a cidade por conta da Segunda Guerra Mundial. Em 1951, participou da I Bienal de São Paulo e fez uma doação de mais de 500 desenhos ao Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Em meados da década de 50, foi convidado por Oscar Niemayer para criar as imagens da tapeçaria que seria instalada no Palácio da Alvorada e para pintar as estações para a Via-sacra da catedral de Brasília. Na década de 70, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou uma retrospectiva da obra do pintor, que recebeu prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Ele morreu no dia 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro. Um dia após sua morte, Di Cavalcanti foi homenageado pelo cineasta e amigo Glauber Rocha, que rodou o curta metragem Di durante o velório do pintor. O filme foi conduzido pela narração frenética e radiofônica de Glauber, filmado com uma câmera de 35mm, que incomodou familiares e demais presentes no funeral. O curta ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, em 1977. Sua exibição no Brasil foi proibida pela família de Di Cavalcanti, que considerou uma afronta a iniciativa de Glauber Rocha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Nasce Andrés Eloy Blanco

Nasce Andrés Eloy Blanco

06 de septembro de 1896
Andrés Eloy Blanco nasceu em 6 de setembro de 1896 e faleceu em 1955. Foi um poeta, contista, dramaturgo, jornalista, biógrafo, orador e ensaísta venezuelano. Seus primeiros poemas, "O Solitário de Santa Ana" e "Walkyria", apareceram em 1911 no jornal El Universal de Caracas. Seguiu a carreira de Direito entre 1914 e 1919 na Universidade Central da Venezuela. Nesse período participou em manifestações estudantis que o levaram várias vezes para a prisão. Opositor à ditadura de Juan Vicente Gómez, esteve na prisão desde 1928 até 1934 e nela escreveu várias de suas obras. Fundou o partido Ação Democrática (AD) e em 1948 ocupou o cargo de ministro de Relações Exteriores durante a fugaz presidência do escritor Rómulo Gallegos Freire. Destacou-se na poesia, separando-se em boa medida das concepções de seus contemporâneos, os membros da geração de 1918, quase todos eles poetas intimistas. Blanco, pelo contrário, soube transitar desde o modernismo (um poema seu é uma homenagem a Rubén Darío) para as formas da poesia popular: coplas, corridos, décimas, romances.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Morre Narciso Monturiol

Morre Narciso Monturiol

06 de septembro de 1885
Narciso Monturiol nasceu no ano de 1819 e faleceu em 6 de setembro de 1885. Foi um inventor e político espanhol, conhecido sobretudo por desenhar e construir um submarino com sistema de propulsão à vapor. Foi seguidor da teoria socialista e editou o jornal La Fraternidad (1847-1848) em Barcelona - Espanha. Em 1857 abandonou a política ativa, estabeleceu-se em Gerona e dedicou-se à realização de numerosos inventos, entre os quais se destaca o do submarino Ictíneo. Os primeiros testes deste submarino de propulsão manual e com capacidade para seis pessoas foram feitos no porto de Barcelona, em 1859. Apesar do sucesso dos testes, Monturiol não encontrou apoio econômico por parte das autoridades e teve que buscar outros métodos de financiamento para construir seu segundo Ictíneo. Este submarino, lançado ao mar em 1864, foi o primeiro com propulsão à vapor; os resultados foram satisfatórios, mas Monturiol não pôde aperfeiçoar seu invento por falta de recursos econômicos. Escreveu nove Memórias sobre o Ictíneo e a obra ensaio sobre a arte de navegar por debaixo d'água, publicada depois de sua morte (1891).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Nasce John Dalton

Nasce John Dalton

06 de septembro de 1766
John Dalton nasceu no dia 06 de setembro de 1766 e faleceu em 1844. Foi um químico e físico britânico que desenvolveu a teoria atômica na qual se baseia a ciência física moderna. Foi educado em uma escola de sua cidade natal onde começou a ensinar com 12 anos de idade. Em 1781 mudou-se para Kendal, onde dirigiu uma escola com seu primo e seu irmão mais velho. Foi para Manchester em 1793 e ali passou o resto de sua vida como professor, primeiro no New College e mais tarde como tutor privado. Em 1787, Dalton começou uma série de estudos meteorológicos que continuou durante 57 anos, acumulando cerca de 200.000 observações e medidas sobre o clima na área de Manchester. O interesse de Dalton pela meteorologia o levou a estudar um grande número de fenômenos, bem como os instrumentos necessários para medi-los. Foi o primeiro a provar a teoria de que a chuva é produzida por uma diminuição da temperatura e não por uma mudança de pressão atmosférica. Sua contribuição mais importante à ciência foi sua teoria de que a matéria é composta por átomos de diferentes massas que se combinam em proporções simples para formarem compostos. Esta teoria, formulada por Dalton pela primeira vez em 1803, é a pedra angular da física moderna. Dalton foi eleito membro da Real Sociedade de Londres em 1822 e, quatro anos mais tarde, lhe foi concedida a medalha de ouro desta sociedade. Em 1830 converteu-se em um dos oito sócios estrangeiros da Academia de Ciências Francesa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Morre o escritor Fausto Wolff

Morre o escritor Fausto Wolff

05 de septembro de 2008

No dia 5 de setembro de 2008 morria, no Rio de Janeiro, Faustin von Wolffenbüttel, mais conhecido como Fausto Wolff, jornalista e escritor brasileiro, autor de aproximadamente 20 livros. Vítima de uma hemorragia digestiva, morreu por disfunção de múltiplos órgãos. Nascido no dia 8 de julho de 1940, em Santo Ângelo (RS), ele se mudou para o Rio de Janeiro com 18 anos, onde trabalhou em várias jornais. Escreveu sobre televisão no Jornal do Brasil, sobre teatro na Tribuna da Imprensa e sobre política no Diário da Noite. Suas opiniões polêmicas e independentes também começaram a aparecer na TV, com o Jornal de Vanguarda de Fernando Barbosa Lima a partir de 1963.

Em 1968, por conta da censura do governo militar, Fausto Wollf exilou-se na Europa, onde passou 10 anos, na Dinamarca e na Itália. Ainda no exílio, foi um dos editores de O Pasquim, além de diretor de teatro e professor de literatura nas universidades de Copenhague e Nápoles. Na volta ao Brasil, com a Anistia de 1978, trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil, mas em seguida passou a dedicar-se apenas à imprensa independente, em especial a O Pasquim.



Apoiou Brizola em sua eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro em 1982 e, a partir dessa experiência, organizou o volume "Rio de Janeiro, um Retrato: a Cidade Contada por seus Habitantes" (1985), considerado um dos mais completos retratos sociológicos da cidade.

A partir daí, longe do cotidiano das redações de jornais, dedicou-se à literatura. Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti por seu romance À Mão Esquerda. Voltou a ficar entre os dez finalistas do Jabuti em mais duas oportunidades: em 2004 na categoria Poesia e em 2006 na categoria Contos, com A Milésima Segunda Noite. Wolff teve também algumas participações no cinema. Em 1977 foi co-roteirista do filme dinamarquês Jorden er flad, no qual igualmente foi ator. Fez ainda pequenos papéis em filmes dirigidos por amigos seus - como Natal da Portela (1988) e O Viajante (1999).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Morre Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz

Morre Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz

05 de septembro de 1997
blogdomendesemendes.blogspot.com ACESSO EM 06\09\2012
No dia 5 de setembro 1997, em Calcutá, morria Teresa de Calcutá, uma feira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Nascida no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, como é o seu verdadeiro nome, ingressou aos 18 anos na Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda. Ela estudou em Dublin, na Irlanda, e em Darjiling, na Índia, antes de aceitar os votos religiosos, em 1937. Seguiu com seus trabalhos em um colégio católico em Calcutá, onde ajudou os doentes e, em 1948, pediu permissão para deixar seu posto no convento e dedicar-se somente à ajuda aos doentes.

Mais tarde, a ordem das Missioneiras da Caridade foi reconhecida como uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, têm que assumir um quarto voto: a promessa de servir aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus. Após abrir um centro em Calcutá, em 1952, ela estendeu a ordem por todos os continentes.

Em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades e trabalhou até o dia da sua morte, em 5 de setembro 1997. Em outubro de 2003, ela foi beatificada por João Paulo II.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Morre Soichiro Honda

Morre Soichiro Honda

05 de septembro de 1991
Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906 e faleceu em 5 de agosto de 1991. Foi um empresário japonês, fundador da companhia Honda Motors e, desde muito jovem, um apaixonado pelos artefatos mecânicos. Seu pai era proprietário de uma oficina de bicicletas. Com 15 anos, mudou-se para Tóquio para trabalhar na empresa automotriz Hart Shokai. Aos 21 anos, voltou à sua cidade natal transformado em um especialista mecânico, como chefe de uma sucursal desta empresa. No entanto, logo se tornou independente e montou uma fábrica de pistões que logo fracassou. Posteriormente inscreveu-se na universidade e, mais tarde, reabriu sua pequena fábrica. Ao finalizar a Segunda Guerra Mundial, perdeu tudo em meio à devastação que produziu o bombardeio norte-americano. Em 1948, associado a Takeo Fujisawa, fundou a Honda Motor Company com o objetivo de fabricar motocicletas, já que os bombardeios tinham devastado o parque automotor japonês. A idéia original consistiu em fabricar bicicletas com motor, embora o primeiro motor utilizado tenha sido muito pesado e em seguida a empresa faliu. No entanto, Soichiro fabricou um motor mais leve, rápido e silencioso e, imediatamente, sobreveio o sucesso. A produção foi aumentando vertiginosamente e instalaram-se fábricas em todo o Japão. A reputação da empresa cresceu no que se refere a motos Honda e estas começaram a ganhar em concorrências internacionais. No começo de 1960, suas atividades industriais cresceram, dedicando-se então completamente à indústria automotriz. Fixou como meta ganhar uma corrida de Fórmula 1 com um veículo de sua fabricação, o que conseguiu em 1965. Desde 1967, a Honda começou a produzir carros pequenos. Quando desatou a crise do petróleo em 1973, foi ampliada a produção do Honda Civic de baixo consumo, com o que a empresa se posicionou de forma inequívoca em todo o mundo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Morre Deng Jiaxian

Morre Deng Jiaxian

05 de septembro de 1986
Deng Jiaxian faleceu em Pequim em 5 de setembro de 1986, vítima de um câncer aos 62 anos. Foi um cientista chinês que desenvolveu e construiu a bomba atômica chinesa. Em 1950, voltou para a República Popular da China, procedente dos Estados Unidos, depois da vitória comunista, e a partir daí contribuiu com a construção da primeira bomba atômica chinesa, que foi experimentada pela primeira vez em 1964. Deng é considerado o orgulho dos técnicos e cientistas chineses por ter colaborado com o desenvolvimento do arsenal nuclear de seu país. Em vida, o cientista chinês dirigiu pessoalmente 15 dos 32 testes atômicos realizados pela China.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Ocorre o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos

Ocorre o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos

05 de septembro de 1972
No dia 5 de setembro de 1972 um ataque terrorista manchou para sempre os Jogos Olímpicos de Munique. Neste dia, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Munique, 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Como desfecho, todos os atletas foram assassinados em vários momentos do sequestro. Também morreram cinco terroristas e um agente da polícia alemã. O episódio também ficou marcado pela falta de preparo da polícia alemã para lidar com a situação.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

Nasce o cantor Freddie Mercury, líder da banda Queen

Nasce o cantor Freddie Mercury, líder da banda Queen

05 de septembro de 1946
No dia 5 de setembro de 1946 nascia, Stone Town, atual Tanzânia, Farrokh Bulsara, mais conhecido como o cantor Freddie Mercury. Educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim (ou Mumbai), nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie. Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou design na Ealing Art College.

Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile, com Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista. Em 1970, Tim deixou o grupo e Freddie assumiu o posto de vocalista da banda, que trocou o nome para Queen. Nesta época, ele acrescentou Mercury ao seu nome. No mesmo ano, conheceu Mary Austin, sua namorada. Com ela, assumiu sua bissexualidade. Mesmo separados depois, os dois continuaram grandes amigos e Freddie, inclusive, doou parte de sua fortuna para ela. De acordo com o cantor, a música "Love of My Life" foi escrita para Mary.

Além deste sucesso, ele compôs outros clássicos como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions". Com performances lendárias, suas turnês com o Queen fizeram enorme sucesso nos anos 70 e 80. Freddie Mercury também lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e pelo público. Em 1991, diante da sua frágil saúde, aumentavam os rumores de que ele estaria com AIDS, o que foi confirmado pelo próprio cantor, em uma declaração, na véspera de sua morte, ocorrida em Londres no dia 24 de novembro de 1991. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra, na Suíça, pátria que foi adotada por Mercury como seu segundo lar. No ano seguinte, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, a cantora Montserrat Caballé interpretou a canção "Barcelona" (gravada em 1988) em dueto virtual com o cantor.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.

fofocasecelebridades.blogspot.com ACESSO EM 06\09\2012.


Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas

Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas

05 de septembro de 1494
No dia 5 de setembro de 1494 Portugal ratificou o Tratado de Tordesilhas, que fora anteriormente assinado na povoação castelhana de Tordesilhas, em 7 de junho de 1494. O tratado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha servia para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola após a viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.

O tratado praticamente dividia o globo terrestre entre Portugal e Espanha. Ele definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Os territórios a leste desta linha pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06\09\2012.