quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ARCIMBOLDO


ARCIMBOLDO - O ARTISTA DAS FRUTAS E LEGUMES -

Giuseppe Arcimboldo (1527-1593), Milão – Itália.


Iniciou seus trabalhos em Milão, com seu pai, mas atingiu a fama em Bilbau.
Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas.
Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostos humanos.


FOGUETE BRASILEIRO VLS-1 V3 EXPLODE NO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA

FOGUETE BRASILEIRO VLS-1 V3 EXPLODE NO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
22 de agosto de 2003

No dia 22 de agosto de 2003, o VLS-1 V3 (Veículo Lançador de Satélites) brasileiro explodiu na base de Alcântara, três dias antes do seu lançamento, matando 21 cientistas. O objetivo da missão, nomeada Operação São Luís, era colocar o satélite meteorológico Satec do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nanosatélite Unosat da Universidade do Norte do Paraná em órbita circular equatorial a 750 km de altitude.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.



http://www.apolo11.com/novo_forum_ler_posts.php?id_pergunta=dat_20091014-065056.inc ACESSO EM 22\08\2012.

MORRE O CINEASTA GLAUBER ROCHA

MORRE O CINEASTA GLAUBER ROCHA
22 de agosto de 1981

No dia 22 de agosto de 1981 morria, no Rio de Janeiro, Glauber de Andrade Rocha, cineasta, ator e escritor. Ele foi vítima de um choque bacteriano, cujos sintomas começou a sentir em Sintra, Portugal, onde realizava filmagens.

Nascido no dia 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista (BA), Glauber sempre teve a vida direcionada ao cinema. Suas obras consagradas são “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969). Seu trabalho pregava uma nova estética, diferente daquela dos filmes norte-americanos. Com o princípio de "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", era um dos líderes do movimento do cinema novo no Brasil. Por conta de sua postura questionadora, era visto como um elemento subversivo durante o período militar.

Com o filme “Terra em Transe” tornou-se conhecido, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha, o Prêmio de Melhor Filme do Locarno International Film Festival, e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio de Janeiro. Outro filme premiado foi “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, que recebeu o prêmio de melhor direção em Cannes e o Prêmio Luiz Buñuel.

Em 1971, ele partiu para um período de cinco anos no exílio. Seis anos depois, sofreu com a morte de sua irmã, a atriz Anecy Rocha, que morreu aos 34 anos após cair em um fosso de elevador. Sua outra irmã morreu aos 11 por conta de leucemia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.

http://www.overmundo.com.br/banco/glauber-rocha ACESSO EM 22\08\2012.

JUSCELINO KUBITSCHEK

MORRE O EX-PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK
22 de agosto de 1973

No dia 22 de agosto de 1973 morria, em um acidente de carro em Resende (RJ), Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília. Nascido no dia 12 de setembro de 1902, em Diamantina (MG), ele concluiu o curso de medicina antes de iniciar a carreira política. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961 Ele foi casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia e Maria. Ele inaugurou a nova capital federal, Brasília, executando um antigo projeto previsto em três constituições brasileiras. A mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília teve como objetivo promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país. Durante todo o seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de grande desenvolvimento econômico e estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.

Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos (tentativa de golpe da UDN (União Democrática Nacional) e dos militares), rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).

O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.

O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.

Para ampliar o desenvolvimentismo econômico brasileiro, JK considerava impossível o progresso da economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado na economia, priorizando, então, a entrada de capitais estrangeiros no país, principalmente pela indústria automobilística. Ressalta-se que nesse período o Brasil iniciou o processo de endividamento externo.

Os setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.

Contudo, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande migração nordestina para esta região.

Após analisarmos alguns pontos do Plano de Metas, focaremos a outra promessa de campanha efetivada por JK: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. Em fins de 1956, depois de o Congresso Nacional ter aprovado a transferência da capital, iniciaram-se as obras da construção de Brasília. A nova capital do Brasil teria um moderno e arrojado conjunto arquitetônico realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Plano Piloto da cidade foi desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa.

Juscelino Kubitschek não foi o primeiro a falar sobre a possiblidade da transferência da capital do Brasil, desde 1891 a Constituição Federal, no seu artigo 3º, já almejava a transferência. Na última década do século XIX, mas precisamente no ano de 1894, foi nomeada uma comissão que visitou e demarcou a área do futuro Distrito Federal no Planalto Central. Essa comissão ficou conhecida como Missão Cruls em referência ao astrônomo belga Luiz Cruls que a chefiava.

A interiorização da capital federal já era um sonho de muitos brasileiros anteriores a JK, mas foi Juscelino que efetivou a transferência da capital. Acostumado a lidar com projetos arrojados, JK deu a ordem para o início da construção de Brasília, os trabalhos tiveram início no final de 1956. A nova capital foi inaugurada no ano de 1960.

A construção da nova capital se configurou como uma grande meta a ser cumprida. Brasília somente pôde ser efetivada a partir da grande vontade de JK, e também pelo empenho dos trabalhadores que a construíram, grande parte se constituía de migrantes da região nordeste do Brasil. Os trabalhadores que a construíram tornaram seus primeiros moradores, ficando conhecidos como “Candangos”.

Com Juscelino Kubitschek, o interior do Brasil passou a ser visto como espaço de possibilidades, como parte integrante da civilização brasileira.

http://www.brasilescola.com/historiab/juscelino-kubitschek.htm ACESSO EM 22\08\2012.



http://arquivoememoria.wordpress.com/category/juscelino-kubitschek/ ACESSO EM 22\08\2012.


NASCE LAYNE STALEY, VOCALISTA DA BANDA ALICE IN CHAINS

NASCE LAYNE STALEY, VOCALISTA DA BANDA ALICE IN CHAINS
22 de agosto de 1967

No dia 22 de agosto de 1967 nascia em Kirkland, nos Estados Unidos, Layne Staley, vocalista da banda grunge Alice in Chains, conhecido pela sua voz comovente e por sua presença de palco. Em 1987, ele começou a tocar com Jerry Cantrell, com quem formaria o Alice in Chains. Não demorou muito, a banda ficou conhecida com a explosão do movimento grunge, em Seattle.

Staley sofreu com o divórcio dos seus pais quando era criança e passou muito tempo sem ver o pai. Quando ficou famoso com sua banda, ele reencontrou seu pai, mas ficou decepcionado ao saber que ele também era um viciado. Isso só piorou as coisas para Staley que, ao mesmo tempo, também repudiava o vício em heroína que tentava largar. Seus problemas com as drogas aparecem em algumas canções do Alice in Chains, como "Sickman", "Dirt", "Angry Chair" e "Grind".

Por conta do vício, Staley morreu no dia 5 de abril de 2002, em Seattle. Seu corpo foi encontrado no condomínio em que morava apenas no dia 20 de abril. Tomado pelo vício, ele vivia recluso e sua depressão aumentou após a morte de sua namorada, Demri Parrott, morta por uma doença causada pelo uso de drogas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.



http://grungereport.net/?p=10556 ACESSO EM 22\08\2012.



BRASIL DECLARA GUERRA À ALEMANHA E À ITÁLIA

BRASIL DECLARA GUERRA À ALEMANHA E À ITÁLIA
22 de agosto de 1942

No dia 22 de agosto de 1942, após navios mercantes brasileiros serem torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. Contudo, o envio das tropas brasileiras para o campo de batalha começou apenas em julho de 1944, quase dois anos após a declaração de guerra brasileira. Foram enviados 25 mil homens, de um total inicialmente previsto de 100 mil. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos norte-americanos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) cumpriu as principais missões que recebeu.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.

NASCE O COMPOSITOR FRANCÊS CLAUDE DEBUSSY

NASCE O COMPOSITOR FRANCÊS CLAUDE DEBUSSY
22 de agosto de 1862

No dia 22 de agosto de 1862 nascia, em Saint-Germain-en-Laye, na França, o compositor Claude Debussy. Criado em uma família simples, ele já mostrava desde cedo que tinha talento para tocar piano. Em 1873, entrou para o Conservatório de Paris. Influenciado pelos pintores dos movimentos simbolista e impressionista, ele logo mostrou seu estilo cheio de originalidade.

Considerado o fundador do impressionismo musical, Debussy influenciou o trabalho de compositores como Maurice Ravel, Igor Stravinsky, Bartók Béla, Alban Berg, Anton Webern e Pierre Boulez. Portanto, ele é considerado o mais influente compositor francês dos últimos três séculos. Em seu trabalho constam a ópera “Pelléas et Mélisande” (1902), o trabalho orquestral “Prelude to The Afternoon of a Faun” (1894) e “La Mer” (1905). Debussy morreu no dia 25 de março de 1918, em Paris.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.

http://www.lastfm.com.br/music/Claude+Debussy/+images/15289017 ACESSO EM 22\08\2012.

MORRE JEAN - HONORÉ FRAGONARD

MORRE JEAN - HONORÉ FRAGONARD
22 de agosto de 1806

Jean-Honoré Fragonard nasceu em 5 de abril de 1732 e faleceu em 22 de agosto de 1806, foi um pintor francês. Durante mais de meio século foi completamente ignorado. Posteriormente sua redescoberta possibilitou sua confirmação entre os mestres da pintura. Fragonard é um dos maiores representantes da pintura do século XVIII. Seu estilo fogoso, pleno de desenvoltura, e sua vivíssima sensibilidade se expressam com a mesma facilidade nas cenas galantes ou morais que nos retratos e nas composições ou cenas de costumes. A Revolução pôs fim à demanda de obras do gênero galante e os últimos anos de sua vida transcorreram na miséria. Este artista resume em sua obra as aspirações do século XVIII, com seus contrastes e contradições.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 22\08\2012.





















http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Honor%C3%A9_Fragonard ACESSO EM 22\08\2012.