segunda-feira, 16 de julho de 2012

No "Maracanazo", Uruguai derrota Brasil na final da Copa

No "Maracanazo", Uruguai derrota Brasil na final da Copa

16 de julho de 1950
No dia 16 de julho de 1950 o futebol brasileiro sofreu, provavelmente, uma das suas mais amargas derrotas da história. No primeiro mundial realizado após o encerramento da Segunda Guerra Mundial, os jogadores da seleção brasileira estavam diante da chance de conquistar, dentro de casa, o primeiro título de Copa do Mundo. Em uma partida em que era considerado favorito, o Brasil recebeu o Uruguai no estádio do Maracanã, diante de um público de 200 mil pessoas, sendo que entre elas estavam somente algumas centenas de uruguaios. Ao time local, bastava um empate, mas mesmo assim a equipe da casa se lançou ao ataque. No jogo, o Brasil marcou primeiro com o atacante Albino Friaça, que balançou a rede logo aos 10 minutos de partida. Contudo, no segundo tempo, os uruguaios empataram com Schiaffino e depois sacramentaram a vitória e também a conquista do título mundial com um gol de Ghiggia, que calou a imensidão de torcedores no Maracanã. Era o fim da festa brasileira que havia sido armada antes mesmo do jogo e que teve o Uruguai como convidado mais indigesto.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Nasce Roald Amundsen

Nasce Roald Amundsen

16 de julho de 1872
Roald Engelbregt Gravning Amundsen nasceu em 16 de Julho de 1872 e faleceu em 18 de Junho de 1928, foi um explorador norueguês das regiões polares. Dirigiu a expedição à Antártida que pela primeira vez atingiu o Pólo Sul. Também foi o primeiro em sulcar o Caminho do Noroeste, que unia o Atlântico com o Pacífico, e fez parte da primeira expedição aérea que sobrevoou o Pólo Norte. Contava com uma excelente formação naval e uma especial habilidade nas técnicas de sobrevivência, apreendidas em parte de sua experiência em esportes de inverno, na vida dos esquimós, e nas expedições que o precederam. Amundsen nasceu numa família de capitães e proprietários de navios. Seu pai faleceu quando Roald contava com 14 anos. Depois sua mãe obrigou-o a se afastar da indústria naval familiar e o pressionou para que estudasse medicina, uma promessa que Amundsen manteve até que sua mãe morreu quando ele tinha 21 anos. Sempre tinha sentido um oculto desejo pelas viagens e uma vez tendo deixado os estudos, tornou-se marinheiro e decidiu se dedicar à exploração das regiões polares. Um dos primeiros problemas com os quais topou foi de caráter financeiro. À procura de um patrocinador, viajou aos Estados Unidos onde conheceu o milionário Lincoln Ellsworth, que junto a outras pessoas contribuiu economicamente para suas explorações polares.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Nasce Camilla Carot Jean Baptiste

Nasce Camilla Carot Jean Baptiste

16 de julho de 1796
Camille Corot foi um pintor francês, que nasceu em 16 de Julho de 1796 no seio de uma família de comerciantes. De formação neoclássica, recebeu influências de seu par francês Victor Bertin, de quem aprendeu os princípios de composição clássicos que caracterizaram as paisagens de suas obras: Forum (1826) e a Ponte de Narni (1827). Percorreu a Europa fazendo pequenos esboços a óleo que estão entre as primeiras paisagens francesas pintadas diretamente do natural. Desde 1845, e depois de ter conseguido um grande sucesso de crítica, começou a vender suas obras. Depois, suas paisagens foram se convertendo em criações mais imaginárias: Lembrança de Mortefontaine (1864, Museu do Louvre). Pintou obras extraordinárias como O Campanario de Douai (1871, Museu do Louvre). A captação da atmosfera própria do ar livre e o estudo da luz colocam-no dentro da genealogia do Impressionismo. Não faltam na sua pintura os retratos e os estudos de figuras humanas. Foi um homem singelo e generoso com seus amigos e alunos, tanto no que se refere ao dinheiro como ao tempo (chegou inclusive a assinar quadros de colegas pouco afortunados), o qual lhe valeu o sobrenome de "Père Corot" (Pai Corot). Faleceu em 22 de Fevereiro de 1875 em Paris.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Gianni Versace é assassinado

Gianni Versace é assassinado

15 de julho de 1997
Gianni Versace nasceu em 2 de Dezembro de 1946 e faleceu em 15 de Julho de 1997. Foi um designer italiano de moda para ambos os sexos. Absorveu influências da arte grega e romana, bem como da arte abstrata moderna. Alguns o consideram o estilista mais talentoso e com mais colorido do século XX, enquanto outros criticam seus excessos ornamentais. Gianni foi o fundador da famosa companhia de moda Versace. A primeira loja foi inaugurada na Via della Spiga de Milão - Itália - em 1978, e sua popularidade foi imediata. Hoje em dia, Versace é uma das casas de moda mais importantes. internacionalmente. Numa manhã de Julho, no verão de 1997, regressando de sua costumeira caminhada pelas calçadas de Ocean Drive em Miami, Versace foi baleado em frente a sua mansão com vistas para o mar em Miami Beach. Foi surpreendido pelo assassino em série Andrew Cunanan, que se suicidou pouco depois do homicídio e seu corpo foi encontrado em um iate. A polícia afirma que Andrew Cunanan se suicidou com a mesma pistola que usou para matar Gianni Versace.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

É patenteada a margarina

É patenteada a margarina

15 de julho de 1869
Você já parou para imaginar como que um produto tão comum como a margarina foi inventado? Pois bem, ela foi criada no dia 15 de julho de 1869 após um desafio proposto pelo imperador Napoleão III que queria produzir um produto semelhante à manteiga e que fosse apropriado para as forças armadas do império. Por conta disso, o quimíco francês Hippolyte Mege-Mouries patenteou uma substância chamada oleomargarina, que mais tarde ficou conhecida como margarina.

Diante de uma população em crescimento e com um grande número de soldados e marinheiros franceses que não ingeriam diariamente uma dieta balanceada, o imperador Napoleão III lançou um concurso no qual oferecia um prêmio a quem pudesse fabricar um alimento que pudesse substituir a manteiga, o produto preferido na mesa de um francês. Após dois anos de trabalho, Mege-Mouries finalmente conseguiu desenvolver a margarina, que ganhou esse nome por conta do brilho perolado da gordura usada (a palavra vem do grego, “maragon”, que significa pérola). Atualmente, a margarina é fabricada com gordura vegetal em vez da animal e ganhou popularidade no mundo inteiro. Contudo, ainda assim, os franceses preferem a manteiga.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Morre William Thomas Morton

Morre William Thomas Morton

15 de julho de 1868
William Thomas Green Morton nasceu em 1819 e faleceu em 15 de Julho de 1868. Foi um dentista americano que tomou para si a descoberta do emprego anestésico do éter. Estudou no College of Dental Surgery de Baltimore (Universidade de cirurgia dental de Baltimore) e na Harvard Medical School (Escola médica de Harvard). Entre 1842 e 1843 trabalhou com o dentista Horace Wells, e por volta de 1844 associou-se com o cientista Charles Thomas Jackson. Morton realizou uma série de testes depois de conhecer os experimentos de Jackson com éter sulfúrico como anestésico. Em 1846 empregou pela primeira vez o éter em público, primeiro para extrair uma peça dental e depois um tumor no pescoço. Em 1846, Morton e Jackson obtiveram a patente do anestésico, ao qual chamaram letheon, ainda que a mesma tenha sido invalidada quando ambos reclamaram a paternidade do invento. Morton passou o resto de sua vida rebatendo a reclamação sobre o anestésico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Nasce Rembrandt

Nasce Rembrandt

15 de julho de 1606
Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em 15 de Julho de 1606 e faleceu em 4 de Outubro de 1669. É considerado um dos maiores pintores na história da arte européia, e o mais importante na história da Holanda. Rembrandt foi, além disso, um gravador experiente, e publicou muitos desenhos. Suas contribuições à arte tiveram lugar num período em que os historiadores chamam de Idade de Ouro holandesa, que correspondeu ao século XVII. Nessa época, a cultura, a ciência, o comércio, o poderio e a influência política da Holanda atingiram seu ponto máximo. Ao todo, Rembrandt produziu cerca de 854 quadros e 2.600 desenhos. Foi um prolífico pintor de auto-retratos. Além disso, deixou pinturas de si mesmo notavelmente claras. Seu olhar e -o mais importante- suas emoções que permitem apreciar o infortúnio e a tristeza que enrugam seu rosto. Entre as características marcantes de sua obra encontra-se o uso do claro e escuro, com freqüência usando fortes contrastes, o que introduz o observador dentro do quadro. Suas cenas vívidas e dramáticas destacam-se sobre a rígida formalidade que mostra a obra da maioria dos artistas da época, junto com um profundo sentimento de compaixão pela raça humana, sem discriminação alguma pela fortuna ou idade. Em seus quadros aparecem com freqüência os membros de sua família; sua esposa Saskia, seu filho Titus e sua colega sentimental Hendrickje.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Morre Jacinto Benavente

Morre Jacinto Benavente

14 de julho de 1954
Jacinto Benavente Martínez nasceu em 12 de Agosto de 1866 e faleceu em 14 de Julho de 1954. Foi um dramaturgo, diretor, roteirista e produtor de cinema espanhol. Abordou quase todos os gêneros teatrais: tragédia, comédia e drama. Todos os ambientes encontraram guarida e plena expressão em seus cenários: o rural e o urbano, o plebeu e o aristocrático. Seu teatro constituiu uma galeria completa de tipos humanos. Benavente criou suas obras tomando como fundamento a vida. Realismo, naturalidade e verossimilidade são os três elementos dos quais parte sua arte, sem excluir em muitos momentos um certo hálito de poesia e ironia. Com sua primeira obra, O Ninho Alheio (1894), na qual propôs um problema de inveja entre irmãos, abriu um novo período na dramaturgia espanhola. Foi especialmente sutil na ironia com que denunciou a manipulação do entendimento que se pode fazer nos meios jurídicos, políticos ou nos noticiários, com a alteração da sintaxe e da lexicografia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

É promulgada a lei de esterilização no regime nazista

É promulgada a lei de esterilização no regime nazista

14 de julho de 1933

No dia 14 de julho de 1933 o Partido Nazista Alemão aprovou a chamada “lei para a prevenção da ascendência com doenças hereditárias”, que estabelecia um sistema estatal de extermínio de milhões de pessoas. Esta lei foi criada por três figuras importantes do movimento de “limpeza racial”: os eugenistas e genetistas Ernst Rüdin e Arthur Gütt e o advogado Falk Ruttke. Eles foram nomeados pelo partido comunista para redigir uma lei que permitisse que a sociedade descartasse os cidadãos "problemáticos". O partido acreditava que os doentes mentais afligiam toda a sociedade e que eram um estorvo para a construção de uma Alemanha forte, saudável e pura. O resultado perverso dessa política foi a chamada “solução final”, ou seja, os campos de extermínio na Europa controlada pelos nazistas, onde milhares de pessoas foram mortas por conta do programa T4. As vítimas foram judeus, comunistas, ciganos, homossexuais e doentes mentais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Nasce Joseph Arthur de Gobineau

Nasce Joseph Arthur de Gobineau

14 de julho de 1826
Joseph Arthur de Gobineau foi um diplomata e filósofo francês, cuja teoria racial, impregnada de anti-semitismo, chegou a ser empregada posteriormente como justificativa filosófica do racismo nazista. Gobineau nasceu em 14 de Julho de 1826 em Ville D'Avray, uma localidade próxima a Paris, no seio de uma família da aristocracia. Desempenhou diversos cargos diplomáticos no Irã, Alemanha, Grécia, Brasil e Suécia desde 1848 até 1877. Além de sua atividade na política exterior, foi um prolífico escritor. Escreveu novelas e livros sobre religião, filosofia e história. Faleceu em 13 de Outubro de 1882. É conhecido geralmente como o fundador do racismo moderno. Seus interesses puramente acadêmicos levaram-no a se especializar em estudos orientais, nos quais ganhou a reputação de ser um erudito. Baseando suas teorias no conhecimento do Oriente, tentou comparar as raças orientais com as da Europa. O estudo de Gobineau incluiu a avaliação e classificação dos hábitos alimentares dos povos da Ásia, África e Europa, determinando os graus respectivos de conforto requeridos por esses povos para o consumo de alimentos, e seus hábitos de vida em geral. Sua obra mais famosa é o Ensaio Sobre a Desigualdade das Raças Humanas (1853-1855), na que afirmou que a raça dos germanos, que habita na Grã-Bretanha, França e Bélgica, era a única raça pura em comparação com aquelas que eram misturadas com as raças «negra» e «amarela».

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Brasileira Martha Vasconcellos é eleita Miss Universo

Brasileira Martha Vasconcellos é eleita Miss Universo

13 de julho de 1968
No dia 13 de julho de 1968 uma brasileira conquistava, em Miami Beach, nos Estados Unidos, o título de mulher mais bonita do mundo. Trata-se da baiana Martha Maria Cordeiro Vasconcellos, eleita Miss Brasil e Miss Universo daquele ano. Ela disputou o título com 64 candidatas de todo o mundo. Além da beleza, para conquistar o prêmio, Martha precisou contrariar seu pai, que não queria ver a filha desfilando de maiôs nas passarelas. Contudo, o esforço para dobrar a família valeu a pena e ela levou a melhor na grande final, contra candidatas da Finlândia, Estados Unidos, Venezuela e Curaçao.

Durante seu reinado, a baiana fez várias viagens, entre as quais uma visita a Nasa e também conheceu o Papa Paulo VI. No ano seguinte, quando acabou seu reinado de miss, Marta voltou ao Brasil e se casou com um namorado de infância. Ela teve dois filhos, se formou na universidade e se separou 20 anos depois. Em 2000, decidiu viver nos Estados Unidos, onde fez mestrado na área de educação e se casou com um norte-americano.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Morre Frida Kahlo

Morre Frida Kahlo

13 de julho de 1954
Magdalena do Carmen Frida Kahlo Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo foi uma destacada pintora mexicana. Nasceu em Coyoacán, ao Sul da Cidade de México, em 6 de Julho de 1907 e faleceu em 13 de Julho de 1954. Apesar disso, Frida dizia ter nascido em 1910, ano do início da Revolução Mexicana: "Nasci com a Revolução", porque queria que sua vida começasse com o México moderno. Este detalhe demonstra sua singular personalidade, caracterizada desde sua infância por um profundo sentido de independência e rebeldia contra os hábitos sociais e morais habituais, movida pela paixão e a sensualidade. Orgulhosa de sua nacionalidade e sua tradição cultural confrontou a reinante penetração dos costumes americanos, tudo isso misturado com um peculiar senso de humor. Entre suas obras destacam-se: "Auto-retrato em um vestido de veludo" (1926) Auto-retrato (1929) Frieda e Diego Rivera ou Frieda Kahlo e Diego Rivera (1931) Henry Ford Hospital (1932) e Auto-retrato na Fronteira entre o México e os Estados Unidos (1932).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Morre Rosalía de Castro

Morre Rosalía de Castro

13 de julho de 1885
Rosalía de Castro nasceu em 24 de Fevereiro de 1837 e faleceu em 13 de Julho de 1885. Foi poeta e novelista nas línguas galega e castelhana. É considerada a figura central do ressurgimento da literatura galega no século XIX. Foi, além disso, autora de Cantares Galegos (1863) um dos primeiros livros inteiramente escrito em galego durante a Idade Contemporânea. A obra de Rosalía tem uma grande importância no renascimento cultural da literatura galega (conhecido como "O Rexurdimento") com a qual se pôs fim a vários séculos nos quais praticamente não se publicavam obras literárias em língua galega. Apesar de seu papel fundamental dentro da literatura galega, também compôs obras de grande relevância em castelhano, como Nas Orlas do Sar (1884).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.

Travou-se a Batalha de Guaymas

Travou-se a Batalha de Guaymas

13 de julho de 1854
A Batalha de Guaymas foi um ato de guerra entre um grupo de rebeldes mexicanos e um bando armado que não ostentava uma bandeira definida, no entanto, era composto principalmente por cidadãos de nacionalidade francesa, que invadiram o porto de Guaymas (Sonora - México) em 13 de Julho de 1854, com o objetivo de obter o domínio desse território e formar uma república independente. No entanto, não contaram com o apoio que necessitavam e foram derrotados pelas escassas forças armadas mexicanas presentes na região e a população civil. Nessa época, o Porto de Guaymas contava com uma população não superior a 2.000 habitantes, formada principalmente por emigrantes europeus, sul-americanos, e as tribos locais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 16\07\2012.