quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENTRA EM VIGOR O DIA MUNDIAL DE INFORMAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO

ENTRA EM VIGOR O DIA MUNDIAL DE INFORMAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO
24 de outubro de 1972

A Assembléia Geral das Nações Unidas instituiu em 1972, o Dia Mundial de Informação sobre o Desenvolvimento para chamar a atenção da opinião pública mundial aos problemas e às necessidades de desenvolvimento, a fim de fortalecer a cooperação internacional com vista a resolvê-los. A princípio, a Assembléia decidiu que a data dessa jornada coincidiria com o Dia das Nações Unidas, em 24 de outubro, que é também a data em que foi aprovada, em 1970, a Estratégia Internacional do Desenvolvimento para o Segundo Decênio das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A Assembléia manifestou sua convicção de que a melhoria da difusão da informação e a mobilização da opinião pública, especialmente da juventude, seria um fator importante para alcançar um melhor conhecimento dos problemas gerais do desenvolvimento, o qual promoveu os esforços em matéria de cooperação internacional para o desenvolvimento.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|10|2012.

MORRE CHRISTIAN DIOR, ESTILISTA FRANCÊS

MORRE CHRISTIAN DIOR, ESTILISTA FRANCÊS
24 de outubro de 1957

Designer de moda francesa, o estilista Christian Dior morria no dia 24 de outubro de 1957. Ele começou a trabalhar com ilustrações para moda nos anos 30 para uma revista semanal. Em 1942, trabalhou com o estilista parisiense Lucien Lelong. Em 1947, revolucionou a moda com o "New Look", conceito que tinha como característica os ombros pequenos, a cintura natural e uma saia volumosa. O estilo causou uma mudança drástica em relação ao que vinha sendo usado na Segunda Guerra Mundial, com saias curtas e ombros acolchoados. Como legado, Dior simbolizou um marco para a moda parisiense, que passou a ser comercializa em escala mundial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|10|2012.








 http://manequim.abril.com.br/moda/editorial/600_estilo-christian-dior.shtml?page=page7 ACESSO EM 24|10|2012.

NASCE ZIRALDO, “PAI” DO MENINO MALUQUINHO

 


NASCE ZIRALDO, “PAI” DO MENINO MALUQUINHO
24 de outubro de 1932

Um dos mais celebrados ilustradores brasileiros nascia no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Trata-se de Ziraldo Alves Pinto que, além do talento para o desenho, também é pintor, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ele começou a carreira nos anos 50 em veículos como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. A fama veio na década de 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, A Turma do Pererê. Foi fundador e depois diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar. O trabalho na revista foi uma das prováveis razões para a sua prisão nesta época. Ziraldo também fez sucesso com quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças, e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores sucessos editoriais no Brasil. A obra já foi adaptada para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema. Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Em 2008, se envolveu em uma polêmica por conta de uma indenização e de uma pensão vitalícia recebidas por ter sido perseguido durante o regime militar no Brasil. Alguns jornalistas e artistas que também sofreram durante a ditadura criticaram Ziraldo por ter aceito o dinheiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|10|2012.








http://www.infoescola.com/livros/o-menino-maluquinho/ ACESSO EM 24|10|2012.

A QUINTA-FEIRA NEGRA DÁ INÍCIO À GRANDE DEPRESSÃO NOS EUA

A QUINTA-FEIRA NEGRA DÁ INÍCIO À GRANDE DEPRESSÃO NOS EUA
24 de outubro de 1929

Um dos piores períodos da economia norte-americana teve como data mais conhecida 24 de outubro de 1929, considerado o dia do início da Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929. Os maus tempos persistiram ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.

Durante esta época, houve uma grande recessão, desemprego massivo e quedas drásticas na produção industrial. No dia 24 de outubro, as ações caíram assustadoramente na Bolsa de Valores de Nova York, o que provou a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro.

Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Além dos EUA, foram atingidos Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética.

Existem várias teorias para explicar os motivos da Grande Depressão, entre elas estão a da superprodução industrial após a Primeira Guerra e também a redução das reservas monetárias para conter uma suposta inflação nos EUA.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|10|2012.

NASCE RAFAEL URDANETA

NASCE RAFAEL URDANETA
24 de outubro de 1788

Rafael José Urdaneta Farías nasceu em 24 de outubro de 1788 e faleceu em 23 de agosto de 1845. Foi um militar e político venezuelano, líder da Independência de Venezuela e presidente da Grande Colômbia (1830 - 1831). Em 1830 tomou parte do movimento dos militares bolivarianos que derrocou o então presidente interino Joaquin Mosquera. Assumiu a primeira magistratura da República em 5 de setembro de 1830. Durante seu governo tentou manter a unidade da República, porém fracassou no seu objetivo. Por isso, Urdaneta renunciou à presidência em favor do general Domingo Caicedo e foi para o exílio em Curaçao. Permaneceu naquela ilha até finais de 1832, depois se mudou para a província de Coro onde se dedicou a administrar sua fazenda. Em 1834 se dirigiu a Maracaibo com um cargo do governo para restabelecer a ordem. Quando estourou a Revolução das Reformas em 1835, Urdaneta foi novamente convocado pelo governo para submeter os revolucionários, sendo designado como segundo comandante do Exército da República. Entre 1837 e 1839 desempenho-se no seu cargo na Secretaria da Guerra; em 1841, como governador da província de Guayana. Em 1842 participou nas cerimônias do traslado dos restos do Libertador a Caracas em sua qualidade de presidente da Sociedade Bolivariana. Voltou a ocupar a pasta de Guerra e Marinha desde 1843 até sua morte. Em 1845 partiu para a Espanha com a missão de enviado extraordinário e ministro plenipotenciário da Venezuela, para realizar as negociações para obter o reconhecimento do estado venezuelano pela Espanha. Durante a viagem começou a sentir-se mal, fazendo escala em Londres onde foi submetido a um exame clínico. Os médicos indicaram a necessidade de se realizar uma intervenção cirúrgica, mas Urdaneta preferiu retardá-la até finalizar sua missão na Espanha. Partiu para Paris onde sua situação se agravou. Morreu poucos dias depois, em 23 de agosto de 1845. Rafael Urdaneta foi um dos militares mais brilhantes com quem contou o militar e libertador venezuelano, Simón Bolívar, que o qualificou como um gênio e como o mais sereno de seus generais. Lutou em 26 batalhas, em 9 locais e em 2 assaltos a fortalezas. Obteve a Ordem dos Libertadores. Seus restos descansam atualmente no Panteão Nacional da Venezuela desde 16 de maio de 1876.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|10|2012.