sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DIA DO SOLDADO


O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz.
O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-soldado.htm ACESSO EM 09\11\2012.

O FIM DA BARREIRA DO MURO DE BERLIM

O FIM DA BARREIRA DO MURO DE BERLIM
09 de novembro de 1989

No dia 9 de novembro de 1989, após semanas de distúrbios civis e em meio a uma onda revolucionária no Leste Europeu, o governo da Alemanha Oriental anunciou que todos os seus habitantes poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Com a decisão, milhares de alemães orientais atravessaram o muro que dividia a capital alemã, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado. Nos dias seguintes, partes do muro foram destruídas e, mais tarde, máquinas removeram quase toda estrutura. A queda do muro de Berlim deu o passo inicial para a reunificação alemã, formalmente assinada em 3 de outubro de 1990. O muro de Berlim foi construído em agosto de 1961 pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), durante a Guerra Fria, e circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. O muro, além de impedir a emigração, também servia como divisor político. De um lado, estava a capitalista República Federal da Alemanha (RFA) e, do outro, os soviéticos da República Democrática Alemã (RDA). O muro tinha 66,5 quilômetro de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães. O número exato de pessoas que morreram na tentativa de passar o muro nunca foi confirmado.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 09|11|2012.





http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html ACESSO EM 09|11|2012..

MORRE CECÍLIA MEIRELES, POETISA, PINTORA, PROFESSORA E JORNALISTA

MORRE CECÍLIA MEIRELES, POETISA, PINTORA, PROFESSORA E JORNALISTA
09 de novembro de 1964

No dia 9 de novembro de 1964, morria no Rio de Janeiro, a poetisa, pintora, professora e jornalista Cecília Benevides de Carvalho Meireles. Nascida no dia 7 de novembro de 1901, cedo, aos 18 anos, publicou seu primeiro livro de poesias, chamado Espectro. Embora tivesse a influência do Modernismo, sua obras apresentavam traços de outros movimentos como o Simbolismo, Romantismo, Realismo e Surrealismo. Em 1922, se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Em 1935, seu marido cometeu suicídio, vítima de depressão. Ela voltou a se casar cinco anos depois, com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo. Como jornalista, Cecília Meireles publicou textos sobre educação e, em 1934, montou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Ela também se destacou na poesia e literatura infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata. Em 1939, publicou Viagem, livro que recebeu o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Católica, também escreveu textos em homenagem a santos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 09|11|2012.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Cec%C3%ADlia_Meireles ACESSO EM 09|11||2012.

DESENCADEIA-SE A NOITE DOS CRISTAIS QUEBRADOS

DESENCADEIA-SE A NOITE DOS CRISTAIS QUEBRADOS
09 de novembro de 1938

A noite de 9 de Novembro de 1938 foi um "pogrom" (Linchamento multitudinário, espontâneo ou premeditado, de um grupo particular, étnico, religioso ou outro, acompanhado da destruição ou o espólio de seus bens) ocorrido na Alemanha e Áustria. Foi dirigido contra milhares de cidadãos judeus em todo o país e é, para muitos analistas, o passo que antecede o início do Holocausto. A Noite dos Cristais Quebrados faz referência aos cristais destroçados de forma violenta e selvagem, em uma ação promovida pelos nacionais-socialistas. No dia 9 de novembro, um judeu alemão que havia escapado desses acampamentos de deportados, atirou no embaixador alemão em Paris, Ernst Euard Von Raht, dando o motivo que se transformou na desculpa que necessitavam os nazistas para iniciar a perseguição, queima de sinagogas e matanças na Alemanha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 09|11|2012.

NASCE O CIENTISTA E ASTRÔNOMO CARL SAGAN

NASCE O CIENTISTA E ASTRÔNOMO CARL SAGAN
09 de novembro de 1934

No dia 9 de novembro de 1934 nascia em Nova York, nos EUA, o astrônomo e escritor Carl Edward Sagan. Com uma vida dedicada à pesquisa e à divulgação da ciência, ele também foi autor de mais de 20 livros. Em 1978, com a obra “Os Dragões do Éden”, Sagan ganhou o Pulitzer de Literatura. Um dos seus clássicos, o best-seller “Cosmos”, foi adaptado para um seriado na TV e assistido por aproximadamente meio bilhão de pessoas no mundo todo. Por conta da série, Sagan ganhou o prêmio Emmy. O seu sucesso junto ao público foi por conta da sua capacidade de expressar de maneira simples e precisa complexos conceitos científicos.

Sagan realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e a formação da Terra. Também foi colaborador da Nasa, onde trabalhou com astronautas do projeto Apolo, chefiou missões não tripuladas para fora do sistema solar e participou das missões Voyager e Galileu. No dia Sagan 20 de dezembro de 1996, ele morreu aos 62 anos, vítima de um câncer raro e grave na medula óssea.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 09|11|2012.





http://astronomy-universo.blogspot.com.br/2010/07/carl-sagan.html ACESSO EM 09|11|2012.

NASCE ERNST OTTO FISCHER

NASCE ERNST OTTO FISCHER
09 de novembro de 1918

Ernst Otto Fischer nasceu no dia 10 de novembro de 1918 e faleceu no dia 23 de julho de 2007. Foi um reconhecido químico e professor universitário alemão, que ganhou um Prêmio Nobel por seu trabalho pioneiro na área da química organometálica. Trabalhou em sua tese de doutorado como assistente do Professor Walter Hieber no Instituto de Química Inorgânica. Sua tese foi intitulada "Os Mecanismos das Reações Monóxido de Carbono de Sales de Níquel (II) na Presença de Ditionita e Sulfoxilato". Logo após receber seu doutorado em 1952, continuou com sua investigação na química organometálica do metal de transição e em sua tese sobre "Os Complexos Metálicos de Ciclopentadienos e Indenos". Em 1955 foi designado conferencista na Universidade Tecnológica e em 1957 professor, e depois, em 1959, professor da Universidade de Munique. Ernst deu conferências ao redor do mundo sobre complexos metálicos de ciclopentadienil, indenil, olefinas e carbonilos metálicos. Nos anos 60, seu grupo descobriu um metal-alquilideno e complexos alquilidinos, desde então chamados carbenos e carbinos Fischer. No total, publicou por volta de 450 artigos e treinou vários estudantes de PhD e pós-doutorado, muitos dos quais seguiram carreiras importantes. Entre suas várias conferências no estrangeiro, foi Conferencista da Firestone na Universidade de Wisconsin (1969), professor visitante na Universidade da Flórida (1971) e professor visitante da Arthur D. Little, Inc. no Instituto Tecnológico de Massachusetts (1973).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 09|11|2012.