sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aos 103 anos, morre a atriz e humorista Dercy Gonçalves

Aos 103 anos, morre a atriz e humorista Dercy Gonçalves

19 de julho de 2008

No dia 19 de julho de 2008 morria, aos 103 anos, no Rio de Janeiro, Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves, atriz, humorista e cantora que ficou conhecida por suas atuações no cinema nacional entre 1950 e 1960. Ela entrou para o Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história: 86 anos.Nascida na cidade de Santa Maria Madalena (RJ), no dia 23 de junho de 1907, ela chegou ao auge da carreira nos anos 60, quando se tornou a atriz mais bem paga da TV Excelsior. Depois, entre 1966 a 1969, apresentou um programa de auditório de sucesso na TV Globo, chamado Dercy de Verdade (1966-1969). O programa, contudo, saiu do ar por conta da censura com o AI-5. Mais tarde, nos anos 80, ela passou a integrar corpos de jurados em programas populares e participou de algumas novelas.Em 1991, Dercy foi tema do samba-enredo "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo", pela escola Unidos do Viradouro. Neste desfile, Dercy causou polêmica ao desfilar com os seios à mostra. Após sua morte, o estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Morre a cantora de samba Clementina de Jesus

Morre a cantora de samba Clementina de Jesus

19 de julho de 1987

No dia 19 de julho de 1987 morria, no Rio de Janeiro, vitima de um derrame, Clementina de Jesus da Silva, cantora de samba. Depois de trabalhar quase 20 anos como empregada doméstica, ela deu início à carreira musical aos 63 anos. Nascida no dia 7 de fevereiro de 1901, em Valença (RJ), seu talento foi descoberto pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho, em 1963, que a levou para participar do show Rosa de Ouro.

Considerada rainha do partido alto e com um timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido "Clementina, Cadê Você?" e foi cantada por Clara Nunes com o "P.C.J, Partido Clementina de Jesus", em 1977, do compositor da Portela Candeia. Durante sua carreira, gravou cinco discos solo. Em 1983 foi homenageada por Paulinho da Viola, João Nogueira, Elizeth Cardoso, entre outros, em um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido um sucesso em vendas com os seus discos, ela foi bastante aclamada entre os cantores da MPB, tanto que João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença registraram sua voz em seus álbuns.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce o pintor impressionista Edgar Degas

Nasce o pintor impressionista Edgar Degas

19 de julho de 1834

No dia 19 de julho de 1834 nascia, em Paris, o pintor Edgar Degas, mais conhecido por sua pinturas sonhadoras e por suas esculturas em bronze de bailarinas. Em seu lado menos conhecido, contudo, o pintor revela seu mundo solitário e de isolamento, como é o caso do autorretrato de 1855, quando aparece fraco e apático. Degas era conhecido por ser mal-humorado e antissocial. Ele acreditava que "o artista deve viver na solidão e sua vida pessoal deve ser preservada". Este empenho pela arte resultou em uma pintura surpreendente e fundamental para o impressionismo francês, que transformou a arte para sempre. Ao longo dos anos, Degas nunca se casou e se isolou dos amigos. No final de sua vida, quase cego, passou os últimos anos de sua vida vagando pelas ruas de Paris. Ele morreu no dia 27 de setembro de 1917.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Travou-se a Batalha de Bailén

Travou-se a Batalha de Bailén

19 de julho de 1808
A Batalha de Bailén foi travada durante a Guerra da Independência Espanhola e impôs a primeira derrota na história do potentíssimo exército napoleônico. Teve como data o dia 19 de Julho de 1808 e ocorreu junto à cidade de Bailén (Espanha). Enfrentaram-se o exército francês, com cerca de 21.000 soldados ao comando do general francês Dupont, com o espanhol ligeiramente mais numeroso, com 24.000 soldados às ordens do militar espanhol Castaños. O exército francês foi derrotado e feito prisioneiro. A derrota do geral Dupont em Bailén teve graves conseqüências para o esforço de guerra dos franceses. A notícia estendeu-se por toda a península e forçou o rei José I Bonaparte a abandonar Madri, acabando também com a crença na aparente invencibilidade dos franceses.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Morre o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre

Morre o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre

18 de julho de 1987

No dia 18 de julho de 1987 morria, em Recife (PE), Gilberto de Mello Freyre, sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor brasileiro. Ele foi um dos pioneiros no estudo histórico e sociológico dos territórios de colonização portuguesa como um todo.

Nascido em 15 de março de 1900, na capital pernambucana, ele estudou na Universidade de Columbia, nos EUA e, em 1922, publicou sua tese de mestrado "Social life in Brazil in the middle of the 19th century" (Vida social no Brasil nos meados do século XIX). Contudo, sua obra mais conhecida é o livro Casa Grande & Senzala (1933), escrito em Portugal. Gilberto Freire também é autor de poesias como "Bahia de todos os santos e de quase todos os pecados".

Ele escreveu outros livros que têm Portugal como tema principal. São os casos dos livros "O Mundo que o Português Criou" e o "O Luso e o Trópico".

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul

Nasce Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul

18 de julho de 1918
No dia 18 de julho de 1918 nascia em Mvezo, na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela, o ex-líder rebelde, ex-presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993. Mandela representou a luta contra o Apartheid, sistema racista oficializado em 1948.

Com formação acadêmica em Direito, ele prestou ao longo da sua vida serviços à humanidade e defendeu os direitos humanos. Quando jovem, defendia a resistência não violenta. Foi julgado por traição, fugiu da polícia e recebeu a pena de prisão perpétua que resultou no seu encarceramento por 25 anos. Deixou a cadeia apenas em 1990, para então tornar-se o presidente da África do Sul e conduzir uma política de igualdade e democracia no país. A figura de Mandela e sua luta durante a vida inspiraram vários filmes e livros. Recentemente ele lutou contra um câncer da próstata.

Durante a Copa da África em 2010, muitos aguardavam ansiosos pela sua presença na competição, contudo, um acidente de carro que matou sua neta justamente após o show de abertura da Copa deixou Mandela de luto. Ele apenas compareceu pouco antes da partida final, por apenas três minutos, para um breve aceno ao público.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Império brasileiro anexa a região do atual Uruguai

Império brasileiro anexa a região do atual Uruguai

18 de julho de 1821

Em agosto de 1816, o império brasileiro aproveitou que as Províncias Unidas estavam em guerra contra os realistas para anexar a chamada Banda Oriental do Uruguai. Desta maneira, um poderoso exército invadiu o território uruguaio e, no dia 18 de julho de 1821, um grupo de orientais, partidários dos brasileiros encabeçados por Fructuoso Rivera, declarou a formação da Província Cisplatina e sua incorporação aos Império Brasileiro. Em contrapartida, José Gervásio Artigas e Juan Antonio Lavalleja formaram uma força de libertação que deu início a uma grande luta contra as forças de ocupação. A invasão levaria à guerra entre Brasil e as Províncias Unidas com o triunfo das forças argentinas e, em seguida, à formação da República Oriental do Uruguai, em 1828.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Morre Michelangelo Merisi Caravaggio

Morre Michelangelo Merisi

18 de julho de 1610
Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu em 29 de Setembro de 1571 e faleceu em 18 de Julho de 1610. Foi um pintor italiano considerado como o primeiro grande expoente da pintura barroca. Produziu em sua maioria pinturas religiosas. Com freqüência escandalizava e suas telas eram recusadas por seus clientes. Duas das reprovações habituais eram o realismo de suas figuras religiosas beirando o naturalismo, e a escolha de seus modelos entre pessoas de baixa condição. A pintura de Caravaggio que maior escândalo causou perante os olhos da Igreja foi A Morte da Virgem, pela representação realista do corpo da Virgem Maria, com o ventre inchado, obra que foi acompanhada de irritantes rumores segundo os quais o modelo teria sido o cadáver de uma prostituta grávida afogada. Desta forma, a consideração que a Igreja Católica tinha por Caravaggio e seus quadros oscilou de um extremo a outro da sua carreira entre a acolhida entusiasta e a rejeição absoluta.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Caravaggio

Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, do qual adotou-o como seu nome artístico.[1]

Introdução

"Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas, o que se torna difícil conviver com ele". -Floris Claes van Dijk

Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adoptar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.

Em a "Flagelação de Cristo" compôs uma coreografia com contrastes de claro-escuro, onde Cristo se aprentava num movimento de total abandono, conseguindo uma composição de beleza carismática. Já em "São João Batista", demonstra um jovem de olhar provocador - julgava-se que esse modelo era um dos seus amantes. Caravaggio, procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos, figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distingue as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros originou "Tenebrismo" , onde os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
[editar] Vida
A Captura de Cristo, 1602, Galeria Nacional da Irlanda

Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido no Ducado de Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos.

Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601)

Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Passou por Nápoles, depois por Malta e pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, como: A ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado.

Em Malta (1608) envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.
[editar] Características da obra
The Sacrifice of Isaac by Caravaggio.jpg David with the Head of Goliath-Caravaggio (1610).jpg Caravaggio - Cena in Emmaus.jpg
O sacrifício de Isaac, Davi com a cabeça de Golias e A ceia de Emaús
Uso da luz e sombras

Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o mitológico "ministério de Jesus", que, segundo a lenda, aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.[2]

O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.

A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A Ceia em casa de Emmaus. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo.

Na obra "David com a cabeça de Golias", uma cabeça decapitada, onde ele mesmo é o Golias, um sanguinário grotesco, um monstro. Na decapitação de João Batista, o mal era representado por outra pessoa. Aqui, é Caravaggio quem personifica a maldade. Na espada de David, foi escrito Humilitas Occedit Superbiam ("A Humildade Conquista o Mundo"). Uma batalha que tem sido travada dentro da cabeça de Caravaggio, entre os dois lados opostos do pintor retratado nesta fascinante obra.
Caravaggio-The Conversion on the Way to Damascus.jpg Michelangelo Caravaggio 025.jpg Crucifixion of Saint Peter-Caravaggio (c.1600).jpg
A conversão de São Paulo a caminho de Damasco, Descanso na fuga para o Egito e A crucificação de São Pedro
Visão mais obscura e realista das escrituras sagradas

Caravaggio reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que pela sua franqueza renovou a natureza morta (Cesta de frutas - 1596), e as cenas profanas (Baco, 1593-1594), bem como os temas religiosos (Descanso durante fuga para o Egito, 1594-1596). Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro.

No fim do Renascimento, os grandes mestres caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas, como se vê principalmente em A Conversão de São Paulo e no Martírio de São Pedro - afrescos de Michelangelo Buonarroti, realizados na Cappella Paolina, no Palácio Vaticano. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Crucificação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.
Michelangelo Caravaggio 019.jpg Michelangelo Caravaggio 007.jpg The Fortune Teller-Caravaggio (Louvre).jpg
Cesta de frutas, Baco, A crucificação de São Pedro e Leitora da fortuna
Natureza morta, temas profanos e temas quotidianos
[editar] Obras

* A Galleria Nazionale d'Arte Antica, no Palazzo Barberini, conserva, além do Narciso e de Judite e Holoferne, de Caravaggio, setenta pinturas caravaggescas, que permitem acompanhar a parábola da pintura naturalística desde o seu início, nos primórdios do século XVII, com O amor sacro e o amor profano de Baglioni (1602), até seu declínio, nos anos 1630.
* Pequeno Baco doente (1593-1594) - Galeria Borghese, Roma
* Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
* Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
* Canastra de Fruta (1595) - Pinacoteca Ambrosiana, Milão
* Repouso na Fuga para o Egito (1595-1596) - Galeria Doria Pamphili, Roma
* A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres
* Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
* A Prisão de Cristo (1602) - National Gallery da Irlanda, Dublin
* A Inspiração de São Mateus (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
* Martírio de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
* Crucificação de São Pedro (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
* O Sacrifício de Isaac (1603)
* Conversão de São Paulo (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
* Deposição (1602-1604) - Igreja Nova, actual Igreja de Santa Maria della Vallicella, Vaticano
* Nossa Senhora do Rosário (1607) - Museu de História da Arte, Viena
* Sete Obras de Misericórdia (1607) - Pio Monte della Misericordia, Nápoles
* João Batista (João no deserto) (c. 1604) - Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City, Missouri, EUA
* Degolação de Baptista (1608) - Catedral da Valletta, Valletta, Malta
* Ressurreição de Lázaro (1608-1609) - Museu Nacional, Messina
Flagelação de Cristo, 1607, Reggia di Capodimonte.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio. ACESSO EM 21\07\2012.

Origem do Dia do Amigo

Origem do Dia do Amigo

Dia do amigo

O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79,
sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro.

Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema
"meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".


No Brasil, o dia 20 de Julho também foi adotado como sendo o dia do Amigo.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo,
o dia 20 de julho é o Dia do Amigo,
é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

Dia da Amizade

Em outros países, tais como os Estados Unidos,
comemora-se, no primeiro domingo de agosto,
o Dia Internacional da Amizade

http://mensagensepoemas.uol.com.br/dia-do-amigo/origem-do-dia-do-amigo-4.html ACESSO EM 20\07\2012.