quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MORRE O ILUSIONISTA HÚNGARO HARRY HOUDINI

 


MORRE O ILUSIONISTA HÚNGARO HARRY HOUDINI
31 de outubro de 1927

No dia 31 de outubro de 1927 morria, em Detroit, nos EUA, Ehrich Weiss, mais conhecido pelo nome artístico de Harry Houdini. Nascido no dia 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria, ele foi um dos mais famosos ilusionistas da história e era particularmente conhecido pela sua habilidade em abrir rapidamente cadeados e outros tipos de trancas, escapando de caixas e tanques fechados tanto dentro quanto fora da água.

Além disso, ele também conseguia ficar vários minutos dentro da água sem respirar. Sua morte, contudo, aconteceu justamente em função de suas virtudes, após apresentar um número de sua "incrível resistência torácica", para estudantes em Montreal, no Canadá. Ele foi golpeado por um dos estudantes, um boxeador amador, quando ainda não estava com os seus músculos preparados. Os golpes romperam o apêndice de Houdini que, uma semana depois, morreu em um hospital de Detroit.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31|10|2012.

 Foto: Divulgação

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL13669-7084,00.html ACESSO EM 31|10|2012.

NASCE O POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

NASCE O POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
31 de outubro de 1902

Carlos Drummond de Andrade poeta, contista e cronista brasileiro nasceu no dia 31 de outubro de 1902, em Itabira (MG). Formado em farmácia, começou a escrever cedo e foi fundador de "A Revista" para divulgar o modernismo no Brasil. Durante a maior parte do tempo, foi funcionário público, mas seguiu escrevendo até o final da sua vida – morreu no dia 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas. Drummond, como os modernistas, adotou a libertação do verso. No final da década de 1980, o erotismo ganhou espaço na sua poesia até seu último livro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31|10|2012.




http://www.releituras.com/drummond_dezembro.asp ACESSO EM 31|10|2012.

MORRE O MÚSICO E COMPOSITOR KARL THOMAS MOZART

MORRE O MÚSICO E COMPOSITOR KARL THOMAS MOZART
31 de outubro de 1858

No dia 31 de outubro de 1858 morria, em Milão, na Itália, Karl Thomas Mozart, compositor de música clássica e um dos mais destacados filhos do músico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Nascido em 21 de setembro de 1784, em Viena, iniciou seus estudos em Perchtoldsdorf, na Áustria, e, entre 1792 e 1797, estudou com Franz Niemetschek, em Praga. Seus pais pretendiam que se dedicasse aos negócios, e foi então estudar em Livorno, mas durante longo tempo hesitou entre a carreira comercial e a música. Por fim ingressou no serviço público de Milão. Estudou piano com František Xaver Dušek em Praga e chegou a realizar vários recitais. Ele nunca se casou ou teve filhos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31|10|2012.




http://grandefabrica.blogs.sapo.cv/2006/01/27/ ACESSO EM 31|10|2012.

NASCE ADOLF VON BAEYER

NASCE ADOLF VON BAEYER
31 de outubro de 1835

Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer nasceu em 31 de outubro de 1835 e faleceu em 20 de agosto de 1917. Foi um químico e professor universitário alemão, tendo lecionado em diversas universidades alemãs, e prêmio Nobel de Química em 1905. Inicialmente estudou matemática e física na Universidade de Berlim. Trabalhou no laboratório de August Kekulé, que exerceu grande influência em sua formação como especialista em química orgânica, alcançando o doutorado em Berlim em 1858. Possuía uma bolsa na Berlin Trade Academy em 1860 e foi professor em Estrasburgo em 1871. Em 1875 sucedeu Justus von Liebig como professor de química na Universidade de Munique. Entre seus muitos sucessos científicos se destacam a descoberta da fenolftaleína, a fluoresceína e outras resinas que na atualidade formam a base de muitos plásticos, derivados do ácido úrico como o ácido barbitúrico (1864) (o componente base dos barbitúricos), e as resinas de fenol-formaldeído. Em 1872 fez experimentos com o fenol, estando a ponto de descobrir o que Leo Baekeland posteriormente chamou baquelita. Porém Baeyer é conhecido, sobretudo, por ter conseguido, nos primeiros meses de 1880 e depois de mais de dezessete anos de investigação com corantes, a síntese do índigo e ter determinado sua estrutura molecular em 1883; mas não foi até 1928 quando se determinou que a estereoquímica do duplo enlace era um isômero trans e não cis como propunha Baeyer, através do uso da cristalografia de raios X. Por este trabalho recebeu a medalha Davy da Royal Society em 1881 e em 1905 foi condecorado com o Prêmio Nobel de Química pelo desenvolvimento da química orgânica mediante os corantes químicos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31|10|2012.





http://www.prix-nobel.org/EN/Chemistry/baeyer.htm ACESSO EM 31|10|2012.

É DESCOBERTO O DALTONISMO

É DESCOBERTO O DALTONISMO
31 de outubro de 1798

O daltonismo - denominado assim pelo físico britânico John Dalton, que sofria desse mal - é um defeito genético que consiste na impossibilidade de distinguir as cores (discromatopsia). Mesmo que nenhum daltônico confunda as mesmas coes que outros, inclusive pessoas pertencentes à mesma família, é muito freqüente que confundam o verde e o vermelho. Contudo, podem ver mais matizes do violeta que as pessoas de visão normal e são capazes de distinguir objetos camuflados. Também há casos em que a incidência da luz pode fazer com que a cor que o daltônico vê varie. Em 31 de outubro de 1798 foi descoberto o daltonismo. O defeito genético é hereditário e está ligado ao sexo, já que se transmite por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X, o que produz um notável predomínio em homens entre a população afetada. A mulher pode portar a enfermidade em casos não tão comuns como nos homens, e a transmite a seus filhos homens. Provavelmente, a metade de seus filhos será portadora. A transmissão genética é igual à da hemofilia. Existem vários tipos: Monocromáticos: Como seu nome indica, estes indivíduos só possuem um tipo de cone e só podem ver um tipo de cor. Dicromáticos: Estas pessoas possuem dois tipos de cones. A doença se apresenta com variantes, pode haver indivíduos cegos à cor vermelha, indivíduos que confundem sombras de vermelho, verde e amarelo; ou indivíduos cegos ao azul e que por sua vez confundem sombras de verde e azul ou laranja e rosa. Tricromáticos anômalos: É quando a pessoa possui os três tipos de cones, com defeitos funcionais, razão pela qual confundem uma cor com outra. É o grupo mais abundante e comum de daltônicos, têm três tipos de cones, mas percebem os tons das cores alterados. Parecem ter defeitos similares aos daltônicos dicromáticos, porém menos notáveis. Acromáticos: É quando os cones das pessoas não funcionam e só têm visão em branco e preto. Esta condição é muito rara já que foi vista em muito poucos casos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31|10|2012.

TOMA POSSE ROMULO AUGUSTO, ÚLTIMO IMPERADOR ROMANO DO OCIDENTE

TOMA POSSE ROMULO AUGUSTO, ÚLTIMO IMPERADOR ROMANO DO OCIDENTE
31 de outubro de 0475

No dia 31 de outubro de 475, tomou posse do Império Romano no Ocidente Flávio Rômulo Augusto - em latim Flavius Romulus Augustus. Com idade entre 15 e 18 anos, ele foi empossado na função de imperador por seu pai, o general romano Flávio Orestes. Seu governo, contudo, foi muito conturbado por conta da crise no império. Por causa da inexperiência e de sua idade é conhecido como "Rômulo Augústulo" ("pequeno Augusto). A data de deposição de Rômulo Augústulo pelo bárbaro Odoacro, no dia 4 de setembro de 476, na cidade de Ravenna, é tradicionalmente conhecida como o fim do Império Romano do Ocidente, o fim da Idade Antiga e o começo da Idade Média.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 31|10|2012.




http://www.jimdo.com/info/framebuster/ ACESSO EM 31|10|2012.