sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MORRE DI CAVALCANTI, PINTOR BRASILEIRO

MORRE DI CAVALCANTI, PINTOR BRASILEIRO
26 de outubro de 1976

Emiliano Di Cavalcanti, um dos grandes nomes da pintura brasileira, morria no dia 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro. Nascido em 6 de setembro de 1897, também na capital fluminense, idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em 1922. Ele quem criou o catálogo e o programa do evento. No ano seguinte, viajou para Paris, onde ficou até 1925. Na Europa, conheceu Picasso, Matisse, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros. Na sua volta ao Brasil, em 1926, entrou para o Partido Comunista. Nos anos 30, iniciou suas participações em exposições coletivas, salões nacionais e internacionais. Em 1932, foi preso durante a Revolução Paulista. Alguns anos depois, voltou a ser detido por desenhos que satirizavam o militarismo da época. Nos anos 40, voltou a morar em Paris, mas deixou a cidade por conta da Segunda Guerra Mundial. Em 1951, participou da I Bienal de São Paulo e fez uma doação de mais de 500 desenhos ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em meados da década de 50, foi convidado por Oscar Niemayer para criar as imagens da tapeçaria que seria instalada no Palácio da Alvorada e para pintar as estações para a Via-sacra da catedral de Brasília. Na década de 70, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou uma retrospectiva da obra do pintor, que recebeu prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Um dia após sua morte, Di Cavalcanti foi homenageado pelo cineasta e amigo Glauber Rocha, que rodou o curta metragem Di durante o velório do pintor. O filme foi conduzido pela narração frenética e radiofônica de Glauber, filmado com uma câmera de 35mm, que incomodou familiares e demais presentes no funeral. O curta ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, em 1977. Sua exibição no Brasil foi proibida pela família de Di Cavalcanti, que considerou uma afronta a iniciativa de Glauber Rocha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26|10|2012.



http://www.pinturasemtela.com.br/di-cavalcanti-%E2%80%93-pintor-modernista-brasileiro/ ACESSO EM 26|10|2012.

NASCE O CANTOR, MÚSICO E COMPOSITOR BELCHIOR

NASCE O CANTOR, MÚSICO E COMPOSITOR BELCHIOR
26 de outubro de 1946

No dia 26 de outubro de 1946 nascia, em Sobral (CE), Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, cantor e compositor brasileiro. Ele foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Seu segundo álbum, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira por conta do sucesso de canções como "Velha roupa colorida", "Como nossos pais" e "Apenas um rapaz latino-americano". Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (lançada por Vanusa) e "Galos, noites e quintais" (regravada por Jair Rodrigues).

Em 1983, Belchior fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e, em 1997, tornou-se sócio do selo Camerati. Em 2009, chegou a ser noticiado um suposto desaparecimento do cantor. Contudo, tempos depois, Belchior foi encontrado no Uruguai, de onde revelou estar preparando um disco de canções inéditas, além do lançamento de suas canções também em espanhol.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26|10|2012.

  

http://cariri-encantado.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html ACESSO EM 26|10|2012.

NASCE DARCY RIBEIRO, ANTROPÓLOGO, POLÍTICO E ESCRITOR BRASILEIRO

NASCE DARCY RIBEIRO, ANTROPÓLOGO, POLÍTICO E ESCRITOR BRASILEIRO
26 de outubro de 1922

Nascido no dia 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro foi antropólogo, político e escritor brasileiro. Ele começou na antropologia, mas depois ingressou na área educacional, alcançando, aos 29 anos, o cargo de ministro da Educação, em 1962, durante o governo João Goulart. No ano seguinte, foi ministro-chefe da Casa Civil. Ainda na carreira política, ocupou o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro, em 1982, secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação e senador da República, de 1991 até sua morte, em 1997. Durante esses mandatos, também concretizou projetos na área ambiental. A intensa produção de livros o transformou em um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupou a cadeira 11, em 1993. Nos últimos anos de vida surpreendeu com sua produção de poemas.

Na área da educação, criou universidades, centros culturais e os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Também deixou inúmeras obras traduzidas para diversos idiomas. Darcy ainda produziu obras etnográficas e de defesa da causa indígena. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997 e, no seu último ano de vida, dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de primeiro grau.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26|10|2012.



 http://www.dsconto.com/darcy-ribeiro-encontre-livros-muito-baratos/ ACESSO EM 26|10|2012.

BRASIL DECLARA GUERRA À ALEMANHA

BRASIL DECLARA GUERRA À ALEMANHA
26 de outubro de 1917

No dia 26 de outubro de 1917, o presidente brasileiro Venceslau Brás declarou guerra aos países liderados pelo bloco da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No dia 5 de abril daquele ano, o vapor brasileiro "Paraná", que navegava de acordo com as exigências feitas aos países neutros, foi torpedeado supostamente por um submarino alemão. Poucos dias depois, em 11 de abril, o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do bloco da Alemanha. Em 20 de maio, o navio "Tijuca" foi torpedeado perto da costa francesa. Nos meses seguintes, o governo brasileiro confiscou 42 navios alemães, austro-húngaros e turco-otomanos que estavam

em portos brasileiros, como uma indenização de guerra.

No dia 23 de outubro de 1917, o cargueiro nacional "Macau", um dos navios tomados pelo governo brasileiro, foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro. Diante da pressão popular, o Brasil declarou guerra aos Poderes Centrais.

Por várias razões, entre elas falta de estrutura militar e também oposição política, a participação do Brasil no conflito foi muito pequena. Ela pode ser resumida ao envio ao front ocidental em 1918 de um grupo de aviadores do Exército e da Marinha, integrados à Força Aérea Real Britânica, e de um corpo médico-militar, composto por oficiais e sargentos do exército que foram integrados ao exército francês. A Marinha também enviou uma divisão naval com a incumbência de patrulhar a costa noroeste da África, a partir de Dacar, e o Mediterrâneo, desde o estreito de Gibraltar, evitando a ação de submarinos inimigos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26|10|2012.

NASCE JOSÉ GREGORIO HERNÁNDEZ

NASCE JOSÉ GREGORIO HERNÁNDEZ
26 de outubro de 1864

José Gregorio Hernández Cisneros nasceu em 26 de outubro de 1864 e faleceu em 29 de junho de 1919, foi um médico e cientista venezuelano, solidário com os mais necessitados, tanto que muitos latino-americanos o consideram um santo apesar de não estar beatificado pela Igreja Católica. Morreu de forma trágica; quando atingido por um automóvel, caiu no chão e bateu a cabeça na beira da calçada, na esquina de Amadores, La Pastora, Caracas, Venezuela, povoado hoje integrado a Caracas. Seus restos repousam no Templo da Paróquia A Candelária desta cidade, depois de ter estado por muito tempo no cemitério geral do Sul. Seu túmulo era o mais visitado daquele cemitério. Atualmente está em processo de beatificação e canonização, conseguindo com que, em 1986, o Papa João Paulo II o declarasse "Venerável". Apesar de não ocupar nenhum cargo dentro do clero da igreja, José Gregorio era um fervoroso crente do catolicismo, e por acreditar já haver cumprido seu dever para com sua família, a ciência e seu país, decidiu dedicar-se à vida religiosa, em 1907, depois de discutir o caso com o arcebispo de Caracas o então Monsenhor Juan Bautista Castro, além de enviar uma carta ao Prior da ordem de San Bruno em La Cartuja de Farneta perto de Lucca, Itália. Por sua parte, o Monsenhor Juan Castro também enviou uma carta de recomendação ao prior onde solicitou a admissão de José Gregorio na ordem. O povo venezuelano, sempre venerou o Dr. José Gregório por suas ações, pedindo-lhe favores e lhe atribuindo milagres, razão pela qual a Igreja Católica venezuelana, por intermédio do Arcebispo de Caracas Monsenhor Lucas Guillermo de Castillo, iniciou em 1949 o processo de beatificação e canonização perante o Vaticano. Logo após o início do processo, e completados os primeiros passos, o Dr. José Gregorio foi nomeado venerável pelo papa João Paulo II, em 16 de janeiro de 1986, iniciando-se então o próximo passo que o levou à beatificação. Ao se completar este processo, ele se transformou no primeiro santo de procedência venezuelana e o terceiro beato, já que este país tem 2 beatos e várias religiosas veneráveis.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26|10|2012.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Gregorio_Hern%C3%A1ndez ACESSO EM 26|10|2012.