sábado, 3 de novembro de 2012

CADELA LAIKA TORNA-SE O PRIMEIRO SER VIVO A SER LANÇADO AO ESPAÇO

CADELA LAIKA TORNA-SE O PRIMEIRO SER VIVO A SER LANÇADO AO ESPAÇO
03 de novembro de 1957

No dia 3 de novembro de 1957, a cadela russa Laika entrou para a história como o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik II, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Laika é o nome russo para várias raças de cães similares ao husky. A sua raça verdadeira é desconhecida.

Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar disso, a experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, o que abriu o caminho para o envio de humanos em voos espaciais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03|11|2012.






http://www.iaradocarmo.com.br/site/fatosfotos.php?pagina=54 ACESSO EM 03|11|2012.

NASCE BETINHO, SOCIÓLOGO E ATIVISTA BRASILEIRO

NASCE BETINHO, SOCIÓLOGO E ATIVISTA BRASILEIRO
03 de novembro de 1935

Sociólogo e ativista dos direitos humanos, Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, nasceu no dia 3 de novembro de 1935, em Bocaiúva, Minas Gerais. Assim como seus dois irmãos – o cartunista Henfil e o músico Chico Mário – Betinho era portador da hemofilia e, durante sua vida, sofreu com outras doenças, como tuberculose e a Aids, doença que descobriu em 1986, adquirida durante uma transfusão de sangue.

Betinho se formou em sociologia em 1962, assessorou o ministério da Educação durante o governo João Goulart e foi um defensor da reforma agrária. Por conta de sua militância política, deixou o país durante o governo militar e mudou-se para o Chile, onde assessorou Salvador Allende. Porém, com o golpe militar de Pinochet, precisou novamente mudar de país. Morou no Canadá e depois no México. Retornou ao Brasil em 1979, com a Lei da Anistia. Seu projeto mais conhecido é a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos. Betinho morreu no dia 9 de agosto de 1997, debilitado por causa da Aids. Ele deixou dois filhos: Daniel e Henrique. Também foi autor de crônicas, livros sobre cidadania, Aids, e escreveu histórias para o público infanto-juvenil.






http://www.cappaz.com.br/fundamentacaoteorica.htm ACESSO EM 03|11|2012.

MORRE GONÇALVES DIAS, POETA BRASILEIRO

MORRE GONÇALVES DIAS, POETA BRASILEIRO
03 de novembro de 1864

Poeta e autor do clássico Canção do exílio, Antônio Gonçalves Dias morreu no dia 3 de novembro de 1864. Nascido em Caxias (MA), no dia 10 de agosto de 1823, Gonçalves Dias se orgulhava de ter no sangue as três etnias formadoras do povo brasileiro: a branca, do seu pai; e a indígena e negra, herdada da mãe, que era mestiça. Depois de iniciar os estudos em latim, francês e filosofia, ele partiu para a Europa, onde morou em Portugal em 1838. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1840. Voltou ao Brasil em 1845 e, por conta do seu tempo longe do país, escreveu Canção do exílio e parte dos poemas de Primeiros cantos e Segundos cantos. Um ano após retornar ao Brasil, conheceu sua musa, Ana Amélia Ferreira Vale. Gonçalves Dias chegou a pedir a mão da moça em casamento, mas teve o pedido negado por causa de sua origem mestiça. Por conta disso, várias de suas peças românticas foram escritas para ela, incluindo “Ainda uma vez — Adeus”. Depois de ter seu coração partido, Gonçalves Dias mudou-se para o Rio de Janeiro e se casou com Olímpia da Costa, de quem acabou se separando alguns anos depois. Em 1862, o poeta retornou à Europa para fazer um tratamento de saúde. Como não obteve resultados, decidiu voltar ao Brasil. A viagem foi no navio Ville de Boulogne, que naufragou na costa brasileira. Todos se salvaram, menos Gonçalves Dias, que, debilitado, não conseguiu sair do seu camarote a tempo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 03|11|2012.





http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/goncalves-dias/ ACESSO EM 03|11|2012.