segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Morre Tiziano Vecellio

Morre Tiziano Vecellio

27 de agosto de 1576
Tiziano Vecellio nasceu no ano de 1477 e faleceu em 27 de agosto de 1576. Foi um pintor e figura principal da escola veneziana do século XVI e configurador de sua tradição colorista e pictórica. Em toda sua obra teve a capacidade para dotar as figuras de um sentimento de aflição convincente, de vida impulsiva, ao mesmo tempo em que ordenou os fatos com realismo emoldurando paisagens de grande viveza. Sua obra, que atingiu de modo decisivo a evolução da pintura européia, proporcionou uma alternativa poderosa e atraente à linear e plástica tradição florentina seguida por seus pares Miguel Ángel e Rafael. Esta alternativa, que foi tomada por Petrus Paulus Rubens, Diego Velázquez, Rembrandt, Eugène Delacroix e os impressionistas, segue viva na atualidade. Por direito próprio, a obra de Tiziano é considerada o topo das conquistas e sucessos no campo das artes visuais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.



http://aespumadaspalavras.blogspot.com.br/2010/11/tiziano-vecellio-venere-di-urbino-1538.html ACESSO EM 27\08\2012.


Nasce Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz

Nasce Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz

26 de agosto de 1910
No dia 26 de agosto de 1910 nascia em Skopje, na Macedônia, Teresa de Calcutá, uma feira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Agnes Gonxha Bojaxhiu, como é o seu verdadeiro nome, ingressou aos 18 anos na Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda. Ela estudou em Dublin, na Irlanda, e em Darjiling, na Índia, antes de aceitar os votos religiosos, em 1937. Seguiu com seus trabalhos em um colégio católico em Calcutá, onde ajudou os doentes e, em 1948, pediu permissão para deixar seu posto no convento e dedicar-se somente à ajuda aos doentes.

Mais tarde, a ordem das Missioneiras da Caridade foi reconhecida como uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, têm que assumir um quarto voto: a promessa de servir aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus. Após abrir um centro em Calcutá, em 1952, ela estendeu a ordem por todos os continentes.

Em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades. Madre Teresa morreu no dia 5 de setembro 1997 em Calcutá e, em outubro de 2003, foi beatificada por João Paulo II.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.


Frases de Madre Teresa de CALCUTÁ

Quando Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel, perguntaram-lhe: - " O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial? " Ela respondeu: - "Voltem para seus lares e amem suas famílias."

A gane complexidade da vida ainda é a simplicidade... (17/05/12)

Sou um pequenino lápis nas mãos do meu senhor, é Ele que faz tudo. Obs.: Ouvi esta frase a muito tempo não sei se esta correta, acredito que seja realmente atribuída a Madre Teresa.

Madre Teresa, é exemplo de pessoa, sua coragem, vontade e feitos, à torna uma mulher especial que serve de exemplo para todos humanos. (24/01/11)

A oração torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus !

A oração é o meu alimento. Abre a mente, esclarece e elucida tudo que está obscuro em nós... (02/02/11)

Quando descanso? Descanso no amor.

O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.

Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicacao.

O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.

É fácil amar os que estâo longe.Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.

O senhor não daria banho em um leproso nem por um milhão de dólares? Nem eu. Somente por amor se pode dar banho em um leproso.

Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas

São filhos de Deus e foram criados para coisas maiores. Obs.: Referindo-se a todos os portadores da AIDS, em 1986.

Podemos nos tornar um Hindu melhor, um Muçulmano melhor, um Católico melhor.


A força mais potente do universo é a fé.


As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.


O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.

O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho-o.


Frases de Madre Teresa de Calcutá

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.

Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.



http://caiovinicius160.blogspot.com.br/2010/03/seja-feliz-assim-mesmomadre-teresa-de.html ACESSO EM 27\08\2012.

Fundada a cidade de Campo Grande

Fundada a cidade de Campo Grande

26 de agosto de 1899

No dia 26 de agosto de 1899 era fundada a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também apelidada de “A Cidade Morena”, assim chamada por causa do seu solo avermelhado. Com população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, o local é a porta de entrada para o Pantanal e conta com boa estrutura hoteleira e restaurantes, com variadas comidas típicas. Na cidade estão uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes japoneses originários da Ilha de Okinawa. Segundo ufólogos, Campo Grande também é um ponto de visualização de OVNIS. Na agricultura, destaque para plantações de milho, arroz, algodão e café e a produção de gado.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.

http://www.webbusca.com.br/pagam/campo_grande/campo_grande_fotos.asp
ACESSO EM 27\08\2012.

Morre Truman Capote

Morre Truman Capote

25 de agosto de 1984
Truman Capote nasceu em 1924 e faleceu em 25 de agosto de 1984. Foi um escritor norte-americano, estudou na Trinity School e na St John's Academy de Nova Iorque. Publicou seu primeiro escrito em 1944, um conto intitulado "Miriam". Aos 23 anos, publicou seu primeiro romance, "Other Voices, other Rooms", (1948), na qual relata a procura de identidade de um jovem do sul. Cabe citar também A Árvore da Noite e Outros Contos (1949), A Harpa de Erva (1951) e Breakfast at Tiffany´s (1958). Seu romance mais famoso é A Sangue Frio (1966), um 'romance-documentário' que relata o assassinato, sem motivo aparente, de quatro membros de uma família de Garden City, Kansas, levada ao cinema em 1967 por Richard Brooks. Capote também é autor de uma coleção de ensaios intitulados Música para Camaleões (1980) e do roteiro para o musical Casa das Flores (1954). Sua obra foi aclamada pela crítica por seu virtuosismo técnico e a agudeza de suas observações.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.

Nasce o teólogo Frei Betto, que denunciou os abusos do regime militar no Brasil

Nasce o teólogo Frei Betto, que denunciou os abusos do regime militar no Brasil

25 de agosto de 1944
No dia 25 de agosto de 1944 nascia, em Belo Horizonte, Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, escritor e religioso dominicano. Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais e ocupou a função de assessor especial do presidente Lula entre 2003 e 2004. Também foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.

Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Sua experiência na prisão resultou nos livros "Cartas da Prisão", "Dário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" e “Batismo de Sangue”. Este último foi premiado com o Jabuti de 1983 e traduzido na França e na Itália. O livro descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito. Baseado no livro, o diretor mineiro Helvécio Ratton produziu o filme Batismo de Sangue, lançado em 2007.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.

Morre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche

Morre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche

25 de agosto de 1900

No dia 25 de agosto de 1900 morria, em Weimar, Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo e poeta alemão, considerado um dos pensadores modernos mais influentes do século XIX. Nascido no dia 15 de outubro de 1844, em Rocken, na Alemanha, ao longo de sua carreira, ele realizou uma exaustiva crítica à cultura, religião e filosofia ocidental por meio da desconstrução dos conceitos e de análises das atitudes morais da vida. Sua obra exerceu grande influência nas futuras gerações de teólogos, filósofos, psicólogos, poetas, novelistas e dramaturgos. Entre os seus livros se destacam “Assim Falou Zaratustra, um Livro Para Todos e Para Ninguém”, “Além do Bem e do Mal, Prelúdio a uma Filosofia do Futuro”, “Genealogia da Moral e “O Anticristo – Praga contra o Cristianismo”.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.


http://www.astormentas.com/PT/multimedia/Friedrich%20Nietzsche ACESSO EM 27\08\\2012.


Friedrich Nietzsche

Este genial pensador alemão nasceu em Röcken, a 15 de outubro de 1844, e tornou-se um dos mais importantes filósofos da Alemanha do século XIX. Friedrich Nietzsche nasceu no seio de uma família protestante – o pai e os dois avôs eram pastores -, ele cresceu praticamente direcionado para a mesma vocação. Entre as crianças, seu apelido era ‘o pequeno pastor’, pois era um aluno exemplar e obediente. Perdeu o pai logo cedo e foi criado pela mãe, duas tias e a avó. Com os colegas ele fundou uma sociedade artística e literária, graças à qual esboçou seus primeiros poemas e produziu suas primeiras melodias.
Ao se tornar adolescente, porém, sua vida mudou radicalmente de rumo. Seus estudos, principalmente os de filologia, o distanciaram da crença em Deus e de qualquer inclinação para as pesquisas teológicas. Ao ingressar na célebre Escola de Pforta, pela qual passaram, entre outros, o poeta Novalis e o filósofo Fichte, ele entrou em contato com os escritos de Schiller, Hölderlin e Byron, os quais marcaram definitivamente seu pensamento, levando-o na direção contrária ao Cristianismo. Suas leituras também incluíam os gregos Platão e Ésquilo. Os estudos filológicos – que englobavam não só a história das formas que povoam a literatura, mas também a pesquisa sobre os mecanismos pré-estabelecidos que regem a sociedade e os conhecimentos sobre a mentalidade vigente – foram definitivos para sua decisão de se afastar da teologia.
Os estudos filosóficos passaram a atraí-lo depois de se tornar leitor de Schopenhauer, principalmente de O Mundo como Vontade e Representação. O ceticismo deste filósofo o atrai irresistivelmente, bem como suas preocupações estéticas. Aos 25 anos ele se torna professor de Filologia na Universidade de Basiléia, assumindo assim a nacionalidade suíça. Pouco tempo antes ele tem um encontro definitivo para a constituição de sua obra, com Richard Wagner, cuja produção musical seduz Nietzsche. De agora em diante, a música e a tragédia grega, tema dileto deste artista, ocuparão os pensamentos e a elaboração intelectual do filósofo, culminando na publicação de O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música.
Em 1870, Nietzsche tem a oportunidade de testemunhar, durante seu trabalho como enfermeiro voluntário na Guerra Franco-Prussiana, o impacto da dor e da violência sem limites provocada por este confronto bélico. Esta experiência também servirá de matéria-prima para sua criação intelectual. Nove anos depois, ele passa por outro período traumático, desta vez com sua saúde física, pois problemas em sua voz o obrigam a se distanciar do magistério. Inicia-se então uma busca incessante pela cura, o que o leva a se deslocar por vários pontos da Europa. No ano de 1882 ele conhece Paul Rée e sua futura amada, Lou Andreas-Salomé, a quem propõe casamento, pedido recusado por ela depois de alimentar algumas esperanças no coração do filósofo.
O filósofo passa a escrever incessantemente, lançando Assim Falou Zaratustra, em temporada passada na cidade de Nice. Esta fase tem fim com um novo problema de saúde, desta vez mental. Não se sabe se provocada por uma sífilis ou por um tumor cerebral, Nietzsche tem um surto de loucura, a partir de 1889, que o acompanha até sua morte. Durante este período ele fica sob a guarda da mãe e da irmã, que se aproveita de sua incapacidade intelectual e psíquica para distorcer seus textos a favor da causa nazista, sempre rejeitada por Nietzsche. Os escritos deste filósofo, ao longo desta perturbação, revelam uma identidade fragmentada, que ora assume características do mítico Dionísio, ora encarna a figura de Jesus, antes de se refugiar completamente no silêncio, quando então morre na cidade de Weimar, a 25 de agosto de 1900.

http://www.infoescola.com/filosofos/friedrich-nietzsche/ ACESSO EM 27\08\2012.


DECLARADA INDEPENDÊNCIA DO URUGUAI


Declarada independência do Uruguai

25 de agosto de 1825
No dia 25 de agosto de 1825, o Uruguai declarou a sua independência do Brasil e sua união às províncias unidas do Rio da Prata, durante o Congresso da Florida. A Banda Oriental aceitou se unir à revolução que teve origem em Buenos Aires, como resposta à invasão das tropas brasileiras, fato que resultou na sua anexação ao território do império de D. Pedro I.


 http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.

Nasce Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro

Nasce Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro

25 de agosto de 1803

No dia 25 de agosto de 1803 nascia, em Porto de Estrela (RJ), Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro. Ele foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil. Em 20 de outubro de 1832, após ser promovido a Tenente Coronel, assumiu o seu primeiro Comando Militar: o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em 1833, casou-se com Ana Luísa do Loreto Carneiro Vianna, na época com 16 anos, de origem aristocrática. Com ela três filhos: Luísa, Ana e Luís Alves.

Em 1839, foi para o Rio Grande do Sul, para lutar na Revolução Farroupilha. Em dezembro de 1839 deixou o comando dos Permanentes por ter sido nomeado presidente da Província do Maranhão. Lá, fez parte das ações militares da Balaiada, na Província do Maranhão, em 1839. Por seu desempenho no conflito, recebeu o título de Barão de Caxias, outorgado em 1841. O título foi uma referência à cidade maranhense de Caxias, palco de batalhas decisivas para a vitória das forças imperiais. Fora isso, ainda abafou movimentos de revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842). Em 1845, quando ocorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. Por todo o seu trabalho, ganhou o título de Conde de Caxias.

Na vida política do Império, foi um dos líderes do Partido Conservador. Tornou-se senador vitalício a partir de 1845. Também foi Ministro da Guerra e presidente do Conselho por três vezes na segunda metade do século XIX (1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878).

Na política externa, participou de todas as campanhas platinas do Brasil independente, como a campanha da Cisplatina (1825-1828), foi comandante-geral dos exércitos da Tríplice Aliança (1867), na Guerra do Paraguai (1864-1870). Após a ocupação da capital paraguaia, ele teve que deixar seu posto por motivos de saúde ainda antes do término do conflito. Ficou na fazenda de Santa Mônica, em Desengano (hoje Juparanã, RJ), em 1878, onde morreu dois anos depois, em 7 de maio de 1880.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 27\08\2012.


http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-de-duque-de-caxias-1-de-junho.html ACESSO EM 27\08\2012.