sábado, 20 de outubro de 2012

A OACI DECRETA O DIA INTERNACIONAL DO CONTROLADOR AÉREO

A OACI DECRETA O DIA INTERNACIONAL DO CONTROLADOR AÉREO
20 de outubro de 2005

Este dia foi decretado pela Organização de Aviação Civil Internacional - (OACI)-, entidade que rege as normas internacionais de navegação aérea, tanto para a aviação civil, como para a militar. Cada país adota esta regulamentação, e é por esta razão que os controladores militares cumprem e aplicam a regulamentação da Aeronáutica Civil, pois a Força Aérea tem espaços aéreos autônomos dentro do território nacional. As áreas onde a Força Aérea exerce controle em cumprimento de sua missão constitucional são restringidas e limitadas, e nelas os controladores militares prestam seus serviços. Os espaços aéreos autônomos para a prestação dos serviços de controle de tráfego aéreo por parte da Força Aérea são: Palanquero (Cacom-1), Apiay (Cacom-2), Melgar (Cacom-4), Três Esquinas (Cacom-6), Cali (Escola Militar de Aviação) e Marandúa (Grupo Aéreo do Oriente). Dentro do controle de tráfego aéreo, são prestados os serviços de ATS (Air Traffic Service), que compreende os serviços de ATC (Air Traffic Control) e FIS (Flight Information Service). O ATC se subdivide em Serviços de Controle de Área, Serviços de Controle de Aproximação e Serviços de Controle de Torre (neste último são prestados os serviços de controle e informação). O FIS presta serviços de informação e alerta (inclui busca e salvamento).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.



http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=03/06/2009&page=mostra_notimpol ACESSO EM 20|10|2012.

MORRE O ATOR NORTE-AMERICANO BURT LANCASTER

MORRE O ATOR NORTE-AMERICANO BURT LANCASTER
20 de outubro de 1994

No dia 20 de outubro de 1994 morria o ator norte-americano Burt Lancaster, em Century City, nos Estados Unidos. Nascido em Nova York, no dia 2 de novembro de 1913, antes de ser uma estrela de Hollywood, foi acrobata de circo na década de 30 e serviu no norte da África e na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Apareceu pela primeira vez em salas de cinema em The Killers (1946), filme que estrelou com Ava Gardner e que o projetou para o sucesso. Entre seus fillmes estão A um passo da eternidade (1953), A rosa tatuada (1955), A embriaguez do sucesso (1957), Entre Deus e o pecado (1960, Prêmio da academia), O Leopardo (1963), Atlantic City (1980), e Campo dos Sonhos (1989).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.



http://www.mundoclassico.redelojas.com/loja/index.php?route=product/category&path=67_69_154&sort=p.model&order=DESC ACESSO EM 20|10|2012.

AYRTON SENNA CONQUISTA O TRICAMPEONATO DE FÓRMULA-1 EM SUZUKA NO JAPÃO

AYRTON SENNA CONQUISTA O TRICAMPEONATO DE FÓRMULA-1 EM SUZUKA NO JAPÃO
20 de outubro de 1991

No dia 20 de outubro de 1991, o ídolo Ayrton Senna tornava realidade o sonho do tricampeonato mundial de Fórmula 1 ao terminar na segunda colocação o GP de Suzuka. O circuito japonês por sinal, foi palco de todos os títulos do piloto – 1988, 1990 e 1991. Para levar o tri, Senna precisava evitar a vitória do inglês Nigel Mansell. Com jogo de equipe estratégico da McLaren, ele deixou seu companheiro de escuderia, Berger, na frente. Na segunda posição, segurou Mansell, que estava em terceiro. Sob pressão, o inglês perdeu o controle do carro, tentou ultrapassar Senna e foi para a brita. Melhor para o brasileiro que comemorou o seu terceiro título mundial e consagrava o ano de 1991 como o melhor da sua carreira. Foram oito poles, sete GPs ganhos e 96 pontos em 16 corridas. Entre as corridas que venceu, está o GP do Brasil, em Interlagos, que Senna conquistou após oito tentativas. Com o título no Japão, o piloto entrou para o seleto time dos tricampeões do mundo. Até então, o feito só havia sido alcançado por Jack Brabham (aos 40 anos), Jackie Stewart (34), Niki Lauda (35), Nelson Piquet (35) e Alain Prost (34). Todos chegaram ao título com mais de 31 anos, idade de Senna ao tornar-se campeão. Ayrton Senna nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960 e morreu durante o GP de San Marino, na Itália, no dia 1o. de maio de 1994.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.



 http://brazukainjapan.blogspot.com.br/2011/10/ha-20-anos-ayrton-senna-foi-segundo-em.html ACESSO EM 20|10|2012.

MORRE PAUL DIRAC

MORRE PAUL DIRAC
20 de outubro de 1984

Paul Adrien Maurice Dirac nasceu em 8 de agosto de 1902 e faleceu em 20 de outubro de 1984; foi um físico inglês pioneiro na física quântica. Formou-se em engenharia elétrica na Universidade de Bristol em 1921. Após trabalhar por pouco tempo como engenheiro, Dirac decidiu que sua verdadeira vocação era a matemática. Completou outra formação em matemática em Bristol, em 1923, e foi então recebido na Universidade de Cambridge, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira. Começou a se interessar pela Teoria da Relatividade e pelo nascente campo da física quântica. O Princípio da Mecânica Quântica de Dirac, publicada em 1930, tornou-se um dos livros de texto mais comuns na matéria e ainda é utilizado na atualidade. Dirac passou os últimos anos de sua vida na Florida State University ("Universidade Estatal da Flórida") em Tallahassee, Florida. Ali morreu em 1984, e em 1995 foi colocada uma placa em sua homenagem na Abadia de Westminster em Londres.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.



http://epress.anu.edu.au/maverick/html/ch03.html ACESSO EM 20|10|2012.

CENSURADA PEÇA DE TEATRO CALABAR, DE CHICO BUARQUE E RUY GUERRA

CENSURADA PEÇA DE TEATRO CALABAR, DE CHICO BUARQUE E RUY GUERRA
20 de outubro de 1974

No dia 20 de outubro de 1974 o governo brasileiro resolveu censurar a estreia do espetáculo Calabar: o Elogio da Traição, escrita no final do 1973 por Chico Buarque de Hollanda e o cineasta Ruy Castro, com direção de Fernando Peixoto. A peça relativiza a posição de Domingos Fernandes Calabar no episódio histórico em que ele preferiu tomar partido ao lado dos holandeses contra a coroa portuguesa.

O custo da produção do espetáculo foi alto para a época. Foram gastos em torno de US$ 30 mil e mais de 80 pessoas estavam tralhando na peça. A censura do regime militar deveria aprovar e liberar a obra em um ensaio especialmente dedicado a isso. Contudo, quando toda a montagem estava pronta e após três meses de espera pela resposta do governo, o general Antônio Bandeira, da Polícia Federal, decidiu proibir Calabar para a surpresa de todos. O espetáculo só foi liberado seis anos mais tarde.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE A ATRIZ ELIANE GIARDINI

NASCE A ATRIZ ELIANE GIARDINI
20 de outubro de 1952

Rosto bastante conhecido da televisão brasileira, a atriz Eliane Giardini nasceu no dia 20 de outubro de 1952, em Sorocaba (SP). Descendente de italianos e portugueses, iniciou sua carreira aos 17 anos e, desde então, conquistou vários prêmios como melhor atriz em sua carreira na televisão, teatro e no cinema. Em 1991, estreou na Rede Globo, interpretando a personagem Isaura, na novela Felicidade. Um dos seus grandes sucessos da carreira aconteceu em 1993, quando viveu Dona Patroa, em Renascer. Em 1995, mostrou que também tem talento para comédia com a cigana Lola, em Explode Coração. Dois anos depois, ela interpretou Santinha, em A Indomada, e também recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado pelo filme O Amor Está no Ar. Em 2001, ganhou o prêmio de melhor atriz da Associação Paulista dos Críticos de Arte por causa da personagem Nazira, de O Clone. Em 2003, pela minissérie A Casa das Sete Mulheres, interpretou Dona Caetana. Outro papel da atriz foi a indiana Indira, em Caminho das Índias, em 2009. No cinema, além de O Amor está no ar, também participou de Chatô, o Rei do Brasil, e Olga.

Eliane Giardini foi casada durante 25 anos com o também ator Paulo Betti, com quem teve as filhas Juliana e Mariana.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.






http://fabi-elianegiardini.blogspot.com.br/ ACESSO EM 20|10|2012.

MORRE JOHN REED, ESCRITOR E JORNALISTA NORTE-AMERICANO

MORRE JOHN REED, ESCRITOR E JORNALISTA NORTE-AMERICANO
19 de outubro de 1920

Herói de uma geração radical de intelectuais, o poeta e jornalista norte-americano John Reed morreu no dia 19 de outubro de 1920, em Moscou. Nascido em 22 de outubro de 1887, em Portland, ele fez a cobertura da revolução no México, em 1914, e era frequentemente detido por organizar e defender greves. Rapidamente, tornou-se um líder radical e ajudou a formar o Partido Comunista nos Estados Unidos. Reed fez a cobertura da Primeira Guerra Mundial para a revista Metropolitan, foi amigo próximo de Lenin e esteve na revolução russa, de 1917, onde escreveu o seu livro mais conhecido: Dez Dias Que Abalaram o Mundo (1919). Indiciado por traição aos Estados Unidos, ele fugiu para a União Soviética onde morreu de tifo. Reed foi posteriormente enterrado com outros heróis bolcheviques, ao lado da muralha do Kremlin.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE O POETA VINÍCIUS DE MORAES, UM DOS PAIS DA BOSSA NOVA

NASCE O POETA VINÍCIUS DE MORAES, UM DOS PAIS DA BOSSA NOVA
19 de outubro de 1913

No dia 19 de outubro de 1913 nascia Vinícius de Moraes, um dos maiores poetas e compositores da música brasileira. Natural do Rio de Janeiro, ele foi também diplomata, dramaturgo e jornalista. Apelidado de “poetinha” por Tom Jobim, tinha fama de boêmio e de grande conquistador, tanto que se casou com nove mulheres. Sua produção artística é grande e variada, com criações musicais, teatrais, literárias e cinematográficas. Entre seus grandes parceiros estão Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Pixinguinha, Carlos Lyra e Edu Lobo. Também era amigo de outros escritores e poetas como Manuel Bandeira, Carlos Drummond, João Cabral de Melo Neto e Pablo Neruda. Por conta de sua carreira diplomática, morou em Los Angeles, onde estudou cinema com
Orson Welles e Gregg Toland, em 1947.

Mais tarde, em 1958, deu início ao movimento da bossa nova com o LP Canção do Amor Demais, com músicas suas e de Tom Jobim, cantadas por Elizeth Cardoso. No disco, destaque para a batida inovadora do violão de João Gilberto. Entre as canções, está "Chega de Saudade", que marcou o início do novo estilo musical brasileiro, que ganharia fama internacional. Em 1959, lançou o LP Por Toda Minha Vida, outra parceria com Tom Jobim, interpretado pela cantora Lenita Bruno. No mesmo ano, o filme Orfeu Negro, que teve Vinícius de Moraes como roteirista, ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 1962, ele, Tom Jobim e João Gilberto fizeram um show no Rio onde foram lançados grandes sucessos como "Garota de Ipanema" e o "Samba da bênção". Tempos depois, em um outro show na capital fluminense, montou a peça “Pobre menina rica”, que lançou a cantora Nara Leão. Dois anos depois, fez show de grande sucesso com o compositor e cantor Dorival Caymmi, na boate Zum-Zum (no Rio), onde lançou o Quarteto em Cy. Em 1967, ocorreu a estreia do filme Garota de Ipanema e, em 1969, foi exonerado do Itamaraty. Quando voltava de uma viagem da Europa, em 1979, sofreu um derrame cerebral no avião. No ano seguinte, morreu no dia 9 de julho, de edema pulmonar, no Rio de Janeiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.

SANTOS DUMONT GANHA PRÊMIO POR VOAR AO REDOR DA TORRE EIFFEL, EM PARIS

SANTOS DUMONT GANHA PRÊMIO POR VOAR AO REDOR DA TORRE EIFFEL, EM PARIS
19 de outubro de 1901

No dia 19 de outubro de 1901, o brasileiro Santos Dumont deu uma volta com o seu dirigível (o número 6) em torno da torre Eiffel, em Paris, feito que lhe rendeu o prêmio de 100 mil francos em um concurso promovido pelo milionário Henry Deutsch. O desafio consistia em decolar de Saint Cloud, contornar a torre Eiffel e retornar ao ponto de partida em 30 minutos. Houve uma polêmica por conta de um atraso de 29 segundos, mas, no dia 4 de novembro, o aeroclube francês declarou Santos Dumont o vencedor do desafio. Pelo feito, ele também ganhou a mesma quantia em dinheiro do presidente Campos Salles e uma medalha de ouro. Santos Dumont nasceu em Palmira (MG), no dia 20 de julho de 1873, e morreu no Guarujá (SP), em 23 de julho de 1932, quando cometeu suicídio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.



http://radiomongagua.blogspot.com.br/2012/07/23072012-segunda-feira-1-ano-sem-amy.html ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS

NASCE MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS
19 de outubro de 1899

Miguel Ángel Asturias Rosales nasceu em 19 de outubro de 1899 e faleceu em 9 de junho de 1974. Foi um escritor e diplomata guatemalteco. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1967. Dois anos antes, havia obtido o Prêmio Lênin da Paz. Durante parte da década de 20, estudou a sociedade e a religião Maia. Traduziu o Popol Vuh, o sagrado livro Quiché dos Maias, o qual finalizou em 1926. Estudou Medicina e Direito em seu país, sendo dirigente do movimento de Reforma Universitária, e Antropologia na universidade de Sorbonne (Paris). Em 1942 foi eleito deputado na Guatemala. Posteriormente foi nomeado embaixador em diversos países sul-americanos. Em 1954, se exilou. Depois de ser reabilitado, nos anos 60 foi embaixador na França. Romancista e contista do realismo mágico, influenciado em suas origens pelo surrealismo, logo, sem renunciar a esse estilo, adentrou em seu campo predileto: a mitologia indígena, a própria terra (o telúrico, em termos muito atuais), no sentido de compromisso com os dissabores dos camponeses submetidos ao jugo colonialista, o que se encontra nos títulos de suas obras. Junto a ele, e faceta não menos importante, a qualidade e sonoridades de sua prosa apenas admitem comparação na literatura castelhana do século XX. Entre suas obras se destacaram: Lendas da Guatemala 1930; O Senhor Presidente 1946; Homens do Milho 1949; Vento Forte 1950; O Batata Verde 1954; Os Olhos dos Enterrados 1960; O Enfeitadinho 1961; Mulata de Tal 1963; Contos e Lendas 1965; Clarivigilia Primaveral (poesia, Editorial Losada 1965; O Espelho de Lida Sal 1967; "Maladrón" 1969; Sexta de Dores 1972; América 1972. Torotumbo 1962. A Audiência dos Confins 1957. O Homem que Tinha Tudo Tudo Tudo 1981 e Têmpora de Calandra 1948.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.


CARLOS I ASSUME O TRONO DE PORTUGAL

CARLOS I ASSUME O TRONO DE PORTUGAL
19 de outubro de 1889

Carlos I de Portugal, também conhecido como o Martirizado ou o Mártir. Foi o penúltimo rei de Portugal. Era filho do rei Luis Felipe e a princesa Maria Pia de Sabóia, filha de Vítor Manuel II, rei da Itália. Carlos tornou-se rei no dia 19 de outubro de 1889. Homem inteligente, porém propenso às extravagâncias. A política, esbanjamentos e casos extraconjugais de Carlos selaram o destino da monarquia portuguesa. Os tratados coloniais com o Reino Unido (um assinado em agosto de 1890, que definiu suas fronteiras africanas ao longo do Zambeze e do Congo, e outros assinados em 14 de outubro de 1899 que confirmavam os tratados coloniais do século XVII) estabilizaram a situação na África. Domesticamente, Portugal foi declarada na bancarrota duas vezes - em 14 de junho de 1892, e novamente em 10 de maio de 1902 - causando distúrbios industriais, antagonismo com socialistas e republicanos e crítica da imprensa e da monarquia. Carlos deu sua resposta ao nomear João Franco como primeiro ministro e subseqüentemente aceitando a dissolução do Parlamento. Em 1º de fevereiro de 1908, a família real regressou do palácio de Vila Viçosa a Lisboa. Viajavam de carro para Almada e a seguir tomaram um barco para cruzar o rio Tajo e desembarcar em Cais do Sodré, no centro de Lisboa. Em seu caminho para o palácio real, a carruagem com Carlos I e sua família passou por Terreiro do Paço. Enquanto cruzavam a praça, foram disparados vários tiros da multidão por dois homens: Alfredo Costa e Manuel Buiça. O rei morreu imediatamente, seu herdeiro Luís Felipe ficou mortalmente ferido, e o príncipe Manuel foi atingido em um braço. Os assassinos foram mortos a tiros no local por guarda-costas, e posteriormente foram reconhecidos como membros do Partido Republicano. Aproximadamente vinte minutos depois, o príncipe Luis Felipe morreu, e dias mais tarde, Manuel foi proclamado rei de Portugal, o último da dinastia dos Bragança.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

NASCE PEDRO VELARDE

NASCE PEDRO VELARDE
19 de outubro de 1779

Pedro Velarde Santillán nasceu em 19 de outubro de 1779 e faleceu em 2 de maio de 1808, foi um militar espanhol, herói da Guerra da Independência espanhola (1808-1812). Aos catorze anos entrou como cadete na Academia de Artilharia da Segóvia. Em 1800, como subtenente, foi destinado ao exército que operava em Portugal. E em 1804 entrou como professor da mesma Academia. Era um autêntico perito na medição da velocidade dos projéteis. Nesta época, e como militar, era um grande admirador do imperador francês Napoleão Bonaparte. Em 1806 foi a Madri como secretário da Junta Superior Econômica do corpo de artilharia, cargo que lhe permitiu dispor de muita informação. Em 1808 se insurgiu contra a família real e tentou destronar a mesma do poder, porém fracassou em seu plano e finalmente morreu na tentativa, por causa de um disparo à queima roupa por parte de um oficial da Guarda Nobre.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

MORRE ROQUETTE-PINTO, O PAI DA RADIOFUSÃO NO BRASIL

MORRE ROQUETTE-PINTO, O PAI DA RADIOFUSÃO NO BRASIL
18 de outubro de 1954

Após uma vida dedicada à construção e ao desenvolvimento do Brasil, morria no dia 18 de outubro de 1954, Edgard Roquette-Pinto, o precursor da radiodifusão brasileira. Médico, antropólogo e educador brasileiro, ele nasceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de setembro de 1884. Apesar da formação em medicina, rumou para a antropologia. Junto com o tenente-coronel Cândido Mariano da Silva Rondon, Roquette-Pinto participou de uma expedições à Serra do Norte, onde teve contatos com os índios Nhambiquaras, uma civilização que vivia isolada. Após essa experiência, escreveu um dos marcos da etnografia brasileira, o livro “Rondônia”, que o levaria, posteriormente, à Academia Brasileira de Letras, em 1927. Em 1922, teve contato com os equipamentos de rádio e iniciou sua luta para usar o novo meio de comunicação como ferramenta para a educação e cultura. Em 1923, no dia 20 de abril, fundou a primeira estação de rádio no Brasil, a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. Anos depois, para não transformá-la em um veículo comercial, Roquette-Pinto preferiu doá-la ao ministério de Educação e Cultura. Nascia assim a atual Rádio MEC. Em 1934, fundou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, emissora de caráter estritamente educacional. Em 1946, a Rádio Escola passou a se denominar Rádio Roquette-Pinto, homenageando seu fundador e idealizador, que idoso e enfermo, não concordava com a homenagem. Mesmo assim, o prefeito Henrique Dodsworth, à revelia, deu o nome de Roquette-Pinto, ainda em vida, à emissora.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

NASCE GRANDE OTELO, ATOR, CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO

NASCE GRANDE OTELO, ATOR, CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO
18 de outubro de 1915

Ator, cantor e compositor brasileiro, nascia no dia 18 de outubro de 1915, Grande Otelo, um dos grandes atores do Brasil. Natural de Uberlândia (MG), seu verdadeiro nome era Sebastião Bernardes de Souza Prata. O apelido Grande Otelo veio em 1932, quando entrou para a Companhia Jardel Jércolis, pioneira no teatro de revista. Durante a carreira, fez inúmeros filmes, entre eles as famosas comédias ao lado do cômico Oscarito, nas décadas de 1940 e 1950. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a versão cinematográfica do livro Macunaíma (1969), baseado na obra de Mário de Andrade. A cena do nascimento de Macunaíma, interpretado por Grande Otelo, é inesquecível.

Apesar do sua característica cômica como ator, a vida real de Grande Otelo foi cheia de tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e sua mãe era alcoólatra. Quando já tinha conquistado o sucesso, sua esposa se matou, após envenenar o filho de seis anos, que era enteado do ator. Na infância, Grande Otelo foi parar no juizado de menores, onde foi adotado pela família do político Antônio de Queiroz. No cinema, outro ponto alto da sua carreira ocorreu em 1942, quando participou do filme It's All True, de Orson Welles. Filmou também Fitzcarraldo (1982) com o diretor Werner Herzog, na floresta amazônica. A partir dos anos 60, ele foi contratado pela TV Globo, onde atuou em novelas e também na Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 90. Seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes de morrer. Grande Otelo morreu em 1993 de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

ESTADO DO ALASCA É COMPRADO PELOS ESTADOS UNIDOS

ESTADO DO ALASCA É COMPRADO PELOS ESTADOS UNIDOS
18 de outubro de 1867

No dia 18 de outubro de 1867, o estado do Alasca foi comprado da Rússia pelos Estados Unidos por US$ 7 milhões. Este foi o penúltimo território a ser incorporado pelo país norte-americano. Ao seu redor, o Alasca conta com os oceanos Ártico e Pacífico, faz fronteira terrestre com o Canadá e está separado da Rússia pelo Estreito de Bering, que divide o extremo ponta oriental da Ásia do extremo ponto Ocidental da América do Norte.

O descobrimento de importantes reservas de petróleo permitiu um enorme crescimentos econômico da região nas últimas décadas, apesar do isolamento geográfico e das extremas condições climáticas. Por conta do petróleo, o Alasca também já sofreu com desastres ecológicos, como o acidente em 1989, quando o superpetroleiro Exxon Valdez encalhou nas águas do Alasca e provocou uma maré negra de óleo, considerada uma catástrofe ambiental.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

 

http://www.pacoteturismo.com/viagem/alasca/ ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE JUAN VALERA

NASCE JUAN VALERA
18 de outubro de 1824

Juan Valera y Alcalá-Galiano nasceu em 18 de outubro de 1824 e faleceu em 18 de abril de 1905. Foi um diplomata, político e escritor espanhol. O hispanista e literato Gerald Brenan assegura que Valera foi o melhor crítico literário do século XIX; atuou sempre acima e à margem das modas literárias de seu tempo, regendo-se por princípios estéticos gerais de cunho idealista. Foi um dos espanhóis mais cultos de sua época, portadora de uma memória prodigiosa e com um grande conhecimento dos clássicos greco-latinos; além disso, falava, lia e escrevia em francês, em italiano, inglês e em alemão. Tinha fama de lascivo, elegante e de bom gosto em sua vida e em suas obras. Foi um literato muito admirado como estilista ameno e por seu talento para delinear a psicologia de seus personagens, em especial os femininos; cultivou o ensaio, a crítica literária, o relato curto, a novela, a história e a poesia. Declararam sua admiração a ele escritores como José Martínez Ruiz, Eugenio D'Ors e os modernistas. Ideologicamente, era um liberal moderado, tolerante e elegantemente cético no tocante ao religioso, o que explica o enfoque de alguns de seus romances. Cultivou todos os gêneros literários: epistolar, jornalístico, crítica literária, poesia, teatro, conto e romance. Suas obras completas alcançam 46 volumes. As Ilusões do Doutor Faustino Morsamor (1875). O Comendador Mendoza, 1877. Dona Luz (1879). "Pasarse de Listo", 1878. Juanita la Larga (1895). Gênio e Figura (1897). Elisa, "La Malagueña" (inacabada).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

MORRE A ATRIZ BRASILEIRA YARA CÔRTES

MORRE A ATRIZ BRASILEIRA YARA CÔRTES
17 de outubro de 2002

Bastante conhecida na televisão brasileira por conta de participação em inúmeras novelas, a atriz Yara Côrtes morreu aos 81 anos, no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 2002. Registrada como Odete Cipriano Serpa, a atriz adotou seu nome artístico após ganhar um prêmio e um contrato no concurso da Companhia de Teatro Dulcina. Ficou muito conhecida após interpretar Dona Xepa, em 1977, em novela homônima. No ano anterior, fez sucesso interpretando Carolina, na novela Casarão. Seu último papel foi vivendo Olga Moretti, em História de Amor, de 1995, de Manoel Carlos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

ONU ESTABELECE O DIA DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA

ONU ESTABELECE O DIA DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA
17 de outubro de 1992

Em 1992, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou o dia 17 de outubro como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com o objetivo de criar uma conscientização da importância de acabar com a pobreza e com a indigência em todos os países, em particular àqueles em desenvolvimento. Em 12 de dezembro de 1993, a Assembleia Geral da entidade proclamou 1996 como o Ano Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em outras palavras, a pobreza só irá desaparecer da sociedade quando a solidariedade e o ser humano forem seus objetos centrais, por conta disso é preciso que ocorra uma divisão balanceada da riqueza.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.






http://sodacausticaeguarana.blogspot.com.br/2007/10/dia-internacional-da-erradicao-da.html ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE A COMPOSITORA BRASILEIRA CHIQUINHA GONZAGA

NASCE A COMPOSITORA BRASILEIRA CHIQUINHA GONZAGA
17 de outubro de 1847

Maior personalidade feminina da história da música popular brasileira, nascia no dia 17 de outubro de 1847, Chiquinha Gonzaga, primeira maestrina e autora da primeira canção carnavalesca. Natural da cidade do Rio de Janeiro, ela também foi a primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes e fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais.

Casou-se aos 16 anos, com um oficial da Marinha Mercante escolhido pelos pais. Poucos depois, abandonou o marido por um engenheiro de estradas de ferro, de quem também logo se separou. A estreia como compositora aconteceu em 1877, com a polca Atraente. Sofreu muito preconceito na época por desafiar os padrões vigentes. Também foi participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras para obter fundos para a Confederação Libertadora. Com o dinheiro arrecadado, comprou a alforria de José Flauta, um escravo músico. Chiquinha Gonzaga ainda participou da campanha republicana e de todas as grandes causas sociais do seu tempo. Já era consagrada quando compôs, em 1899, a primeira marcha-rancho, Ó Abre Alas, verdadeiro hino do carnaval brasileiro. Na primeira década deste século esteve algumas vezes na Europa, fixando residência em Lisboa por três anos. Sua obra reúne dezenas de partituras para peças teatrais e centenas de músicas nos mais variados gêneros: polca, tango brasileiro, valsa, habanera, schottisch, mazurca e modinha. Chiquinha Gonzaga faleceu aos 87 anos de idade, no dia 28 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/992618-novo-site-disponibiliza-obra-da-compositora-chiquinha-gonzaga.shtml ACESSO EM 20|10|2012.

É FIRMADO O TRATADO CAMPO FORMIO

É FIRMADO O TRATADO CAMPO FORMIO
17 de outubro de 1797

O Tratado de Campo Formio foi firmado em 17 de outubro de 1797 pelo militar e imperador francês Napoleão Bonaparte e pelo imperador austríaco Ludwig von Cobenzl como representantes da França e Áustria. Este tratado marcou o final da Primeira Coalizão, a vitoriosa conclusão das campanhas de Napoleão na Itália, bem como o final da primeira fase das Guerras Napoleônicas. Além das cláusulas usuais, o tratado transferiu certo número de territórios austríacos para mãos francesas. As terras cedidas incluíram os Países Baixos Austríacos (que correspondem, grosso modo, às atuais Bélgica e Luxemburgo) e certas ilhas no Mediterrâneo, Corfú e outras ilhas venezianas no Adriático. Veneza e seus territórios foram divididos entre os dois estados, sendo a própria Veneza, assim como a Istria e Dalmacia, entregues ao imperador austríaco. A Áustria reconheceu a República Cisalpina e a recém criada República de Ligúria, formada a partir de territórios genoveses como um país independente. O tratado também continha cláusulas secretas, que dividiam outros territórios, tornando a Ligúria independente, e também acordava a extensão das fronteiras francesas até o Rin, o Nette e o Roer. Garantia a livre navegação francesa pelo Rin, o Mosa e o Mosela. A República Francesa havia se expandido até seus limites naturais e, na Itália, além destes. Campo Formio, chamado atualmente Campo Formido, é um povoado a oeste de Udine, no noroeste da Itália. O tratado foi firmado efetivamente em uma pousada da localidade.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

PINOCHET É DETIDO EM LONDRES

PINOCHET É DETIDO EM LONDRES
16 de outubro de 1998

No dia 16 de outubro de 1998 foi decretada, em Londres, pelo juiz Nicholas Evans, a prisão de Augusto José Ramón Pinochet Ugarte, militar, político e ditador chileno. Ele estava em tratamento de saúde em uma clínica na capital inglesa, quando uma ordem de prisão do juiz espanhol Baltasar Garzón foi enviada à Inglaterra. Pinochet estava sendo julgado pela morte de cidadãos espanhóis durante o Regime Militar no Chile. Pinochet morreu alguns anos depois, no dia 10 de dezembro de 2006. Ele foi amplamente criticado durante o período em que ficou à frente da ditadura militar no Chile por conta das acusações das graves violações dos direitos humanos. Por conta disso, Pinochet enfrentou diversos processos judiciais até a data de sua morte, aos 91 anos. Ele foi presidente do Chile entre setembro de 1973 a março de 1990.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

MORRE ALBERTO NEPOMUCENO, COMPOSITOR CLÁSSICO BRASILEIRO

MORRE ALBERTO NEPOMUCENO, COMPOSITOR CLÁSSICO BRASILEIRO
16 de outubro de 1920

Compositor, pianista e regente brasileiro, Alberto Nepomuceno morreu no dia 16 de outubro de 1920, no Rio de Janeiro. Nascido no dia 6 de julho de 1864, em Recife, ele é considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita brasileira. Além de suas atividades musicais, também se interessou pela política e pelos movimentos sociais, como as causas republicana e abolicionista no Nordeste. Em 1885, Nepomuceno passou a viver no Rio de Janeiro e se aproximou de alguns dos mais importantes autores da época, com os quais escreveu músicas como Ártemis (1898), com texto de Coelho Neto; Coração triste (1899), com Machado de Assis; Numa concha (1913), com Olavo Bilac. A partir de 1888 passou um bom tempo na Europa para aprimorar seus estudos. Em 1893, se casou com a pianista norueguesa Walborg Bang. Em 1910, financiado pelo governo brasileiro, realizou diversos concertos com músicas de compositores nacionais em Bruxelas, Genebra e Paris. Mais tarde, de volta ao Brasil, iniciou a luta pela nacionalização da música erudita e também pela valorização de compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, então jovem e controvertido compositor. Em 1907, iniciou a reforma do Hino Nacional Brasileiro, tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada. Alberto Nepomuceno também esteve à frente do Instituto Nacional de Música. Aos 56 anos, já separado de Walborg e com dificuldades financeiras, ele morreu doente e enfraquecido.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

 

http://pit935.blogspot.com.br/2011/10/milestones-eventos-em-destaque-no-dia_15.html ACESSO EM 20|10|2012.

NAPOLEÃO BONAPARTE É EXILADO NA ILHA DE SANTA HELENA

NAPOLEÃO BONAPARTE É EXILADO NA ILHA DE SANTA HELENA
15 de outubro de 1815

No dia 15 de outubro de 1815, Napoleão Bonaparte foi preso e exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena, na costa da África. O líder político francês passou os últimos seis anos de sua vida confinado neste local. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, mas existe suspeitas de um longo e lento envenenamento por arsênio.

Durante sua vida, Napoleão I foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posto que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Por meio de suas guerras napoleônicas, foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre a maior parte da Europa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



 http://page2rss.com/11b7d4b891093b8a4a3d746e79227bf7 ACESSO EM 20|10|2012.

MORRE O MAESTRO LEONARD BERNSTEIN

MORRE O MAESTRO LEONARD BERNSTEIN
14 de outubro de 1990

Em 1990, em Nova York, o mundo perdia o talento de Leonard Bernstein, maestro, compositor, e pianista. Nascido em Lawrence, Massachusetts (EUA), no dia 25 de agosto de 1918, ele venceu vários prêmios Grammy e exerceu grande influência na música norte-americana, servindo de inspiração a uma nova geração de músicos. Ficou conhecido à frente da Filarmônica de Nova York, na década de 40, e também por composições como West Side Story, Candide e On the Town. Além disso, apresentava um concerto para jovens na rede CBS. Na sua carreira, compôs três sinfonias, duas operas, cinco musicais, e inúmeras peças. Também era conhecido por seu ativismo político. Bernstein morreu de pneumonia e um tumor pleural.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://www.dw.de/1943-leonard-bernstein-no-carnegie-hall/a-325007-1 ACESSO EM 20|10|2012.

MARTIN LUTHER KING É A PESSOA MAIS JOVEM A RECEBER O PRÊMIO NOBEL DA PAZ

MARTIN LUTHER KING É A PESSOA MAIS JOVEM A RECEBER O PRÊMIO NOBEL DA PAZ
14 de outubro de 1964

No dia 14 de outubro de 1964, o ativista político e pastor protestante norte-americano Martin Luther King tornava-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Ele foi agraciado em reconhecimento à sua liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. Menos de quatro anos depois, foi assassinado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Seu discurso mais famoso, "Eu Tenho Um Sonho", foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln em Washington.

Em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele - nascido em Atlanta, no dia 15 de janeiro de 1929. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.





http://www.meionorte.com/josefortes/a-pessoa-mais-jovem-a-receber-o-premio-nobel-da-paz-226842.html ACESSO EM 20|10|2012.

DESENCADEIA-SE A CRISE DOS MÍSSEIS

DESENCADEIA-SE A CRISE DOS MÍSSEIS
14 de outubro de 1962

A Crise dos Mísseis em Cuba foi como se denominou o conflito entre a União Soviética e os Estados Unidos em 14 de outubro de 1962, e é uma das maiores crises entre ambas as potências durante a Guerra Fria. As origens do conflito residem na decisão do Partido Comunista soviético de apoiar mais diretamente o governo de Cuba a mando de Fidel Castro, devido ao antecedente criado com a operação fracassada da Baía dos Porcos, que deu mostras inequívocas de que Estados Unidos não iriam permitir um governo pró-soviético a poucos quilômetros de suas costas. A União Soviética viu em Cuba a base necessária para o apoio a novas ondas revolucionárias pró-soviéticas em países americanos, bem como, por sua proximidade à Flórida, uma base militar de onde poderia ameaçar os Estados Unidos sem que estes tivessem tempo de reação, igualando assim a ameaça que significava para os soviéticos os mísseis norte-americanos colocados na Turquia, estado fronteiriço com a União Soviética, e a República Federal Alemã. Por isso, o então líder soviético Nikita Jrushchov e seu governo decidiram, com a instalação de bases de mísseis, assegurar que a ilha tivesse capacidade para atingir os Estados Unidos e disposta a conter artefatos nucleares. A instalação foi descoberta pelas fotografias de um avião espião norte-americano, o U-2. Analistas da Agência Central de Inteligência (CIA) mostraram ao presidente norte-americano John F. Kennedy que estruturas fotografadas em Cuba pareciam corresponder a instalações de mísseis, ainda não operacionais, mas o que estariam em pouco tempo. Kennedy se dirigiu à Nação com uma mensagem de 17 minutos pela televisão, no dia 22 de outubro de 1962, falando em estabelecer uma quarentena e um cerco ao redor da ilha. Para cumprir esta medida foram deslocados barcos e aviões de guerra norte-americanos. Jrushchov dirigiu uma mensagem a Kennedy no dia 24 de outubro: "A União Soviética vê o bloqueio como uma agressão e não instruirá os barcos a se desviarem"; mas nas primeiras horas da manhã, os barcos soviéticos diminuíram a velocidade e regressaram ou alteraram suas rotas. No dia 27 de outubro um avião espião U-2 foi derrubado por um projétil SAM, disparado pelos soviéticos de uma de suas bases, quando sobrevoava a ilha, aumentando ainda mais a tensão. Contudo, no mesmo dia, Jrushchov propôs a Kennedy o desmantelamento das bases soviéticas de mísseis nucleares em Cuba, em troca da garantia de que os Estados Unidos não realizariam nem apoiariam uma invasão à antilha caribenha e, além do mais, deveria realizar o desmantelamento das bases de mísseis nucleares norte-americanas na Turquia. Depois de negociações secretas, nas quais esteve excluído Castro, Kennedy aceitou. Este acordo só foi conhecido mais tarde, já que Kennedy o assinou com a condição de que nem a não-invasão a Cuba nem o desarmamento acima mencionados, chegassem a ser de conhecimento público por no mínimo 6 meses. Desta forma, a crise terminou sem que fossem dadas mostras de fragilidade ou derrota por nenhuma das duas potências, já que o teatro da Guerra Fria ficou igualado e voltou-se a evitar o conflito direto, algo que tanto em Washington como em Moscou não se quis nem imaginar, por mais que a publicidade bélica da época dissesse o contrário. Nesta ocasião foi criado o chamado "telefone vermelho", uma linha direta entre a Casa Branca e o Kremlin, com a finalidade de agilizar as conversações entre ambas as potências durante períodos de crise. No dia 29 de outubro de 1962 Nikita Jrushchov enviou a Fidel Castro um informe dos termos do acordo soviético-norte-americano sobre Cuba.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

NASCE O ESTILISTA NORTE-AMERICANO RALPH LAUREN

NASCE O ESTILISTA NORTE-AMERICANO RALPH LAUREN
14 de outubro de 1939

Criado no Bronx, em Norva York, o estilista norte-americano Ralph Lauren nascia no dia 14 de outubro de 1939. Enquanto trabalhava em uma empresa de gravadas, ele decidiu desenhar seus próprios modelos. Em 1967, abriu o seu negócio. Na começo da sua marca, as criações de Lauren eram direcionadas aos endinheirados da aristocrata inglesa, adeptos dos esportes e também à elite da costa leste dos EUA. Sua primeira colação para homens, em 1968, apresentou ternos tweed clássicos. Sua primeira linha para mulheres seguiu com a alfaiataria clássica. Em 1972, Lauren deu início ao que seria sua mais notável assinatura: a camisa esporte de malha, disponível em várias cores, com o emblema do jogador de polo. Com o passar das décadas explorou novas ideias, incluindo looks de sáfari, mas manteve o seu foco no estilo clássico norte-americano. Na virada do século 21, sua marca atingiu um alcance global.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

TEM INÍCIO A BATALHA DE AUERSTADT

TEM INÍCIO A BATALHA DE AUERSTADT
14 de outubro de 1806

A Batalha de Auerstadt fez oposição ao exército prussiano dirigido pelo rei Federico Guillermo III da Prússia contra parte do exército francês conduzido pelo militar Louis Nicolás Davout, em 14 de outubro de 1806. Davout enfrentou o que na realidade era um fortíssimo exército com mais de 60.000 homens, contra os 26.000 do marechal francês. Na posterior contra-ofensiva francesa, o exército prussiano, sob o comando do próprio Federico Guillermo, foi derrotado. Esta derrota significou o fim da guerra para a Prússia, a ocupação do território nacional pelas tropas francesas, a tomada de Auerstadt (Alemanha) e a renúncia a importantes possessões territoriais por parte dos prussianos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

MORRE BETRAM NEVILLE BROCKHOUSE

MORRE BETRAM NEVILLE BROCKHOUSE
13 de outubro de 2003

Bertram Neville Brockhouse nasceu no dia 15 de julho 1918 e faleceu no dia 13 de outubro de 2003. Foi um reconhecido físico canadense ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1994. Brockhouse nasceu em Lethbridge, Alberta, e se formou na Universidade de British Columbia (BA, 1947) e na Universidade de Toronto (1950). De 1950 a 1962 esteve no grupo de pesquisas do Atomic Energy of Canada's Chalk River Nuclear Laboratory. Em 1962, tornou-se professor da McMaster University no Canadá, até sua aposentadoria em 1984. Compartilhou o Prêmio Nobel de Física com o físico americano Clifford Glenwood Shull pelo desenvolvimento das técnicas de nêutron scattering para o estudo da Física da matéria condensada. Em 1982 foi nomeado cavalheiro pela Ordem do Canadá.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

CORINTHIANS QUEBRA JEJUM DE 23 ANOS SEM TÍTULOS

CORINTHIANS QUEBRA JEJUM DE 23 ANOS SEM TÍTULOS
13 de outubro de 1977

A agonia corintiana de 23 anos finalmente chegou ao fim no dia 13 de outubro com a conquista do título do Campeonato Paulista de 1977. O sofrimento foi longo, já que seu último troféu havia sido o Paulista de 1954. O título de 77 veio após três partidas contra a Ponte Preta, pela fase final, no Morumbi. No primeiro duelo, o Corinthians venceu por 1 a 0, com gol do atacante Palhinha. Na segunda partida, a Macaca levou a melhor por 2 a 1, diante de 138.032 espectadores – Vaguinho anotou para o alvinegro, mas a equipe de Campinas virou com Dicá e Rui Rei, calando o Morumbi. Com uma vitória para cada lado, foi necessário um terceiro jogo. O duelo, emocionante, foi vencido pelo Corinthians, com gol de Basílio, aos 37 minutos do segundo tempo. Finalmente, e com sofrimento, a espera de mais de duas décadas da torcida corintiana chegava ao fim.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.





http://www.foxsports.com.br/blogs/view/68075-gol-historico-de-basilio-contra-a-ponte-preta-comemora-35-anos 20|10|2012.

TEM INÍCIO A TRAGÉDIA DOS ANDES

TEM INÍCIO A TRAGÉDIA DOS ANDES
13 de outubro de 1972

No dia 13 de outubro de 1972 caía, na Cordilheira dos Andes, o avião que fazia o Voo Força Aérea Uruguaia 571, no episódio que ficou conhecido como Tragédia dos Andes ou Milagre dos Andes. Tratou-se de um voo fretado que transportava 45 pessoas, incluindo uma equipe de rúgbi. Alguns passageiros morreram na hora por conta do impacto e outros não resistiram muito tempo devido aos ferimentos e ao frio. Dos 29 que sobreviveram após o acidente, oito foram mortos por uma avalanche que atingiu o local nos dias subsequentes. A área em que o avião caiu ficava numa região remota da Cordilheira dos Andes, a mais de 3.600 metros de altitude, local de condições extremas, sem fonte de calor ou comida. Por causa da imensa fome após tanto tempo no local, os sobreviventes tiveram que se alimentar da carne dos passageiros mortos. Eles também escutaram no rádio do avião que as buscas haviam sido abandonadas, o que fez com que alguns dos sobreviventes deixassem o local em busca de ajuda. Foram 10 dias até que encontraram uma pessoa, que lhes deu comida e, em seguida, chamou socorro. Quando isso aconteceu, 72 dias após o acidente, houve intensa comoção, e o fato de as pessoas terem sobrevivido foi considerado um milagre.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://jornalmontesclaros.com/2012/10/11/sobreviventes-celebram-a-vida-40-anos-depois-da-tragedia-nos-andes.html ACESSO EM 20|10|2012.

POETA MANUEL BANDEIRA PARTE PARA PASÁRGADA

POETA MANUEL BANDEIRA PARTE PARA PASÁRGADA
13 de outubro de 1968

Em 13 de outubro de 1986, morria Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, poeta, tradutor, crítico literário e de arte e professor de literatura. Bandeira fez parte da geração de 1922, da Semana de Arte Moderna, quando participou com o poema Os Sapos. Nascido em Recife, no dia 19 de abril de 1886, Bandeira foi para São Paulo, em 1904, onde iniciou o curso de arquitetura, mas teve que interromper por conta da tuberculose. Depois de tentar tratamento no Brasil, reuniu as economias da família para fazer um tratamento na Suíça. Ao voltar, iniciou na literatura, com A Cinza das Horas, em 1917. Contudo, foi na década de 30 que veio o seu reconhecimento. Em 1936, foi publicada a Homenagem a Manuel Bandeira, coletânea de estudos sobre sua obra, assinada por alguns dos maiores críticos da época. Poeta admirado até os dias atuais, Bandeira tem sua origem no parnasianismo. Com um estilo simples e direto, é autor do clássico "Vou-me embora pra Pasárgada", do seu terceiro livro Ritmo Dissoluto. O poema Pneumotórax, também muito conhecido, foi escrito por conta da sua luta contra a tuberculose, que, na época, era praticamente uma sentença de morte. Entre os seus 13 livros de poesia, Libertinagem, é um dos mais celebrados, por conta das formas modernistas, com uso do verso livre. Bandeira faleceu com hemorragia gástrica, aos 82 anos, no Rio de Janeiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://www.mundoleitura.com.br/2011/10/semana-de-encantamento-manuel-bandeira-2011/ ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE MARGARET THATCHER, A DAMA DE FERRO

NASCE MARGARET THATCHER, A DAMA DE FERRO
13 de outubro de 1925

Na cidade de Grantham, em Lincolnshire, na Inglaterra, nascia Margaret Hilda Thatcher, no dia 13 de outubro de 1925. Ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, posto que ocupou entre 1979 a 1990. No seu longo governo, Thatcher conduziu uma política econômica focada na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. Durante o seu mandado, os britânicos venceram a Guerra das Falklands (Ilhas Malvinas), feito que contribuiu para sua reeleição em 1983.

No ano seguinte, a primeira-ministra sofreu um atentado, mas saiu ilesa e, por conta das suas críticas à União Soviética foi apelidada de Dama de Ferro. Ela ainda foi reeleita para um terceiro mandato em 1987. Contudo, sua posição contrária à criação da União Europeia custou o apoio do partido Thatcher renunciou ao cargo de primeira-ministra e líder dos conservadores em 1990.

Thatcher possui um título vitalício como Baronesa Thatcher de Kesteven.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

NASCE LEONOR DE PLATAGENET

NASCE LEONOR DE PLATAGENET
13 de outubro de 1161

Leonor Plantagenet, também conhecida como Leonor da Inglaterra ou de Castilha, nasceu no dia 13 de outubro de 1161 e faleceu no dia 31 de outubro de 1214. Foi rainha de Castilha entre os anos 1170 e 1214. Teve grande influência política e reinou intervindo junto ao rei castelhano, que especificou em seu testamento que seria ela quem governaria Castilha durante a menoridade do herdeiro. Em 1180 o monarca castelhano e sua esposa decidiram fundar um monastério de freiras, chamado "Santa Maria La Real de Las Huelgas". Esta fundação, dependente a princípio do monastério de Tulebras (Navarra), desde 1187, por desejo dos reis, tornou-se a casa mãe de todas as abadias femininas no território de Castilha. Foi também escolhida como panteão real. A rainha ordenou edificar na catedral de Toledo uma capela dedicada a São Tomás; foi a primeira rainha dedicada ao santo britânico fora das ilhas. Também em 1183, ordenou o início da construção de uma catedral para a cidade sobre o solar da mesquita de Cuenca. Leonor de Plantagenet morreu em 1214, três semanas depois de seu marido Alfonso VIII e ambos estão enterrados no "Monastério das Huelgas de Burgos" (Espanha).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR É INAUGURADA NO RIO DE JANEIRO

ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR É INAUGURADA NO RIO DE JANEIRO
12 de outubro de 1931

“Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara” já cantava Vinícius de Moraes em seu Samba do Avião em homenagem a um dos cartões postais mais conhecidos pelo mundo. Há 80 anos, no dia 12 de outubro, era inaugurada a imponente obra, de 38 metros, no alto dos 710 metros do Morro do Corcovado. A construção do Cristo Redentor é considerada um dos desafios da engenharia civil brasileira. Ela foi erguida em concreto armado e revestida com pedra-sabão de Minas Gerais. O engenheiro Heitor da Silva Costa foi o autor do projeto, em 1923, o artista plástico Carlos Oswald fez o desenho final e o escultor franco-polonês Paul Landowski criou os braços e o rosto. O cartão postal foi eleito uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes. Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.


 

http://topazio1950.blogs.sapo.pt/220998.html ACESSO EM 20|10|2012.

MORRE O POLÍTICO ULYSSES GUIMARÃES

MORRE O POLÍTICO ULYSSES GUIMARÃES
12 de outubro de 1992

No dia 12 de outubro, de 1992, desaparecia o político Ulysses Silveira Guimarães. Ele, sua esposa, D. Mora, o ex-senador Severo Gomes e esposa e o piloto, morreram em um acidente de helicóptero, próximo a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Apenas o corpo de Ulysses nunca foi encontrado.
Nascido em Itirapina (SP), em 6 de outubro de 1916, Ulysses ficou conhecido pela luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil, incluindo a campanha conhecida como Diretas Já.

Formando em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), entrou para a vida política em 1947, como deputado estadual, por São Paulo, pelo Partido Social Democrático (PSD). Depois, elegeu-se deputado federal por SP. Foi presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e também presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987 e 1988, que estabeleceu a nova Constituição do Brasil, no dia 5 de Outubro de 1988. Também foi candidato à presidência da república em 1989.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

NASCE D. PEDRO I, PRIMEIRO MONARCA DO IMPÉRIO DO BRASIL

NASCE D. PEDRO I, PRIMEIRO MONARCA DO IMPÉRIO DO BRASIL
12 de outubro de 1798

No dia 12 de outubro de 1798 nascia, em Lisboa, D. Pedro I, primeiro fundador e primeiro monarca do Império do Brasil. Ele foi o quarto filho do rei Dom João VI com a rainha Carlota Joaquina. Quando Portugal foi invadido por tropas francesas, ele e toda a aristocracia portuguesa fugiram para o Brasil, em 1808. O início da Revolução liberal do Porto, em 1820, em Lisboa, obrigou D. João VI a voltar para Portugal em abril de 1821. Com isso, D. Pedro I ficou como príncipe-regente do império e precisou lutar contra ameaças de revolucionários e insubordinação de tropas portuguesas.

Diante da tentativa do governo português de retirar a autonomia política do Brasil, Pedro I optou por declarar a independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro, foi aclamado imperador brasileiro e, em março de 1824, havia derrotado todos os exército leais a Portugal.

Ele ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa. De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica, numa luta entre defensores do liberalismo e do absolutismo. Pedro I morreu de tuberculose, em Lisboa, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória. Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://reconstruindopassado.blogspot.com.br/2012/09/hoje-na-historia-24-de-setembro-de-2012.html ACESSO EM 20|10|2012.

CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA À AMÉRICA

CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA À AMÉRICA
12 de outubro de 1492

Às duas horas da manhã do dia 12 de outubro de 1492, o vigia Rodrigo de Triana, a bordo de uma das caravelas comandadas pelo navegador genovês Cristóvão Colombo anunciou a famosa frase “terra à vista!”. No caso, eles estavam chegando ao Golfo do México, na América Central. Era o ponto alto da viagem iniciada no dia 3 de agosto, em Puerto de Palos, na Espanha. A expedição foi possível graças ao financiamento da rainha Isabel, a Católica, que bancou o sonho de Colombo em tentar encontrar uma rota ente o Oriente e o Oceano Atlântico. Assim que desembarcaram na então desconhecida terra, os europeus encontraram vegetação exuberante e nativos que os teriam recebido amigavelmente. Colombo, contudo, aprisionou alguns nativos no porão do seu navio.

Após o naufrágio de um dos seus barcos, o Santa Maria, Colombo fundou a localidade de La Natividade, atual Môle Saint-Nicolas, no Haiti. Antes de retornar à Espanha, o navegador sequestrou entre 10 e 25 nativos e os levou de volta com ele para a Europa. Apenas sete ou oito dos índios nativos chegaram à Espanha vivos, mas eles causaram forte impressão no Velho Continente. Na sua volta à Espanha, o navegador foi considerado um herói. Colombo ainda voltaria para a América em outras três oportunidades antes de ir para a prisão por conta de intrigas políticas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/pag/1/historia01.htm ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE ARTHUR HARDEN

NASCE ARTHUR HARDEN
12 de outubro de 1865

Sir Arthur Harden nasceu no dia 12 de outubro de 1865 e faleceu no dia 17 de junho de 1940. Foi um bioquímico e professor universitário inglês condecorado com o Prêmio Nobel de Química em 1929. Foi educado em uma escola privada e no Tettenhall College, em Staffordshire, Inglaterra. Entrou no Owens College da Universidade de Manchester em 1882, e se formou em 1885. Foi membro da Royal Society de Londres, e em 1936 o rei Eduardo VIII do Reino Unido concedeu-lhe o título de cavalheiro do Império Britânico (Sir). Em 1935 recebeu a medalha Davy da Royal Society e inúmeras nomeações de Doutor Honoris Causa. Suas investigações mais importantes se referem aos processos químicos que têm lugar na fermentação dos açúcares pelas células das leveduras. Descobriu um procedimento de aceleração na fermentação agregando fosfatos inorgânicos, e estudou a ação da luz nas misturas de dióxido de carbono e cloro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

BRASIL COMEMORA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO PAÍS

BRASIL COMEMORA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO PAÍS
12 de outubro de

No dia 12 de outubro o Brasil comemora a dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, nome católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário está localizado na cidade de Aparecida (SP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O local foi consagrado pelo papa João Paulo II, em julho de 1980. No mesmo ano, o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, quando foi coroada.

A história de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida tem início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão e com fome, já descendo o curso do rio, eles jogaram novamente suas redes e encontraram o corpo de uma estátua com a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, apanharam a cabeça da imagem. Envolveram o que encontraram em um lenço. Depois disso, voltaram a pescar e conseguiram captar muitos peixes. Por conta disso, a imagem passou a ser adorada na região de Porto de Itaguaçu. Cada vez mais fiéis procuravam pela imagem e teve início a construção da atual basílica na região que, futuramente seria a cidade de Aparecida, em homenagem à santa. Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro com diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. Em 1978, a estátua sofreu um atentado de um jovem transtornado, foi despedaçada, mas acabou restaurada pela artista plástica Maria Helena Chartuni.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.



http://www.semprealegria.com/blog/dia-de-nossa-senhora-aparecida/ ACESSO EM 20|10|2012.



MORRE RENATO RUSSO, LÍDER DA LEGIÃO URBANA

MORRE RENATO RUSSO, LÍDER DA LEGIÃO URBANA
11 de outubro de 1996

Cantor, compositor e líder da banda que fez sucesso nos anos 80 e 90, o vocalista e baixista Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS. Nascido no dia 27 de março, de 1960, na capital fluminense, Renato Russo deixou a cidade quando tinha seis anos. Depois de uma breve passagem com a família por Nova York, morou a partir dos nove anos em Brasília. Na capital, fez parte da banda Aborto Elétrico, entre 1978 e 1982. Depois, integrou a Legião Urbana, pela qual gravou nove discos e permaneceu até sua morte. Renato Russo também gravou três trabalhos solo: The Stonewall Celebration Concert, Equilíbrio Distante e O Último Solo. À frente da Legão Urbana, ele se consolidou como um dos mais influentes músicos do rock nacional e deixou clássicos como Será, Geração Coca-Cola, Que País é Este?, Eduardo e Mônica e Faroeste Cabloco. Para alguns fãs, a paixão e a veneração pela banda chegava a ter um tom messiânico, sendo que alguns a chamavam de Religião Urbana. Renato Russo, contudo, sempre rejeitou este status.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.



http://blogdomeireles.com.br/?p=46223 ACESSO EM 20|10|2012.

SANTOS DE PELÉ CONQUISTA O TÍTULO DO MUNDIAL DE CLUBES

SANTOS DE PELÉ CONQUISTA O TÍTULO DO MUNDIAL DE CLUBES
11 de outubro de 1962

Depois de entrar para a história como primeiro clube brasileiro a conquistar um título da Taça Libertadores, ao bater o Peñarol, em 1962, o Santos também se consagrou como o primeiro time do Brasil a conquistar um mundial de clubes. O feito inédito aconteceu no dia 11 de outubro, no estádio da Luz, em Lisboa, onde o time santista realizou o segundo jogo da final contra o Benfica, vencedor da Copa dos Campeões da Europa. Na primeira partida, no dia 19 de setembro, no Maracanã, o Peixe havia vencido por 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho. No segundo jogo, os portugueses esperavam dar o troco, mas eles tiveram que se render à genialidade do time santista. Foram cinco gols na casa dos rivais: três tentos de Pelé, um de Coutinho e outro de Pepe. O Benfica ainda diminuiu, com dois gols de Santana, mas o placar já estava selado: 5 a 2 e título mundial para o Santos. A campanha da equipe na Libertadores e no Mundial foi invejável: em 11 partidas pelos dois torneios, foram oito vitórias e três empates.

Veja a ficha técnica do jogo
Benfica 2 x 5 Santos
Data: 11 de Outubro de 1962
Local: Estádio da Luz (Lisboa)
Gols: Pelé aos 15’e aos 25’; Coutinho aos 48’, Pelé aos 64’, Pepe aos 77’, Eusébio aos 85’ e Santana aos 89’.
Benfica: Costa Pereira, Jacinto, Humberto, Raul e Cruz; Cavem e José Augusto; Eusébio, Coluna e Simões. Técnico: Fernando Riera.
Santos: Gilmar, Mauro, Dalmo, Olavo e Calvet; Zito, Dorval e Lima; Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.
Árbitro: Pierre Schwinte (França)
Público: 73.000

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOE EM 20|10|2012.

 

http://raymundogoncalves.blogspot.com.br/2011/06/santos-de-neymar.html ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE PAULA MONTAL

NASCE PAULA MONTAL
11 de outubro de 1799

Santa Paula Montal de San José de Calazans nasceu no dia 11 de outubro de 1799 e faleceu no dia 26 de fevereiro de 1889. Foi uma religiosa catalã conhecida mundialmente pela criação de inúmeras fundações pessoais de escolas e entidades de ajuda humanitária sem fins lucrativos. Montal nasceu no seio de uma família simples de artesãos, numerosa, complexa e muito cristã. Passou sua infância e juventude em sua vila natal, trabalhando desde os 10 anos, desde a morte de seu pai, como rendeira e colaborando ativamente na pastoral catequista da paróquia com meninas e jovens. Em 1829, aos 30 anos, fundou a Congregação de Filhas de Maria, Religiosas das Escolas Pias, a qual se encontra situada em Figueiras (Gerona- Espanha) uma escola para meninas. À escola de figueiras seguiram-se outras sete fundações pessoais. Por ocasião de sua morte, 308 freiras e 38 noviças pertenciam à sua ordem, educou 3.464 alunas em 19 colégios estendidos por todo o território espanhol. No dia 18 de abril de 1993, foi solenemente Beatificada pelo Papa João Paulo II em Roma. Finalmente, foi canonizada pelo próprio Papa no dia 25 de novembro de 2001, em Roma.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE O COMPOSITOR E CANTOR TOM ZÉ

NASCE O COMPOSITOR E CANTOR TOM ZÉ

11 de outubro de 1936

No dia 11 de outubro de 1936 nascia, em Irará, na Bahia, Antônio José Santana Martins, mais conhecido como o cantor e compositor Tom Zé. Ele participou ativamente do movimento musical Tropicália, nos anos 1960 e, a partir de 1990, ganhou fama internacional após ser “descoberto” pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads).

Nascido em uma família que ficou rica por conta de um bilhete premiado de loteria, Tom Zé começou a se interessar por música quando era adolescente e iniciou seus estudos de violão. Mais tarde, morando em Salvador, ele se uniu a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Djalma Corrêa no espetáculo Nós, Por Exemplo nº 2, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 1968 gravou o disco "Grande Liquidação" e também participou do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, do mesmo ano. Contudo, por conta de diferenças com os demais integrantes, se afastou do movimento da Tropicália.

Nas décadas de 70 e 80 seus trabalhos não despertaram a atenção do grande público. Tom Zé voltou a ficar em evidência no final dos anos 80 em diante quando caiu nas graças do músico David Byrne, que lançou sua obra nos Estados Unidos. Lentamente, sua carreira foi se recuperando e Tom Zé passou a atrair plateias da Europa, Estados Unidos e Brasil, especialmente após o lançamento do álbum “Com Defeito de Fabricação”, em 1998. Em 2006, foi lançado o filme Fabricando Tom Zé, um documentário de Décio Matos Jr, sobre a vida e obra do músico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.

 

http://www.davisales.com/portfolio/caricatures-caricaturas/14469565?originalSize=true ACESSO EM 20|10|2012.

NASCE CARTOLA, UM DOS GRANDES SAMBISTAS DO BRASIL

NASCE CARTOLA, UM DOS GRANDES SAMBISTAS DO BRASIL
11 de outubro de 1908

Um dos grandes sambistas do Brasil nascia no dia 11 de outubro de 1908, no Rio de Janeiro. Trata-se de Angenor de Oliveira, o Cartola, autor de alguns dos maiores clássicos do samba brasileiro. Nascido no bairro do Catete, ele se mudou com a família para o Morro da Mangueira por questões financeiras. Em seu novo bairro, fez amizade com Carlos Cachaça, parceiro na boêmia, na malandragem e no samba. Estudou até o ensino fundamental e foi trabalhar na construção civil. Como sempre usava um chapéu durante o expediente, ganhou apelido de Cartola. Em 1928, criou com amigos do morro o Bloco dos Arengueiros, que depois se tornaria a Estação Primeira de Mangueira. Já conhecido como compositor, nos anos 30, teve seus sambas gravados por cantores como Araci de Almeida, Carmen Miranda e Francisco Alves. Na década seguinte, contudo, desapareceu e suspeitou-se até de que havia morrido. O sambista foi reencontrado apenas em 1956, pelo jornalista Sérgio Porto, conhecido como Stanislaw Ponte Preta, que reconheceu Cartola trabalhando como lavador de carros em Ipanema. Solidário com a situação de Cartola, Porto levou-o a programas de rádios, recolocou-o na imprensa e o ajudou a dar novo impulso na carreira.

Em 1964, casou novamente com Dona Zica (sua primeira esposa, Deolinha, falecera anos atrás). Cartola e a nova companheira abriram um restaurante, o Zicartola, no Centro do Rio. O local virou moda na época como ponto de encontro entre sambistas, jornalistas e a juventude da zona sul carioca.

Somente a partir de 1974, aos 66 anos, é que Cartola começou a gravar os seus próprios discos. Ao todo, foram seis álbuns oficiais. Assim, eternizou clássicos como As Rosas Não Falam, O Mundo é um Moinho, Acontece, Quem Me Vê Sorrindo (com Carlos Cachaça), Alvorada, Peito Vazio (com Elton Medeiros) e outras músicas. Em busca de paz e sossego, deixou o Morro da Mangueira no final de década de 70 para morar em Jacarepaguá, onde viveu até sua morte, no dia 30 de novembro de 1980.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.





http://saltododesejo.wordpress.com/2010/10/02/mestre-cartola/ ACESSO EM 20|10|2012.

É INVENTADA A GARRAFA DE LEIDEN

É INVENTADA A GARRAFA DE LEIDEN
11 de outubro de 1745

A garrafa de leiden é um dispositivo elétrico realizado com uma base de vidro que permite armazenar cargas elétricas. Historicamente a garrafa de leiden foi o primeiro tipo de condensador. Foi inventada no dia 11 de outubro de 1745 pelo físico holandês Pieter van Musschenbroek. A garrafa de leiden permite armazenar cargas elétricas, comportando-se como um condensador ou capacitor. A varinha metálica e as folhas de estanho formam a armadura interna. A armadura externa está constituída pela camada que cobre a garrafa. A mesma garrafa atua como um material dielétrico (isolante) entre as duas camadas do condensador. O nome de condensador provém das idéias do século XIX sobre a natureza da carga elétrica que a assimilava a um fluído que podia armazenar-se depois de sua condensação em um dispositivo adequado como a garrafa de leiden. É feita com uma garrafa de cristal, na qual corta-se um pedaço de lâmina de alumínio de uso doméstico e com um rolo de película fotográfica, envolve-se o frasco. Posteriormente, coloca-se no interior outro pedaço de lâmina de alumínio. Neste ponto do experimento pode-se empregar adesivo, mas existe o perigo de que os gases liberados no interior possam fazer explodir o frasco. Realiza-se uma perfuração na tampa da garrafa e introduz-se nesta um cilindro, segurando-o na parte interior da garrafa com um pedaço de arame obtido de um clipe para papel. Este arame deve fazer contato com a lâmina que foi colocada no interior. Com um pedaço de cabo (com vários fios) e engancha-se na parte de cima do cilindro; esta parte é conhecida como "escova de coleção". Como gerador utiliza-se um tubo de PVC que se esfrega com um pano ou um pedaço de tecido para gerar eletricidade estática. O aparelho funciona pondo-se a garrafa de leiden na borda de uma mesa, depois é preciso fazer com que a escova de coleção toque o tubo de PVC. Enquanto isto, desliza-se esfregando no pano ou tecido. O arame que sai da garrafa de leiden atua como um fio terra. Pode-se segurar o frasco pela parte que contém a lâmina de alumínio, evitando-se tocá-la e ao cilindro para não receber uma descarga.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 20|10|2012.