segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MORRE AUGUSTO DOS ANJOS, POETA BRASILEIRO

MORRE AUGUSTO DOS ANJOS, POETA BRASILEIRO
12 de novembro de 1914

No dia 12 de novembro de 1914 morria o poeta Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, na cidade de Leopoldina (MG). A causa da sua morte precoce, aos 30 anos de idade, foi uma pneumonia. Nascido em Cruz do Espírito Santo (PB), no dia 20 de abril, de 1884, Augusto do Anjos começou a compor versos aos sete anos de idade. Ao longo de sua vida e de sua carreira como poeta, ele foi algumas vezes identificado como representante do simbolismo ou parnasianismo. Alguns críticos chegaram a colocá-lo entre os pré-modernista, já que são encontradas características expressionistas em seus poemas. Sem se enquadrar verdadeiramente em nenhum movimento, ele assombrou a elite letrada do país com versos que eram apenas seus. Suas palavras remetiam à sensação de putrefação e, ainda hoje, Augusto dos Anjos é inclassificável. Para o público e crítica, habituados à elegância parnasiana, seus versos eram de mau gosto. Alguns poemas do livro Eu (1912) são vistos como os mais estranhos de toda a literatura brasileira. Um dos motivos é o vocabulário pouco comum, repleto de palavras com forte carga cientificista. A multiplicidade de influências literárias que recebe, tona difícil, se não impossível, sua classificação estilística.
Além da poesia, Augusto dos Anjos também trabalhou no magistério, quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde foi professor em várias escolas. Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos. O primeiro foi Saudade, em 1900. Após sua morte, o amigo Órris Soares organizou a edição Eu e Outras Poesias, com poemas não publicados por Augusto dos Anjos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|11|2012.



 http://www.maisacao.net/blog/category/teatro/page/6/ ACESSO EM 12|11|2012.

O HAITI TORNA-SE ESTADO INDEPENDENTE

O HAITI TORNA-SE ESTADO INDEPENDENTE
12 de novembro de 1803

A luta pela independência do jugo francês no Haiti, se desenvolveu em várias etapas. Na primeira, os grandes proprietários de terra, os escravos, os comerciantes e os brancos pobres -chamados petits blancs- se solidarizaram com o movimento revolucionário que havia estourado na metrópole e formaram uma assembléia local que reivindicava o fim do pacto colonial. Em uma segunda etapa, os mulatos livres começaram a apoiar a revolução metropolitana, acreditando que com isso obteriam dos brancos residentes na colônia a plena igualdade de direitos para os homens livres, independentemente da etnia. Contudo, em 1790 os plantadores brancos reprimiram ferozmente as reivindicações dos libertos. E estes, por sua vez, não tiveram alternativa senão se aliar, um ano depois, com dois grupos de escravos sublevados ou marrons. Finalmente se conseguiu a unidade de negros e mulatos. Logo após uma série de campanhas, estes obrigaram as tropas francesas a capitular; e assim foi proclamada a independência, no dia 12 de novembro de 1803. Desta forma o Haiti se converteu no primeiro Estado independente da América Latina. Dessalines, um escravo nascido em uma plantação do Norte, tornou-se o chefe do recente Estado haitiano. Depois de seu primeiro ano de mandato, decidiu proclamar-se a si mesmo Imperador do país com o nome de Jacques I. O imperador deu a seu governo uma forte marca nacionalista, mas ao mesmo tempo buscou consolidar seu poder pessoal criando um Estado autocrático, similar ao que nascia na França nesta época.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|11|2012.

NASCE TIRADENTES, CONSIDERADO HERÓI NACIONAL

NASCE TIRADENTES, CONSIDERADO HERÓI NACIONAL
12 de novembro de 1746

No dia 12 de novembro de 1746 nascia, na Fazenda do Pombal (MG), Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e da Polícia Militar, além de ser heroi nacional. O dia de sua execução, em 21 de abril de 1792, é feriado nacional no Brasil.

Tiradentes ficou órfão muito cedo, fato que resultou na perda do patrimônio da família por causa de dívidas e também em estudos irregulares. Ficou sob a tutela de um primo, que era dentista e, por conta disso, recebeu o apelido de Tiradentes. Também adquiriu conhecimentos em mineração, tornando-se técnico no reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Em seu trabalho para o governo no reconhecimentos das terras, Tiradentes começou a confrontar as riquezas do solo, com a corrupção e a pobreza da população. Ele também trabalhou em projetos para a melhoria da infraestrutura no Rio de Janeiro, mas não conseguia verbas para todos os seus projetos. A partir daí começa a surgir em sua mente ideais de independência da colônia, já que na sua visão a metrópole Portugal emperrava o desenvolvimento do Brasil.

De volta a Minas Gerais, iniciou junto às elites locais e a líderes religiosos um movimento pela independência daquela província, inspirado também na independência das colônias dos EUA. Outro fator que motivou sua militância neste sentido foi a questão dos impostos cobrados pela coroa portuguesa, como o Quinto, taxa semestral imposta aos moradores de Minas Gerais, que consistia em cem arrobas de prata para a Real Fazenda. Também houve uma troca de poder na província, com a nomeação do governador Antônio Oliveira Meneses, que beneficiou seus amigos em detrimento da elite local. O estopim, contudo, foi o anúncio de uma cobrança que ficou conhecida como derrama, medida que permitia a cobrança forçada de impostos.

Estava a armada a insurreição que iria lutar pela instituição da República. Contudo, antes que houvesse a revolução, no dia 15 de março de 1789, Joaquim Silvério dos Reis, Basílio de Brito Malheiro do Lago e Inácio Correia de Pamplona delataram o movimento em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda. A partir daí, Tiradentes passou a ser procurado. Ele tentou se esconder na casa de um amigo, no Rio de Janeiro, mas foi descoberto no dia 10 de maio. Além dele, outros inconfidentes também foram presos.

Ao longo de três anos, os inconfidentes aguardaram pelo andamento do seu processo pelo crime de "lesa-majestade". Alguns foram condenados à morte, mas tiveram seu pedido de clemência atendido por D. Maria I. Apenas a sentença de morte de Tiradentes foi mantida. Alguns atribuem a isso o fato de Tiradentes ter assumido toda a responsabilidade pelo movimento e também, por outro lado, por ter uma posição social mais baixa em relação aos demais inconfidentes envolvidos.

Em uma manhã de um sábado, após percorrer uma procissão no centro das ruas do Rio de Janeiro, Tiradentes foi enforcado. Contudo, a execução de Tiradentes, em vez de intimidar a população, acabou despertando ainda mais o sentimento de revolta em relação à dependência do Brasil como metrópole de Portugal.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|11|2012.






http://www.tiradentesvirtual.com/paginas_site/default.asp?PAG_SEQ=4495 ACESSO EM 12|11|2012.

JUAN PERÓN É REELEITO PRESIDENTE DA ARGENTINA

JUAN PERÓN É REELEITO PRESIDENTE DA ARGENTINA
11 de novembro de 1951

No dia 11 de novembro de 1951, Juan Domingo Perón foi reeleito presidente da Argentina, em um mandato marcado pela morte de sua esposa, Evita Perón (1952), por grandes dificuldades econômicas, protestos de trabalhadores e pela sua excomunhão da Igreja Católica. Estes acontecimentos enfraqueceram seu governo e, em 1955, foi deposto pelos militares e acabou exilado.

Após um período vivendo em Madri, Perón voltou a governar a Argentina, entre 1973 a 1974. Porém, não chegou a terminar o seu terceiro governo: morreu aos 78 anos, vítima de um ataque cardíaco, no dia 1º de julho de 1974. Ele foi sucedido no governo por sua esposa, Isabelita Perón.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|11|2012.



http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1207760-16107,00-LIDER+HABILIDOSO+PERON+DEIXOU+LEGADO+ETERNO+NA+POLITICA+ARGENTINA.html ACESSO EM 12|11|2012.

ASSINADO O ARMISTÍCIO DE COMPIÈGNE, QUE DEU FIM À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ASSINADO O ARMISTÍCIO DE COMPIÈGNE, QUE DEU FIM À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
11 de novembro de 1918

No dia 11 de novembro de 1918 era assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, na França, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial. Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch, comandante-em-chefe das forças da Tríplice Entente, e Matthias Erzberger, representante alemão.
Depois do armistício, foi assinado o tratado de paz de Versalhes, celebrado em 1919, no qual a Alemanha, derrotada, era obrigada a reduzir as suas tropas pela metade, pagar pesadas indenizações aos países vencedores, ceder todas as suas colônias e devolver a Alsácia-Lorena à França.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|11|2012.

NASCE O ESCRITOR RUSSO FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

NASCE O ESCRITOR RUSSO FIÓDOR DOSTOIÉVSKI
11 de novembro de 1821

No dia 11 de novembro de 1821, nascia em Moscou, na Rússia, o escritor Fiódor Dostoiévski, um dos grandes nomes da literatura mundial do século XX. Dostoiévski desistiu da carreira de engenheiro para se tornar escritor. Em 1849, foi preso por fazer parte de um grupo de discussão radical e foi condenado à pena de morte. Contudo, foi perdoado no último momento e, durante quatro anos, realizou trabalhos forçados na Sibéria. Por conta disso, passou a sofrer de epilepsia e experimentou um aprofundamento da sua fé religiosa. Mais tarde, publicou e escreveu para vários periódicos, produzindo seus melhores romances. Seus livros abordam temas como a fé, sofrimento e o sentido da vida. Seus textos são famosos por sua profundidade psicológica, discernimento e seu tratamento quase proféticos sobre questões de filosofia e política. Pobre gente, seu primeiro romance, em 1846, foi seguido no mesmo ano pelo O duplo: poema de Petersburgo. Recordação da casa dos mortos (1862) é baseada em sua prisão, e O jogador (1866), em seu próprio vício em jogo. Seus livros mais conhecidos são as Notas do Subterrâneo (1864), Crime e Castigo (1866), O Idiota (1869), Os demônios ou Os possessos (1872), e Os Irmãos Karamazov (1880), que incide sobre o problema do mal, a natureza da liberdade, e o desejo dos personagens em algum tipo de fé. Dostoiévski morreu no dia 9 de fevereiro de 1881, em São Petersburgo, na Rússia.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.htmlACESSO EM 12|11|2012.