quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MORRE GIUSEPPE VERDI

MORRE GIUSEPPE VERDI
10 de outubro de 1813

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu no dia 10 de outubro de 1813 e faleceu no dia 27 de janeiro de 1901. Foi um compositor romântico de ópera italiano do século XIX. Autor de alguns dos títulos mais populares do repertório atual, como os que compõem sua trilogia popular ou romântica: Rigoletto, La Traviata e Il Trovatore. Pode-se dizer que seus primeiros sucessos estão relacionados com a situação política da Itália naquela época. Além de sua qualidade artística, suas óperas serviam para exaltar o caráter nacionalista do povo italiano. Em seus últimos anos, Verdi compôs algumas obras não operísticas. Apesar de não ser particularmente religioso, compôs obras litúrgicas, como a missa de Réquiem (1874) e o Te Deum. Também compôs o Hino das nações, que inclui as melodias dos hinos italiano, francês e inglês, sobre texto do poeta Arrigo Boito (1862) e um quarteto para cordas em mi menor (1873). Faleceu em Milão, afetado por um derrame cerebral.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.

TEM INÍCIO A BATALHA DE TOURS

TEM INÍCIO A BATALHA DE TOURS
10 de outubro de 0732

A Batalha de Tours teve como marco o dia 10 de outubro de 732, começou entre as forças do Reino Franco, comandadas pelo líder espanhol Carlos Martel e um exército islâmico do Império Omeya sob as ordens do valí (governador) de Al-Ándalus Abderrahman ibn Abdullah, Al Gafiki perto da cidade de Tours, na atual França. Durante o confronto, os francos derrotaram o exército islâmico e Al Gafiki morreu. Esta batalha freou a expansão islâmica da Península Ibérica para o norte e é considerada por muitos historiadores como um acontecimento de importância macro histórica, por ter impedido a invasão da Europa por parte dos muçulmanos e preservado o cristianismo como a fé dominante durante um período em que o Islã submetia o restante dos antigos impérios romano e persa. Dada a importância que os registros árabes da época deram à morte de Al Gafiki, e a conseqüente derrota e destruição das bases muçulmanas no que agora é a França, é muito provável que esta batalha tenha tido uma grande importância histórica ao frear a expansão do Islã no Ocidente. Esta derrota foi o último grande esforço da expansão islâmica enquanto havia um califado unido, antes da queda da dinastia dos Omeyas (linhagem árabe) no ano de 750.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.

GIGANTE GOOGLE COMPRA O YOUTUBE

GIGANTE GOOGLE COMPRA O YOUTUBE
09 de outubro de 2006

No dia 9 de outubro de 2006, o Google anunciou a compra do site de vídeos YouTube por US$ 1,65 bilhão. O valor foi pago com ações da empresa de busca. Criado no ano anterior, o YouTube, a cada dia, contava com mais de 100 milhões de vídeos visualizados no portal. Os fundadores, Chad Hurley e Steve Chen, além dos 65 funcionários foram transferidos para o Google. Mesmo com a venda, o site de compartilhamento de vídeos segue operando independentemente. Pouco antes do anúncio da compra, o Google e o YouTube assinaram acordos para exibir vídeos musicais e de programas de televisão em seus sites.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.

MORRE POETA E DIPLOMATA JOÃO CABRAL DE MELO NETO, AUTOR DE VIDAS SEVERINAS

MORRE POETA E DIPLOMATA JOÃO CABRAL DE MELO NETO, AUTOR DE VIDAS SEVERINAS
09 de outubro de 1999

Poeta, diplomata brasileiro e autor do clássico Morte e Vida Severina (1966), João Cabral de Melo Neto morria no dia 9 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro. Nascido em 9 de janeiro, de 1920, era avesso ao romantismo e à paixão em suas poesias. Seu trabalho é basicamente racional, com a construção elaborada e pensada da linguagem, preocupado em transformar toda a percepção em imagem de algo concreto, relacionado aos sentidos, em especial ao tato. Melo Neto convivia em um influente círculo relacionado à arte. Era irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre. Entre seus amigos estavam o pintor Joan Miró e o poeta Joan Brossa. Membro da Academia Brasileira de Letras (1968), recebeu importantes prêmios como o Camões (1990), o Neustadt International Prize for Literature (1992) e o Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (1994).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.

A ONU ESTABELECE O DIA MUNDIAL DO CORREIO

A ONU ESTABELECE O DIA MUNDIAL DO CORREIO
09 de outubro de 1984

O correio, desde sua aparição, tem sido usado como via de comunicação entre as pessoas e os povos de todo o mundo, tem servido para levar notícias de um lugar a outro e para a difusão de idéias e o conhecimento de outras culturas. Ao longo da história, o correio desempenhou um papel importante e sua influência tem sido decisiva no desenrolar de muitos acontecimentos. As cartas têm sido mensageiras de alegria ou dor, entusiasmo ou ira, medo ou esperança e representam toda uma gama de sentimentos humanos. Existe um organismo especializado de Nações Unidas que se encarrega de promover e desenvolver a comunicação postal entre as nações, que é a União Postal Universal (UPU). A UPU estabeleceu-se em 1874, mas passou a ser um organismo especializado da ONU por um acordo que entrou em vigor em 1948. O dia 9 de outubro de 1984, foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Correio. A UPU forma um só território postal de países para o intercâmbio de correspondência. Seus objetivos são assegurar a organização e o melhoramento dos serviços postais, participar na assistência técnica postal que solicitem os países membros e fomentar a colaboração internacional em matéria postal.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.



Dia Mundial dos Correios

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-mundial-dos-correios.php ACESSO EM 10|10|2012.

MORRE O EX-PRESIDENTE DO BRASIL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI

MORRE O EX-PRESIDENTE DO BRASIL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI
09 de outubro de 1985

No dia 9 de outubro de 1985 morria, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Brasil Emílio Garrastazu Médici. Ele faleceu aos 79 anos, no Rio de Janeiro, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nascido no dia 4 de dezembro de 1905 em Bagé (RS), Médici era o comandante da Academia Militar de Agulhas Negras em 1964, ano do golpe que deu início à ditadura no Brasil. Depois, foi nomeado adido militar nos EUA e, em 1967, ocupou a chefia do Serviço Nacional de Informações (SNI). Em 1969, foi nomeado comandante do 3o. Exército, em Porto Alegre.

Com o afastamento definitivo do presidente Costa e Silva, foi escolhido por uma junta militar para assumir a presidência da república por um mês. Médici, contudo, exigiu que na sua posse fosse reaberto o Congresso Nacional. Com o seu pedido aceito, em 25 de outubro de 1969 foi eleito presidente da república por uma sessão conjunta do Congresso Nacional. Apesar de ter prometido que durante o seu governo seria restabelecida a democracia, sua gestão foi considerada uma das mais repressoras do Brasil. Tanto que houve denúncias de tortura, morte e desaparecimentos de presos políticos ao longo da 1970. No governo Médici foram reprimidas as guerrilhas de esquerda rurais e urbanas, assim como as manifestações populares.

Se no campo da liberdade o governo Médici deixou a desejar, o mesmo não se aplica à economia. Nesta época, o Brasil viveu o período conhecido como “Milagre econômico” - crescimento econômico recorde, inflação baixa e projetos desenvolvimentistas. Defensor do patriotismo, também é do governo de Médici a campanha publicitária com o slogan "Brasil, ame-o ou deixe-o".

Outras ações de destaque de Médici foram o acordo com o Paraguai para construção da Usina de Itaipu, o Plano de Integração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (Prorural). Ainda foi promovida uma grande campanha de alfabetização de adultos por meio do Mobral. Contudo, apesar de a economia ir bem, o Brasil seguia com a miséria da população e a grande desigualdade social.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.

 

http://manmessias21.blogspot.com.br/2012/09/fatos-historicos-politicos-sociais_12.html ACESSO EM 10|10|2012.

NASCE CANTOR E COMPOSITOR JOHN LENNON

NASCE CANTOR E COMPOSITOR JOHN LENNON
09 de outubro de 1940

No dia 9 de outubro de 1940 nascia, em Liverpool, na Inglaterra, o cantor e compositor John Lennon. Quando pequeno, Lennon queria ser marinheiro, como o pai, mas tornou-se músico depois de escutar as músicas de Elvis Presley. Em 1957, formou a banda que se seria os Beatles, e, na década de 60, conquistou enorme sucesso cantando e compondo músicas com Paul McCartney. No meio dos anos 60, trabalhou em outros projetos paralelos com a artista de vanguarda japonesa Yoko Ono, com quem se casou em 1969. O ativismo político dos dois ficou muito evidente no início do trabalho solo de Lennon, incluindo "Imagine", e isso atraiu a atenção do governo dos Estados Unidos, que pretendia deportar os dois. Depois de 1975, Lennon deixou a vida pública e, com Yoko, retornou com o álbum "Double Fantasy", pouco antes de ser assassinado por um fã, em frente ao seu prédio, o Dakota, em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980. Seus filhos, Julian e Sean, também se tornaram músicos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.



 http://betaolemela.blogspot.com.br/2010/12/john-lennon-30-anos-da-sua-morte.html ACESSO EM 10|10|2012.

NASCE MÁRIO DE ANDRADE, ESCRITOR E MODERNISTA BRASILEIRO

NASCE MÁRIO DE ANDRADE, ESCRITOR E MODERNISTA BRASILEIRO
09 de outubro de 1893

No dia 9 de outubro de 1893 nascia, em São Paulo, Mário Raul de Moraes Andrade, poeta, historiador, escritor, crítico de arte, fotógrafo, além de ser um dos fundadores do modernismo no Brasil. Com sua obra Paulicéia Desvairada (1922), ele exerceu grande influência na literatura do país, tornando-se figura importante no movimento de vanguarda de São Paulo por aproximadamente 20 anos. Ele esteve fortemente envolvido na organização e realização da Semana da Arte Moderna, na capital paulista, compondo o “Grupo dos Cinco”, formado também por Oswald de Andrade – com quem não possui parentesco, apesar do sobrenome similar -, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Alguns anos após a Semana de Arte Moderna, ele lançou o célebre romance Macunaíma, em 1928. Depois, seguiu publicando obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas. Morreu em sua casa, em São Paulo, aos 52 anos, vítima de um ataque cardíaco. Na época de sua morte, não houve muitas reações por conta das suas divergências com o regime do presidente Getúlio Vargas. Seu valor cultural só começou a ser redescoberto alguns anos após a sua morte, no dia 25 de fevereiro de 1945, em São Paulo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 10|10|2012.



 http://literaturacoop.blogspot.com.br/2008/11/foi-publicado-em-1928-e-considerada.html ACESSO EM 10|10|2012.

NASCE MAX VON LAUE

NASCE MAX VON LAUE
09 de outubro de 1879

Max von Laue nasceu no dia 9 de outubro de 1879 e faleceu no dia 24 de abril de 1960. Foi um físico alemão condecorado com o Prêmio Nobel de Física em 1914. Desenvolveu um método para medir o comprimento de onda dos raios X, utilizando, pela primeira vez, cristais salinos delgados como retícula de difração, chegando a demonstrar que estes raios eram de natureza análoga aos da luz, mas não visíveis, dado que seu comprimento de onda é extremamente curto. Também trabalhou sobre os diagramas (imagens simétricas) produzidos nas placas fotográficas pelos raios X que tenham sofrido a reflexão ou a refração em um material cristalino. Também investigou no campo da teoria da relatividade. Quando a Alemanha invadiu a Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial o químico húngaro George de Hevesy dissolveu as medalhas dos prêmios Nobel em água régia, para assim evitar que os nazistas as roubassem, colocando esta solução em uma estante de seu laboratório do Instituto Niels Bohr. Depois da guerra voltou ao laboratório e precipitou o ouro para tirá-lo da mistura. O ouro foi devolvido para a Real Academia de Ciências da Suécia e a Fundação Nobel deu novas medalhas a von Laue. Como escritor, sua obra mais significativa foi Das Relativitätsprinzip (O Princípio da Relatividade, 1911).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html acesso em 10|10|2012.

NASCE HERMANN EMIL FISCHER

NASCE HERMANN EMIL FISCHER
09 de outubro de 1852

Hermann Emil Fischer nasceu no dia 9 de outubro de 1852 e faleceu no dia 15 de julho de 1919. Foi um químico alemão, recebedor do Prêmio Nobel de Química no ano de 1902. Descobriu, junto ao médico Joseph von Mering, o veronal ou barbital, o primeiro sonífero do grupo dos barbitúricos. Em suas investigações demonstrou que as proteínas são compostas por cadeias de aminoácidos e que a ação das enzimas é específica, efetuando a hidrólise das proteínas complexas em aminoácidos. Em seu trabalho sobre os glicídios determinou a estrutura molecular da glicose e da frutose (entre outros 13 açúcares). Além do mais, foi o primeiro químico que desenvolveu a fórmula de derivados da purina, como por exemplo o ácido úrico, e a cafeína. Também estabeleceu um vínculo entre a biologia, a química orgânica e a estereoquimica. Seu nome faz parte de vários processos químicos, como a projeção de Fischer, a síntese de peptídeos de Fischer, a redução de Fischer e outras. As medalhas outorgadas pela Sociedade Alemã de Química, também levam seu nome.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html acesso em 10|10|2012.

Hermann Emil Fischer.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Emil_Fischer ACESSO EM 10|10|2012.