quarta-feira, 11 de julho de 2012

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)



História, causas, principais Batalhas, Eixo contra Aliados, Ataque a Pearl Harbor, participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki, Criação da ONU, economia, administração e tratados, resumo

segunda guerra mundial
Dia D: Soldados aliados desembarcam na Normandia



Introdução : As causas da Segunda Guerra Mundial

Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

O Início

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).

Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:

- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.

- Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

- De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.

- O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

Final e Consequências

Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

bomba atômica Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima

Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.

Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.

Você sabia?

- O dia 8 de maio é o Dia Mundial em memória dos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Ocorre o Massacre de Srebrenica

Ocorre o Massacre de Srebrenica

11 de julho de 1995
O Massacre ou Genocídio de Srebrenica consistiu no assassinato de aproximadamente 8.000 bósnios na região de Srebrenica (Sudeste da Europa) em 11 de Julho de 1995, durante a Guerra da Bósnia. Este assassinato em massa, realizado entre as unidades do Exército sérvio da Bósnia, sob o comando do general Ratko Mladic, e um grupo paramilitar sérvio conhecido como "Os Escorpiões", se produziu numa zona previamente declarada como segura pelas Nações Unidas já que nesse momento se encontrava sob a proteção de 400 capacetes azuis holandeses. O objetivo deste massacre foi a eliminação dos muçulmanos bósnios, mas além disso incluiu o assassinato de meninos, adolescentes, mulheres e idosos. Este fato constitui o maior assassinato em massa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A lista das pessoas assassinadas inclui 8.373 nomes. O conflito começou depois que a Bósnia iniciou seu caminho para a Independência com uma Declaração Parlamentar de Soberania em 15 de Outubro de 1991. A República de Bósnia-Herzegovina foi reconhecida pela Comunidade Européia em 6 de Abril de 1992 e pelos Estados Unidos no dia seguinte. No entanto, o reconhecimento internacional não pôs fim ao problema e estourou uma feroz luta pelo controle territorial entre os três grupos majoritários de população do país: os bósnios (muçulmanos) e os servo-bósnios (ortodoxos). A comunidade internacional fez várias tentativas para estabelecer a paz na região, mas seu sucesso foi muito limitado. No Leste da Bósnia, na zona fronteiriça com a Sérvia, a luta foi sangrenta entre ambos os grupos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 11\07\2012

Decreta-se o Dia Internacional da População

Decreta-se o Dia Internacional da População

11 de julho de 1987
Estima-se que foi decretado em 11 de Julho de 1987 quando a população mundial atingiu a cifra de 5.000 milhões de pessoas. A partir dessa data, e da iniciativa da Organização das Nações Unidas, celebra-se no Dia Mundial da População. Este dia tem como objetivo primordial centrar a atenção de todos na importância dos problemas demográficos que afetam gravemente os planos de desenvolvimento de muitos países. O crescimento atual da população é muito rápido e provoca um grande alarme entre os especialistas. Conseqüência deste crescimento são as inumeráveis dificuldades relacionadas, especialmente, com os recursos disponíveis (água, terras de cultivo, alimentos, atenção sanitária e educativa) e a deterioração do meio ambiente. Atualmente existem mais de 6.000 milhões de habitantes no planeta e as previsões mais pessimistas esperam quase 11.000 milhões de pessoas para o ano de 2050.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 11\07\2012

Nasce o historiador Sérgio Buarque de Holanda

Nasce o historiador Sérgio Buarque de Holanda

11 de julho de 1902

No dia 11 de julho de 1902 nascia, em São Paulo, Sérgio Buarque de Holanda da Cunha, considerado um dos mais importantes historiadores brasileiros, além de ter sido jornalista, crítico literário e professor universitário. Ele também é pai dos músicos Ana de Holanda, Cristina Buarque, Miúcha e Chico Buarque. Em 1936, publicou o clássico “Raízes do Brasil”, sua obra mais conhecida.

Em 1941, passou uma temporada nos Estados Unidos e, em 1946, já em São Paulo, assumiu a direção do Museu Paulista, onde ficou até 1956. Em 1958, entrou para a Academia Paulista de Letras. Entre 1963 e 1967, participou de missões da Unesco na Costa Rica e Peru. Em 1980, esteve na cerimônia de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Neste mesmo ano, foi o ganhador dos prêmios Juca Pato, da União Brasileira de Escritores, e Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Ele morreu no dia 24 de abril de 1982, em São Paulo, aos 79 anos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 11\07\2012

Travou-se a Batalha de Courtrai

Travou-se a Batalha de Courtrai

11 de julho de 1302
A Batalha de Courtrai foi travada em 11 de Julho de 1302 por Felipe IV da França contra as milícias flamencas do conde Guido de Dampierre, próximo de Courtrai (atual Bélgica). O confronto iniciou-se com uma descarga dos balestreiros franceses que fez os flamencos retrocederem, enquanto os homens a pé aproveitaram para preparar o assalto. Na manhã de 11 de Julho de 1302, a tropa francesa reagrupou seus batalhões em três grandes corpos. Por sua vez, os flamencos formaram um arco de circunferência por trás do rio. Ambos os exércitos lançaram então sua onda de ginetes diretamente em direção ao grupo contrário, quando os franceses foram derrubados e depois aniquilados. Desta maneira, o conde Guido conseguiu fugir encabeçando suas tropas e atingir o reino e o total domínio do território da França.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 11\07\2012.