sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FERRO NELES!

FERRO NELES!
O Fernandão, técnico do Internacional, tem razão, baita razão. Aliás, o que anda acontecendo dentro dos gramados de futebol também acontece dentro das empresas, mesma coisa: muita indolência, corpo mole. São poucos os que suam, vestem a camisa, fazem força para justificar o salário e lutam para ser mais e mais. São poucos, são raros, são raríssimos. Em relação ao futebol, não é outra a razão de tanta mesmice e jogos ruins; a maioria, a estonteante maioria dos jogadores, joga para cumprir contrato, isto é, apenas entrar em campo, poucos põem a perna para a bola dividida. Bola dividida é para trouxas, pensam. Imagina correr risco de uma lesão grave, imagina…

Dentro das empresas, já disse, é a mesma coisa. Ou por quê, você acha, há tanta falta de mão-de-obra qualificada no mercado? Por vadiagem, indolência, falta de vontade. Treinar, ler, buscar melhorar o rendimento, tudo isso cansa os vadios. Melhor é ganhar o salário fazendo pouco, malfeito e se possível, nada… E o vilão – quase sempre – até mesmo para a justiça do trabalho – é o patrão. O empregado é quase sempre visto como pobrezinho, desamparado, explorado. Na minha empresa, esse tipo de gente leva um ferro sem dó…

O Fernandão andou dizendo, depois de mais um mau resultado do Internacional, que o time anda jogando na “zona de conforto”. Quem joga na zona de conforto, seja no futebol ou dentro da empresa, joga para perder, para o time ou a empresa perder… Como dizia um velho poeta do futebol, o jogador tem que ir na bola como um faminto avança sobre um prato de comida. No trabalho, em qualquer empresa, tem que ser assim também. Agora, me diga, por favor, onde isso acontece, onde? A vadiagem que anda por aí – 83% dos trabalhadores – “trabalham” só pelo salário, fazer força é para trouxas, é como pensam. Ferro nesses caras, dentro e fora do campo. Ferro.

http://pratesnosbt.com.br/ ACESSO EM 21\09\2012.

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

Todos os dias a paz deveria ser celebrada. No entanto, a paz é comemorada em dois dias no ano.
Em 8 de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI publicou uma mensagem na qual instituiu que o primeiro dia do ano civil, ou seja, dia 1º de janeiro, fosse considerado o Dia Mundial da Paz, no qual a paz seria celebrada. Em 1968, portanto, foi celebrado o primeiro Dia Mundial da Paz, então chamado apenas de Dia da Paz. Desde esse ano, o Papa escolhe um tema relacionado à paz, sobre o qual escreve uma mensagem. A mensagem do Papa bento XVI para o ano de 2009 é: Combater a pobreza, construir a Paz.
O dia 21 de setembro é considerado o Dia Internacional da Paz. Em 1981, as nações foram convidadas a celebrar a paz nesse dia por ser o dia em que são iniciados os trabalhos na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse dia é conhecido como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo.
Em 21 de setembro de 2003, o então secretario – geral da ONU, Kofi Annan, na abertura da Assembléia Geral, passou a seguinte mensagem:
O Dia Internacional da Paz deve ser também, para a comunidade internacional em geral, uma pausa para reflexão sobre as ameaças e desafios que enfrentamos. Em algumas partes do mundo, há a percepção de que as principais ameaças à paz e à segurança são as novas e potencialmente mais virulentas formas de terrorismo, a proliferação das armas não convencionais, a difusão de redes criminosas internacionais e as maneiras como todos estes problemas se juntam e reforçam mutuamente. Mas, para muitos outros habitantes do nosso planeta, a pobreza, a doença, a privação e a guerra civil continuam a ser as grandes prioridades (2003).
Em 21 de setembro de 2006, Kofi Annan deixaria sua última mensagem, como secretario – geral, em prol da paz:
Para alguns de nós, a paz é uma realidade quotidiana. As nossas ruas são seguras e os nossos filhos vão à escola. Quando o tecido social é sólido, os preciosos dons da paz quase passam despercebidos.
Mas, para um número demasiado elevado de pessoas, no mundo de hoje, esses dons não passam de um sonho irrealizável. Vivem prisioneiras da insegurança e do medo. Estes são a principal razão de ser deste Dia.
Há vinte e cinco anos, a Assembléia Geral proclamou o Dia internacional da Paz, como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então, a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz (2006).
Em 2001, Kofi Annan recebeu o Premio Nobel da Paz. Infelizmente, seus esforços, assim como de outras milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, são pouco diante da fragilidade da paz em nosso planeta.
Fontes
Mensagens do Secretário Geral da ONU Kofi Annan por ocasião do Dia Internacional da Paz. Disponível em: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/ONU_Paz.htm Acesso em 28 fev. 2009.

DIA DA ÁRVORE


As árvores merecem respeito de todo o mundo
No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-arvore.htm ACESSO EM 21\09\2012.
 

NASCE ANTÔNIO ABUJAMRA, ATOR E APRESENTADOR DE TELEVISÃO

NASCE ANTÔNIO ABUJAMRA, ATOR E APRESENTADOR DE TELEVISÃO
15 de septembro de 1932

No dia 15 de setembro de 1932 nascia, em Ourinhos (SP), Antônio Abujamra, ator conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi. Também atuou no teatro, cinema e novelas na televisão. Atualmente, trabalha na TV Cultura.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21|09|2012.


NASCE O MARQUÊS DE SAPUCAÍ

NASCE O MARQUÊS DE SAPUCAÍ
15 de septembro de 1793

No dia 15 de setembro de 1793 nascia, na cidade de Nova Lima (MG), então Congonhas de Sabará, Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí. Desembargador e político brasileiro, entre os cargos que ocupou estão o de ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853.

Foi designado mestre de literatura e ciências positivas do príncipe D. Pedro II, em 1839, e também cuidou da educação da Princesa Isabel. Foi ele também quem referendou a lei que dava aos senadores o solene tratamento de "Sua Excelência". Recebeu do imperador o título de visconde em 1854 e de marquês em 1872. Ele morreu no dia 23 de janeiro de 1875, no Rio de Janeiro

Seu nome, atualmente, é bastante conhecido por conta da avenida Marquês de Sapucaí, onde fica a passarela Professor Darcy Ribeiro, o Sambódromo do Carnaval do Rio de Janeiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21|09|2012.



http://blogdehistoria.wordpress.com/2008/ ACESSO EM 21|09|2012.

NASCE MARCO POLO

NASCE MARCO POLO
15 de septembro de 1254

Marco Polo nasceu no dia 15 de setembro de 1254 e faleceu no dia 8 de janeiro de 1324. Foi um mercador e explorador veneziano que, junto com seu pai e seu tio, esteve entre os primeiros ocidentais que viajaram pela rota da seda para a China. Diz-se que introduziu a pólvora na Europa. Conta a lenda, que Marco Polo introduziu na Itália alguns produtos da China, entre eles os sorvetes, a piñata e o macarrão, especialmente os espaguetes. Entretanto, esta lenda é muito questionada. Por exemplo, há provas de que o macarrão era conhecido na Grécia e Itália desde a antiguidade. Na Espanha árabe há referências escritas sobre os espaguetes (chamados então aletria) desde o século XII. Marco Polo pode ser considerado um dos maiores exploradores do mundo, ainda que alguns céticos prefiram considerá-lo um contista de literatura de viagens.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21|09|2012.


 http://jornal5iemgrande.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html ACESSO EM 21|09|2012.