sábado, 1 de dezembro de 2012

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
01 de dezembro de 1988

Em 1º de dezembro de 1988, o Dia Mundial de Luta contra a Aids foi proposto e adotado por unanimidade, na Cúpula Mundial dos Ministros da Saúde sobre a AIDS, celebrada em Londres, na qual estiveram presentes representantes de 140 países. Em seguida, em 1990, criou-se a Comissão Nacional da AIDS (CONAIDS), responsável pela elaboração e coordenação dos Programas de Prevenção e Controle da AIDS. Esse organismo é presidido pelo Subsecretário de Saúde Rodrigo Simán. Desde que a doença foi descoberta no início dos anos 80 (há mais de 25 anos) até hoje, descobriu-se quase tudo sobre ela: O vírus, o modo de transmissão, desenvolvimento, prevenção da infecção etc. Contudo, não foi encontrado nada que a cure.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.

NASCE O CINEASTA WOODY ALLEN, EM NOVA YORK

NASCE O CINEASTA WOODY ALLEN, EM NOVA YORK
01 de dezembro de 1935

Nascido no dia 1o. de dezembro de 1935, em Nova York, Woody Allen é cineasta, roteirista, escritor, ator e músico. Vencedor de inúmeros prêmios no cinema e autor de aproximadamente 50 filmes, suas obras abordam os relacionamentos humanos de uma maneira leve e com diálogos afiados. Antes de fazer sucesso, fez grande carreira em clubes de comédia e escreveu para TV e teatro. Quando seu filme “Noivo neurótico, noiva nervosa” (Annie Hall), de 1977, ganhou quatro estatuetas do Oscar, ele preferiu tocar com sua banda em um pub a comparecer à cerimônia.

Para a produção dos seus filmes, Woody Allen conta com bastante liberdade criativa, algo raro na indústria do cinema. Uma de suas características, inclusive, é dar liberdade à equipe, sempre aceitando sugestões. Além disso, gosta de usar Nova York como cenário para seus filmes. Segundo o roteirista, a cidade é um dos melhores lugares do mundo.

Woody Allen também é conhecido pela sua capacidade de surpreender o público com mudanças de estilo. Por exemplo, quem não está habituado com o seu trabalho, dificilmente diria que o mesmo diretor de “Interiores” (1978) teria também filmado “Noivo neurótico, noiva nervosa”. Recentemente, produziu filmes de sucesso, entre os quais destacam-se “Match Point”, “Vicky Cristina Barcelona”, “Tudo Pode Dar Certo” e “Meia-Noite em Paris”.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.

 

http://www.vertentesdocinema.com/2009/10/o-diretor-woody-allen.html ACESSO EM 01|12|2012.

LANÇAMENTO DA OBRA OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA

LANÇAMENTO DA OBRA OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA
01 de dezembro de 1902

No dia 1o. de dezembro de 1902, o escritor Euclides da Cunha lançava “Os Sertões”, um dos livros mais famosos da literatura brasileira. A obra trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia, conflito que Euclides da Cunha acompanhou como correspondente do jornal “O Estado de São Paulo”. O livro é ao mesmo tempo um relato jornalístico, histórico e de literatura. A obra é dividida em três partes: “A terra”, “O homem” e “A luta”. A primeira é composta por relatos sobre a natureza do local, como relevo, o solo, fauna, a flora e o clima da região nordestina. Nesta parte, Euclides relatou o drama enfrentado na região por conta da seca.

Na parte “O homem”, o escritor julgava que as pessoas são produto do meio (geografia), da raça (hereditariedade) e do momento histórico (cultura). O autor faz uma análise da psicologia do sertanejo e de seus costumes. Como a maioria na sua época, ele acreditava numa “raça superior”, e considerava que o sertanejo estava na parte inferior desta hierarquia, em que os de pele clara eram mais valorizados.

Em “A luta”, Euclides contra com grande riqueza de detalhes como foi a Guerra de Canudos, que dizimou a população da cidade homônima. O autor ainda aborda no livro a diferença entre os povos litorâneos e interioranos. No litoral, segundo ele, estavam os polos de desenvolvimento político e econômico, enquanto que no interior havia atraso econômico, o que resultava na fome e miséria da população. No entanto, ao tratar de Canudos, Euclides indica que tanto uma área como a outra se encontravam em um estado não civilizado da humanidade, por conta da crueldade usada para reprimir o movimento de Antônio Conselheiro.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.




http://lemoseuclides.blogspot.com.br/2010/10/estilo-literario.html ACESSO EM 01|12|2012.

FIM DA “GUERRA CHIQUITA”

FIM DA “GUERRA CHIQUITA”
01 de dezembro de 1879

A chamada "Guerra Chiquita" (Guerra Pequena), cujo estopim teve início em agosto de 1879, constituiu um momento importantíssimo da história de Cuba. O objetivo era um só: obter a liberdade do povo cubano. Desde o início, a "Guerra Chiquita" teve dois alvos principais: a imigração, liderada por Calixto García e a zona oriental, com Antonio Maceo. Embora esses patriotas tenham se reunido na Jamaica em agosto de 79, razões subjetivas impediram a unidade total. Por outro lado, a ausência na ilha de chefes militares de grande importância, como Maceo e Garcia, para dirigir a luta, a falta de armamentos e munições bem como de ajuda externa condicionaram o desânimo e a falta de fé na vitória. Posteriormente, no ocidente, os principais dirigentes do motim foram capturados e, no restante do país, muitos líderes, dentre eles o próprio Calixto Garcia, viram-se forçados a render-se em 1879, o que provocou o fim da guerra.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.

PRIMEIRO TRANSPLANTE PARCIAL DE FACE É REALIZADO NA FRANÇA 30 de novembro de 2005 No dia 30 de novembro de 2005, os cirurgiões franceses Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard realizaram o primeiro transplante parcial de face do mundo em um ser humano vivo. A operação ocorreu na cidade francesa de Amiens, na paciente Isabelle Dinoire, que teve o rosto desfigurado pelo próprio cão. Ela foi levada às pressas para um hospital e fortemente sedada com pílulas para dormir. Ela recorda que, quando acordou havia sangue no chão, e só percebeu completamente o que aconteceu quando tentou fumar um cigarro. Seu nariz, boca e queixo estavam perdidos. No procedimento, Devauchelle e Dubernard enxertaram no rosto de Isabelle um triângulo de tecido facial do nariz e da área da boca de uma pessoa com morte cerebral. Sua recuperação foi lenta e difícil, mas a operação foi considerada um sucesso. Em dezembro de 2007, o New England Journal of Medicine publicou um relatório detalhado sobre a recuperação dela após 18 meses e confirmou que a paciente tinha passado por um momento difícil, mas que estava satisfeita com o resultado. Após o sucesso da operação, outros transplantes parciais de rosto foram realizados. Além disso, nos últimos anos, a medicina tem progredido ao ponto de realizar transplantes de sucesso no rosto inteiro: em 20 de março de 2010, uma equipe de 30 médicos espanhóis operou um homem não identificado que foi terrivelmente ferido em um acidente com tiros. Ele recebeu enxertos da pele facial inteira e músculos, pálpebras e os canais lacrimais.

PRIMEIRO TRANSPLANTE PARCIAL DE FACE É REALIZADO NA FRANÇA
30 de novembro de 2005

No dia 30 de novembro de 2005, os cirurgiões franceses Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard realizaram o primeiro transplante parcial de face do mundo em um ser humano vivo. A operação ocorreu na cidade francesa de Amiens, na paciente Isabelle Dinoire, que teve o rosto desfigurado pelo próprio cão. Ela foi levada às pressas para um hospital e fortemente sedada com pílulas para dormir. Ela recorda que, quando acordou havia sangue no chão, e só percebeu completamente o que aconteceu quando tentou fumar um cigarro. Seu nariz, boca e queixo estavam perdidos.

No procedimento, Devauchelle e Dubernard enxertaram no rosto de Isabelle um triângulo de tecido facial do nariz e da área da boca de uma pessoa com morte cerebral. Sua recuperação foi lenta e difícil, mas a operação foi considerada um sucesso. Em dezembro de 2007, o New England Journal of Medicine publicou um relatório detalhado sobre a recuperação dela após 18 meses e confirmou que a paciente tinha passado por um momento difícil, mas que estava satisfeita com o resultado.

Após o sucesso da operação, outros transplantes parciais de rosto foram realizados. Além disso, nos últimos anos, a medicina tem progredido ao ponto de realizar transplantes de sucesso no rosto inteiro: em 20 de março de 2010, uma equipe de 30 médicos espanhóis operou um homem não identificado que foi terrivelmente ferido em um acidente com tiros. Ele recebeu enxertos da pele facial inteira e músculos, pálpebras e os canais lacrimais.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.

BRASIL PERDE O ROMANTISMO DO SAMBA DE CARTOLA

BRASIL PERDE O ROMANTISMO DO SAMBA DE CARTOLA
30 de novembro de 1980

O Brasil perdia no dia 30 de novembro de 1980 um dos seus grandes sambistas. Neste dia morria Angenor de Oliveira, o Cartola. Aos 72 anos, o romântico boêmio do Rio de Janeiro travava uma luta contra um câncer havia dois anos. Ao seu lado, a fiel companheira Dona Zica, esposa de Cartola por 26 anos.

Nascido no dia 11 de outubro de 1908, no bairro do Catete, na capital fluminense, Cartola se mudou com a família para o Morro da Mangueira por questões financeiras. Em seu novo bairro, fez amizade com Carlos Cachaça, parceiro na boêmia, na malandragem e no samba. Estudou até o ensino fundamental e foi trabalhar na construção civil. Como sempre usava um chapéu durante o expediente, ganhou apelido de Cartola. Em 1928, criou com amigos do morro o Bloco dos Arengueiros, que depois se tornaria a Estação Primeira de Mangueira. Já conhecido como compositor, nos anos 30 teve seus sambas gravados por cantores como Araci de Almeida, Carmen Miranda e Francisco Alves. Na década seguinte, contudo, desapareceu e suspeitou-se até de que havia morrido. O sambista foi reencontrado apenas em 1956, pelo jornalista Sérgio Porto, conhecido como Stanislaw Ponte Preta, que reconheceu Cartola trabalhando como lavador de carros em Ipanema. Solidário com a situação de Cartola, Porto levou-o a programas de rádios, recolocou-o na imprensa e o ajudou a dar novo impulso na carreira.

Em 1964, casou com Dona Zica (sua primeira esposa, Deolinha, falecera anos atrás). Cartola e a nova companheira abriram um restaurante, o Zicartola, no Centro do Rio. O local virou moda na época como ponto de encontro entre sambistas, jornalistas e da juventude da zona sul carioca.

Somente a partir de 1974, aos 66 anos, é que Cartola começou a gravar os seus próprios discos. Ao todo, foram seis álbuns oficiais. Assim, eternizou clássicos como “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “Acontece”, “Quem Me Vê Sorrindo” (com Carlos Cachaça), “Alvorada”, “Peito Vazio” (com Elton Medeiros) e outras músicas. Em busca de paz e sossego, deixou o Morro da Mangueira no final de década de 70 para morar em Jacarepaguá, onde viveu até sua morte.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.





http://adrianacaitano.wordpress.com/tag/cartola/ ACESSO EM 01|12|2012.

MORRE O POETA FERNANDO PESSOA

MORRE O POETA FERNANDO PESSOA
30 de novembro de 1935

No dia 30 de novembro de 1935 morria em Lisboa, Portugal, o poeta Fernando Pessoa. Nascido no dia 13 de junho de 1888 na mesma cidade, ele viveu na África do Sul, onde seu padrasto foi cônsul português, e tornou-se fluente em Inglês. Na sua volta a Portugal, trabalhou como tradutor, contribuindo para revistas, como o projeto luso-brasileiro modernista “Orpheu” (1915). Porém, somente após a sua morte é que sua arte ficou mais conhecida. Uma das suas marcas era o uso de heterônimos (alter egos). Entre as suas obras importantes estão “Poesia de Fernando Pessoa” (1942), “Poesia de Álvaro de Campos” (1944), “Poemas de Alberto Caeiro” (1946), “Odes de Ricardo Reis” (1946) e “O Livro do Desassossego” (1982).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|12|2012.



 http://www.biografia.inf.br/fernando-pessoa-poeta.html ACESSO EM 01|12|2012.

NASCE NILS GUSTAF DALÉN

NASCE NILS GUSTAF DALÉN
30 de novembro de 1869

Nils Gustaf Dalén nasceu no dia 30 de novembro de 1869 e faleceu no dia 9 de dezembro de 1937. Foi um engenheiro e físico sueco, premiado com o Nobel de Física em 1912. Realizou pesquisas sobre a turbina de gás e aperfeiçoou a turbina a vapor Laval. Inventou um acumulador não explosivo de acetileno capaz de absorver grandes quantidades deste gás e uma válvula automática para regular o gás fornecido aos postes de iluminação pública. Foi fundador da empresa AGA, AB (fundada como AB Gas-accumulator and AB Svenska Gasaccumulator), integrada no ano 2000 ao grupo empresarial Linde AG. Foi premiado com o prêmio Nobel de Física de 1912 por sua invenção da chamada válvula solar (Solventil), capaz de acender e apagar a chama de postes de luz de forma automática, ao entardecer e amanhecer, e que foi aplicada de forma imediata em postes isolados.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.htmlACESSO EM 01|12|2012.