terça-feira, 6 de novembro de 2012

ACONTECE O ESCÂNDALO CHAMADO IRÃ-CONTRAS

ACONTECE O ESCÂNDALO CHAMADO IRÃ-CONTRAS
06 de novembro de 1986

O escândalo Irã-Contras foi um acontecimento político dos Estados Unidos que veio à tona no dia 6 de novembro de 1986 após uma investigação do Senado dos Estados Unidos sobre o envolvimento de altos funcionários do governo de Ronald Reagan em uma rede de tráfico ilegal de armas vendidas ao Irã, que estava em guerra com o Iraque, em 1985. O dinheiro destas negociações servia para financiar Os Contras nicaraguenses e para a realização de ações terroristas na Nicarágua por causa da participação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) no governo do país.

O aspecto mais sombrio dessa triangulação ficou por conta do uso do dinheiro obtido com a venda de cocaína nos cartéis colombianos para financiar Os Contras. O Congresso dos EUA concluiu que a responsabilidade final no escândalo era de Reagan. A venda de armas para os iranianos era parte de uma negociação para a liberação de reféns norte-americanos no Líbano durante o conflito no Oriente Médio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.

ACONTECE O INCIDENTE FRONTEIRIÇO ENTRE ARGENTINA E CHILE

ACONTECE O INCIDENTE FRONTEIRIÇO ENTRE ARGENTINA E CHILE
06 de novembro de 1965

No dia 6 de novembro de 1965, agentes do governo chileno e argentino trocaram tiros na região chamada Laguna do Deserto, uma área disputada pelos dois países. Entre os antecedentes desse conflito está um pedido de ajuda dos colonos chilenos da região por conta da presença de guardas argentinos que estavam impedindo a permanência dos primeiros na região.

O tiroteio entre os policiais dos dois países resultou na morte do tenente chileno Hernán Merino. Os nacionalistas de ambos os lados da cordilheira reclamaram uma movimentação militar, mas os presidentes da Argentina e do Chile, respectivamente, Arturo Illía e Eduardo Frei Montalva, decidiram evitar o confronto. Eles fizeram um acordo para que o imbróglio fosse decidido por uma corte internacional. Também ficou definido que os governos dos dois países compartilhariam as informações sobre a movimentação das tropas na fronteira entre Chile e Argentina.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.



NASCE AMADEU AMARAL, POETA E FOLCLORISTA BRASILEIRO

NASCE AMADEU AMARAL, POETA E FOLCLORISTA BRASILEIRO
06 de novembro de 1875

Amadeu Amaral foi um poeta, folclorista, filólogo e ensaísta, nascido em Capivari (SP), no dia 6 de novembro de 1875. Ele morreu no dia 24 de outubro, em São Paulo, em 1929. Aos 11 anos, ele se mudou para São Paulo para trabalhar no comércio e estudar, mas não completou o ensino secundário. Ingressou no jornalismo, trabalhando no Correio Paulistano e no O Estado de S. Paulo. Em 1922, transferiu-se para o Rio como secretário da Gazeta de Notícias. Do Rio mandava para O Estado de S. Paulo a crônica diária “Bilhetes do Rio”. Em seu retorno para São Paulo trabalhou na administração pública. Autodidata, surpreendeu a todos por sua extraordinária erudição, num tempo em que não havia universidades e cursos especializados. Dedicou-se aos estudos folclóricos e à dialectologia. No Brasil, foi o primeiro a estudar cientificamente um dialeto regional. Publicou “Dialeto caipira”, em 1920, no qual estuda o linguajar do caipira paulista da área do vale do rio Paraíba. Como poeta, enquadra-se na fase pós-parnasiana, das duas primeiras décadas do século XX. Como poeta, destacou-se pelo desejo de contribuir para a elevação de seus semelhantes, visando indiretamente o aperfeiçoamento humano. Entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira 15, eleito em 7 de agosto de 1919, na sucessão de Olavo Bilac.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.





http://assuca.blogspot.com.br/p/personalidades.html ACESSO EM 06|11|2012.

TEM INÍCIO O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO

TEM INÍCIO O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
06 de novembro de 1810

O processo de independência do México foi um dos mais longos da América Latina. A Nova Espanha (antiga Cidade do México) permaneceu sob o controle da Coroa Espanhola por uns três séculos. Entretanto, no final do século XVIII, certas mudanças na estrutura social, econômica e política da colônia levaram uma elite ilustrada de novos hispânicos a refletir sobre sua relação com a Espanha. Isto levou a elite crioula a começar o movimento emancipador no dia 06 de novembro de 1810, através de confrontos civis-militares. O último e mais importante deles foi denominado como Batalha do Monte das Cruzes e terminou no dia 27 de setembro de 1821. Após este processo a ex-colônia espanhola passou a ser uma efêmera monarquia constitucional católica, chamada Império mexicano. Finalmente foi dissolvida em 1823, quando depois de vários confrontos internos e da separação da América Central, tornou-se uma República Federal.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.

SADDAM HUSSEIN É CONDENADO À FORCA

SADDAM HUSSEIN É CONDENADO À FORCA
05 de novembro de 2006

No dia 5 de novembro de 2006, Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti foi condenado à morte por enforcamento pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos em 1982. A execução aconteceu em 30 de dezembro de 2006. O político iraquiano foi o quinto presidente do país de 16 de julho de 1979 a 9 de abril de 2003. Em março de 2003, uma coalizão de países liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido invadiu o Iraque para depor Saddam, depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush acusou o líder iraquiano de possuir armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al-Qaeda. O Partido Baath de Saddam foi dissolvido e a nação fez uma transição para um sistema democrático.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.



 http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/2006_12_01_archive.html ACESSO EM 06|11|2012.

NASCE RUY BARBOSA, ESCRITOR E DIPLOMATA BRASILEIRO

NASCE RUY BARBOSA, ESCRITOR E DIPLOMATA BRASILEIRO
05 de novembro de 1849

No dia 5 de novembro de 1849 nascia, em Salvador, o político, jurista, diplomata, escritor e tradutor brasileiro Ruy Barbosa. Como político, foi deputado, senador, ministro da Fazenda e duas vezes candidato a presidência da república. Além disso, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República, ao lado de Prudente de Morais. Foi defensor do federalismo, do abolicionismo e dos direitos e garantias individuais. Grande estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente desta instituição entre 1908 e 1919. Exerceu um papel importante na entrada do Brasil na I Guerra Mundial. No final da sua vida, foi indicado juiz da Corte Internacional de Haia, mas recusou o convite. Ele morreu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no dia 1o. de março de 1923.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.








http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1055506-monte-sua-estante-com-livros-de-ruy-barbosa.shtml ACESSO EM 06|11|2012.

CRISTÓVÃO COLOMBO DESCOBRE A ILHA A DESEJADA

CRISTÓVÃO COLOMBO DESCOBRE A ILHA A DESEJADA
05 de novembro de 1493

No dia 5 de novembro de 1493 o conquistador Cristóvão Colombo avistou novamente nos contornos da América, uma ilha que batizou como "A Desejada", nome que deu motivo a diferentes versões históricas. Enquanto para uns esse nome correspondia ao desejo lógico de alcançar a terra, outros achavam que deu esse nome á ilha porque a mesma fazia parte do arquipélago das Antilhas, um dos pontos que buscou e não conseguiu encontrar em sua primeira viagem. Durante a viagem, Colombo teve que lidar com vários problemas, entre eles um motim da tripulação, que finalmente foi controlado pelos comandantes. Mas o desencanto entre os marinheiros se tornava cada vez mais forte. Nesta segunda viagem, o conquistador conseguiu consolidar a presença espanhola no Novo Mundo, embora o ouro e as espécies arrecadadas não tivessem alcançado os níveis prometidos à Coroa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.

NASCE O SAMBISTA, CANTOR, ATOR E PINTOR MONSUETO

NASCE O SAMBISTA, CANTOR, ATOR E PINTOR MONSUETO
04 de novembro de 1924

No dia 4 de novembro de 1924 nascia no Rio de Janeiro o sambista, cantor, compositor, pintor e ator Monsueto Campos de Menezes. Ele tocou na bateria de vários grupos na década de 1940, inclusive na Orquestra de Copinha, no Copacabana Palace. Em 1952 obteve seu primeiro sucesso como compositor com a música Me deixa em paz (com Aírton Amorim), gravado por Linda Batista. Nos anos seguintes, compôs um dos seus sambas mais conhecidos, A fonte secou (com Raul Moreno e Marcleo), e também Mora na filosofia (com Arnaldo Passos). No final dos anos 50 atuou no cinema. Filmou Treze cadeiras, participou como cantor de números musicais de Na corda bamba, O cantor milionário (como compositor) e Quem roubou meu samba? Na década de 60, Monsueto também era conhecido pelo apelido de Comandante. Ele participava de um programa humorístico na TV-Rio, em que popularizou expressões como "castiga", "vou botar pra jambrar", "mora" entre outras. Ele também se dedicou à pintura a partir de 1965. No carnaval, desfilou por várias escolas de samba. Em 1973, quando participava do filme O forte, na Bahia, ficou doente e foi hospitalizado no Rio de Janeiro, onde morreu vítima de câncer no fígado, no dia 17 de março. Anos antes de sua morte, Monsueto foi redescoberto por grandes cantores e compositores brasileiros. Sua música Me deixa em paz foi gravada por Milton Nascimento e Alaíde Costa, no LP Clube da esquina, da Odeon. Outro sucesso, Mora na filosofia, ganhou a voz de Caetano Veloso, no LP Transa, da Philips. Caetano também gravou Eu quero essa mulher assim mesmo, no LP Araçá azul, na Philips.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.



 http://casalomuto.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html ACESSO EM 06|11|2012.

ARQUEÓLOGO HOWARD CARTER DESCOBRE A TUMBA DE TUTANCÂMON

ARQUEÓLOGO HOWARD CARTER DESCOBRE A TUMBA DE TUTANCÂMON
04 de novembro de 1922

No dia 4 de novembro de 1922, o arqueólogo e egiptólogo inglês Howard Carter descobriu a tumba de Tutancâmon (Tut-Anj-Amón), no vale dos Reis, em frente a Luxor, no Egito. Esta foi a tumba faraônica mais bem conservada e intacta já encontrada no Vale dos Reis. No dia 16 de fevereiro de 1923, Carter abriu a câmara e foi o primeiro a ver o sarcófago de Tutancâmon. Depois de catalogar este grande achado, Carter deixou a arqueologia para se dedicar à atividade de colecionador.

Tutancâmon pertencia à dinastia XVIII do Egito que ficou no poder entre 1336/5 e 1327/5 A.C.. Ele não foi um faraó notável ou conhecido na Antiguidade. O tamanho relativamente pequeno de sua tumba (KV62) foi o motivo pelo qual ela não fora descoberta até o século XX, quando Carter a encontrou intacta. Sua descoberta e os tesouros achados ganharam atenção da imprensa mundial e serviram para renovar o interesse do público no Egito Antigo. Ao final, a máscara funerária de Tutancâmon se transformou na imagem de faraó mais popular nos tempos modernos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.

Howard Carter

http://globosite.in/138o-aniversario-de-howard-carter/ ACESSO EM 06|11|2012.

SANTOS DUMONT É DECLARADO VENCEDOR DO PRÊMIO DEUTSCH

SANTOS DUMONT É DECLARADO VENCEDOR DO PRÊMIO DEUTSCH
04 de novembro de 1901

No dia 4 de novembro de 1901, o brasileiro Alberto Santos Dumont foi oficialmente declarado vencedor do prêmio Deutsch após o seu voo com o dirigível N-6 em torno da Torre Eiffel, em Paris. Pelo feito, ele ganhou 129 mil francos. O concurso promovido pelo milionário Deutsch de la Meurthe, empresário ligado à exploração e ao refino do petróleo, fazia parte de uma das comemorações da virada do século. O desafio consistia em pilotar um dirigível ou aeroplano que contornasse a torre Eiffel, saindo do campo de Saint-Cloud, sobrevoando o rio Sena, o campo de Bagatelle e retornando ao ponto de partida em, no máximo, 30 minutos. No dia 19 de outubro de 1901, Santos Dumont convocou os juízes para a prova do seu dirigível. Com algumas dificuldades por conta da perda de altura e do vento, ele terminou o desafio em 30 minutos e 29 segundos. Houve uma grande discussão em torno do resultado da prova e, finalmente, no dia 4 de novembro, a comissão se reuniu no Aeroclube de Paris para avaliar o feito. Santos Dumont foi declarado ganhador da prova e o prêmio, inicialmente de 100 mil francos, foi elevado para 129 mil por conta de juros e recompensas. O brasileiro deu o dinheiro aos seus auxiliares e aos pobres de Paris. No Brasil, o presidente Campos Sales premiou o aviador com a mesma quantia, juntamente com uma medalha de ouro. A partir de então, a fama de Santos Dumont não parou de crescer e ele se tornou uma das personalidades mais conhecidas do século 20.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.







http://www.vaztolentino.com.br/conteudo/533-Cratera-brasileira-SANTOS-DUMONT ACESSO EM 06|11|2012.

É PLANEJADA A CONSPIRAÇÃO DA PÓLVORA

É PLANEJADA A CONSPIRAÇÃO DA PÓLVORA
04 de novembro de 1605

A Conspiração da Pólvora foi um complô que teve como data o dia 4 de novembro de 1605, organizado por um grupo de provinciais católicos ingleses (Robert Catesby e Guido Fawkes) para matar o Rei Jacobo I da Inglaterra, sua família, e a maior parte da aristocracia protestante, explodindo o Parlamento inglês durante a sessão de Abertura de Estado (4 de novembro de 1605). Os conspiradores tinham planejado seqüestrar os infantes reais, ausentes no Parlamento, e incitar uma rebelião no local. Esta medida pretendia ser o sinal para um grande levante dos católicos-romanos ingleses, descontentes pelas medidas penais severas adotadas contra eles, e que finalizaria com a instalação no trono inglês de um Rei controlado pelo Papa. Realizados os preparativos, o Governo descobriu a conspiração, o que acabou conduzindo à execução da maior parte dos conspiradores e serviu de pretexto para um endurecimento das medidas anti-romanas. O Complô da Pólvora foi apenas um entre uma série de tentativas de assassinato mal-sucedidas contra Jaime I. Muitos acreditam que a conspiração foi parte integral da chamada Contra-Reforma Católica. Todos os anos no dia 4 de novembro, no Reino Unido, na Nova Zelândia, África do Sul, Terranova, Canadá, São Cristóvão e Nevis, em algumas partes dos Estados Unidos e antigamente na Austrália, é celebrado o fracasso do complô, conhecido como a Noite de Guy Fawkes, a Noite da Fogueira ou a Noite dos Fogos Artificiais. A descoberta a tempo da conspiração impediu a derrocada da dinastia protestante dos Estuardo, personificada nas figuras de Jaime I da Inglaterra e VI da Escócia, e a entronização de um monarca católico, provavelmente seu filho o Príncipe Carlos, devidamente instruído nos dogmas e nos mistérios da Igreja de Roma.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 06|11|2012.