segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TE AMO MUITO MINHA LINDAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


MORRE A POETA ANA CRISTINA CRUZ CESAR

MORRE A POETA ANA CRISTINA CRUZ CESAR
29 de outubro de 1983

Morria no Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro de 1983, a poetisa e tradutora brasileira Ana Cristina Cruz Cesar, considerada um dos principais nomes da geração mimeógrafo (ou poesia marginal) da década de 1970. Nascida na capital fluminense, em 2 de junho de 1952, ela viajou à Inglaterra em intercâmbio e passou um período em Londres, onde teve contato com a literatura inglesa. De volta ao Brasil, com livros de Emily Dickinson, Sylvia Plath e Katherine Mansfield nas bagagem, começou a escreve e traduzir. Aos 19 anos, entrou para a Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica, do Rio. Lançou depois seus primeiros livros, Cenas de Abril e Correspondência Completa. Depois de uma segunda temporada na Inglaterra, para um mestrado em tradução literária, voltou ao Rio, em 1980, quando publicou Luvas de Pelica, escrito na Inglaterra. Cometeu suicídio aos 31 anos, atirando-se pela janela do oitavo andar de um edifício em Copacabana.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|10|2012.

PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS RENUNCIA E DÁ FIM AO ESTADO NOVO

PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS RENUNCIA E DÁ FIM AO ESTADO NOVO
29 de outubro de 1945

Sem mais condições políticas de seguir como presidente,Getúlio Vargas renunciou ao seu posto no dia 29 de outubro de 1945. O momento político internacional, com a queda dos governos autoritários na Europa, após o fim da Segunda Guerra, indicava que o Estado Novo estava chegando ao fim. Nas ruas, estudantes pediam liberdade e democracia; no Exército armava-se um golpe. Apesar de ter apoio dos seus eleitores, Vargas, sem opção, encerrou seus 15 anos de governo. A gota d´água aconteceu após a nomeação de Benjamin Vargas, irmão do presidente, como Chefe de Polícia, dias após adiar as eleições presidenciais, marcadas para 2 de dezembro. Um dia após sua renúncia, o cargo foi ocupado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, que estabeleceu novamente para o dia 2 de dezembro o pleito que elegeria Eurico Gaspar Dutra. Mesmo fora do governo, Vargas seguiu na vida política, com apoio a Dutra. Cinco anos mais tarde, voltou a se candidatar à presidente e acabou eleito democraticamente. Permaneceu no posto até o dia 24 de agosto de 1954, quando cometeu suicídio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|10|2012.







http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=12&letter=P&min=80&orderby=titleA&show=10 ACESSO EM 29|10|2012.

NASCE O SAMBISTA NELSON CAVAQUINHO

NASCE O SAMBISTA NELSON CAVAQUINHO
29 de outubro de 1911

No dia 29 de outubro de 1911 nascia, no Rio de Janeiro, Nelson Cavaquinho, cantor, compositor e instrumentista de samba. Ele tinha um estilo único de tocar seu violão, usando apenas dois dedos da mão direita. Sua morte aconteceu no dia 18 de fevereiro de 1986, também na capital fluminense, exatamente uma semana depois de comemorar a vitória da Mangueira no carnaval.

Nelson tinha a boêmia como marca registrada e ia de botequim em botequim, cantando seus sambas. Começou a tocar cavaquinho aos 17 anos de idade e trocou a profissão de policial para viver do samba. Seu primeiro samba foi para a Mangueira, com o nome “Entre a Cruz e a Espada”. Trocou o cavaquinho pelo violão e nunca abandonou o modo de tocar com o polegar e o indicador. Seu primeiro sucesso foi “Rugas” (1946), com Augusto Garcez e Ari Monteiro. Sua fama, contudo, veio na Mangueira, a partir de 1952.

Nelson escreveu vários sambas ao lado de Cartola, outro compositor consagrado da escola. Ele também usava parceiros fictícios (entraram apenas com o nome). Um deles se tornou sua alma gêmea: o mecânico de máquinas de calcular Guilherme de Brito, boêmio e seresteiro, que Nelson conheceu em 1946. Ambos escreveram ótimos sambas como A Flor e o Espinho, Luto, Pranto de Poeta, Folhas Secas, Depois da Vida, Quando eu me Chamar Saudade. Apesar da grande produção artística, Nelson Cavaquinho gravou apenas dois álbuns e intérpretes como Elizete Cardoso também gravaram suas composições.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|10|2012.









  http://www.saopauloexposamba.com.br/Shows/noite-nelson-cavaquinho.html ACESSO EM 29|10|2012.

NASCE JOSEPH GOEBBELS, CHEFE DA PROPAGANDA NAZISTA

NASCE JOSEPH GOEBBELS, CHEFE DA PROPAGANDA NAZISTA
29 de outubro de 1897

Nascido no dia 29 de outubro de 1897, Joseph Goebbels foi um líder nazista alemão. Depois de ganhar um doutorado da Universidade de Heidelberg, ele se juntou ao Partido Nazista e foi nomeado líder do distrito de Berlim por Adolf Hitler, em 1926. Grande orador, Goebbels também editou o jornal do partido e começou a criar o mito de Führer em torno de Hitler, organizando as manifestações do partido que converteram as massas ao nazismo. Depois que Hitler assumiu o poder, em 1933, Goebbels passou a controlar a máquina de propaganda nacional. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele era o responsável pela blitz de propaganda para aumentar as esperanças alemãs no confronto. Nomeado chanceler, ele ficou com Hitler até o fim. Um dia após o suicídio do líder alemão, Goebbels e sua mulher se suicidaram, matando também seus seis filhos no dia 1o. de maio de 1945, em Berlim.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|10|2012.



 http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Goebbels ACESSO EM 29|10|2012.

NASCE LI DAZHAO

NASCE LI DAZHAO
29 de outubro de 1888

Li DLi Dazhao nasceu em 29 de outubro de 1888 e faleceu em 28 de abril de 1927. Foi um intelectual chinês, considerado um dos fundadores do Partido Comunista da China junto com Chen Duxiu. Durante sua etapa como bibliotecário em Pequim, Li foi um dos primeiros intelectuais chineses a se interessar pelos acontecimentos que se desenrolavam na Rússia, onde os bolcheviques haviam proclamado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Li Dazhao via no novo estado soviético um modelo exemplar do que devia ser uma sociedade justa. Diante de quem se desejava que a China copiasse o progresso econômico das potências ocidentais e do Japão. Na Universidade de Pequim, fundou um grupo de estudo do marxismo junto a vários alunos e professores da universidade. As atividades políticas de Li Dazhao chamaram a atenção de Chen Duxiu, então decano da Universidade de Pequim. Chen era um dos mais destacados intelectuais da época, editor da revista reformista Nova Juventude, na qual se publicaram artigos e obras literárias que logo exerceram uma profunda influência sobre o pensamento chinês do século XX. Chen Duxiu convidou Li Dazhao para editar um número especial monográfico da Nova Juventude sobre o marxismo, que foi publicado no outono de 1919. A publicação deste número da Nova Juventude dedicado ao marxismo, em um momento em que o movimento de reforma política e cultural conhecido como Movimento do Quatro de Maio estava em plena eclosão, atraiu para o marxismo muitos leitores da influente revista, incluído o próprio Chen Duxiu. Assim, Li Dazhao se converteu no introdutor do marxismo na China. Em colaboração com Chen Duxiu começou a atrair jovens interessados no marxismo e o movimento despertou a atenção da União Soviética, que através da organização internacional Komintern tentava propagar o comunismo no mundo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|10|2012.

 

http://arquivom.wordpress.com/2009/06/15/lideres-que-mudaram-o-mundo/ ACESSO EM 29|10|2012.

INGLATERRA ATACA A CIDADE DE MONTEVIDÉU

INGLATERRA ATACA A CIDADE DE MONTEVIDÉU
29 de outubro de 1807

No dia 29 de outubro de 1807, a Inglaterra tenta controlar o Rio da Prata e envia uma poderosa força de 11 mil homens ao estuário. Enquanto uma frota britânica bloqueava o porto de Montevidéu, o regimento 47 da infantaria desembarcava em Maldonado e avançava até Montevidéu. Outros regimentos, com um total de 6 mil soldados, pisam em terra firme muito próximo da cidade, que contava com apenas 3000 milicianos para sua defesa. Os espanhóis tentaram frear a invasão britânica, mas foram derrotados na Batalha de Cardal, no dia 20 de janeiro. O governador da cidade, Pascual Huidobro, não conseguiu deter o avanço das tropas britânicas, e Montevidéu caiu diante dos europeus no dia 3 de fevereiro seguinte.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|10|2012.