sábado, 29 de setembro de 2012

MAFALDA APARECE PUBLICAMENTE PELA PRIMEIRA VEZ

MAFALDA APARECE PUBLICAMENTE PELA PRIMEIRA VEZ
29 de septembro de 1964

Mafalda é o nome de uma história em quadrinhos argentina, criada pelo humorista argentino Joaquín Salvador Lavado (apelidado Quino), que apareceu pela primeira vez em 29 de setembro de 1964. Seu personagem principal é uma menina de classe média argentina com uma atitude comprometida diante do mundo. Mafalda é uma pequena menina preocupada com a humanidade e a paz mundial, que se rebela contra o modo que o mundo é. Os comentários e situações da Mafalda são o espelho de inquietudes sociais e políticas dos anos sessenta. Foi também muito popular na América Latina em geral, Espanha, Itália, França e outros países europeus. A história animada foi traduzida em mais de trinta idiomas. Na Cidade de Buenos Aires há uma praça chamada Mafalda, assim como uma placa no prédio onde residiu Quino enquanto a desenhava e onde está ambientada a história, na rua Chile número 371 do bairro de San Telmo, em Buenos Aires.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29)|9|2012.

 

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/noticia/arch2009-08-01_2009-08-31.html ACESSO EM 29|09|2012.

NASCE MICHELLE BACHELET

NASCE MICHELLE BACHELET
29 de septembro de 1951

Michelle Bachelet nasceu no dia 29 de setembro de 1951, é uma política chilena, atual presidenta da República desde o ano de 2006 e a primeira mulher a desempenhar a máxima magistratura de seu país. Antes de sua posse como primeira presidenta da história chilena, fato que se produziu no dia 11 de março de 2006, Bachellet tornou pública a composição de seu gabinete governamental, cujas 20 pastas foram distribuídas em condições de igualdade entre homens e mulheres. Alguns dos objetivos declarados de sua ação política, que vinculou desde um primeiro momento, eram buscar a justiça social e um país mais igualitário; as respectivas reformas do sistema eleitoral binominal e do sistema de pensões, e a implementação de um importante plano de criação de emprego. Tais pontos figuraram no pacote de 36 medidas que se comprometeu a promover em seus primeiros 100 dias de gestão. As primeiras dificuldades que teve que enfrentar em seu governo foram motivadas pelas mobilizações estudantis que tiveram lugar, em maio e junho de 2006, para reclamar uma profunda reforma do sistema educacional. Diante da magnitude dos protestos, seu executivo reagiu promovendo um projeto legislativo que implicava em uma reforma constitucional para que o Estado garantisse a qualidade da educação.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|09|2012.

 

http://aventar.eu/2010/03/11/e-a-doenca-filho-o-novo-fascismo-que-nos-pune-com-teramotos/ ACESSO EM 29|09|2012.

É ASSINADO O PACTO DE MUNIQUE, QUE ENTREGOU A CHECOSLOVÁQUIA PARA HITLER

É ASSINADO O PACTO DE MUNIQUE, QUE ENTREGOU A CHECOSLOVÁQUIA PARA HITLER
29 de septembro de 1938
No dia 29 de setembro de 1938, pouco antes da meia-noite, era assinado o Pacto de Munique, após reunião entre o líder nazista Adolf Hitler, o ditador italiano Benito Mussolini e os primeiros-ministros da França, Edouard Daladier, e do Reino Unido, Arthur Neville Chamberlain. O acordo, resumidamente, sacrificou a soberania da Checoslováquia por conta de uma paz de curtíssimo prazo.

Embora a intenção do acordo fosse entregar a Hitler apenas os Sudetos (cadeia de montanhas na fronteira entre República Checa, Polônia e Alemanha), Chamberlain também cedeu 66% do carvão tcheco, 70% do ferro e do aço e 70% da energia elétrica. Desta maneira, a nação checa ficou completamente na mão dos alemães, e Hitler acabou anexando outras zonas que não estavam previstas no acordo.

Chamberlain, o grande incentivador do acordo, ficou na embaraçosa situação de declarar guerra contra a Alemanha no ano seguinte por conta da invasão da Polônia pelas tropas de Hitler. Considerado um líder fraco, ele foi sucedido por Winston Churchill no cargo de primeiro-ministro britânico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|09|2012.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Raafael/Teste2 ACESSO EM 29|09|2012.

NASCE ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, BICAMPEÃO OLÍMPICO NO SALTO TRIPLO

NASCE ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, BICAMPEÃO OLÍMPICO NO SALTO TRIPLO
29 de septembro de 1927

No dia 29 de setembro de 1927 nascia, em São Paulo, Adhemar Ferreira da Silva Pudger, vencedor de duas medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Helsinque (1952) e de Melbourne (1956). Ele começou a competir com 20 anos, pela equipe de atletismo do São Paulo Futebol Clube.

Na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, Adhemar levou a medalha de ouro após saltar 16m22cm. Nos Jogos seguintes, em Melbourne, na Austrália, ele sofreu com uma dor de dente dois dias antes da prova, mas conseguiu fazer o tratamento e levou novamente a medalha de ouro no salto triplo, com a marca de 16,36 metros. Além do excelente resultado em jogos olímpicos, Adhemar também foi pentacampeão sul-americano e tricampeão pan-americano (1951, 1955 e 1959). Ele ainda foi dez vezes campeão brasileiro e colecionou mais de 40 títulos e troféus internacionais.

Fora das pistas de atletismo, Adhemar estudou escultura, comunicação social e educação física. Ele ainda foi ator na peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e no filme franco-brasileiro Orfeu Negro (1962), que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele morreu no dia 12 de janeiro de 2001, em São Paulo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|09|2012.



http://acritica.uol.com.br/craque/Amazonia-Amazonas-Manaus-Herois-Olimpicos-Relembre-Adhemar-Ferreira_0_710928917.html ACESSO EM 29|09|2012.

MORRE MACHADO DE ASSIS, UM DOS MAIORES ESCRITORES BRASILEIROS

MORRE MACHADO DE ASSIS, UM DOS MAIORES ESCRITORES BRASILEIROS
29 de septembro de 1908

No dia 29 de setembro de 1908 morria, no Rio de Janeiro, um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial, o escritor Joaquim Maria Machado de Assis. Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, foi jornalista e crítico. Defensor da monarquia, testemunhou a mudança política no país para a república e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Nascido no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, sua extensa obra é formada por nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do realismo no Brasil, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881). Sua primeira fase literária é constituída de obras como “Ressurreição”, “A Mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”, onde notam-se características do romantismo. Machado de Assis também influenciou grandes nomes como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros. Machado de Assis

é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Ele foi casado durante 35 anos com a portuguesa Carolina Augusta, com quem teria vivido uma "vida conjugal perfeita". Ambos não tiveram filhos. A morte de Carolina, aos 70 anos, em 20 de outubro de 1904 foi um choque na vida do escritor, que entrou em depressão e morreu quatro anos mais tarde. Machado dedicou a ela seu último soneto, "A Carolina", em que Manuel Bandeira afirmaria, anos mais tarde, que é uma das peças mais comoventes da literatura brasileira. Antes de sua morte, em 1908, Machado publicou suas últimas obras: “Esaú e Jacó” (1904), “Memorial de Aires” (1908), e “Relíquias da Casa Velha” (1906). No mesmo ano desta última obra, escreveu sua última peça teatral, “Lição de Botânica”.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29|09|2012.

 

http://renato-curse.blogspot.com.br/2012/09/machado-de-assis-nosso-maior-escritor.html ACESSO EM 29|09|2012.