segunda-feira, 24 de setembro de 2012

NASCE A ATRIZ ITALIANA SOPHIA LOREN

NASCE A ATRIZ ITALIANA SOPHIA LOREN
20 de septembro de 1934

No dia 20 de setembro de 1934 nascia, em Roma, Sofia Villani Scicolone, mais conhecida como a atriz italiana Sophia Loren. Ela foi descoberta em 1952, no set de filmagem, pelo produtor de cinema Carlo Ponti, com quem se casou mais tarde, apesar da diferença de 22 anos de idade. Com ele, a atriz teve dois filhos, Carlo Jr. e Edoardo. Ela também foi cunhada de Romano Mussolini, filho de Benito Mussolini.

Em sua carreira de sucesso, Sophia Loren trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman e Lina Wertmüller. Em 1962, ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme Duas Mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 12|09|2012.




NASCE AGATHA CHRISTIE

NASCE AGATHA CHRISTIE
15 de septembro de 1890

Agatha Christie nasceu no dia 15 de setembro de 1890 e faleceu em 1976. Foi uma novelista inglesa, destacada escritora de histórias policiais. O Misterioso Caso de Styles (1920) inaugurou sua carreira. Seus relatos se caracterizam pelos surpreendentes desenlaces e pela criação de dois originais detetives: Hércules Poirot e Miss Marple. Poirot é o herói da maior parte de seus romances, entre os quais se destacam O Assassinato de Rogelio Ackroyd (1926) e Telón (1975) onde se dá a morte do detetive. Entre as obras teatrais de Christie cabe citar A Ratoeira, representada em Londres ininterruptamente desde 1952, e Testemunha de Acusação (1953; levada ao cinema em 1957 em uma magnífica versão de Billy Wilder e protagonizada por Charles Laughton, Marlene Dietrich e Tyrone Power), pela qual recebeu o prêmio da crítica teatral de Nova York para a temporada 1954-1955. Escreveu também novelas românticas sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Suas histórias foram levadas para o cinema e para a televisão, especialmente as protagonizadas por Hércules Poirot e Miss Marple. Em 1971 foi condecorada com a Ordem do Império Britânico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21|09|2012.

É PRESO O LÍDER DO GRUPO TERRORISTA SENDERO LUMINOSO

É PRESO O LÍDER DO GRUPO TERRORISTA SENDERO LUMINOSO
22 de septembro de 1992

No dia 22 de setembro de 1992 era preso Manuel Abimael Guzmán, líder da organização terrorista peruana Sendero Luminoso. Trata-se de um dos grupos mais sanguinários e fanáticos da América Latina, responsável pela morte de 35 mil pessoas durante a sua luta pela conquista do poder.

Guzmán era um professor de Direito e Filosofia da Universidade de San Agustín de Arequipa que, nos anos 60, decidiu passar para a luta armada sob o pseudônimo de “presidente Gonzalo”. Em 1992, o serviço antiterrorismo do Peru o encontrou no bairro Surquillo, na capital Lima. O terrorista foi preso por um grupo especial de policiais que capturou, além dele, outros dirigentes do grupo e também sua esposa, Elena Iparraguirre. Guzmán foi condenado à prisão perpétua e segue preso, em um cárcere de segurança máxima na base naval de El Callao.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.



http://infosurhoy.com/cocoon/saii/xhtml/pt/features/saii/features/2009/06/04/feature-04 ACESSO EM 24|09|2012.

TEM INÍCIO A GUERRA IRÃ-IRAQUE, QUE MATOU 1,5 MILHÃO DE PESSOAS

TEM INÍCIO A GUERRA IRÃ-IRAQUE, QUE MATOU 1,5 MILHÃO DE PESSOAS
22 de septembro de 1980

No dia 22 de setembro de 1980, as tropas do Iraque, sob o comando do então presidente Saddam Hussein, invadiram a zona ocidental do Irã, dando início ao que ficaria conhecido como “Guerra Irã-Iraque”. Trata-se de um conflito militar entre os dois países, entre 1980 e 1988, por conta de disputas políticas e territoriais. Na época, os Estados Unidos, do presidente era Ronald Reagan, e a Arábia Saudita apoiavam o Iraque. Já o Irã contava tinha Síria e Líbia ao seu lado. A União Soviética vendia armas para o Iraque, porém passou a vender mais equipamento militar para o Irã, à medida que crescia o apoio norte-americano ao Iraque. Em meados da década de 1980, o Iraque foi acusado de ter utilizado armas químicas contra as tropas iranianas, embora tenha acusado o Irã de fazer o mesmo.

O armistício veio em julho de 1988, e a paz foi restabelecida em 15 de agosto. Em 1990, o Iraque aceitou o acordo de Argel de 1975, que estabelecia a fronteira com o Irã. Não houve ganhos e, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas morreram.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.




http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/guerra-irairaque.htm ACESSO EM24|09|2012.

NASCE GONZAGUINHA, CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO

NASCE GONZAGUINHA, CANTOR E COMPOSITOR BRASILEIRO
22 de septembro de 1945

No dia 22 de setembro de 1945 nascia, no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, mais conhecido como Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro. Seu pai era o compositor pernambucano Luís Gonzaga e sua mãe Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.

Nos anos 70 fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Esse grupo teve importante papel na música popular do Brasil e resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação. Por conta da sua postura contra o regime militar no Brasil, boa parte de suas músicas eram censuradas. Mais tarde, com o começo da abertura política, Gonzaguinha passou a usar um discurso mais suave e compôs sucessos como “Começaria tudo outra vez”, “Explode Coração” e “Grito de alerta”.

Suas composições foram gravadas também por grandes intérpretes da música brasileira como Maria Bethânia, Simone, Elis Regina, Fagner, e Joanna. Ele morreu no dia 29 de abril de 1991, em Renascença, no Paraná. Gonzaguinha foi vítima, aos 45 anos, de um acidente de carro, após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.





http://blogdasu15.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html ACESSO EM 24|09|2012.

NASCE O MÉDICO ARGENTINO LUIS AGOTE

NASCE O MÉDICO ARGENTINO LUIS AGOTE
22 de septembro de 1868

Luis Agote nasceu no dia 22 de setembro de 1868 e faleceu no dia 12 de novembro de 1954. Foi um médico e investigador argentino. O médico belga Albert Hustin e Luis Agote, trabalhando independentemente e sem conhecer os resultados das investigações um do outro, foram os primeiros a realizar transfusões de sangue indiretas sem que o sangue se coagulasse no recipiente que o continha. Luis Agote, preocupado pelo problema das hemorragias em pacientes hemofílicos, encarou o problema da conservação prolongada do sangue com a colaboração do laboratorista Lucio Imaz. Suas primeiras tentativas, como o uso de recipientes especiais e a conservação do sangue a temperatura constante, não deram resultado. Buscou então alguma substância que, agregada ao sangue, evitaria a coagulação. Após muitos testes de laboratório in vitro e com animais, Agote, mesmo sem conhecer a origem bioquímica do comportamento, descobriu que o citrato de sódio (sal derivado do ácido cítrico) evitava a formação de coágulos. Luis Agote, longe dos centros científicos mais importantes e avançados, conseguiu resolver o problema das transfusões que angustiava a milhares de médicos recrutados pelos exércitos europeus durante a Primeira Guerra Mundial. Fez grandes contribuições à medicina mundial, que contou desde então com um método de transfusão de sangue simples, inócuo e fácil de executar por um profissional. O jornal norte-americano New York Herald publicou uma síntese do método de Agote e percebeu suas projeções futuras, afirmando que teria muitas outras aplicações além do tratamento de hemorragias agudas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.

A SONDA GALILEU CAI EM JÚPITER

A SONDA GALILEU CAI EM JÚPITER
21 de septembro de 2003

No dia 21 de setembro de 2003, a sonda Galileu, da Nasa, se chocou contra o planeta Júpiter. Era o fim de uma missão que teve início em 18 de outubro de 1989. Seis anos mais tarde – após visitar os asteroides Gaspra e Ida, o planeta Vênus e regressar para a Terra para assistências gravitacionais – a sonda finalmente chegou ao seu destino: Júpiter Depois disso, ela orbitou o gigante gasoso, o mais distante e maior planeta do Sistema Solar. Na sua missão seguinte, a Galilei visitou o satélite Io, também foi observado de perto pela sonda, que captou informações sobre as nuvens de partículas altamente carregadas no seu entorno. Em sua terceira e última missão, ela investigou o vasto oceano de gelo da lua Europa.

No entanto, os resultados mais importantes vieram após a queda da sonda atmosférica em Júpiter, onde foram analisados a composição das nuvens, moléculas, as temperaturas da superfície, velocidade do vento, relâmpagos e tempestades.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.





]http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5281540327789618271&cmm=41168193&hl=pt-BR ACESSO EM 24|09|2012.

É PROCLAMADO O DIA INTERNACIONAL DA PAZ PELA ONU

É PROCLAMADO O DIA INTERNACIONAL DA PAZ PELA ONU
21 de septembro de 1981

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de setembro como o "Dia Internacional da Paz" com o objetivo de comemorar e fortalecer os ideais de paz em cada nação e em cada povo e entre eles em todo o mundo e o cessar fogo nas nações mais violentas. Em tempos conturbados, nos quais as guerras e as hostilidades são as principais características nas nações de todo o mundo, se faz obrigatória uma reflexão sobre os valores que sustentam nossa cultura. Se fizermos da violência e da vingança o valor principal da convivência na vida, não poderá exigir-se que as pessoas reajam com comportamentos pacíficos diante de qualquer conflito ou situação.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.






http://www.espada.eti.br/eventos2012.asp ACESSO EM 24|09|2012.

ACONTECE O “GRANDE INCÊNDIO” DE NOVA YORK

ACONTECE O “GRANDE INCÊNDIO” DE NOVA YORK
21 de septembro de 1776

Na madrugada de 21 de setembro de 1776, a cidade de Nova York era atingida por um incêndio devastador, que teria destruído entre 10% e 25% das estruturas da cidade. De acordo com relatos da época, o fogo teria começado em uma taverna. As chamas se alastraram rapidamente por conta das estruturas de madeira e foi intensificado pelo tempo seco e fortes ventos. O incêndio atingiu a Broadway, nas proximidades da Beaver Street, queimando residências e prédios comerciais.

O incêndio durou o dia todo, até ser contido pela população, com auxílio da mudança nas direções dos ventos. Dentre os prédios destruídos pelo fogo, estava a Igreja da Trindade que posteriormente foi reconstruída e atualmente é um dos pontos turísticos mais famosos da região da Wall Street.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSOEM 24|09|2012.

 

http://reconstruindopassado.blogspot.com.br/ ACESSO EM 24|09|2012.

COMEÇA A MAIOR BATALHA DO MUNDO ANTIGO

COMEÇA A MAIOR BATALHA DO MUNDO ANTIGO
20 de septembro de 451

No dia 20 de setembro de 451, nas planícies do nordeste da França, os hunos e os romanos lutaram na Batalha de Châlons, ou Batalha dos Campos Cataláunicos, em um dos maiores confrontos do mundo antigo, que representou uma importante vitória para o Império Romano do Ocidente. Quase de imediato, a batalha transformou-se em uma carnificina. "Cadavera vero innumera", diziam os romanos, no que poderia ser traduzido como “verdadeiramente incontável quantidade de corpos”.

Châlons foi importante por vários motivos: foi o primeiro conflito que resultou na formação de grandes alianças e na luta de uma maneira ordenada. Alguns historiadores defendem que Châlons foi uma batalha épica porque dela dependiam os rumos da civilização ocidental. Esta batalha também mostrou a vulnerabilidade do poderoso Átila, o poderoso rei dos hunos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EMM 24|09|2012.



GEORGE BUSH ANUNCIA QUE EUA ESTÃO EM GUERRA CONTRA O TERRORISMO

GEORGE BUSH ANUNCIA QUE EUA ESTÃO EM GUERRA CONTRA O TERRORISMO
20 de septembro de 2001

No dia 20 de setembro de 2001, após os atentados do dia 11, em Nova York, o governo do presidente George W. Bush declarava que os Estados Unidos estavam em “Guerra contra o Terrorismo”, em medida anunciada numa "Comunicação a uma Sessão Conjunta do Congresso e do Povo Americano". A decisão resultou na invasão ao Afeganistão, no mesmo ano, e do Iraque, em 2003.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.



http://obscuropixel.blogspot.com.br/ ACESSO EM 24|)9|2012.

MORRE ARTURO ROSENBLUETH

MORRE ARTURO ROSENBLUETH
20 de septembro de 1970

Arturo Rosenblueth nasceu no ano de 1900 e faleceu no dia 20 de setembro de 1970. Foi um médico mexicano, investigador no campo da neurofisiologia e da cibernética; suas contribuições nestas matérias lhe proporcionaram um grande reconhecimento mundial. Iniciou seus estudos de Medicina na Universidade Nacional de México, os quais concluiu na Universidade de Paris, onde fez seu Doutorado. Incorporou-se à Universidade de Harvard como professor de Fisiologia. Regressou ao México, tornou-se o diretor do Departamento de Fisiologia do Instituto Nacional de Cardiologia. Posteriormente ficou a seu cargo a direção do Centro de Investigações e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, função que desempenhou até sua morte. Autor de Cérebro e Mente, uma filosofia da ciência, editado em inglês pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts e depois publicado no México. Obteve o Prêmio Nacional de Ciências no ano de 1963.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.



 profesor


http://50aniversario.cinvestav.mx/comunidad ACESSO EM 24|09|2012.

NASCE A ATRIZ ITALIANA SOPHIA LOREN

NASCE A ATRIZ ITALIANA SOPHIA LOREN
20 de septembro de 1934

No dia 20 de setembro de 1934 nascia, em Roma, Sofia Villani Scicolone, mais conhecida como a atriz italiana Sophia Loren. Ela foi descoberta em 1952, no set de filmagem, pelo produtor de cinema Carlo Ponti, com quem se casou mais tarde, apesar da diferença de 22 anos de idade. Com ele, a atriz teve dois filhos, Carlo Jr. e Edoardo. Ela também foi cunhada de Romano Mussolini, filho de Benito Mussolini.

Em sua carreira de sucesso, Sophia Loren trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman e Lina Wertmüller. Em 1962, ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme Duas Mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.











http://cinema.uol.com.br/ultnot/2011/06/15/sophia-loren-diz-que-aceitou-dublar-carros-2-por-seus-netos-e-por-walt-disney.jhtm ACESSO EM 24|09|2012.

TEM INÍCIO A BATALHA DE VILLARROBLEDO

TEM INÍCIO A BATALHA DE VILLARROBLEDO
20 de septembro de 1836

A Batalha ou Ação de Villarrobledo teve como marco o dia 20 de setembro de 1836 em um lugar chamado Vega de San Cristóbal, contíguo à Ermida homônima, e situado imediatamente ao sul e extramuros desta localidade castelhano-manchega. As tropas combatentes Carlistas foram comandadas pelo militar espanhol, Miguel Gómez Damas e as Liberais por seu par Diego de León e Navarrete. A vitória foi alcançada pela tropa liberal. Constituiu a maior derrota que sofreu o General Don Miguel Gómez em sua expedição, pois às enormes baixas há que se somar a perda quase completa de sua cavalaria, 2000 fuzis e bastante munição. Não se registraram baixas civis, porém, as tropas civis se viram seriamente afetadas, apesar de que, até então, a cidade ainda não dispunha de muralhas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|)9|2012.

TEM INÍCIO NO BRASIL A GUERRA DOS FARRAPOS

TEM INÍCIO NO BRASIL A GUERRA DOS FARRAPOS
20 de septembro de 1835

No dia 20 de setembro de 1835 tinha início a revolução separatista do Rio Grande do Sul, conhecida como Guerra dos Farrapos, um termo depreciativo usado pelos partidários da monarquia para denominar os liberais que estavam no comando da revolta. A República de Rio Grande manteve sua independência por uma década e obteve considerável apoio da população local por conta de suas ideias libertárias e progressistas. Seu primeiro presidente foi o militar Bento Gonçalves da Silva. Em 1839, o estado de Santa Catarina, também independente, se uniu ao Rio Grande do Sul em uma confederação.

Contudo, alguns anos mais tarde, as tropas imperiais derrotaram as forças rebeldes, tanto em março quanto em maio de 1843, enquanto os governos aliados do Uruguai e Argentina abandonavam o apoio aos separatistas. No dia 28 de fevereiro de 1845 foi assinado o Tratado de Poncho Verde, que formalizava o regresso do Rio Grande ao império brasileiro em troca de uma anistia generalizada.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.



http://rvchudo.blogspot.com.br/2011/09/fora-cabral-por-que-20-de-setembro.html ACESSO EM 24|09|2012.

TERREMOTO DEVASTADOR ARRASA A CIDADE DO MÉXICO

TERREMOTO DEVASTADOR ARRASA A CIDADE DO MÉXICO
19 de septembro de 1985

No dia 19 de setembro de 1985, por volta das 7h20 da manhã, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter, na costa mexicana no Pacífico, sacudiu a Cidade do México durante alguns minutos.
Com o tremor, sete mil pessoas morreram oficialmente, mas as estimativas indicam que este número pode ter sido em torno de 35 mil. Após o tremor, grupos de resgate conseguiram salvar quatro mil pessoas dos escombros, incluindo três crianças que ficaram três dias sob as ruínas do Hospital Juarez. A comunidade internacional levou ajuda a 250 mil desabrigados. Ao todo 50 mil pessoas ficaram feridas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.





http://page2rss.com/11b7d4b891093b8a4a3d746e79227bf7 ACESSO EM 24|09|2012.

MORRE O LENDÁRIO GUITARRISTA JIMI HENDRIX

MORRE O LENDÁRIO GUITARRISTA JIMI HENDRIX
18 de septembro de 1970

No dia 18 de setembro de 1970 morria o lendário guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix. Ele morreu aos 27 anos, em um hotel em Londres. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Contudo, sua morte é alvo de controvérsias até hoje.

Nascido no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, (EUA), Hendrix é considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. Após fazer sucesso na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de uma apresentação em 1967, no Festival Pop de Monterey. Três anos mais tarde, Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970.

Sua carreira começou a deslanchar por volta de 1966, quando já tinha a própria banda, Jimmy James and the Blue Flames. Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals que o levou à Inglaterra, onde Jimmy assinou contrato de produção e agenciamento e também formou uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.

Não demorou muito, suas primeiras apresentações em Londres foram um sucesso. Em seguida, obteve mais fama com "Purple Haze", "The Wind Cries Mary" e "Hey Joe", músicas que, na época, chegaram aos top 10. Em 1967, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Are You Experienced", que fez um enorme sucesso. Ao mesmo tempo, as apresentações de Hendrix se tornaram ainda mais explosivas. Em março deste ano, ele foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. No Festival Pop de Monterey, Hendrix voltou a incendiar e quebrar sua guitarra. Depois, em dezembro de 1967, lançou o álbum “Axis: Bold as Love”, que seguiu o estilo de “Are You Experienced”.

Nesta época, Hendrix também vivia atritos com Noel Redding e abusava de drogas e álcool. Essa combinação explosiva resultou em sua prisão no começo de 1968, em Estocolmo, ao destruir um quarto de hotel por conta de um ataque de fúria pela embriaguez.

Pouco tempo depois, veio o terceiro álbum, o duplo Electric Ladyland (1968), com a clássica versão da música de Bob Dylan "All Along the Watchtower". Nesta época, Hendrix decidiu retornar aos EUA e criar seu próprio estúdio em Nova Iorque, batizado de "Electric Lady". Ao mesmo tempo que queria abrir seu horizonte musical, seu relacionamento com a banda foi piorando e o Experience acabou em 1969.

Em agosto, formou uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

 

http://van-halen5150.blogspot.com.br/ ACESSO EM 24|09|2012.

OCORRE A RENDIÇÃO DO PARAGUAI NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA

OCORRE A RENDIÇÃO DO PARAGUAI NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA
18 de septembro de 1865

No dia 18 de setembro de 1865, o tenente-coronel paraguaio Antonio de la Cruz Estigarribia se rendia na presença de D. Pedro II, imperador do Brasil, e dos presidentes Bartolomé Mitre, da Argentina, e Venancio Flores, do Uruguai. Desta maneira, encerrava-se a primeira fase da “Guerra do Paraguai”, em que Solano López lançara sua grande ofensiva nas operações de invasão da Argentina e do Brasil.

Nos meses seguintes, as tropas aliadas libertaram os últimos redutos paraguaios em território argentino, as cidades de Corrientes e São Cosme, na confluência dos rios Paraná e Paraguai, no final de 1865. Ainda neste mesmo ano, houve a ofensiva da Tríplice Aliança, e seus exércitos, com mais de 50 mil homens, se preparavam para invadir o Paraguai. A Guerra do Paraguai estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.





 http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-imperio/segundo-reinado/20-curiosidades-sobre-a-guerra-do-paraguai/ ACESSO EM 24|09|2012.

É FUNDADO O THE NEW YORK TIMES

É FUNDADO O THE NEW YORK TIMES
18 de septembro de 1851

O The New York Times é um jornal que é publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos e em muitos outros países. É propriedade da The New York Times Company, que também possui outras 40 publicações, incluindo o International Herald Tribune e o Boston Globe. O diário é afetuosamente chamado a «Dama Cinza» (Gray Lady, em inglês) e é considerado por muitos o diário por excelência dos Estados Unidos e goza de grande reconhecimento a nível mundial. Foi fundado no dia 18 de setembro de 1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jones. Raymond também foi diretor fundador da agência de imprensa Associated Press (AP) em 1856. O Times originalmente era publicado todas as manhãs, exceto aos domingos. Posteriormente, durante a Guerra Civil, o Times começou a publicar edições dominicais. Ganhou seu primeiro Pulitzer por reportagens e artigos sobre a Primeira Guerra Mundial em 1918. Hoje em dia, o The New York Times é um diário que cria opinião e que muitos leitores tomam como referência. É considerado o «jornal-biblioteca por excelência». Tradicionalmente imprime transcrições de discursos importantes e debates. O Times ganhou 95 prêmios Pulitzer, como reconhecimento a seu prestígio e trabalho jornalístico nos Estados Unidos. Em 1971, descobriu como o governo dos Estados Unidos manipulava a informação que oferecia a seus cidadãos sobre o desenrolar da guerra do Vietnã. Em 1972, trouxe à luz pública o fato de que foi negado a milhares de afro-americanos que sofriam de sífilis o tratamento durante décadas. Em 2004, como último exemplo, revelou a insegurança laboral em muitos locais de trabalho.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.





http://jornale.com.br/angel/page/273/ ACESSO EM 24|09|2012.

NASCE SAMUEL JOHNSON

NASCE SAMUEL JOHNSON
18 de septembro de 1709

Samuel Johnson nasceu no dia 18 de setembro de 1709 e faleceu no dia 13 de dezembro de 1784. Foi uma das figuras literárias mais importantes da Inglaterra da época: poeta, ensaísta, biógrafo, lexicógrafo, e considerado por muitos como o melhor crítico literário no idioma inglês. Johnson era possuidor de um grande talento e de uma prosa com um estilo inigualável. Entre 1747 e 1755, Johnson compôs talvez sua obra mais conhecida, A Dictionary of the English Language (Dicionário da Língua Inglesa). Mesmo tendo sido muito elogiada e incalculavelmente influente, ele não ganhou muito dinheiro com ela. Durante este tempo também publicou uma série de trabalhos quase semanais intitulados The Rambler (O Divagador). Geralmente de temática moral ou religiosa, estes ensaios foram mais sérios do que seu título sugeria, e continuaram aparecendo até 1752. Não foram muito populares, mas uma vez compilados em um único volume tiveram uma grande aceitação mundial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.















 http://www.mensagensefrases.xpg.com.br/autores/Samuel_Johnson.html ACESSO EM 24|09|2012.

NASCE O POLÍTICO E ESCRITOR FERNANDO GABEIRA

NASCE O POLÍTICO E ESCRITOR FERNANDO GABEIRA
17 de septembro de 1941

No dia 17 de setembro de 1941 nascia, em Juiz de Fora (MG), Fernando Paulo Nagle Gabeira, escritor, jornalista e político conhecido pela sua atuação no Partido Verde, no qual é membro-fundador. Ele também é conhecido por suas posições polêmicas como a profissionalização da prostituição, o casamento homossexual e a descriminalização da maconha.

Durante o regime militar no Brasil, participou da luta armada e do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969. O episódio é narrado em seu livro O que é isso, companheiro?, de 1979. Ele foi preso em 1970, em São Paulo, e, numa tentativa de fuga, foi atingido por uma bala nas costas, o que perfurou seu rim, estômago e fígado.

No mesmo ano, foi libertado pela troca do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, que também havia sido sequestrado. O grupo foi banido do país e embarcado para a Argélia. Gabeira ficou exilado entre 1970 e 1979. Neste período, morou em vários países, como Chile, Suécia e Itália. Voltou ao Brasil, em 1979, com a lei da Anistia. Passou a atuar como jornalista e escritor, defendendo o fim do regime militar. Após 1985, apoiou a causa dos direitos das minorias e do meio ambiente.

Durante o exílio, casou-se com sua companheira de militância Vera Sílvia Magalhães. De volta ao Brasil, foi casado por 16 anos com a estilista Yamê Reis, com quem teve duas filhas — a psicóloga Tami e a surfista Maya Gabeira. Eles se divorciaram em 1999. Atualmente, é casado com a atriz e empresária Neila Tavares.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.











http://canalaudiencia.org/tag/entrevistado-do-agora-e-tarde/ ACESSO EM 24|09|2012.

É INAUGURADA A TRADICIONAL CONFEITARIA COLOMBO, NO RIO DE JANEIRO

É INAUGURADA A TRADICIONAL CONFEITARIA COLOMBO, NO RIO DE JANEIRO
17 de septembro de 1894

No dia 17 de setembro de 1894 era inaugurada, no Rio de Janeiro, a tradicional confeitaria Colombo, localizada no centro histórico da cidade e um dos seus principais pontos turísticos. O estabelecimento foi fundado pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão.

Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a “Belle Époque” na então capital da república. Entre 1912 e 1918, os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque “Art Nouveau”, com enormes espelhos de cristal da Antuérpia, emoldurados por frisos talhados em madeira de jacarandá. Em 1922, as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a claraboia do salão de chá, decorada com belos vitrais.

Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.



http://viajandocomatraveltime.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html ACESSO EM 24|09|2012.

MORRE JOÃO DE BRAGANÇA, FILHO DE PEDRO II

MORRE JOÃO DE BRAGANÇA, FILHO DE PEDRO II
17 de septembro de 1688

No dia 17 de setembro de 1688 morria, em Lisboa, D. João de Bragança, filho primogênito e fruto do segundo casamento de Pedro II de Portugal com Maria Sofia de Neuburgo. Ele morreu apenas duas semanas após o seu nascimento, em 30 de agosto de 1688. Do seu primeiro casamento com Maria Francisca Isabel de Sabóia nascera Isabel Luísa Josefa de Bragança, até então herdeira do trono. Os restos mortais do menino estão no Panteão dos Braganças, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.








200anosportugues.blogspot.com ACESSO EM 24|09|2012.


É TRAVADA A BATALHA DE MIRIOCÉFALO

É TRAVADA A BATALHA DE MIRIOCÉFALO
17 de septembro de 1176

A Batalha de Miriocéfalo começou no dia 17 de setembro de 1176 entre o Império Romano comandado pelo rei Manuel I e os turcos seliúcidas dirigidos pelo rei Kilij II, na Frigia (Ásia Menor). A guerra foi conseqüência de outra anterior, a Batalha de Manzikert, na qual os romanos haviam perdido parte de seu território para o leste da Ásia Menor. Este velho conflito foi a causa para que ambas as nações voltassem a se enfrentar. Nesta luta, o império turco conseguiu sair vitorioso. Miriocéfalo teve mais impacto psicológico do que militar, pois demonstrou que o Império Romano ainda não podia derrotar aos seliúcidas do Império Turco, apesar de todos os avanços produzidos no reinado de Manuel.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 24|09|2012.

ONU PROCLAMA O DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

ONU PROCLAMA O DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
16 de septembro de 1994

O ozônio (O3) é um gás que protege a Terra das perigosas radiações ultravioletas do Sol. Sua presença nas camadas altas da atmosfera constitui um poderoso filtro que defende a vida do planeta destas agressivas radiações que são, por exemplo, as que produzem queimaduras quando há uma exposição prolongada ao Sol. Há anos começou a produção e utilização maciça de gases artificiais como os CFC (que contêm cloro) que se mostraram muito úteis em refrigeradores, pulverizadores e aparelhos de ar condicionado. Em 1974 descobriu-se que estes gases atuavam diretamente sobre o ozônio transformando-o em outros compostos e deixando a Terra sem seu filtro de proteção. Isto se mostrou muito evidente quando em 1985 se descobriu do espaço o 'buraco de ozônio', uma enorme zona da atmosfera situada sobre a Antártida em que a camada de ozônio quase não existia, falha que ameaçava estender-se. A conservação da camada de ozônio tornou-se uma das prioridades ambientais em escala mundial. Por este motivo, no dia 16 de setembro de 1994 a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou essa data como o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. Nesse dia se comemora a assinatura do Protocolo de Montreal, em 1987, o primeiro grande acordo mundial sobre um tema do meio ambiente e, até a data, um dos mais eficazes. Neste acordo os países assinantes se comprometeram a reduzir rapidamente a produção de gases artificiais que prejudicassem a camada de ozônio.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM  24|09|2012.






 http://www.facebook.com/EeProfAntonioTerezioMendesPeixoto ACESSO EM 24|09|2012.

DESENCADEIA-SE A NOITE DOS LÁPIS NA ARGENTINA

DESENCADEIA-SE A NOITE DOS LÁPIS NA ARGENTINA
16 de septembro de 1976

É conhecida como "Noite dos Lápis" uma série de seqüestros de dez estudantes secundários, ocorridos durante a noite de 16 de setembro de 1976 e dias consecutivos na cidade de La Plata, Argentina. Este acontecimento é um dos mais representativos dentro do que se recorda como "a repressão" imposta pela ditadura Argentina do então presidente Jorge Rafael Videla, englobada no plano do Processo de Reorganização Nacional, já que os desaparecimentos foram de estudantes, em sua maioria menores de idade. As vítimas eram em grande parte militantes ou ex-militantes da União Estudantil Secundária (UES) de La Plata. Este agrupamento, junto a outros, havia reclamado em 1975 diante do ministério de Obras Públicas a outorga do boleto estudantil secundário, nesse momento inexistente. Ainda que oficialmente nenhum documento oficial assegure que os desaparecimentos se realizaram por causa da reclamação pelo pedido do boleto estudantil, e inclusive dois dos sobreviventes neguem a relação direta entre os seqüestros e a reclamação estudantil especificamente, os diferentes testemunhos realizados pelos sobreviventes tanto na Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (CONADEP) como no Juízo às Juntas intuem esta teoria como válida. Somente três dos estudantes seqüestrados sobreviveram às posteriores torturas e traslados impostos pela ditadura. Ainda que alguns grupos de militares da reserva neguem os feitos como válidos, o estado argentino -em sua totalidade- reconhece sua ação no ocorrido. O caso tomou notoriedade pública em 1985 logo após o testemunho de Pablo Díaz, um dos sobreviventes no Juízo às Juntas. Ele mesmo participou da criação do roteiro que levou a história ao cinema em 1987.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html acesso em 24|09|2-12.