domingo, 19 de agosto de 2012

SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, ALTO FUNCIONÁRIO DA ONU, É MORTO EM ATENTADO À BOMBA NO IRAQUE

SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, ALTO FUNCIONÁRIO DA ONU, É MORTO EM ATENTADO À BOMBA NO IRAQUE
19 de agosto de 2003

No dia 19 de agosto de 2003 morria, em Bagdá, no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, alto funcionário da ONU. Além dele, outras 21 pessoas morreram, vítimas de um atentado atribuído à Al Qaeda contra a sede local da ONU. Nascido no dia 15 de março de 1948, no Rio de Janeiro, ele era funcionário da Organização das Nações Unidas havia 34 anos. Desde o ano anterior ao da sua morte, era Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Sérgio Vieira de Mello era conhecido pelo seu carisma, obstinação, pelo desapego aos holofotes e à ostentação de bens materiais. Por conta do seu tipo atlético, também se tornou celebridade e, por duas vezes, foi eleito o homem mais desejado e charmoso do mundo pelas revistas Vogue e Vanity Affairs, contudo, não compareceu para receber os prêmios.

Filho de um diplomata brasileiro, ele estudou filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), depois continuou seus estudos na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), onde obteve o doutorado. Em 1985, concluiu doutorado em letras e ciências humanas. Entrou para a ONU em 1969 e passou a maior parte de sua vida trabalhando no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, servindo em missões humanitárias e de manutenção da paz. Como negociador da ONU, atuou em alguns dos principais conflitos mundiais - Bangladesh, Camboja, Líbano, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Ruanda e Timor-Leste, entre 1999 e 2002.

Em 1996, foi nomeado assistente do Alto Comissáriado das Nações Unidas para Refugiados, antes de ser enviado para Nova Iorque, em janeiro de 1998, como Secretário-geral-adjunto para Assuntos Humanitários das Nações Unidas. Em maio de 2003, fora indicado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, como seu representante especial, durante quatro meses no Iraque. Com sua esposa francesa, Annie, de quem estava separado, Mello teve dois filhos: Laurent (nascido em 1978) e e Adrien (1980). Na época de sua morte, ele mantinha um relacionamento com a argentina Carolina Larriera, que também trabalhava na ONU.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 19|08|2012.




http://olhonajihad.blogspot.com.br/2011/03/hoje-na-historia-o-embaixador.html ACESSO EM 19|08|2012.



É DECRETADO PELAS NAÇÕES UNIDAS O DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO

É DECRETADO PELAS NAÇÕES UNIDAS O DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO
19 de agosto de 1992

O Dia Internacional da Aviação Civil foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 19 de agosto de 1992, a fim de destacar e promover os benefícios da Aviação Civil Internacional. Desde seu início, a aviação civil internacional tem registrado um impressionante crescimento, não só no tráfico de passageiros, mas no de carga também. Infelizmente, a aviação não tem servido apenas desta maneira, mas também em muitos conflitos bélicos e como alvo de alguns terroristas. No entanto, dia após dia, a Organização da Aviação Civil (OACI) trabalha para estabelecer melhores procedimentos de segurança e para ser mais eficiente nas comunicações e nas viagens internacionais. O papel da Organização da Aviação Civil Internacional é fundamental porque faz com que o transporte aéreo seja mais seguro e busque a maneira mais fácil de viajar de avião de um país a outro. A OACI funciona com uma Assembléia, que é integrada por representantes dos 185 Estados contratantes da ONU, e é o órgão supremo do organismo tendo, além disso, um Conselho formado por integrantes de 33 países.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 19|08|2012.

JULGAMENTO EM SALÉM CONDENA ACUSADAS DE BRUXARIA

JULGAMENTO EM SALÉM CONDENA ACUSADAS DE BRUXARIA
19 de agosto de 1692

No dia 19 de agosto de 1692, ocorreu um dos julgamentos do episódio que ficou conhecido como "Bruxas de Salém", onde mulheres foram julgadas por bruxaria, na pequena povoação de Salém, Massachusetts (EUA). Os julgamentos chegaram ao fim naquele mesmo ano, no mês de outubro. O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada Tituba contou algumas histórias sobre vudus. Tituba e outras mulheres foram julgadas pelo juiz Samuel Sewall. O medo da bruxaria durou cerca de um ano e, neste período, aproximadamente 30 pessoas, a maior parte mulheres, foram condenadas e executadas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 19|08|2012.



http://blogscatolicos.blogspot.com.br/2012/03/inquisicao-protestante.html 19|08|2012.