quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A CRISE DE 29


Crise de 29


O fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) colocou os Estados Unidos em um novo panorama econômico. De maior devedora, a economia norte-americana se transformou na principal credora da economia mundial. Além disso, expandiu o seu parque industrial ao ponto de reter em suas mãos praticamente um terço de todos os produtos industrializados que percorriam o mundo. Mediante tanta prosperidade, vemos que imigrantes de todo o mundo buscavam viver o tal “american way of life”.

O momento de expansão e euforia acabou se refletindo no comportamento do mercado de ações daquele país. Cidadãos das mais variadas classes sociais sonhavam em ascender socialmente investindo grande parte de suas economias no setor de ações. Esperando que a economia sustentasse patamares de crescimento constantes, vemos que a população norte-americana parecia realmente viver um sonho, a ilusão de que seu país não mais reconhecia limites.

Acreditando piamente nos princípios do liberalismo clássico, os governantes norte-americanos não enxergavam a necessidade de interferir nessa incessante onda especulativa. Com o passar do tempo, a capacidade de consumo dos norte-americanos passou a ser superada pela enorme quantidade de mercadorias produzidas pelas indústrias. No entanto, a despeito dessa tendência, as bolsas de valores insuflavam a especulação financeira sobre empresas que só ampliavam suas vendas e mercados.

Contudo, já em 1928, o estouro dessa bolha financeira começou a se manifestar quando o preço das mercadorias acumuladas começou a despencar e as empresas se viram forçadas a reduzir seu quadro de funcionários. Já no ano seguinte, muitos investidores se desesperavam tentado realizar a venda de suas ações para outros possíveis investidores. No dia 24 de outubro daquele ano, uma avalanche de ofertas e a ausência de compradores sentenciaram a quebra da Bolsa de Nova York.

Do dia para a noite, investidores milionários perderam tudo o que tinham em ações sem o menor poder de compra. A situação caótica levou muitos deles a subir no alto dos prédios e dar fim às suas próprias vidas. Milhares de trabalhadores perderam os seus empregos e nações que dependiam do investimento norte-americano viram a sua própria ruína. Na projeção de um incrível efeito dominó, diversas economias do mundo se viram gravemente prejudicadas.

Visando uma solução para o problema, o eleitorado norte-americano promoveu a vitória do democrata Franklin Delano Roosevelt para a presidência. Sob a sua tutela, a economia norte-americana revisou os princípios liberais e empreendeu a intervenção do Estado na economia com a criação do New Deal. No outro lado do Atlântico, vimos a ascensão de regimes totalitários que negavam o capitalismo através da instalação de governos fortemente centralizados.

http://www.brasilescola.com/historiag/crise29.htm ACESSO EM 25\10\2012.

TROPAS DOS EUA E DO CARIBE INVADEM GRANADA

TROPAS DOS EUA E DO CARIBE INVADEM GRANADA
25 de outubro de 1983

Nas primeiras horas do dia 25 de outubro de 1983, tropas norte-americanas e um conjunto de soldados aliados de várias nações da América Central - Barbados, Antígua, República Dominicana, São Vicente, Santa Lúcia e Jamaica - iniciam a operação "Urgent Fury" e invadem a Ilha de Granada. O objetivo era derrotar o governo de Bernard Coard, simpatizante do bloco soviético, que havia chegado ao poder poucos dias antes, no dia 13 de outubro, após derrotar e assassinar o então presidente Maurice Bishop. A defesa de Granada era composta por 1500 soldados e foi reforçada por alguns homens recrutados de um grupo de 700 operários cubanos que estavam trabalhando nas

obras de um novo aeroporto.

Em 24 horas, os Estados Unidos e os seus aliados haviam conquistado o controle de Granada. Os combates resultaram na morte de 45 militares de Granada, 19 norte-americanos, 25 cubanos e 24 civis. Depois de impor um governo liderado por Paul Scoon, os soldados dos EUA se retiraram de Granada em dezembro do mesmo ano.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 25|10|2012.



http://usurpadores.blogspot.com.br/ ACESSO EM 25|10|2012.

MORRE O JORNALISTA VLADIMIR HERZOG




MORRE O JORNALISTA VLADIMIR HERZOG
25 de outubro de 1975

No dia 25 de outubro de 1975 morria o jornalista, dramaturgo e professor Vladimir Herzog, em São Paulo. Nascido na Croácia (na época Reino da Iugoslávia), no dia 27 de junho de 1937, era de origem judia e veio com a família para o Brasil por conta da Segunda Guerra Mundial. Seu nome original é Vlado, que ele considerava muito exótico. Então, para se ambientar melhor aos trópicos, passou a assinar como Vladimir. O jornalista, morto durante o regime militar, virou símbolo na luta pela democratização do Brasil. A versão oficial de que Herzog teria cometido suicídio nunca foi aceita pela sociedade.

Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, trabalhou, a partir de 1959, no jornal O Estado de São Paulo e também na BBC de Londres. Nos anos 70, assumiu a direção do departamento de telejornalismo da TV Cultura, de São Paulo. Foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e atuou como dramaturgo. Era conhecido por sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro e pela luta contra a ditadura.

No dia 24 de outubro de 1975, quando era diretor de jornalismo da TV Cultura, Herzog foi convocado a prestar depoimento sobre sua conexão com o Partido Comunista Brasileiro. No dia seguinte, foi encontrado enforcado com a gravata de sua própria roupa. Apesar da causa oficial indicar suicídio por enforcamento, suspeita-se ela foi causada pelas torturas. O jornalista era casado com a publicitária Clarice Herzog, com quem tinha dois filhos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 25|10|2012.





http://flaviomoraispiaui.blogspot.com.br/2012/03/oea-denuncia-brasil-por-assassinato-do.html ACESSO EM 25|10|2012.

NASCE O PINTOR ESPANHOL PABLO PICASSO

NASCE O PINTOR ESPANHOL PABLO PICASSO
25 de outubro de 1881

No dia 25 de outubro de 1881, nascia Pablo Ruiz y Picasso, um dos mais famosos pintores do mundo. Espanhol de Málaga, ele foi o precursor do movimento cubista e influenciou a arte no século 20, tanto na pintura quando na escultura. Com talento reconhecido pelos pais deste criança, estudou arte em Barcelona e se mudou para Paris em 1904. Três anos depois, pintou “Les Demoiselles d'Avignon”, que mostrou sua influência e fascinação pela arte primitiva e esculturas, principalmente as de origem africana. Esse quadro representa um ponto de virada na arte porque abriu as portas para os movimentos cubista e abstrato. Trabalhando com o seu amigo e colega Georges Braque, Picasso começou a pintar de maneira analítica e com formas geométricas. Seu quadro The Three Musicians (1921) é uma das maiores realizações usando esta técnica. Um dos seus quadros bastante conhecido é Guernica, de 1937,considerada por muitos sua obra prima. A enorme pintura foi uma resposta de Picasso ao bombardeio, no mesmo ano, pelas forças fascistas contra a cidade espanhola, homenageada com o nome do quadro.

Picasso permaneceu na França durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi proibido de exibir o seu trabalho após a ocupação alemã. Ele se juntou ao Partido Comunista Francês, em 1944. Em 1955, se mudou para a Riviera francesa. Picasso continuou a trabalhar com uma inacreditável rapidez e velocidade – como pintor, escultor, ceramista, designer e artista gráfico – até os 90 anos. O valor de seu patrimônio era estimado em mais de US$ 500 milhões quando ele morreu no dia 8 de abril de 1973, em Mougins, França.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 25|10|2012.





http://www.portalcodisma.com.br/?p=6375 ACESSO EM 25|10|2012.

BRASIL E ARGENTINA ENTRAM EM GUERRA PELA POSSE DA PROVÍNCIA ORIENTAL OU CISPLATINA

BRASIL E ARGENTINA ENTRAM EM GUERRA PELA POSSE DA PROVÍNCIA ORIENTAL OU CISPLATINA
25 de outubro de 1825

No dia 25 de outubro de 1825, o Brasil declarou guerra às Províncias Unidas quando Buenos Aires reincorporou a Província Oriental, ou Cisplatina, ao seu território. Em 1821, o império brasileiro havia invadido e anexado o atual território do Uruguai, incorporando-o à Província Cisplatina. A Argentina sofreu a invasão de Missões e ataques às províncias de Corrientes e Entre Rios, além de ataques navais da frota brasileira.

Contudo, as tropas de Buenos Aires, com a ajuda das forças uruguaias, fizeram seus adversários retrocederem após mais de três anos de combates terrestres e navais. Na batalha de Ituzaingo, em 20 de fevereiro de 1827, os argentinos derrotaram definitivamente as forças brasileiras.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 25|10|2012.



 http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Cisplatina ACESSO EM 25|10|2012.

É TRAVADA A BATALHA DE AZINCOURT

É TRAVADA A BATALHA DE AZINCOURT
25 de outubro de 1415

A Batalha de Azincourt terminou com a inesperada vitória que as forças inglesas, dirigidas por Enrique V da Inglaterra, alcançaram sobre as tropas francesas comandadas pelo marechal Juan le Maingre, em 25 de outubro de 1415, nesta cidade do norte de França, no transcurso da Guerra dos Cem Anos. Azincourt foi um ponto chave desse longuíssimo conflito, e onde se deu início a uma nova fase do mesmo, na qual os ingleses se apoderaram de meia França. Superados amplamente em número, os soldados de Enrique V de Inglaterra pretendiam restaurar os direitos de seu rei sobre o controle dos territórios que sua coroa possuía na França. Mas os franceses não puderam recuperar-se de Azincourt: ali haviam perdido cinco duques, doze condes, 600 barões e uma multidão de cavalheiros, cortesãos e dirigentes. A estrutura política, econômica e militar da França havia sido decapitada, e esta circunstância produziu uma confusão que permitiu aos ingleses ganhar tempo e exercer uma hegemonia sobre o território continental francês, que levou décadas para ser neutralizada.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 25|10|2012.



 http://www.guiamilitar.com/guiamilitar/?p=449 ACESSO EM 25|10|2012.