sábado, 4 de agosto de 2012

DAMA DE ELCHE



http://www.damadeelche.es/cgi-sys/suspendedpage.cgi

FOI DESCOBERTA A DAMA DE ELCHE

FOI DESCOBERTA A DAMA DE ELCHE
04 de agosto de 1897

A Dama de Elche é uma obra única que data no século IV a. C. e não é comparável com nenhuma outra descoberta ibérica. Mede 56 cms. de altura e tem em suas costas uma cavidade esférica de 18 cms. de diâmetro e 16 de profundidade, que com toda a certeza servia para introduzir relíquias, objetos sagrados ou cinzas de qualquer defunto. Outras figuras ibéricas de caráter religioso, encontradas em outros lugares, têm também em suas costas um buraco e, como a Dama, seus ombros se mostram ligeiramente curvados para frente. A obra foi descoberta em 4 de agosto de 1897, quando os operários de uma fazenda estavam aplainando uma ladeira com fins agrícolas. Segundo a lenda local, um garoto de 14 anos que ajudava na tarefa foi quem fez a descoberta, quando aproveitando o descanso dos peões, começou a escavar e descobriu a peça. Atualmente a obra se encontra no Museu Arqueológico Nacional da Espanha (Madri), e é considerada uma das relíquias mais importantes da época.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 04\08\2012

Anita Garibaldi

Anita Garibaldi

Anita Garibaldi quebrou os padrões de sua época ao se envolver na luta revolucionária.

Nascida na cidade catarinense de Laguna (SC), Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva teve uma origem familiar humilde combinada com uma boa educação. Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.

Logo se mostrando apaixonada por Giuseppe, Ana Maria resolveu abandonar o seu infeliz matrimônio para que ao lado do revolucionário italiano marcasse a História com o nome de Anita Garibaldi. No tempo em que Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, que tomou Santa Catariana, Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo companheiro e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas que representavam o Império Brasileiro. Presa e grávida do seu primeiro filho, ela foi enganosamente informada que Garibaldi havia falecido nos campos de batalha. Inconformada e duvidosa sobre a informação, ela pediu aos oficias que a deixem procurar o marido entre os corpos. Nesse instante, desconfiando do que lhe fora dito, ela saltou em um cavalo e fugiu dos oficiais que a vigiavam.

Após atravessar um rio e passar alguns dias sem alimento, ela buscou refúgio entre alguns revolucionários. Poucos dias depois, Anita e Giuseppe se encontraram na cidade de Vacaria. Já em 1841, o casal seguiu para a cidade de Montevidéu, para apoiar outra revolta contra o ditador uruguaio Fructuoso Rivera. Após a participação nos conflitos, Anita foi enviada para a Itália, em 1847, para realizar os preparativos que receberiam o marido e uma tropa de mil homens que participariam das guerras de unificação da Itália.

Nesse novo conflito, o casal chegou até acidade de Roma, que havia sido posta como a capital da nova República Romana. Apesar da conquista, tiveram que enfrentar a opulência das forças franco-austríacas, e bateram em retirada nas ofensivas que marcaram a Batalha de Gianicolo. Acompanhados por, aproximadamente, quatro mil soldados, o casal de revolucionários ainda teve de suportar a pressão de outros exércitos contrários ao processo de unificação.

Quando atingiram a cidade de San Marino, a embaixada norte-americana ofereceu um salvo conduto que poderia tirar o casal daquela penosa situação de risco. Não aceitando o convite, por temer a desarticulação do processo de unificação, Anita e Giuseppe continuaram a sua fuga. A essa altura, esgotada pela quinta gravidez, a valente revolucionária ficou abatida ao enfrentar uma grave crise de febre tifoide. Não resistindo, Anita faleceu nas proximidades de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.

Ferozmente perseguido pelos soldados austríacos, Garibaldi não teve sequer a oportunidade de acompanhar os cortejos fúnebres da esposa. Partindo para o exílio, o revolucionário italiano ficou dez anos fora da Itália. Somente em 1932, o corpo de Anita Garibaldi foi definitivamente transferido para a colina de Janiculo, localizada na porção ocidental da cidade de Roma.

http://www.brasilescola.com/historia/anita-garibaldi.htm ACESSO EM 04\08\2012.

Anita Garibalde



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-farroupilha/anita-garibaldi.php ACESSO EM 04\08\2012.

MORRE ANITA GARIBALDI, A "HEROÍNA DOS DOIS MUNDOS"

MORRE ANITA GARIBALDI, A "HEROÍNA DOS DOIS MUNDOS"
04 de agosto de 1849

No dia 4 de agosto de 1849 morria, em Mandriole, na Itália, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi ou a "Heroína dos Dois Mundos". Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna (SC), durante a durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. Na época, Garibaldi tinha 32 anos.

O local de nascimento de Anita é alvo de controvérsias. Em 1998 uma ação judicial determinou que ela seria natural de Laguna, onde teria nascido no dia 30 de agosto de 1821, apesar de alguns estudiosos afirmarem que ela seria de Lages (SC).

Assim que conheceu Giuseppe, Anita se apaixonou e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Enquanto estiveram juntos, tiveram quatro filhos – um deles morreu aos dois anos. Anita seguiu seu marido nos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália, onde presenciou a proclamação da República Romana, em 1849, mesmo ano da sua morte. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu.

Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem. Seu nome foi dado a dois municípios, ambos em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em 2012, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 04\08\2012.

CHAMPAGNE


http://br.freepik.com/fotos-gratis/copo-de-champagne-esferas-jesus-cristo-beads_323089.htm ACESSO EM 04\08\2012.

O DIA EM QUE O CHAMPANHE FOI INVENTADO

O DIA EM QUE O CHAMPANHE FOI INVENTADO
04 de agosto de 1693

O dia 4 de agosto de 1693 é tradicionalmente a data a qual é atribuída a invenção do champanhe ou champanha, vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França. A descoberta dessa bebida foi obra dos monges Dom Pérignon e Dom Ruinart. Tradicionalmente, a flûte é o tipo de taça usada para saborear o champanhe.

Um dos motivos para a fama mundial da bebida é que ela passou a ser usada nas coroações dos reis franceses e, desta maneira, ficou conhecida como o vinho dos reis. A Dom Pérignon são atribuídas algumas mudanças fundamentais na produção do champanhe. Entre as suas descobertas estão a mistura de diferentes vinhos da região, o uso de garrafas de vidro mais espesso, o uso da rolha de cortiça e a escavação de adegas profundas.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 04\08\2012.

É FUNDADA A CIDADE DE YUNGAY

É FUNDADA A CIDADE DE YUNGAY
04 de agosto de 1540

A cidade peruana de Yungay, capital da província homônima, foi visitada pela primeira vez pelos conquistadores espanhóis, que em 4 de agosto de 1540 fundaram a cidade de Yungay. Neste território, em 20 de janeiro de 1839, realizou-se a Batalha de Yungay na qual foi dissolvida a Confederação Peru-Bolívia com a vitória do Exército Unido Restaurador Peru-Chile. Em 31 de maio de 1970 um grave terremoto (de magnitude 7.8 na escala de Richter) sacudiu o vale. Como resultado do forte movimento telúrico, um enorme pedaço de material congelado, assim como rochas, se desprenderam da montanha Huascarán caindo verticalmente sobre pequenas lagoas glaciais a uma velocidade próxima de 200km/h, apagando do mapa o povoado de Yungay. Estima-se que a enorme parte separada pela avalanche media 1.000 m de largura por 1.500 m de comprimento e que no total se desprenderam mais de 10.000 metros cúbicos de gelo e rochas do Huascarán. Milhares de pessoas morreram instantaneamente quando as rochas e o gelo chegaram no local. Atualmente existe um memorial em homenagem às pessoa ali sepultadas. O terremoto em si foi tão severo que matou mais de 30.000 pessoas nas proximidades do epicentro. O número de mortos chegou a 50.000. Este evento é considerado o pior desastre natural já ocorrido na zona central da América do Sul.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html? ACESSO EM 04\08\2012.