quinta-feira, 26 de julho de 2012

NAVIO BRASILEIRO É AFUNDADO POR SUBMARINO ALEMÃO NA SEGUNDA GUERRA

NAVIO BRASILEIRO É AFUNDADO POR SUBMARINO ALEMÃO NA SEGUNDA GUERRA
26 de julho de 1942

No dia 26 de julho de 1942, o navio mercante brasileiro Tamandaré foi atingido por um torpedo do submarino alemão U-66, próximo de Trinidad e Tobago, que causou a morte de quatro tripulantes entre os 52 a bordo. Foi o 13o. navio brasileiro atacado pelos submarinos do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial. O navio afundou em menos de uma hora, e os sobreviventes foram resgatados por um barco dos EUA.

O nome do navio foi uma homenagem ao Almirante Tamandaré, herói nacional e patrono da Marinha de Guerra do Brasil.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26\07\2012.

NASCE O REVOLUCIONÁRIO HÉLIO OITICICA, PINTOR, ESCULTOR E ARTISTA PLÁSTICO

NASCE O REVOLUCIONÁRIO HÉLIO OITICICA, PINTOR, ESCULTOR E ARTISTA PLÁSTICO
26 de julho de 1937

No dia 26 de julho de 1937 nascia, no Rio de Janeiro, Hélio Oiticica, pintor, escultor e artista plástico, considerado um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e reconhecido internacionalmente. Ele também é autor do livro “O anarquismo ao alcance de todos” (1945).

Na década de 1960, Hélio Oiticica criou o Parangolé, uma espécie de capa, que só mostra plenamente suas formas, cores e imagens a partir dos movimentos de alguém que a use. Desta maneira, a obra é considerada uma escultura móvel. Outra criação são os bólides, recipientes manuseáveis com o objetivo de transcender a "fisicalidade" do objeto (ou seja, a tridimensionalidade). O artista também excerceu influência em outras esferas e, com suas obras, ajudou a formar o movimento musical da Tropicália nos anos 1960 e 1970.

Ele morreu no dia 22 de março de 1980, no Rio de Janeiro, vítima de um acidente vascular cerebral. Quase 20 anos após sua morte, em 16 de outubro de 2009, um incêndio destruiu cerca 90% do acervo de Oiticica, na casa do seu irmão, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26\07\2012.

ASSASSINATO DO GOVERNADOR DA PARAÍBA É ESTOPIM PARA REVOLUÇÃO DE 1930

ASSASSINATO DO GOVERNADOR DA PARAÍBA É ESTOPIM PARA REVOLUÇÃO DE 1930
26 de julho de 1930

No dia 26 de julho de 1930 era assassinado, em Recife, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, então governador do estado da Paraíba. Sua morte serviu como estopim para a Revolução de 30, golpe de estado liderado por Getúlio Vargas. O crime foi cometido por João Dantas, na Confeitaria Glória.



Durante seu governo, entre os anos de 1928 e 1930, João Pessoa promoveu uma reforma na estrutura político-administrativa, instituiu a tributação sobre o comércio entre o interior paraibano e o porto de Recife, medida que gerou descontentamento entre os fazendeiros do interior. Defensores de João Pessoa alegam que ele combateu as oligarquias locais e era contrário aos interesses de grupos tradicionais, embora sua origem fosse de família de oligarcas.

A cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, é assim denominada em memória ao governador assassinado. João Pessoa nasceu no dia 24 de janeiro de 1878, em Umbuzeiro (PB). Ele tinha 52 anos quando foi assassinado.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26\07\2012.

DIA DA VOVÓ



Dia da Vovó

Os idosos merecem respeito e consideração de todos

Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.

Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.

Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.

O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.

No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, etc.

Além disso, oferecer lembrancinhas e presentes para agradá-los também é uma forma de mostrar que são amados e que recebem consideração. Os objetos a serem oferecidos devem estar de acordo com as idades e os interesses dos avós, para não ficarem guardados. Normalmente gostam de perfumes suaves, cremes, sabonetes, pijamas ou camisolas de malhas confortáveis, roupões de banho, chinelos que acondicionem bem os pés, sapatos baixos e confortáveis com solado antiderrapante, dentre vários outros.

Os idosos também gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.

Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.


http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-vovo.htm ACESSO EM 26\07\2012.

NASCE O PSIQUIATRA SUÍÇO CARL JUNG

NASCE O PSIQUIATRA SUÍÇO CARL JUNG
26 de julho de 1875

No dia 26 de julho de 1875 nascia, em Kesswil, na Suíça, Carl Gustav Jung, psiquiatra, fundador e primeiro presidente da Associação Psicoanalítica Internacional, tornando-se uma figura chave para o início da pesquisa da psicanálise. Carl Jung, inicialmente, ficou impressionado com as teorias de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Os dois se tornaram muito amigos, e Freud acreditava que Jung seria o seu herdeiro inquestionável na condução intelectual do movimento psicoanalítico. Ambos tinham uma diferença de idade de quase 20 anos, e Freud passou a tratar Jung quase que como um filho adotivo. Durante os seus estudos, Jung procurou fazer uma abordagem teórica e clínica com ênfase na conexão funcional entre a estrutura da pisque e suas manifestações culturais. Isso o impulsionou a incorporar em sua metodologia noções extraídas da antropologia, alquímia, dos sonhos, da arte, da mitologia, da religião e da filosofia. Ele morreu no dia 6 de junho de 1961 morria, em Küsnacht, também na Suíça.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 26\07\2012.