segunda-feira, 30 de julho de 2012

Benito Mussolini


Benito Mussolini foi um político italiano que nasceu em Dovia di Predappio. Filho de um ferreiro anarquista revolucionário chamado Alessandro Mussolini e de uma professora chamada Rosa Maltoni. Embora viesse a se tornar um dos maiores oradores do século XX, seus pais acharam que era mudo, pois começou a falar muito tarde. Cursou magistério e acabou sendo professor, mas nunca durante espaços muito longos já que viajava muito. Logo teve problemas com as autoridades e foi expulso da Áustria e da Suíça, onde tinha tido contato com o movimento irredentista (doutrina segundo a qual um povo deve aspirar à complementação da própria unidade territorial nacional, anexando terras sujeitas à dominação estrangeira, baseada em uma teoria de uma identidade étnica ou de uma precedente posse histórica, suposta ou verdadeira).
Em sua primeira filiação política, contudo, aproximou-se do Partido Socialista, atraído pela sua ala mais radical. Do socialismo, mais do que seus postulados sociais e reformadores, foi seduzido pela sua vertente revolucionária. Em 1910, foi nomeado secretário da federação provincial de Forli e, logo em seguida, tornou-se editor do semanário La Lotta di classe (A Luta de Classes).

A vitória da ala radical no congresso de Reggio nell’Emilia, celebrado em 1912, proporcionou-lhe maior protagonismo no seio da formação política, que aproveitou para ficar responsável pelo periódico milanês Avanti, órgão oficial do partido. Mesmo assim, suas opiniões sobre os enfrentamentos armados da “semana vermelha” , em 1914, motivaram certa inquietude entre seus companheiros, atemorizados por seu radicalismo. A divisão entre o partido e Mussolini aumentou quando foi proclamada a neutralidade de Mussolini, depois da entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914. Em novembro do mesmo ano, fundou o periódico Il Popolo d’Italia, de tendência ultranacionalista, fato que lhe custou a expulsão do Partido Socialista.

Posteriormente, Mussolini quis capitalizar o sentimento de insatisfação que tomou conta da sociedade italiana depois do fim da contenda e chamou o povo à luta contra os partidos de esquerda, responsáveis, segundo Mussolini, pela ruína e, desta, forma criou os fasci di combattimento, grupos armados de agitação que foram o início do partido fascista. Mussolini ganhou a simpatia de grandes proprietários e foi eleito deputado nas eleições de maio de 1921.

A impotência do país para enfrentar a situação em que se encontrava e a dissolução do parlamento abriram caminho para a denominada marcha sobre Roma, esta aconteceu no dia 22 de outubro de 1922. Sua entrada triunfal na capital italiana, ocorrida sem nenhuma oposição, visto que aconteceu com apoio do exército e do governo, motivou a nomeação de Mussolini para primeiro ministro por parte do rei Vitor Manuel III.

Gradualmente, ainda que com maior ímpeto depois do assassinato do deputado socialista Giacomo Matteotti, em 1924, Mussolini instaurou-se como único poder, aniquilou qualquer forma de oposição e acabou por transformar seu governo numa ditadura. Apoiado por um amplo setor da população e com um eficaz sistema de propaganda, realizou grandes investimentos em infra- estruturas e recuperou velhos projetos expansionistas, como a conquista da Etiópia (1935) e a anexação da Albânia (1939).

Depois que Hitler chegou ao poder na Alemanha, Mussolini foi se aproximando do nazismo e, logo após as primeiras vitórias nazistas na Segunda Grande Guerra, que o ditador italiano julgou serem definitivas, declarou guerra aos aliados. Contudo, o fracasso do exército italiano na Grécia, Líbia e África oriental, bem como o avanço das tropas aliadas, motivaram sua prisão, ordenada por Vitor Manuel III, que depois de um golpe de Estado, decretou o fim do fascismo.

Libertado por paraquedistas alemães, no dia 12 de setembro de 1943, Mussolini criou uma república fascista no norte da Itália, mas o avanço das tropas aliadas o obrigou a fugir para a Suíça. Mussolini, disfarçado de oficial alemão, tentou atravessar a fronteira e foi descoberto em Dongo por membros da resistência (27 de abril de 1945). No dia seguinte foi fuzilado junto com sua companheira: Clara Petacci.

http://www.infoescola.com/biografias/benito-mussolini/ ACESSO EM 30\07\2012.
TRÊS MESES JUNTOS.....


HOJE FAZEM TRÊS MESES QUE A GENTE FICOU PELA PRIMEIRA VEZ, PARECE QUE FOI ONTEM....MAS O TEMPO PASSA E AQUI ESTAMOS CADA VEZ MAIS APAIXONADOS, LINDA QUERO DIZER QUE NÃO CONSIGO MAIS FICAR LONGE DE TI.....QUERO VOCÊ COMIGO PARA SEMPRE MINHA LINDA.....
PODIA COLOCAR QUALQUER FRASE PRONTA AQUI MAS NENHUMA IRIA EXPRESSAR MINHA LINDA O QUANTO EU ..........
TE ADORO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ESTAGIÁRIA MONICA LEWINSKY ENTREGA VESTIDO DE ENCONTRO AMOROSO COM BILL CLINTON

ESTAGIÁRIA MONICA LEWINSKY ENTREGA VESTIDO DE ENCONTRO AMOROSO COM BILL CLINTON
30 de julho de 1998

No dia 30 de julho de 1998 veio a público mais um dos detalhes dos supostos encontros amorosos entre a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky e o presidente norte-americano Bill Clinton. Neste dia, Lewinsky entregou ao promotor Kenneth Star o vestido manchado com o sêmen do presidente. Embora, no início, ambos tenham negado qualquer relação, a notícia do relacionamento ganhou proporções mundiais e ficou conhecida como "O escândalo Lewinsky". Mais tarde, Monica admitiu que manteve sexo oral com o Clinton. No ano seguinte, foi lançado o livro "Monica's Story", nos EUA, uma biografia autorizada que detalha o caso com o ex-presidente norte-americano.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

MORRE O FOLCLORISTA LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

MORRE O FOLCLORISTA LUÍS DA CÂMARA CASCUDO
30 de julho de 1986

No dia 30 de julho de 1986 morria na cidade de Natal (RN), Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, professor, advogado e jornalista. Durante sua vida, produziu extensa obra, com 31 livros, entre eles o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952).

Nascido no dia 30 de dezembro de 1898, em Natal, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde pesquisou manifestações culturais brasileiras. Câmara Cascudo está entre os intelectuais brasileiros que mais produziram, obtendo reconhecimento mesmo vivendo toda a sua vida em Natal, longe de grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

MORRE THOMAS GRAY

MORRE THOMAS GRAY
30 de julho de 1771

Thomas Gray foi um poeta inglês que nasceu em 26 de Dezembro de 1716 e faleceu em 30 de Julho de 1771. Estudou nas universidades de Eton e Cambridge. Em meados de 1741-1742 começou a escrever poesia em inglês em lugar do latim, criando um fragmento de uma tragédia raciniana, Agripina (publicada em 1775). Em 1750 terminou o poema que lhe trouxe a fama, 'Elegia Escrita num Cemitério Camponês', e o enviou a seu amigo, o escritor Horace Walpole, que fez questão de que fosse publicado (1751). Enquanto vivia em Cambridge, Gray escreveu O Progresso da Poesia (1754). Em 1757, recusou a nomeação de poeta e em 1768 começou a dar aulas como catedrático de história e línguas modernas. Entre seus poemas encontram-se 'Ode on a Distant Prospect of Eton College' (1747), 'Sonnet on The Death of Mr Richard West' (1775), e 'The Bard' (1757). Quando seus deveres escolares lhe permitiam, viajava por toda a Inglaterra à procura de paisagens pitorescas e monumentos antigos, cujas impressões ficaram plasmadas no Diário (1775). Thomas Gray é considerado como precursor dos poetas do romantismo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

NASCE GIORGIO VASARI

NASCE GIORGIO VASARI
30 de julho de 1511

Giorgio Vasari nasceu em 30 de Julho de 1511 e faleceu em 27 de Junho de 1574. Foi um arquiteto, pintor e escritor italiano, famoso, sobretudo, por suas biografias de artistas italianos, coleção de métodos, episódios, rumores e lendas compiladas no livro "Vite", que trata sobre a vida dos melhores arquitetos, pintores e escultores italianos (1542-1550; segunda edição ampliada em 1568) fonte primordial para o conhecimento da história da arte italiana. Vasari desfrutou de alta reputação durante sua vida e amealhou uma considerável fortuna. Também desfrutou da consideração de seus compatriotas de Arezzo, cidade dependente de Florência, onde terminou de construir em 1547 uma bela casa - agora um museu consagrado a ele - e a cuja decoração dedicou muito esforço. Foi nomeado representante do Conselho Municipal de sua cidade natal. Foi também colecionador de desenhos, que em alguns casos lhe serviram para formular os julgamentos artísticos que incluiu em suas Vidas. Vasari era de certo modo um romântico, lúcido e entusiasta diante do papel inovador que estava desempenhando no movimento realista do qual participava.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

MORRE O COMEDIANTE MUSSUM, DE OS TRAPALHÕES

MORRE O COMEDIANTE MUSSUM, DE OS TRAPALHÕES
29 de julho de 1994

No dia 29 de julho de 1994 morria, em São Paulo, Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, integrante do quarteto Os Trapalhões. Ele morreu aos 53 anos, após complicações por conta de um transplante de coração.

Nascido em 7 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, Mussum gravou quase 30 filmes com Os Trapalhões e também participou de várias atrações televisivas ao longo de sua carreira. Mussum ainda fez parte do grupo “Os Originais do Samba”, caracterizado pelas roupas coloridas, que fez sucesso na TV nos anos 1970, incluindo apresentações em outros países.

A carreira de Mussum como humorista começou em 1965, no programa humorístico Bairro Feliz, da TV Globo. Neste show, conta-se que Grande Otelo teria dado o apelido de Mussum ao comediante, uma referência a um peixe escorregadio e liso, que consegue facilmente sair de situações embaraçosas.

Por conta dos compromissos com Os Trapalhões, Mussum deixou os Originais do Samba, mas não se afastou da indústria musical. Ele gravou discos com Os Trapalhões e um álbum solo dedicado ao samba. Mussum é considerado por alguns fãs como o mais engraçado de Os Trapalhões. Ele ficou conhecido por adicionar as terminações "is" ou "évis" em palavras como forévis e cacíldis, e também pelo seu "mé", gíria que usava para falar de cachaça.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

BRASIL CONQUISTA PRIMEIRO TÍTULO DE COPA DO MUNDO

BRASIL CONQUISTA PRIMEIRO TÍTULO DE COPA DO MUNDO
29 de julho de 1958

Com um elenco que fez história, a seleção brasileira de futebol comemorou no dia 29 de julho de 1958 o seu primeiro título de Copa do Mundo, na Suécia. Os grandes destaques da equipe foram Pelé e Garrincha, que despontaram para o mundo como grandes craques da bola.

A equipe dirigida pelo técnico Vicente Feola começou a competição no grupo 4, com Áustria, Inglaterra e União Soviética. Na estreia, vitória por 3 a 0 sobre os austríacos. No jogo seguinte, contra os ingleses, empate sem gols. Na última rodada, contra os soviéticos, o Brasil venceu por 2 a 0 e garantiu o primeiro lugar na chave.

Nas quartas de final, o Brasil teve dificuldades para vencer o País de Gales. A vitória foi magra, por 1 a 0, com gol de Pelé. Nas semifinais, os brasileiros derrotaram a França por 5 a 2. Na final, contra os donos da casa, o Brasil voltou a vencer pelo mesmo placar e passou a escrever definitivamente o seu nome da história como grande potência do futebol mundial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

NASCE BENITO MUSSOLINI, FUNDADOR DO FASCISMO

NASCE BENITO MUSSOLINI, FUNDADOR DO FASCISMO
29 de julho de 1883

No dia 29 de julho de 1883 nascia, em Predappio, na Itália, Benito Amilcare Andrea Mussolini, político italiano considerado uma das figuras chaves da criação do Fascismo. Em 1922, ele se tornou primeiro ministro italiano e, mais tarde, recebeu do rei Vítor Emanuel III o controle supremo das forças armadas da Itália. Em 1940, inseriu a Itália na Segunda Guerra Mundial ao lado do Eixo.

Três anos depois de entrar na guerra, Mussolini foi deposto e preso em Gran Sasso. Contudo, pouco depois, foi resgatado pelas forças especiais alemãs. Depois disso, chefiou a República Social Italiana em partes do país que não haviam sido ocupadas por forças aliadas. No final de abril de 1945, com a aparente derrota na Guerra, tentou fugir para a Suíça, mas foi capturado e executado próximo ao Lago de Como por guerrilheiros italianos no dia 28 de abril de 1945 em Mezzegra, na Itália. Seu corpo - assim como o de sua esposa Clara Petacci e outros companheiros - foi trazido para Milão, onde foi pendurado de cabeça para baixo para a exibição pública e confirmação de sua morte. Até hoje não se sabe quem foi o autor dos tiros que matou Mussolini.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

NASCE A PRINCESA ISABEL

NASCE A PRINCESA ISABEL
29 de julho de 1846

No dia 29 de junho de 1846 nascia, no Rio de Janeiro, a princesa Isabel, uma das mulheres de grande destaque na história do Brasil. Conhecida pela sua luta pelo fim da escravidão no Brasil, ela decretou, no dia 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, o fim do trabalho escravo no país.

Milhões de escravos foram libertados após mais de três séculos de uso desse tipo de mão de obra. Por ter acabado com a escravidão no Brasil , que atingiu 12 milhões de africanos, o papa João XIII ofereceu à princesa a comenda da Rosa de Ouro. Anos antes, ela já tinha sancionado a Lei do Ventre Livre, no dia 28 de setembro de 1871, que deu um passo fundamental para a extinção da escravidão. Por esta lei, todos os filhos de escravos nasciam livres.

A princesa Isabel foi regente do Império em três ocasiões, sempre durante viagens do imperador Dom Pedro 2º para a Europa. Fato raro na época, a princesa Isabel só teve o seu primeiro filho, Pedro de Alcântara, 11 anos após seu casamento, em 1864, com Gastão de Orléans, o conde d'Eu. Depois, nasceram outros dois filhos: Luiz Maria Felipe e Antônio Gusmão Francisco.

Com a proclamação da República, em 1889, a família real deixou o Brasil para se exilar na Europa. A princesa Isabel viveu os seus últimos dias em Paris, com grandes dificuldades de locomoção no final de sua vida. Um curiosidade é o tamanho do seu nome completo: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d'Orléans. A princesa morreu morreu no dia 14 de novembro de 1921, durante seu exílio na Europa, na cidade francesa de Eu.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

NASCE ALEXANDRE DUMAS (FILHO)

NASCE ALEXANDRE DUMAS (FILHO)
29 de julho de 1824

Filho natural de Alexandre Dumas e Marie-Catherine Labay, costureira, foi, como seu pai, um autor mundialmente reconhecido. Nasceu em 28 de Julho de 1824 e faleceu em 27 de Novembro de 1895. Em 1831, seu pai o reconheceu legalmente e tentou lhe dar a melhor educação possível na instituição Goubaux e na academia Bourbon. As leis, naquela época, permitiram que Dumas (pai) separasse o filho de sua mãe e a agonia desta inspirou Dumas (filho) em seus escritos sobre caracteres femininos e trágicos. Em quase toda sua obra enfatizou o propósito moral da literatura e em seu romance O Filho Natural (1858), expôs a teoria de que, aquele que traz um filho ilegítimo ao mundo, tem a obrigação moral de legitimá-lo e se casar com a mulher. Entre suas obras destacam-se: Pecados da Minha Juventude(1847), A Dama das Camélias (1849), A Questão do Dinheiro (1857), O Filho Natural ( 1858), A Condessa de Romaní (1876), A Questão do Divórcio (1880) e L'Affaire Clémenceau (1886).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.
TRAVA-SE A BATALHA DE ROCROI
29 de julho de 1643

A Batalha de Rocroi foi um combate que teve como data o dia 29 de Julho de 1643, no período final da guerra dos Trinta Anos, e pelo qual o exército francês, ao comando do duque de Enghien, derrotou as tropas espanholas dirigidas pelo governador interino dos Países Baixos, Francisco de Melo, que sitiavam a cidade de Rocroi (ao norte de França). A batalha, a qual tradicionalmente se vem aludindo como fato de referência do fim da hegemonia da infantaria espanhola na Europa, cortou a possibilidade da Espanha pressionar, de novo, sobre os domínios franceses. O governo do rei Felipe IV encontrou-se nos anos seguintes, diante do duplo problema da posição da França, dona de Tréveris, Alsacia e Lorena, e o indiscutível domínio holandês no canal da Mancha e no mar do Norte. Desta forma, o denominado caminho espanhol ficou bloqueado e a conseqüência, a médio prazo, foi a perda dos territórios de Gravelinas (1644), Hulst (1645) e Dunkerque (1646).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

MORRE LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO

MORRE LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO
28 de julho de 1938

No dia 28 de julho de 1938, Lampião foi capturado pela polícia, em Poço Redondo, no sertão de Sergipe, teve a sua cabeça decepada e exposta ao público para servir de exemplo. Além dele, também morreram sua esposa Maria Bonita e outros cangaceiros. Nascido no dia 4 de junho de 1898, Virgulino Ferreira da Silva, ficou mais conhecido como Lampião, o Rei do Cangaço. A exata data do seu nascimento gera muitas controvérsias, mas em sua certidão de batismo a data de 4 de junho consta como o dia do seu nascimento, em Serra Talhada (PE). Lampião começou a liderar um bando de cangaceiros em 1922 e, a partir daí, passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes. Por conta dos seus atos, era procurado pela polícia. Em 1930, conheceu Maria Déia, a Maria Bonita, que ingressou no bando, tornando-se mulher de Lampião. Em 1932, nasceu a filha do casal, Expedita Ferreira.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

MORRE MARIA BONITA, A PRIMEIRA MULHER CANGACEIRA

MORRE MARIA BONITA, A PRIMEIRA MULHER CANGACEIRA
28 de julho de 1938

No dia 28 de julho de 1938 morria, no interior do Sergipe, Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita. Nascida no dia 8 de março de 1911, na atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia, ela entrou para a história como a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros e também foi a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". A relação durou oito anos, e o casal teve uma filha, Expedita Ferreira Nunes, que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. Depois disso, Maria Bonita engravidou outras vezes, mas sofreu abortos ou os bebês morreram ainda pequenos. Maria Bonita morreu após ser degolada pela polícia. O mesmo aconteceu com Lampião e outros nove cangaceiros.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

NASCE MARCEL DUCHAMP

NASCE MARCEL DUCHAMP
28 de julho de 1887

Marcel Duchamp nasceu na França em 28 de Julho de 1887 e faleceu em 2 de Outubro de 1968. Foi um artista plástico dadaísta (movimento que se caracterizou por atos de protesto contra convenções literárias), cuja obra exerceu uma forte influência na evolução da arte de vanguarda do século XX. Além de sua obra plástica, é muito importante destacar sua predileção pelos jogos de palavras que muitas vezes encontram-se presentes nos títulos de suas obras, produzindo uma multiplicidade de hilariantes leituras. É freqüente desprender das obras de Duchamp leituras com conteúdos explicitamente sexuais e, em geral, as análises de sua obra se movem entre a psicanálise e os questionamentos acadêmicos e institucionais das artes plásticas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

NASCE GABRIEL MIRÓ

NASCE GABRIEL MIRÓ
28 de julho de 1879

Gabriel Miró foi um romancista espanhol. Nasceu em 28 de Julho de 1879 e faleceu em 1930. Os romances do escritor podem ser qualificados de líricos porque neles se utilizou a técnica do fragmentarismo, tendo se chegado a associar em sua obra a presença da estética do cubismo; alinhava cenas dispersas; recorre a elipses; abunda em imagens sensoriais e sinestesias; recuperou a técnica das estampas e das tabelas em obras como El Humo Dormido (1919). Entre outros títulos, destacam-se Figuras de la Pasión del Señor(1916-1917); Libro de Sigüenza (1917), nome este que aparece como o pseudônimo do autor; Nuestro Padre San Daniel (1921); El Obispo Leproso (1926), que desatou o escândalo dos grupos conservadores e clericais e impediu sua entrada na Real Academia Espanhola, e Años y Leguas (1928).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

MARANHÃO ADERE À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

MARANHÃO ADERE À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
28 de julho de 1823

Apenas no dia 28 de julho de 1823 o Maranhão aderiu à independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro do ano anterior. A resistência da região ocorreu por força das elites agrícolas e pecuaristas, fortemente conectadas à metrópole. Na época, o Maranhão era uma das mais ricas áreas do Brasil. Com forte cunho conservador, as elites locais eram avessas às ordens vindas do Rio de Janeiro.

Contudo, a resistência à independência do Brasil durou até a Batalha do Jenipapo, no Piauí, que foi definitiva para a consolidação do território nacional. São Luís, a capital, foi bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio, sendo obrigada a aceitar a independência. O apoio à Coroa resultou no abandono e descaso com a região do Maranhão, que ficou fadada ao empobrecimento.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

BUSCAS NO LAGO NESS DESMENTEM EXISTÊNCIA DE MONSTRO

BUSCAS NO LAGO NESS DESMENTEM EXISTÊNCIA DE MONSTRO
27 de julho de 2003

No dia 27 de julho de 2003, como parte da produção do programa da BBC, "Em Busca do Monstro do Lago Ness", foi desmentida a existência de qualquer ser vivo estranho ou animal subaquático misterioso. O lago escocês foi investigado por sondas e rastreadores via satélite, porém nenhum sinal de vida de qualquer tipo de animal foi detectado. Segundo especulações, Nessie, como era conhecido pelos habitantes locais, poderia ser um plesiossauro (já extinto) ou algum tipo de salamandra que habitava as profundezas do Lago. Alguns também acreditavam que a história do suposto monstro poderia ser o resultado do rastro de algum pássaro, de uma árvore flutuante, enguia gigante ou até algum efeito ótico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.

JOÃO DO PULO CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NO SALTO TRIPLO EM MONTREAL

JOÃO DO PULO CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NO SALTO TRIPLO EM MONTREAL
27 de julho de 1976

No dia 27 de julho de 1976, o atleta João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo, conquistou a medalha de bronze no salto triplo dos Jogos Olímpicos de Montreal. Ele era cotado à medalha de ouro, mas sua marca de 16,90 m foi superada pelo soviético Viktor Saneyev e pelo norte-americano James Butts. No ano anterior, ele havia estabelecido o novo recorde mundial ao saltar 17,89m. Sua marca só foi superada quase dez anos depois por Willie Banks (EUA), com 17,90m. Em 1981, contudo, a promissora carreira de João do Pulo foi interrompida por conta de um acidente de carro, que resultou na amputação de sua perna direita.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\07\2012.