quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CRISTINA DE KIRCHNER TORNOU-SE A 1ª MULHER ELEITA PRESIDENTA DA ARGENTINA

CRISTINA DE KIRCHNER TORNOU-SE A 1ª MULHER ELEITA PRESIDENTA DA ARGENTINA
28 de novembro de 2007

Cristina Elisabet Fernández de Kirchner, é uma política e advogada que foi eleita Presidente da Nação Argentina. No dia 28 de outubro de 2007 foi eleita presidenta pela Aliança Frente para a Vitória nas eleições de 2007 na Argentina, convertendo-se na primeira mulher da história argentina a ser eleita para a primeira magistratura. Assumiu o cargo no dia 10 de dezembro de 2007. Cristina Fernández de Kirchner assumiu seu governo com problemas de inflação e com uma crise institucional no Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC), questionado pela verossimilhança de seus índices de custo de vida, que alguns centros econômicos situaram em mais do dobro da inflação oficial.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 28|11|2012.



http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u340801.shtml ACESSO EM 28|11|2012.

MORRE O ESCRITOR ÉRICO VERÍSSIMO

MORRE O ESCRITOR ÉRICO VERÍSSIMO
28 de novembro de 1975

No dia 28 de novembro de 1975, morria o escritor, professor e tradutor Érico Veríssimo, em Porto Alegre (RS). Considerado um dos escritores brasileiros mais populares do século XX, com obras traduzidas para mais de 15 idiomas, ele nasceu em Cruz Alta (RS), no dia 17 de dezembro de 1905. Quando faleceu, Érico Veríssimo deixou inacabada a segunda parte de seu livro de memórias “Solo de Clarineta”. Sua obra-prima, contudo, que lhe deixou famoso no Brasil e no exterior foi a trilogia “O tempo e o vento”. Dividida em “O Continente” (1949), “O Retrato” (1951) e “O Arquipélago” (1962), os romances contam a história do Rio Grande do Sul, de 1680 até o fim do Estado Novo em 1945, por meio das famílias Terra e Cambará. A obra virou novela, minissérie e filme. Seu primeiro grande sucesso foi “Olhai os lírios do campo”, lançado em 1938. O livro foi adaptado para o cinema, “Mirad los lirios” (1947), uma produção argentina.

Outra obra de grande sucesso foi “Incidente em Antares” (1971), que liderou a lista de livros nacionais mais vendidos durante semanas. Este foi precedido por “Senhor embaixador” (1965), que ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria romance. Em 1973, publicou o primeiro volume de “Solo de Clarineta”, sua segunda e ampliada autobiografia. Contudo, quando estava escrevendo o segundo volume, Érico Veríssimo foi vítima de um enfarte.

Durante sua vida, Érico Veríssimo também escreveu contos, livros infanto-juvenis, ensaios e narrativas de viagens. Neste último gênero, publicou, por exemplo, “A volta do gato preto” (1946), sobre sua vida nos Estados Unidos. Entre suas traduções, ele transcreveu do inglês para o português vários livros, entre eles Contraponto (Point Counter Point), de Aldous Huxley (1934), e Ratos e homens (Of Mice and Men), de John Steinbeck (1940).

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 28|11|2012.





http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2011/07/escritores-brasileiros-3-erico.html ACESSO EM 28|11|2012.

É ASSINADO O PLANO DE AIALA

É ASSINADO O PLANO DE AIALA
28 de novembro de 1911

O Plano de Aiala foi assinado no dia 28 de novembro de 1911, e foi uma proclamação política promulgada pelo chefe revolucionário mexicano Emiliano Zapata, dentro da Revolução Mexicana, na qual se desentendeu com o governo do presidente Francisco Madero, a quem acusou de trair as causas camponesas. Naquele plano, os zapatistas chamavam às armas para restituir as terras aos trabalhadores do campo, pois se sustentava que as terras haviam sido arrebatadas do povo por caciques, latifundiários e proprietários rurais, e deveriam ser devolvidas a seus donos originários. No plano ficou estabelecido o seguinte: 1. Foi renegado como Chefe da Revolução Francisco I. Madero e como Presidente da República, procurando a derrubada deste funcionário. 2. Reconhecia-se como Chefe da Revolução libertadora o General Pascual Orozco, vice do caudilho Dn. Francisco I. Madero, e no caso de não aceitar este delicado posto, se reconheceria como Chefe da Revolução o General Emiliano Zapata e 3. Fazia-se contar, que os terrenos, montes, e águas que haviam sido usurpado pelos latifundiários científicos ou caciques à sombra da tirania e da justiça penal passariam à posse de imediato dos povos ou cidadãos que tiveram seus títulos correspondentes a essas propriedades, das quais haviam sido despojados.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 28|11|2012.

NASCE O FILÓSOFO SOCIALISTA ALEMÃO FRIEDRICH ENGELS

NASCE O FILÓSOFO SOCIALISTA ALEMÃO FRIEDRICH ENGELS
28 de novembro de 1820

No dia 28 de novembro de 1820 nascia em Barmen, então província do Reno, na Prússia, o filósofo socialista alemão Friedrich Engels. Filho de um dono de uma fábrica, ele se tornou um empresário de sucesso mais tarde. Apesar de criticar o capitalismo, seus pensamentos nunca inteferiram nas operações lucrativas de sua empresa. Quando jovem, ele se interessou pela filosofia de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Em 1844 publicou “A Condição da Classe Trabalhadora na Inglaterra”. Com Karl Marx, a quem conheceu em Colônia, ele formou uma parceria permanente para promover o movimento socialista. Depois de convencer o segundo congresso comunista a adotar seus pontos de vista, ambos foram autorizados a elaborar o Manifesto Comunista (1848). Depois da morte de Marx (1883), Engels virou a principal autoridade sobre Marx e o marxismo. Além de seus próprios livros, ele completou os volumes dois e três de “O Capital”, com base em manuscritos e notas incompletos de Marx. Engels morreu no dia 5 de agosto de 1895, em Londres.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 28|11|2012.



http://sociologiass-unesp.blogspot.com.br/2011_05_29_archive.html ACESSO EM 28|11|2012.