quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Independência do Brasil

Independência do Brasil

História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império,
Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil

Introdução

História da Independência do Brasil - pintura, quadro de Pedro AméricoA Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

http://www.suapesquisa.com/independencia/ ACESSO EM 30\08\2012.

O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?


O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?


Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ... Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ... Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...

http://www.otimismoemrede.com/o-que-voce-pode-fazer-para-mudar-o-mundo.html ACESSO EM 30\08\2012.











http://www.tudodebomgosto.com.br/2012/04/mudanca-vista.html ACESSO EM 30\08\2012.

Ocorre o Motim das Mulheres

Ocorre o Motim das Mulheres

30 de agosto de 1875

No dia 30 de agosto de 1875 acontecia na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o movimento que ficou conhecido como Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres. Naquele dia, aproximadamente 300 mulheres foram às ruas em passeata para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade. Armadas com pedras e pedaços de pau, elas fizeram de refém o escrivão de paz e, em praça pública, rasgaram documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai. A revolta, contida sem dificuldades, teve Ana Floriano como uma de suas líderes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\08\2012.


http://lucianosiqueira.com.br/site2009-2/index.php/pernambucanidades/3149-o-motim-das-mulheres ACESSO EM 30\08\2012.

Nasce Anita Garibaldi, a “Heroína dos dois mundos”

Nasce Anita Garibaldi, a “Heroína dos dois mundos”

30 de agosto de 1821
No dia 30 de agosto de 1821 nascia, supostamente na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi ou a "Heroína dos Dois Mundos". Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Na época, Garibaldi tinha 32 anos. O local de nascimento de Anita é alvo de controvérsias. Em 1998, uma ação judicial determinou que ela seria natural de Laguna, apesar de alguns estudiosos afirmarem que ela seria de Lages, cidade da serra catarinense.

Assim que conheceu Giuseppe, Anita se apaixonou e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Enquanto estiveram juntos, tiveram quatro filhos – um deles morreu aos dois anos. Anita seguiu seu marido nos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália, onde presenciou a proclamação da República Romana, em 1849, mesmo ano da sua morte, no dia 4 de agosto de 1849, em Mandriole, na Itália. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu.

Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem. Seu nome foi dado a dois municípios, ambos em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em 2012, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\08\2012.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-farroupilha/anita-garibaldi.php ACESSO EM 30\08\2012.

http://www.brasilescola.com/historia/anita-garibaldi.htm
http://www.overmundo.com.br/banco/anita-garibaldi ACESSO EM 30\08\2012.


Nasce Mary Shelley

Nasce Mary Shelley

30 de agosto de 1797
Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em 30 de agosto de 1797 e faleceu no ano de 1851. Foi uma novelista inglesa, filha do filósofo britânico William Godwin e da escritora e feminista Mary Wollstonecraft. Em 1818 Mary publicou a primeira e mais importante de suas obras, o romance Frankenstein ou o moderno Prometeo. Esta obra, uma conquista mais que notável para uma autora de só 20 anos, tornou-se imediatamente um sucesso de crítica e de público. A história de Frankenstein, estudante do oculto e de sua criatura sub-humana, criada a partir de cadáveres humanos, tem sido levada ao teatro e ao cinema em várias ocasiões. Nenhuma de suas obras posteriores atingiu a popularidade ou a excelência desta primeira, apesar de ter escrito outros quatro romances, vários livros de viagens, relatos e poemas. Seu romance O Último Homem (1826), considerado o melhor de sua produção, narra a futura destruição da raça humana por uma terrível praga. Lodore (1835) é uma autobiografia romanceada. Após a morte de seu esposo, em 1822, Mary se dedicou a difundir suas obras. Publicou assim seus Poemas Póstumos (1824) e editou suas Obras Poéticas (1839) com valiosas e detalhadas notas.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\08\2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Shelley ACESSO EM 30\08\2012.

Nasce João de Bragança, filho de Pedro II

Nasce João de Bragança, filho de Pedro II

30 de agosto de 1688

No dia 30 de agosto de 1688 nascia, em Lisboa, D. João de Bragança, filho primogênito e fruto do segundo casamento de Pedro II de Portugal com Maria Sofia de Neuburgo. O nascimento do menino foi motivo de grande alegria para o rei, que garantia um herdeiro homem para sua sucessão. Do seu primeiro casamento com Maria Francisca Isabel de Sabóia nascera Isabel Luísa Josefa de Bragança, até então herdeira do trono. D. Pedro, inclusive, declarou o bebê novo herdeiro da coroa.

Contudo, a felicidade da família não durou muito tempo, já que duas semanas depois, o recém-nascido morreu, no dia 17 de setembro. Seus restos mortais estão no Panteão dos Braganças, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 30\08\2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_I,_Duque_de_Bragan%C3%A7a ACESSO EM 30\08\2012.