sábado, 21 de julho de 2012

Morre o escritor Manuel Puig, autor de O Beijo da Mulher Aranha

Morre o escritor Manuel Puig, autor de O Beijo da Mulher Aranha

22 de julho de 1990
No dia 22 de julho de 1990 morria na cidade de Cuernavaca, no México, o escritor argentino Manuel Puig. Ele morreu após passar por uma crise de vesícula. Apesar de ter sido submetido a uma cirurgia de emergência na véspera, não sobreviveu à operação. Puig nasceu na cidade de General Villegas, na província de Buenos Aires, no dia 28 de dezembro de 1932. Ele se mudou aos 13 anos com a família para a capital da Argentina, onde cursou o ensino médio. Em 1950, se matriculou na Faculdade de Arquitetura, mas no ano seguinte optou pelo curso de artes. Em 1956, Puig recebeu uma bolsa de estudos e viajou para a Itália, onde estudou cinema. Depois, se mudou para Londres e Estocolmo, onde trabalhou como professor de italiano e espanhol. Nestas cidades, escreveu seus primeiros roteiros para filmes. Entre 1961 e 1962, ele trabalhou como diretor assistente de filmes em Buenos Aires e Roma. Entre suas obras de destaque estão “A Traição de Rita Hayworth” (1968) e “O Beijo da Mulher Aranha” (1976). Este último foi adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Héctor Babenco, em 1985. Com o filme, Manuel Puig ganhou notoriedade mundial. No elenco estão Sônia Braga, Raul Julia e William Hurt que ganhou o Oscar de melhor ator por conta de sua atuação no filme.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce o escritor Fernando Morais, autor de Olga

Nasce o escritor Fernando Morais, autor de Olga

22 de julho de 1946

No dia 22 de julho de 1946 nascia, em Mariana (MG), Fernando Gomes de Morais, jornalista, político e escritor, conhecido por suas biografias e reportagens. Como jornalista, trabalhou em publicações como Veja, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril. Também foi deputado estadual, secretário de Cultura e de Educação pelo estado de São Paulo.Seu primeiro sucesso editorial foi o livro “A Ilha” (1976), com o relato de uma viagem a Cuba. Em 1985, publicou o livro “Olga”, que foi adaptado às telas do cinema em 2004. Em 2005, seu livro “Na toca dos leões” causou polêmica por conta do pedido de apreensão pelo deputado Ronaldo Caiado. O livro, que conta a trajetória da empresa de publicidade W/Brasil, tem uma menção a Caiado na qual Moraes afirma que o político, quando candidato à presidência da República, teria dito que, se eleito, mandaria esterilizar as mulheres nordestinas.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce Gregor Mendel

Nasce Gregor Mendel

22 de julho de 1822
Gregor Johann Mendel nasceu em 22 de Julho de 1822 e faleceu em 6 de Janeiro de 1884. Foi um monge agostiniano e naturalista, nascido em Heinzendorf, Áustria (atual República Checa), que descreveu as chamadas Leis de Mendel que regem a herança genética, por meio dos trabalhos que realizou com diferentes variedades da planta da ervilha (Pisum sativum). Um aspecto não muito conhecido da vida de Mendel é que ele se dedicou durante os últimos 10 anos de sua vida à apicultura. Mendel reconheceu que as abelhas resultaram em um modelo de investigação frustrante. Os historiadores asseguram que provavelmente os experimentos realizados com abelhas fossem orientados para confirmar a teoria da herança genética.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Concluída a construção da ferrovia Transiberiana

Concluída a construção da ferrovia Transiberiana

21 de julho de 1904

No dia 21 de julho de 1904 era concluída a ferrovia Transiberiana ou simplesmente Transiberiana, uma rede ferroviária que conecta a Rússia Europeia com as províncias do Extremo Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. Com 9.289 quilômetros, que atravessam oito fusos horários, além da necessidade de vários dias para completar a viagem, é o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce Ernest Hemingway

Nasce Ernest Hemingway

21 de julho de 1899
Ernest Miller Hemingway nasceu em 21 de Julho de 1899 e faleceu em 2 de Julho de 1961, foi um escritor e jornalista dos Estados Unidos. Nos estudos destacou-se em línguas, mas sentia-se desentusiasmado pelas outras matérias. Mostrou suas aptidões literárias no diário escolar, usando o pseudônimo Ring Lardner, Jr. Ao acabar seus estudos, em 1917, não quis ir à universidade, como queria seu pai, nem se aperfeiçoou em seus estudos de violoncelo, como aspirava sua mãe. Então se transferiu para o Kansas e em outubro de 1917 começou a trabalhar como repórter no diário Kansas City Star. Entre suas obras destacam-se: The Torrents of Spring (1926), O Sol Também se Levanta (1926), Adeus às Armas (1929), Morte à Tarde (1932), As Verdes Colinas da África (1935), Ter e não Ter (1937), Por Quem os Sinos Dobram (1940), Do Outro lado do Rio, Entre as Árvores (1950) e O Velho e o Mar (1952) pelo qual recebeu o Prêmio Pulitzer em 1953.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Travou-se a Batalha de Jemmingen

Travou-se a Batalha de Jemmingen

21 de julho de 1568
A Batalha de Jemmingen foi travada em 21 de Julho de 1568 num confronto entre as dezessete Províncias dos Países Baixos contra seu soberano, o rei da Espanha, com o fim de conseguir a independência. A rebelião contra o monarca hispânico começou em 1568 e finalizou em 1648 com o reconhecimento da independência das sete Províncias Unidas, hoje conhecidas como Países Baixos (ou Holanda). Os países que hoje se conhecem como Bélgica e Luxemburgo faziam parte das dezessete Províncias, mas permaneceram leais à coroa espanhola (os territórios sob o domínio do bispado não faziam parte dos dezessete departamentos, mas sim do Sacro Império Romano Germânico e, portanto, não tomaram parte na guerra). O conflito culminou com a Independência dos Países Baixos. Para a coroa espanhola, a liberdade das Províncias Unidas representou uma grande perda de prestígio. A manutenção econômica da guerra durante um período tão prolongado contribuiu em grande parte para provocar as sucessivas bancarrotas da coroa espanhola ao longo dos séculos XVI e XVII, e a falência da economia da Espanha.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce a supermodelo Gisele Bündchen

Nasce a supermodelo Gisele Bündchen

20 de julho de 1980
No dia 20 de julho de 1980 nascia, em Horizontina (RS), a supermodelo brasileira Gisele Bündchen. Considerada a modelo mais rica do mundo, é a primeira bilionária entre suas colegas. A revista "Rolling Stone" concedeu à brasileira o prêmio de "Modelo do Ano" e "a garota mais bonita do mundo." A vida de Gisele fora das passarelas também é alvo de curiosidade. Ela manteve romances com o magnata João Paulo Diniz e com o ator Josh Hartnett, antes de iniciar seu relacionamento com o ator Leonardo Di Caprio. Depois, Gisele se casou com Tom Brady, astro do futebol norte-americano, com quem teve seu primeiro filho, Benjamin, em dezembro de 2009. No mundo empresarial, Gisele lançou sua própria marca feminina de calçados e também desenhou um colar de edição limitada para "Harpers Bazaar". Sua carreira de modelo começou aos 13 anos, quando estava caminhando na rua com a mãe e foi descoberta por um agente de modelos. Na época, contudo, Gisele não se interessou pelas passarelas. Um pouco depois, porém, resolveu deixar os jogos de vôlei para se arriscar em frente às câmeras. Em 1994, ganhou o segundo lugar em uma competição de modelos em São Paulo. Em seguida, ficou na quarta colocação no concurso mundial da "Elite". Gisele viajou a Nova York onde fez a sua estreia em um "Fashion Week", para depois dar o passo em direção aos grandes nomes da moda. Suas performances nos Estados Unidos renderam enorme sucesso e ela foi recebida de braços abertos por marcas como Valentino, Zara, Bvlgari, Tommy Hilfiger, Chloe, Celine, Versace, Christian Dior, Michael Kors, Ralph Lauren, Victoria Secret e Dolce & Gabbana. Entre suas inúmeras capas de revistas estão publicações como "Allure", "Marie Claire", "Vogue", "Arena" e "Rolling Stone".

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce o pai da aviação Santos Dumont

Nasce o pai da aviação Santos Dumont

20 de julho de 1873

No dia 20 de julho de 1873 nascia em Palmira (MG), Alberto Santos Dumont conhecido como o “pai da aviação”. Entre os seus feitos está o de ter sido o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor. Contudo, o feito de Dumont não é uma unanimidade, já que alguns defedem que os irmãos Wright, dos EUA, teriam sido os primeiros a realizar essa proeza em 17 de dezembro de 1903. No entanto, Santos Dumont foi o primeiro a voar um circuito pré-estabelecido sob a supervisão oficial de especialistas, jornalistas e cidadãos de Paris. No dia 23 de outubro de 1906, ele voou com o seu 14-Bis cerca de 60 metros, a uma altura de dois e três metros acima do solo, no campo de Bagatelle em Paris. Em menos de um mês, repetiu o feito diante de uma multidão de testemunhas, viajando 220 metros a uma altura de seis metros. O voo do 14-Bis foi o primeiro de um aparelho mais pesado do que o ar, que voou com força própria e que recebeu a certificação do Aeroclube da França. Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932, no Guarujá (SP), após cometer suicídio aos 59 anos. Ele não deixou bilhete, mas suspeita-se que tenha ficado decepcionado ao ver aviões em combate durante a Revolução Constitucionalista de 32. Os aviões bombardearam o Campo de Marte, em São Paulo, e provavelmente teriam sobrevoado o Guarujá.


http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Inicia-se o movimento Grande Medo

Inicia-se o movimento Grande Medo

20 de julho de 1789
O Grande Medo foi um movimento popular que se desenvolveu na França entre 20 de Julho e 6 de Agosto de 1789. Originou-se nas províncias francesas devido a rumores sobre conspirações aristocráticas e pela emoção que as notícias provenientes de Paris provocaram entre os camponeses. Espalhou-se a notícia de que a aristocracia estava contratando bandidos para que percorressem os campos cortando o trigo verde e estragando a colheita. Acreditava-se ainda, que os nobres proprietários estavam monopolizando o grão para o vender a um preço mais alto. O medo estendeu-se com rapidez e produziram-se revoltas de modo quase simultâneo. Os camponeses organizaram-se em grupos, saquearam e incendiaram as propriedades dos senhorios.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.

Nasce Francesco Petrarca

Nasce Francesco Petrarca

20 de julho de 1304
Francesco Petrarca nasceu em 20 de Julho de 1304 e faleceu em 18 de 1374. Foi um lírico e humanista italiano, cuja poesia influiu em autores como Lope de Vega, Francisco de Quevedo, Luis de Góngora na Espanha, William Shakespeare e Edmund Spenser. Tão influente como as novas formas que trouxe à poesia, foi sua concepção humanista, na qual se unia o cristianismo com a cultura clássica. Sua principal obra foi o Canzoniere, publicado originariamente com o nome de "Rime in vita e Rime in morte de Madonna Laura" e que foi sendo ampliado com o transcorrer dos anos. Posteriormente, denominou-se Cancioneiro petrarquista às coleções de poemas líricos criadas por diferentes autores. Petrarca foi autor também do poema épico "África", dedicado ao conquistador romano Escipión, e também de uma coleção de biografias de personagens ilustres.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 21\07\2012.