segunda-feira, 9 de julho de 2012

Começa a Revolução Constitucionalista de 1932

Começa a Revolução Constitucionalista de 1932

09 de julho de 1932
No dia 9 de julho de 1932 começava a Revolução Constitucionalista, também conhecida como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, um movimento no estado de São Paulo, que durou 87 dias e que teve como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e elaborar uma nova constituição para o Brasil. O saldo após a rendição dos paulistas no dia 4 de outubro de 1932 foi a morte de 934 pessoas, de acordo com os números oficiais. Contudo, estima-se que até 2200 tenham morrido. Por conta dessa revolução, o dia 9 de julho é feriado no estado de São Paulo.

O movimento foi uma reação paulista à Revolução de 1930, que pôs fim à autonomia dos estados, impediu a posse Júlio Prestes como presidente e colocou fim à “República Velha”, conhecida pela política café com leite, na qual Minas Gerais e São Paulo se alternavam no poder.

A Revolução de 32 também teve os seus heróis, no caso, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, conhecidos pela sigla “MMDC”, e que tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.htmlACESSO EM 09\07\2012.

Nasce Elías Howe

Nasce Elías Howe

09 de julho de 1819
Elías Howe nasceu em 9 de Julho de 1819 e faleceu em 3 de Outubro de 1867. Foi um inventor dos Estados Unidos. Operário numa fábrica de instrumentos de precisão, eu interesse pela mecânica levou-o a fazer experimentos aplicando seus conhecimentos até inventar uma máquina de costura, que depois alcançou um grande sucesso no mundo. Em Setembro de 1846 lhe foi concedida a primeira patente de uma máquina de costura. Porém, a patente foi denunciada perante os tribunais na década de 1850, uma vez que o invento pertencia ao inglês Walter Hunt, que a tinha inventado anteriormente sem tê-la patentado. Mas o que realmente fez Howe foi aperfeiçoar e remodelar a máquina de costura.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.htmlACESSO EM 09\07\2012.

Marcus Avitus é proclamado como melhor imperador de Roma

Marcus Avitus é proclamado como melhor imperador de Roma

09 de julho de 0455

Marcus Maecilius Flavius Eparchius Avitus foi imperador romano do Ocidente entre 9 de Julho de 455 e 17 de Outubro de 456. De origens galo-romanas e de família com antecedentes no Senado, foi magister militum como o também imperador Petronio Maximo. Em 9 de Julho do 455, foi proclamado pelo imperador romano Marciano, como o melhor imperador de Roma. A população italiana nunca aceitou completamente sua proclamação. No ano de 456 iniciou uma campanha na qual reconquistou a Panonia (região da Europa central) e conseguiu uma meritória vitória naval contra os vândalos (grupo de povos germânicos) em colaboração com o magister militum Ricimero. No entanto, não conseguiu acabar com o poderio naval dos vândalos que submeteram Roma a um bloqueio naval, o que fez sua posição cambalear. A fome em Roma forçou-o a dissolver sua guarda pessoal de mercenários godos (grupo germânico). Mas eles tinham que ser pagos, e sua popularidade caiu quando ele destruiu várias estátuas de bronze para lhes pagar seus salários. Alguns de seus pares utilizaram este descontentamento para iniciar uma revolta popular e conseguir finalmente destroná-lo como imperador em 456.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.htmlACESSO EM 09\07\2012.