quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EMERSON FITTIPALDI CONQUISTA A PRIMEIRA VITÓRIA BRASILEIRA NA FÓRMULA-1

EMERSON FITTIPALDI CONQUISTA A PRIMEIRA VITÓRIA BRASILEIRA NA FÓRMULA-1
04 de outubro de 1970

No dia 4 de outubro de 1970, o piloto Emerson Fittipaldi entrava para a história do esporte do Brasil ao se tornar o primeiro piloto do país a vencer uma corrida de Fórmula 1. Pela Lotus, ele venceu o GP de Watkins Glen, nos EUA, o penúltimo da temporada. Sua equipe, na época, havia se retirado do campeonato por duas corridas por causa da morte do austríaco Jochen Rindt, companheiro de equipe de Fittipaldi, no circuito de Monza, na Itália. A vitória do brasileiro em Watkins Glen, ao mesmo tempo, impossibilitou seus adversários de alcançarem a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se campeão mundial postumamente.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

UNIÃO SOVIÉTICA LANÇA O SPUTNIK 1, PRIMEIRO SATÉLITE ARTIFICIAL NA ÓRBITA DA TERRA

UNIÃO SOVIÉTICA LANÇA O SPUTNIK 1, PRIMEIRO SATÉLITE ARTIFICIAL NA ÓRBITA DA TERRA
04 de outubro de 1957

A Rússia surpreendeu os Estados Unidos no ano de 1957 com o lançamento do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial na órbita da Terra. O sucesso da missão gerou uma crise entre os norte-americanos, que culminou no início da Corrida Espacial durante a Guerra Fria. Fora a tensão criada, o lançamento do Sputnik, por outro lado, trouxe desenvolvimento político, militar, tecnológico e científico.

Cientificamente, o Sputnik ajudou a identificar a mais alta camada da atmosfera da Terra e trouxe informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera. Em sua viagem espacial, o satélite desenvolveu uma velocidade de 29 mil quilômetros por hora, levando 96.2 minutos para chegar à órbita. O Sputnik emitiu sinais de rádio durante 22 dias, quando suas baterias acabaram. No seu retorno a Terra, queimou na atmosfera no dia 4 de janeiro de 1958. Durante os três meses em que ficou em órbita, o satélite viajou aproximadamente 60 milhões de quilômetros.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

 

http://www.preciolandia.com/br/relogio-antigo-comemorativo-do-programa-3zw0pb-a.html 04|10|2012.

MORRE A MÍTICA CANTORA NORTE-AMERICANA JANIS JOPLIN

MORRE A MÍTICA CANTORA NORTE-AMERICANA JANIS JOPLIN
04 de outubro de 1970

Em 1970, morria a cantora norte-americana Janes Joplin, aos 27 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nascida em Port Arthur, no Texas, ela saiu de casa aos 17 anos e começou a cantar em Austin, também no Texas, e depois em Los Angeles. Integrante da banda Big Brother and the Holding Company, de São Francisco (1966), rapidamente ela chegou à fama por conta de sua performance poderosa e apaixonada como cantora de blues. O álbum Cheap Thrills (1968) contém algumas de suas gravações mais conhecidas. Depois que deixou a banda, ela continuou a cantar sucessos, incluindo Me and Bobby McGee. Meses antes de morrer por overdose de heroína, Janis Joplin esteve no Brasil, em fevereiro. Sua permanência no país foi turbulenta, com topless em Copacabana, muita bebida e uma expulsão do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

MORRE MAX PLANCK, FUNDADOR DA TEORIA DA FÍSICA QUÂNTICA

MORRE MAX PLANCK, FUNDADOR DA TEORIA DA FÍSICA QUÂNTICA
04 de outubro de 1947

No dia 4 de outubro de 1947 morria, em Göttingen, na Alemanha, Max Planck, fundador da teoria da física quântica. Nascido no dia 23 de abril de 1858, ele estudou física na Universidade de Berlim e Munique e concluiu seu doutorado em 1879. Planck publicou dois livros resumindo suas descobertas. De acordo com Planck, a energia não seria emitida em comprimentos de onda como se pensava anteriormente. Com seu trabalho, fundou a disciplina da teoria quântica, que revolucionou a física e pavimentou o caminho para a teoria da relatividade de Einstein. Por suas contribuições, Planck recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1918.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.




http://ymy.blogs.sapo.pt/2008/02/?page=67 ACESSO EM 04|10|2012.




É DECLARADA PELA ONU A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

É DECLARADA PELA ONU A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
04 de outubro de 1957

A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e da tecnologia para a melhoria da condição humana. As Nações Unidas estabeleceram no ano de 1957, que fosse comemorada de 4 a 10 de Outubro. Durante esta semana são apresentados eventos e programas educativos relacionados com o espaço. Existem eventos sincronizados que atraem a cobertura da mídia, o que ajuda a educar o público sobre o espaço. A data comemora marcos fundamentais relativos ao espaço: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre feito pelo homem, e no dia 10 de Outubro de 1967 teve efeito o Tratado do Espaço Exterior. O satélite Sputnik-1 era uma esfera de alumínio de 58 centímetros de diâmetro e pesava 83 quilos. Demorava 96,2 minutos para dar a volta na terra. Contava com instrumentos que durante 21 dias enviaram informação para a Terra sobre radiação cósmica, meteoritos e sobre a densidade e temperatura das camadas superiores da atmosfera. Ao cabo de 57 dias o satélite entrou na atmosfera terrestre e se destruiu por efeito do calor gerado pelo atrito aerodinâmico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

NASCE CHATÔ, O MAGNATA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL

NASCE CHATÔ, O MAGNATA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL
04 de outubro de 1891

Um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 4 50, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô (da biografia de Fernando Morais), nasceu no dia 4 de outubro na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba. Magnata da comunicação, Chatô foi dono dos Diários Associados – que chegou a ser formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, agência de notícias, revistas e uma editora.

Polêmico e controverso, tornou-se uma espécie de versão brasileira do Cidadão Kane. Também foi acusado de chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e de insultar empresários com mentiras. Chatô ainda era próximo de figuras poderosas, como o presidente Getúlio Vargas. Dono de um espírito empreendedor, fundou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1947. Mais tarde, foi eleito senador pela Paraíba (1952) e pelo Maranhão (1955). Renunciou ao mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Em 1954 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira deixada por Getúlio Vargas. Na década de 1960, contudo, o seu império estava endividado. Nesta época, Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e sua comunicação com o mundo ficou restrita a uma máquina de escrever adaptada. Chatô morreu em 1968, em São Paulo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

CIDADE DO RIO DE JANEIRO É ESCOLHIDA COMO SEDE PARA OLIMPÍADA DE 2016

CIDADE DO RIO DE JANEIRO É ESCOLHIDA COMO SEDE PARA OLIMPÍADA DE 2016
02 de outubro de 2009

No dia 2 de outubro de 2009, a cidade do Rio de Janeiro foi confirmada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ao vencer a concorrência com Madri, Tóquio e Chicago entre os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na eleição em Copenhague, na Dinamarca. Desta maneira, o Rio é a primeira cidade da América do Sul a receber o evento.

A vitória da “Cidade Maravilhosa” não foi fácil. A candidatura brasileira venceu Madri na última rodada da reunião por 66 votos a 32, sendo que Tóquio e a então favorita Chicago caíram nas rodadas anteriores.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.


 

http://www.naval.com.br/blog/tag/olimpiadas-2016/ ACESSO EM 04|10|2012.
MASSACRE DO CARANDIRU DEIXA 111 MORTOS
02 de outubro de 1992

O pavilhão 9 da Casa de Detenção Carandiru, em São Paulo, foi palco de um dos episódios mais sangrentos da história penitenciária mundial. Em 1992, uma operação da polícia militar para acabar com uma rebelião de presos resultou na morte de 111 detentos. As razões para o infeliz desfecho são controversas. De um lado, o chefe da operação afirmou que agiu para cumprir o dever. Já grupos de direitos humanos alegaram que houve intenção de exterminar os presos. Os marcantes acontecimentos no Carandiru rederam livro, filme e série de TV. Ubiratan Guimarães, que coordenou a invasão do presídio do Carandiru, chegou a ser condenado a 632 anos de prisão pelas mortes dos presos, mas foi absolvido pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em 2002, foi eleito deputado estadual pelo PTB de São Paulo. Quatro anos depois, aos 63 anos, foi encontrado morto com um tiro no abdômen em seu apartamento no bairro paulistano dos Jardins.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

NASCE O CANTOR ROMÂNTICO WANDO

NASCE O CANTOR ROMÂNTICO WANDO
02 de outubro de 1945

No dia 2 de outubro de 1945 nascia, em Cajuri (MG), Vanderley Alves dos Reis, popularmente conhecido como Wando, cantor de música popular brasileira, com mais de 20 discos gravados. Em suas letras, Wando falava de amor, mulheres e sexo. Uma de suas marcas registradas era sua coleção de calcinhas de fãs. Antes de se tornar cantor, Wando – que recebeu este apelido da avó – trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Ao mesmo tempo, contudo, estudava violão e tocava em alguns bailes no estado do Rio de Janeiro, na região de Volta Redonda.

Um dos primeiros passos para o sucesso de sua carreira aconteceu em 1973. Ao lado de Nilo Amaro, compôs a música "O Importante é Ser Fevereiro", que foi interpretada por Jair Rodrigues. Outros cantores consagrados como Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também cantaram músicas da autoria de Wando. Seu primeiro álbum saiu no mesmo ano, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".

O sucesso não demorou a vir. Em 1974, seu disco "Moça" vendeu 1,2 milhão de cópias. Outros grandes sucessos foram "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e "Fogo e Paixão", do disco "O Mundo Romântico de Wando" (1988). Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005.

O cantor morreu no dia 8 de fevereiro de 2012, em um hospital em Nova Lima (MG), vítima de uma parada cardíaca. Wando tinha 66 anos e ficou internado por 15 dias por causa de problemas no coração.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

Divulgação/ TV Globo

http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=407937 ACESSO EM 04|10|2012.

OCORRE A MATANÇA DE TLATELOLCO

OCORRE A MATANÇA DE TLATELOLCO
02 de outubro de 1968

A Matança de Tlatelolco ocorrida no dia 2 de outubro de 1968 na Praça das Três Culturas do Conjunto Urbano Nonoalco Tlatelolco na cidade do México foi uma agressão militar e paramilitar tramada pelo governo mexicano de Gustavo Dias Ordaz, contra um grupo de estudantes que manifestavam descontentamento com a então presidente. Não se conseguiu esclarecer exatamente a quantidade de mortos, mas algumas estimativas apontam para centenas (mais de 300 pessoas). Além de dezenas de pessoas terem sido feridas muitas outras foram detidas, acusadas por delitos políticos. Analistas políticos e historiadores coincidem em assinalar que este movimento e seu terrível desenlace incitaram a uma permanente e mais ativa atitude crítica e opositora ao governo nas universidades públicas, bem como fomentaram o desenvolvimento de guerrilhas urbanas e rurais nos anos setenta, empurrando mais para frente a mudança legal e institucional de dentro do próprio regime, através da Reforma Política de 1977, para alcançar a paulatina democratização do país. Autores como Fernand Braudel, Immanuel Wallerstein e Carlos Antonio Aguirre Rojas coincidem em assinalar este movimento do México inserido em um contexto mundial, no qual as lutas sociais surgiam dentro das universidades.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

MORRE O IRREVERENTE PINTOR FRANCÊS MARCEL DUCHAMP

MORRE O IRREVERENTE PINTOR FRANCÊS MARCEL DUCHAMP
02 de outubro de 1968

Considerado um dos expoentes da arte no século 20, o artista francês Marcel Duchamp morreu no dia 2 de outubro de 1968, na cidade de Neuilly, na França. Sua irreverência diante dos padrões estéticos convencionais deu origem aos famosos ready-mades, ou seja, objetos que já são encontrados prontos, nos quais são acrescidos detalhes ou nomes arbitrários. Em 1913, exibiu um roda de bicicleta comum, apresentada como uma obra de arte. Em 1917, foi a vez de expor um mictório, ao qual intitulou de Fonte. Apesar de superficialmente parecer uma atitude apenas rebelde contra a excessiva importância dada às obras de arte, os ready-mades deram início a uma era em que a arte contemporânea misturou criação e crítica. Em Paris, em 1919, estabeleceu contato com o grupo Dada de artistas. Neste período, Duchamp exibiu uma fotografia da Mona Lisa com bigode e cavanhaque. O pintor também exerceu influência sobre os surrealistas, a pop art e outros movimentos modernos e pós-modernos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

NASCE ARNOLD PETER MOLLER

NASCE ARNOLD PETER MOLLER
02 de outubro de 1876

Arnold Peter Møller nasceu no dia 2 de outubro de 1876 e faleceu no dia 12 de junho de 1965. Foi um magnata dinamarquês do transporte marítimo, empresário e fundador do A.P. Moller-Maersk Group. Foi o pai de Mærsk Mc-Kinney Møller. Hoje em dia, A.P. Moller-Maersk Group é a maior companhia da Dinamarca e uma organização mundial com mais de 110.000 empregados e escritórios em mais de 125 países, com seus quartéis mundiais em Copenhague (Dinamarca). Além de possuir uma das maiores companhias do mundo de transporte de carga, o grupo também está envolvido em um amplo ramo de atividades tais como energia, construção de embarcações, vendas a varejo e indústria de manufatura. Moller também esteve envolvido em outros negócios além do transporte marítimo. Conseguiu um contrato para perfurar em busca de petróleo na parte dinamarquesa do Mar do Norte e fundou a cadeia de supermercados varejistas Dansk Supermarked Gruppen. Esta cadeia é uma das maiores companhias varejistas do mundo na atualidade.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

FIM DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA EM SÃO PAULO

FIM DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA EM SÃO PAULO
02 de outubro de 1932

No dia 2 de outubro de 1932 acontecia o último confronto da Revolução Constitucionalista, em São Paulo. O movimento, que teve início no dia 9 de julho de 1932 e também ficou conhecido como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, teve como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e elaborar uma nova constituição para o Brasil.

O saldo após a rendição dos paulistas, no dia 4 de outubro de 1932, foi a morte de 934 pessoas, de acordo com os números oficiais. Contudo, estima-se que até 2200 tenham morrido. Por conta dessa revolução, o dia 9 de julho é feriado no estado de São Paulo.

O movimento foi uma reação paulista à Revolução de 1930, que pôs fim à autonomia dos estados, impediu a posse Júlio Prestes como presidente e colocou fim à “República Velha”, conhecida pela política café com leite, na qual Minas Gerais e São Paulo se alternavam no poder. A Revolução de 32 também teve os seus heróis, no caso, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, conhecidos pela sigla “MMDC”, e que tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

NASCE MAHATMA GANDHI, A “GRANDE ALMA” DA PAZ MUNDIAL

NASCE MAHATMA GANDHI, A “GRANDE ALMA” DA PAZ MUNDIAL
02 de outubro de 1869

Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu na Índia, em 1869, e entrou para a história como um dos fundadores do moderno estado indiano e defensor dos protestos sem uso de violência. Seu nome, Mahatma, em sânscrito, significa "grande alma". Após se formar advogado em Londres, Gandhi foi trabalhar na África do Sul. Ele ficou famoso internacionalmente pela sua política de desobediência civil e o uso do jejum como protesto. Por conta disso, teve a prisão decretada várias vezes.

Sua iniciação na política começou após sofrer discriminação racial durante uma viagem de primeira classe em um trem. Quando pediram que fosse à terceira classe por ele não ser branco, Gandhi se recusou e foi jogado para fora do trem. Depois disso, iniciou sua luta contra a discriminação racial.

Ele também participou do movimento pela independência da Índia. Uma de suas estratégias era o boicote aos produtos importados, como os tecidos ingleses. Gandhi também era contra a divisão do país em dois estados, mas isso acabou acontecendo com a criação da Índia, predominantemente hindu, e do Paquistão, de maioria muçulmana. Em 20 de janeiro de 1948, Gandhi sofreu um atentado, mas ninguém ficou ferido. Porém, pouco depois, no dia 30, foi morto a tiros, em Nova Déli, por um hindu radical. Seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas no rio Ganges. Indicado cinco vezes para Nobel da Paz, Gandhi nunca foi agraciado com o prêmio. Décadas depois, o erro foi assumido pelo comitê organizador do Nobel.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 04|10|2012.

 

http://page2rss.com/11b7d4b891093b8a4a3d746e79227bf7 ACESSO EM 04|10|2012.