segunda-feira, 1 de outubro de 2012

IMPERADOR HAILE SELASSIE, TAMBÉM CONHECIDO COMO RAS TAFARI, É DEPOSTO NA ETIÓPIA

IMPERADOR HAILE SELASSIE, TAMBÉM CONHECIDO COMO RAS TAFARI, É DEPOSTO NA ETIÓPIA
27 de septembro de 1974

No dia 27 de setembro de 1974 era deposto na Etiópia o imperador Haile Selassie. Nascido com o nome de Tafari Makonnen e, posteriormente, conhecido como Ras Tafari, foi regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador do país de 1930 a 1974. É considerado o símbolo religioso do Deus encarnado entre os seguidores do movimento rastafári, que conta com aproximadamente 800 mil pessoas. Orador talentoso, alguns de seus discursos são considerados os mais memoráveis do século XX.

Haile Selassie foi deposto em um golpe militar de cunho marxista, que instituiu um Conselho Provisório de Administração Militar. Preso pelo novo governo, ele morreu no dia 27 de agosto de 1975 por complicações decorrentes de uma operação da próstata, porém a causa da sua morte já foi alvo de controvérsias. No começo da década de 70, a Etiópia sofreu com uma grande fome, o que agravou a contestação ao governo imperial, somando-se aos problemas políticos e à corrupção.

Mais de uma década antes, Haile Selassie sofrera uma tentativa de golpe, durante uma viagem diplomática no Brasil. O golpe, contudo, não foi bem sucedido, mas preparou o caminho para o segundo golpe que derrubaria o imperador.

ÚLTIMA PARTIDA DE PELÉ COMO JOGADOR PROFISSIONAL

ÚLTIMA PARTIDA DE PELÉ COMO JOGADOR PROFISSIONAL
01 de outubro de 1977

O dia 1o. de outubro de 1977 marcou a despedida de um dos maiores ídolos futebol mundial. Vestindo a camisa do Cosmos, de Nova York, o rei Pelé decidiu que era hora de dar adeus aos gramados. Depois de uma carreira de glórias pela seleção brasileira e pelo Santos, ele chegou ao time norte-americano aos 35 anos, em 1975, com o objetivo de difundir o esporte no país. Pelo Cosmos, Pelé conquistou o título de campeão norte-americano de 1977. A despedida oficial do Rei foi justamente contra o Santos, em um confronto em Nova York que muitos consideram que só existiram perdedores. O Rei foi um deles, pois não fez seu último gol da carreira pelo Peixe, clube que o projetou para o sucesso. Pelo contrário, Pelé acabou marcando pelo Cosmos na derrota do Santos por 2 a 1. O Cosmos, mesmo vencendo o jogo, perdia seu grande craque e relações públicas. Contudo, o futebol foi o grande derrotado, já que um dos maiores jogadores da história encerrava ali sua vitoriosa carreira.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.

 


 http://www.ebc.com.br/noticias/esporte/2012/09/35-anos-do-adeus-do-rei-do-futebol ACESSO EM 01|10|2012.

WALT DISNEY WORLD ABRE SUAS PORTAS AO PÚBLICO

WALT DISNEY WORLD ABRE SUAS PORTAS AO PÚBLICO
01 de outubro de 1971

Walt Disney World Resort é um complexo recreativo mundialmente famoso por seus parques temáticos e inúmeros hotéis. O lugar é operado por uma divisão da companhia Disney. Está localizado na zona de Lake Buena Vista e Bay Lake na Flórida na cidade de Kissimee, nas proximidades de Orlando (Estados Unidos). A construção começou em 1967. No dia 1º de outubro de 1971, abriram-se as portas apenas do parque conhecido como Magic Kingdom, mais tarde foram sendo agregados ao complexo os parques temáticos Epcot, Disney MGM Studios (agora chamado Disney's Hollywood Studios) e Disney Animal Kingdom. Além dos 4 parques temáticos principais, o complexo conta com 2 parques aquáticos, 6 circuitos de golfe, um complexo desportivo, uma pista de corridas, 23 hotéis da Disney e inúmeras lojas, restaurantes e locais de entretenimento. A área total da propriedade conta com mais de 25.000 acres (cerca de 8.000 hectares) e é o maior complexo de parques temáticos do mundo.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.

NASA ENTRA OFICIALMENTE EM OPERAÇÃO

NASA ENTRA OFICIALMENTE EM OPERAÇÃO
01 de outubro de 1958

O dia 1o. de outubro de 1958 marcou o primeiro dia oficial de operação da NASA (National Aeronautics and Space Administration), uma agência do governo dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Desde sua criação, a Nasa já foi responsável pelo envio do homem à Lua e por diversos outros programas espaciais, entre eles a exploração do planeta Marte. Recentemente, a Nasa trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com mais alguns países da Ásia e outras regiões para a criação da Estação Espacial Internacional.

A Nasa foi criada em meio à corrida espacial no final de década de 60. Após o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, pelo programa espacial soviético, em 1957, os EUA decidiram voltar seu foco para o espaço. Naquela época, o órgão existente era o NACA - National Advisory Committee for Aeronautics (Conselho Nacional para a Aeronáutica), fundado em 1915. Em 29 de julho de 1958, o presidente dos EUA Eisenhower assinou o National Aeronautics and Space Act, instituindo a NASA. Quando iniciou suas operações, a NASA absorveu integralmente o antigo NACA, com todos os seus oito mil funcionários, um orçamento anual de US$ 100 milhões, três laboratórios de pesquisa principais e duas instalações pequenas de teste. Em dezembro de 1958, a Nasa obteve o controle do Jet Propulsion Laboratory, uma instalação operada pelo California Institute of Technology.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.

 

http://www.ufpa.br/cdesouza/ ACESSO EM 01|10|2012.

DESENCADEIA-SE O DESASTRE DE RANCAGUA

DESENCADEIA-SE O DESASTRE DE RANCAGUA
01 de outubro de 1814

É conhecido como Desastre de Rancagua ou Batalha de Rancagua o último dos combates da chamada Pátria Velha chilena, ocorrido nos dias 1 e 2 de outubro de 1814 na cidade de Rancagua (Chile) entre o exército dos Patriotas Chilenos, sob o comando do general Bernardo O'Higgins e do exército da Monarquia Espanhola, sob o comando do brigadeiro Mariano Osório. Este confronto marcou o fim dos primeiros projetos pela Independência do Chile. A derrota de O'Higgins e seu exército deixou a cidade literalmente à mercê dos soldados espanhóis. Os patriotas que viviam nas imediações fugiram, e suas casas, foram saqueadas pelos soldados e os vizinhos monarquistas. Osório estabeleceu um tribunal militar para julgar os patriotas e deixou claro que esperava que Rancagua reabastecesse suas tropas. A derrota dos patriotas nesta batalha produziu o fim da Pátria Velha (Denomina-se assim a etapa da História do Chile compreendida entre a Primeira Junta Nacional do Governo (18 de setembro de 1810) e o Desastre de Rancagua (1 e 2 de outubro de 1814), a fuga dos líderes emancipadores para a Argentina e o começo do período histórico da chamada Reconquista.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.

TEM INÍCIO A BATALHA DE VILCAPUGIO

TEM INÍCIO A BATALHA DE VILCAPUGIO
01 de outubro de 1813

A Batalha de Vilcapugio foi a contenda que ocorreu no auge da Guerra da Independência da Argentina, na qual as tropas argentinas sob o comando do general Manuel Belgrano foram derrotadas pelas tropas realistas da Espanha comandadas pelo militar espanhol Joaquín de la Pezuela, no dia 1º de outubro de 1813. A luta tomou de surpresa as tropas argentinas. Ainda assim, os setores veteranos deste exército reprimiram e fizeram retroceder a ala esquerda e centro realista. Se o exército argentino tivesse continuado a perseguição às depauperadas tropas espanholas, ou atacado o setor desta que se encontrava no campo de batalha, a vitória teria sido certa, mas a chegada de um esquadrão de cavalaria realista, introduziu o pânico entre os argentinos, que debandaram. O exército realista se reorganizou, se apossou de toda a artilharia, com a qual continuou combatendo a posição das poucas tropas de Belgrano que continuaram no campo de batalha. O resultado da batalha foi de mais de 300 baixas, mais de 400 fuzis perdidos além de quase todo o arsenal de artilharia. Desta forma, o exército espanhol conseguiu estabelecer seu comando sobre o território argentino.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.

MORRE JOSEPH SYDNEY MITTY

MORRE JOSEPH SYDNEY MITTY
30 de septembro de 2007

Joseph Sidney Mitty, foi um empresário britânico. Nasceu em 7 de maio de 1919 e faleceu em 30 de setembro de 2007 aos 88 anos de idade, Fundador das lojas beneficentes da Organização Internacional de Promoção do Desenvolvimento e Luta Contra a Desnutrição (Oxfam) Fundada na Inglaterra em 1942. Na Segunda Guerra Mundial foi o responsável pelas contas da organização humanitária e o encarregado de distribuir a roupa usada para os civis afetados pela guerra. Graças a isto descobriu que a luta contra a pobreza poderia ser um grande negócio. Em 1949 abriu sua primeira loja de Oxfam. A princípio, trabalhou junto com outros voluntários sem cobrar e, mais tarde, se converteu no primeiro empregado com salário. Em 1971 conseguiu gerar mais de um milhão de libras de benefício. Em 2000 já tinha mais de mil lojas de caridade e milhares de voluntários trabalhando para ele. Casou-se com Dorothy White em 1942, ficando viúvo em 1995. Tem 2 filhos e um deles herdou o legado de seu pai.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.

MORRE O ESCRITOR SÉRGIO PORTO OU STANISLAW PONTE PRETA

MORRE O ESCRITOR SÉRGIO PORTO OU STANISLAW PONTE PRETA
30 de septembro de 1968

No dia 30 de setembro de 1968 morria, no Rio de Janeiro, Sérgio Marcus Rangel Porto, escritor, radialista e compositor, mais conhecido pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta. Com uma intensa jornada de trabalho, ele escrevia para o rádio, TV, revistas e jornais, além de se dedicar aos próprios livros. Por conta da rotina puxada, ele, que era cardíaco, morreu de ataque do coração aos 45 anos.

Nascido no dia 11 de janeiro de 1923 na capital fluminense, Sérgio Porto ganhou fama por seu senso de humor refinado e pela crítica aos costumes nos livros “Tia Zulmira e Eu” e o Febeapá - Festival de Besteiras que Assola o País, uma de suas maiores criações.

Ele ainda compôs a música "Samba do Crioulo Doido" e foi o criador e produtor do concurso de beleza “As Certinhas do Lalau”. Boêmio e com admirável senso de humor, em sua memória um grupo de jornalistas e intelectuais fundou o semanário “O Pasquim”, em 1969.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.



 http://acertodecontas.blog.br/cultura/ha-41-anos-partia-o-escritor-do-febeapa/ ACESSO EM 01|10|2012.

NASCE O ESCRITOR NORTE-AMERICANO TRUMAN CAPOTE

NASCE O ESCRITOR NORTE-AMERICANO TRUMAN CAPOTE
30 de septembro de 1924

No dia 30 de setembro de 1924 nascia, em Nova Orleans, nos EUA, Truman Capote, escritor norte-americano, autor do famoso livro “A Sangue Frio (1966)”. Trata-se de um romance-documentário que relata o assassinato, sem motivo aparente, de quatro membros de uma família de Garden City, Kansas. A história foi adaptada ao cinema em 1967 por Richard Brooks. A vida do escritor enquanto investigava o crime para escrever este livro também foi retratada na telona em “Capote (2005)”.
Truman Capote foi o pioneiro do jornalismo literário, com o livro “Bonequinha de Luxo (1958)”, a sua obra mais famosa. Ele também é autor de uma coleção de ensaios intitulados “Música para Camaleões” (1980) e do roteiro para o musical “Casa das Flores” (1954). Ele morreu em em 25 de agosto de 1984, aos 59 anos.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.



 http://www.ebc.com.br/tags/escritor ACESSO EM 01|10|2012.

MORRE HIERÓNIMO ESTRIDÓN

MORRE HIERÓNIMO ESTRIDÓN
30 de septembro de 0420

Eusebio Hierónimo de Estridón nasceu no ano de 340 e faleceu em 30 de setembro de 420. San Jerônimo para os cristãos (em latim, Eusebius Sophronius Hieronymus), traduziu a Bíblia do grego e do hebraico para o latim. É considerado Pai da Igreja, um dos quatro grandes Padres Latinos. A tradução para o latim da Bíblia feita por São Jerônimo, chamada A Vulgata (de vulgata editio, edição para o povo) foi, até a promulgação da Neovulgata em 1979, o texto bíblico oficial da Igreja católica romana. São Jerônimo foi um célebre estudioso do latim em uma época em que isso implicava dominar o grego. Sabia algo do hebraico quando começou seu projeto de tradução, mas se mudou pra Belém para aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma. Começou a tradução no ano de 382 corrigindo a versão latina existente do Novo Testamento. Aproximadamente no ano de 390 passou o Antigo Testamento em hebraico. Completou sua obra no ano de 405.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 01|10|2012.