quarta-feira, 15 de agosto de 2012

REVOLUÇÃO FRANCESA

REVOLUÇÃO FRANCESA

Contexto Histórico: A França no século XVIII

A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à guilhotina.

A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.

A Revolução Francesa (14/07/1789)

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.

O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.

No mês de agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

Girondinos e Jacobinos

Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

A Fase do Terror

Maximilien de Robespierre: defesa de mudanças radicais

Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas, recebem ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste período. A violência e a radicalização política são as marcas desta época.

A burguesia no poder

Napoleão Bonaparte: implantação do governo burguês

Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general francês Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário (9 de novembro de 1799) com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão assumi o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.

Conclusão

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

http://www.suapesquisa.com/francesa/ ACESSO EM 15\08\2012.

http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/revolucao-francesa-foi-causada-pela.html ACESSO EM 15\08\2012.


http://revolucaoemfranca.blogspot.com.br/ ACESSO EM 15\08\2012.


DIA DOS SOLTEIROS


15 DE AGOSTO
DIA DOS SOLTEIROS
O Dia dos Solteiros é comemorado em 15 de agosto. Não sei quem inventou esta data, nem porque, mas dá pra dizer que é um contraponto ao Dia dos Namorados. Então, vamos lá ...
O melhor de se estar solteiro é estar disponível para se envolver com quem quiser.
O solteiro não deve satisfação pra ninguém; não tem hora pra chegar em casa, nem tem que dar explicações sobre onde e com quem
estava.
O solteiro pode planejar seus fins-de-semana e suas férias sem precisar pedir a opinião de ninguém.
O solteiro pode ler seu livro, jornal ou revista
descansadamente.
O solteiro pode ver seus filmes e programas de TV preferidos, sem ter que ouvir opiniões ou reclamações.
O solteiro tem mais tempo para os amigos e para fazer o que gosta.
O solteiro não fica olhando no relógio a cada minuto enquanto espera o companheiro(a); nem precisa correr quando está atrasado para
aquele encontro.
O solteiro não precisa fazer malabarismos para agradar o companheiro (a) todos os dias.
O solteiro não tem que ir naquela festa de família ou assistir aquele filme chato, só para agradar o companheiro (a).
O solteiro não tem sogra (este pode ser um bom argumento para se continuar solteiro).
O solteiro não precisa ouvir reclamações nem cobranças; nem precisa discutir a relação.
O solteiro não precisa agüentar discussões intermináveis, quando o relacionamento não vai bem.
O solteiro não tem nenhum motivo para sentir ciúme; nem precisa 
mentir ou inventar histórias.
O solteiro dorme e acorda sem ouvir roncos, nem receber cotoveladas e joelhadas durante a noite.
O solteiro faz sexo sem compromisso e sem obrigação.
O solteiro não se deixou enganar pelas armadilhas do amor e da paixão.
O solteiro não precisa gastar fortunas com telefonemas ou com as despesas da casa.
O solteiro não se preocupa com divórcio ou com divisão de bens.
Talvez o Dia dos Solteiros seja tão desprestigiado porque não tem interesse comercial. Afinal, solteiro não precisa gastar tempo e dinheiro para agradar o companheiro (a), nem tem que fingir que gostou daquele presente de grego.
Se tiver alguém aí querendo acabar com esta minha boa-vida de solteiro é só entrar em contato. Mas já vou avisando: tem que
valer muito a pena para me fazer mudar de vida.
Autor: Não mencionado
Enviado por: Marisa Martins Silva
DIA DO SOLTEIRO
15 de agosto
Pois é, você, eu, NÓS, do bloco-do-eu-sozinho, graças a Deus e à mídia, já temos nosso dia prá comemorar!
Aliás, homenagem muito justa, afinal esta vida de restaurantes badalados, barzinhos da moda, saraus, deliveries, fast food e microondas é por demais estressante!
Sem contar os riscos cardíacos, pois o coração do solteiro está sempre aberto a novas aventuras e sobressaltos inevitáveis. Aliás, a América mais uma vez saiu na frente nos brindando com o "Guia do Solteiro", um manual de sobrevivência de utilidade incontestável que nos oferece verdadeiras pérolas de sabedoria. Diz que os solteiros estão sempre na moda porque destroem suas camisas e cuecas nas lavanderias e que comer pizza fria no café da manhã é o maior exemplo de liberdade deste estado civil. E glorifica esta condição argumentando que foi o escolhido por Jesus Cristo, Sherlock Holmes, Nietsche, Voltaire, Zorro, Batman, Pato Donald, muitos imperadores romanos e quase todos os papas.
E a Bjork declarou há pouco que "fechar a porta e ficar sozinha pode ser uma aventura espantosa"... estamos ou não em boa companhia?
Autora: Yolanda de Oliveira


http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diasolteiro.html ACESSO EM 15|08|2012.

COMEÇA O FESTIVAL DE WOODSTOCK

COMEÇA O FESTIVAL DE WOODSTOCK
15 de agosto de 1969

No dia 15 de agosto de 1969 começava o Woodstock Music & Art Fair, mais conhecido como Woodstock ou Festival de Woodstock. O evento foi um festival de música realizado na fazenda de 600 acres de Max Yasgur, na cidade rural de Bethel, em Nova York, nos EUA. De acordo com o anúncio, o festival era "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música". Aproximadamente meio milhão de pessoas compareceram ao evento que ficou marcado como ícone do movimento hippie e da contracultura. O festival aconteceu sob chuva, o que não impediu que os maiores nomes da música da época subissem ao palco. Entre os cantores que se apresentaram estavam Janis Joplin, Jimi Hendri, Santana, The Who, Creendance Clearwater Revival.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 15|08|2012.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock ACESSO EM 15|08|2012.

NASCE BERNARDO GUIMARÃES, AUTOR DO LIVRO “ESCRAVA ISAURA”

NASCE BERNARDO GUIMARÃES, AUTOR DO LIVRO “ESCRAVA ISAURA”
15 de agosto de 1925

No dia 15 de agosto de 1825 nascia, em Ouro Preto (MG), Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, escritor conhecido pelo livro “A Escrava Isaura”. Sua obra mais popular foi publicada pela primeira vez em 1875. A história é sobre a saga de uma bela escrava branca que vivia em uma fazenda do Vale do Paraíba, na região de Campos, no Rio de Janeiro. “Escrava Isaura” foi adaptada para a TV e virou novela na Rede Globo (1976/1977) e na Rede Record (2004). A versão da Globo foi exportada para cerca de 150 países.

Bernardo Guimarães se formou em Direito em São Paulo, em 1847, época em que se tornou amigo dos poetas Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa. No começou da sua carreira, escreveu alguns poemas pornográficos. Entre os mais conhecidos estão “O Elixir do Pajé” e “A Origem do Mênstruo” - ambas publicadas clandestinamente em 1875. Seu livro mais bem aceito pela crítica foi “O seminarista”, publicado pela primeira vez em 1872. A história questiona o celibato dos padres.

Apesar de ter exercido alguns cargos como juiz municipal, jornalista, professor de retórica e poética e ter ensinado latim e de francês, Bernardo Guimarães morreu pobre, no dia 10 de março de 1884, em Ouro Preto. Pouco antes, em 1881, foi homenageado pelo imperador Dom Pedro II, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 15|08|2012.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Guimar%C3%A3es ACESSO EM 15|08|2012.

INAUGURADO O CANAL DO PANAMÁ

INAUGURADO O CANAL DO PANAMÁ
15 de agosto de 1914

No dia 15 de agosto de 1914 o Canal do Panamá entrava oficialmente em operação. A gigantesca e ousada obra teve início em 1880 e, atualmente, EUA e China são os principais usuários do canal marítimo de 81 quilômetros de extensão. Graças a esta rota marítima, que corta o istmo do Panamá, foi possível fazer uma conexão entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado um ponto importante para o comércio internacional já que encurta enormemente o percurso dos navios.

Considerada na época da inauguração uma maravilha tecnológica, a complexa série de eclusas do canal permitia a passagem dos maiores navios do começo do século passado.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 15|08|2012.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panam%C3%A1 ACESSO EM 15|08|2012.

NASCE NAPOLEÃO BONAPARTE, MILITAR E IMPERADOR DA FRANÇA

NASCE NAPOLEÃO BONAPARTE, MILITAR E IMPERADOR DA FRANÇA
15 de agosto de 1769

No dia 15 de agosto de 1769 nascia, em Ajaccio, na Córsega, Napoleão Bonaparte, militar e imperador da França, conquistador de grande parte do território europeu no princípio do século XIX. Quando a Revolução Francesa eclodiu, em 1789, Napoleão encontrava-se na Córsega, onde juntou-se à facção jacobina, sendo nomeado Segundo Comandante da Guarda Nacional de voluntários da ilha. Juntamente com sua família, teve que buscar refúgio na França a partir de junho de 1793.

Depois de demonstrar determinação durante os momentos difíceis, como na rebelião em Toulon, foi promovido ao posto de General de Brigada. O triunfo obtido durante a defesa da Convenção do Palácio de Tulherias, em outubro de 1795, conferiu a Napoleão excelente reputação e poder no novo governo francês.

Utilizando sua genialidade e estrategismo, aplicou os conhecimentos aprendidos durante seus estudos e pesquisas, enquanto implementava suas próprias táticas, que usava de acordo com as situações que se apresentavam. Suas vitoriosas campanhas o transformaram num personagem extremamente influente dentro da política francesa, sendo recebido como herói conquistador, em seu retorno à Paris.



Totalmente dominado por sua ambição imperialista, executou brutalmente uma invasão ao Egito, onde pela primeira vez, enfrentou os ingleses, antes de aplicar um golpe de estado na França, no final de 1799, transformando-se no primeiro Cônsul francês e homem mais poderoso da nova república. Em 1804, num ato de autoproclamação, transformou-se em monarca no Primeiro Império Francês, iniciando uma série de campanhas militares que culminariam na conquista de vastos territórios na Europa e África, o que, inevitavelmente, resultaram em imensos conflitos bélicos com outras grandes potências de seu tempo: Rússia e Inglaterra.

Depois de uma série de derrotas militares, entre elas, a famosa Batalha de Waterloo, e a consequente perda do apoio francês, abdicou e foi desterrado pelo exército britânico, sendo trasladado à ilha de Santa Helena, em 1815. Morreu ali, em 5 de maio de 1821, supostamente por envenenamento com arsênico.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 15|08|2012.



http://www.mundoespirita.com.br/index.php?act=conteudo&conteudo=2505 ACESSO EM 15|08|2012.


É TRAVADA A BATALHA DE CONSUEGRA

É TRAVADA A BATALHA DE CONSUEGRA
15 de agosto de 1097

A Batalha de Consuegra aconteceu em 15 de agosto de 1097 na localidade de Consuegra, na província Castellanom (Espanha). Em 1085, a cidade de Toledo foi conquistada por Alfonso VI, por isso os reis das Taifas de Sevilha, Granada e Badajoz, solicitaram a intervenção de Yusuf ibn Tashfin, um emir Almorávide, que venceu Alfonso VI em 26 de outubro do ano seguinte. Depois a dinastia almorávide apoderou-se lentamente das dinastias Taifas, enquanto isso Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido popularmente como "El Cid", um dos personagens mais aclamados da época, mantinha controlado o Flanco Levantino, até 1094, quando entrou em Valencia e estabeleceu-se por lá. Desde então, Valencia é de onde partiu Diego Rodríguez de Vivar, o filho de El Cid, o qual foi enviado para lutar com Alfonso VI, em defesa do reino. Já em 15 de agosto de 1097, somente a 3 anos do início do Século XII, as tropas de Yusuf ibn Tasfin de Córdoba, arremeteram contra as do Rei Alfonso, as quais fugiram para o Castelo de Consuegra, onde estiveram alojados durante 8 dias. No ataque morreu o filho de El Cid, Diego Rodríguez. Finalmente a vitória foi para os Almorávides.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 15|08|2012.



http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187489-d1742253-Reviews-Consuegra-Toledo_Province_of_Toledo_Castile_La_Mancha.html ACESSO EM 15|08|2012.