quinta-feira, 13 de setembro de 2012

NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS

Motivação

http://pekdek.com/mensagens-de-motivacao/ ACESSO EM 13\09\2012.

CORES DO ARCO IRIS

CORES DO ARCO IRIS


Ultra-violeta? Infra-vermelho? É, você ouve isso o tempo todo, mas aposto que poucas vezes parou pra pensar no que significam. Porque ULTRA-Violeta? Será que é um violeta mais brilhante/forte/poderoso/sei lá? Tentarei explicar de forma bem sucinta e simples de entender, mas ao mesmo tempo cientificamente correta.
Começando do princípio: Qual a definição de luz? Bom, uma delas é:
Luz é uma radiação de ondas eletromagnéticos emitidas dentro de uma freqüência que a visão humana consegue enxergar.
Portanto temos uma onda eletromagnética, e ela vibra em determinadas freqüências. Cada cor é, na verdade, a onda eletromagnética vibrando em uma determinada freqüência. Se cada cor vibra numa freqüência diferente, vamos ver quais elas são: as cores do Arco-Íris!
Temos, em ordem crescente: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Não é a toa que estão nesta ordem! O arco-íris representa muito bem o espectro de cores que o olho humano consegue enxergar. A definição de luz é baseada na variação da menor freqüência (vermelho) até a maior (violeta). Todas as ondas eletromagnéticas que vibrem dentro desta variação serão captadas pelo olho humano, são estas as cores do arco-íris.
Mas e as freqüências que o olho não consegue captar?
Certamente o universo abrange muito mais do que chega a nossos olhos, você certamente não consegue ver as ondas que o seu controle remoto emite até sua televisão, e também não vê os famigerados raios UV atravessarem a camada furada de ozônio e chegarem até sua pele, te bronzeando. E você não consegue enxergar justamente por isso. Os raios eletromagnéticos com freqüências menores que as da cor vermelha são chamados de raios infra-vermelhos. Já os raios de freqüência maior que a do violeta são chamados ultra-violetas. Estão fora do alcance da visão HUMANA, portanto não são considerados luz.
Embora seres humanos enxerguem apenas estas cores, alguns animais conseguem captar e identificar cores fora deste espectro, é o caso de insetos e aves. As aves especificamente possuem a melhor visão do planeta. E ornitólogos dizem que por enxergar raios ultra-violetas, o mundo visto por elas é incrivelmente mais colorido que o nosso, fora de nossa capacidade de imaginação.
Mas não vá você, pobre homo sapiens com esse seu cérebro desenvolvido e polegar opositor, ficar com inveja e sair por aí estilingando pombas. Ser humano ainda compensa, de milhares de outras formas. Você vai ver.
http://fernandoimperator.wordpress.com/2008/10/06/over-the-rainbow-e-por-que-nao-enxergamos-os-ultravioletas-e-infra-vermelhos/ acesso em 26/09/2011
 
http://profmarciofm.blogspot.com.br/2011/09/cores-do-arco-iris.html ACESSO EM 13\09\2012

O sistema numérico grego

O sistema numérico grego


Os gregos são considerados pais da democracia e da filosofia. Na escola também aprendemos que eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento de algumas ciências, como a medicina e a matemática. Nas suas aulas você já ouviu falar do teorema de Pitágoras? Pois bem, Pitágoras foi um grande matemático grego.

Os números, portanto, também eram utilizados por esta antiga civilização. Cerca de 3.300 anos atrás, os gregos fizeram algumas modificações no sistema de numeração que utilizavam, no qual os números eram representados pelas letras iniciais de seus nomes. A partir das mudanças, surgiu um novo sistema numérico, onde todas as letras do alfabeto gregos mais três letras do alfabeto fenício eram utilizadas como símbolos numerais.

Para representar os números, os gregos precisavam memorizar 27 letras: as nove primeiras representavam de 1 a 9; as nove próximas representavam de 10 a 90 e as nove últimas representavam de 100 a 900.

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=985&sid=9 ACESSO EM 13\09\2012.



Os principais deuses gregos

MYTHOLOGIA GREGA
Deuses Gregos - A Árvore da Família


Deuses gregos
Nome Grego Nome Romano Ocupação
Zeus Júpiter Rei dos deuses
Poseidon Netuno Deus do Mar
Hades Plutão Deus do Submundo
Hera Juno Deusa do Casamento/Rainha dos Deuses
Hestia Vesta Deusa da Lareira e do Lar
Ares Marte Deus da Guerra
Athena Minerva Deusa da Sabedoria
Apollo Apolo/Sol/Pheobus Deus do Sol
Artemis Diana Deusa da Caça e da Lua
Aphrodite Vênus Deusa do Amor e da Beleza
Hermes Mercúrio Deus do Comércio e da Rapidez
Hephaestus Vulcano Deus da Forja e do Fogo
Eros Cupido Deus do Amor
Persephone Proserpina relutante noiva de Plutão
Deusa da Primavera
Dionysos Baco Deus do Vinho e da Folia
Demeter Ceres Deusa da Terra e da Colheita
Pan Inuus/Faunus Filho de Hermes 1/2 bode; trapaceiro
Kastor & Polydeukes Castor e Pollux Os Gêmeos celestiais
Aeolus (Eólo) --- Rei dos Ventos
Boreas --- Vento Norte
Zephir (Zéfiro) --- Vento Oeste
Notus --- Vento Sul
Eurus --- Vento Leste
Iris --- Deusa do Arco-Íris
Aether (Éter) --- Deus grego da Luz
Hygeia (Higéia) --- Deus da Saúde
Hebe --- Deusa da Juventude
Hecate (Hécate) Trivia Deusa da Escuridão e da Mágica
Eris (Éris) Discordia Deusa da Discórdia
Nike Vitória Deusa da Vitória
Erinyes Fúrias as Justiceiras
Eos Aurora Deusa da Aurora
Hespera --- Deusa do Crepúsculo
Hypnos --- Deus do Sono
Nemesis --- Deusa da Vingança
Mors --- Deus da Morte
Morpheus (Morfeu) --- Deus dos Sonhos
Hercules --- Deus da Força

As Sereias
Aglaophonos ou Aglaophone = da voz brilhante
Thelxepeia = das palavras que encantam
Peisinoë = a persuasiva
Molpe = canção


As Musas
Clio História
Urania Astronomia
Melpomene Tragédia
Thalia Comédia
Terspichore Dança
Calliope Poesia Épica
Erato Poesia Erótica
Polyhymnia Canções dos Deuses
Euterpe Poesia Lírica
Fama --- Deusa da Fama e do Rumor
Asclepius Esculápio Deus da Cura e da Medicina

As Graças Aglaia Esplendor
Euphrosyne Murta
Thalia Regozijo


As Parcas (Destinos,Tecedeiras) Clotho enroladora o fio da Vida Lachesis mede o comprimento Atropos corta o fio.


Um outra fonte apresenta o seguinte quadro relativo ao Olimpo e seus ocupantes:


Os Olímpicos

Demeter
Hades
Hera
Héstia
Poseidon
Zeus
Afrodite
Apolo
Ares
Ártemis
Atena
Dionísio
Hebe
Hefestos
Hermes
Perséfone


outros deuses pertencentes ao Olímpo


As Graças
Cratos (Poder)
Dione
Eos (Aurora)
Eros (Amor)
Ganimede (Copeiro dos Deuses)
Hélios (Sol)
As Horas (Guardiãs dos Portões do Céu)
Ilítia (Deusa do Nascimento)
Íris (Mensageira dos Deuses)
Leto (Titã mãe de Apolo e Ártemis)
As Musas
Nêmesis
Nyke (Vitória)
Paeeon (Curador Universal)
Selene (Lua)
Têmis (Justiça)





http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=10&orderby=hitsD ACESSO EM 13\09\2012.

Historia da Grécia antiga

Introdução

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

mapa da grécia antiga
Mapa da Grécia (clique nele para ampliar)

Expansão do povo grego (diáspora)

Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como conseqüência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.
Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.

Economia da Grécia Antiga

A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

Cultura e religião

Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.

Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).

http://www.suapesquisa.com/grecia/ ACESSO EM 13\09\2012.







Morre H. G. Wells

Morre H. G. Wells

13 de septembro de 1946
Herbert George Wells nasceu em 1866 e faleceu no dia 13 de setembro de 1946. Foi um escritor, filósofo e político inglês, famoso por suas novelas de ficção científica que contêm descrições proféticas dos triunfos da tecnologia, bem como dos horrores das guerras do século XX. Estudou com uma bolsa na Normal School of Science de Londres. Trabalhou como aprendiz, contador, tutor e jornalista até 1895. Sua primeira novela, A Máquina de Explorar o Tempo (1895), na qual se entrelaçavam a ciência, a aventura e a política, obteve um sucesso imediato. Depois dela, seguiu-se uma grande quantidade de obras nesta linha, como O Homem Invisível (1897), A Guerra dos Mundos (1898) e As Coisas do Futuro (1933), todas elas tendo dado origem a filmes.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 13\09\2012.