terça-feira, 14 de agosto de 2012

INCAS

INCAS

Introdução
A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532.

Governo
O imperador, conhecido por Sapa Inca, era considerado um deus na Terra. A sociedade era extremamente hierarquizada e formada por: nobres ( governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.

Cultura Inca
Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jóias.

Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã , carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas.

A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti ). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).

Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/maias.htm ACESSO EM 14\08\2012.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca ACESSO M 14\08\2012.

http://historianovaemfoco.blogspot.com.br/2010/09/conquista-espanhola-sobre-os-incas.html ACESSO EM 14\08\2012.

Maias

Maias

Introdução

A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.

Organização e sociedade

Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.

Economia e agricultura

A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.

Religião

A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.

Escrita

Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.

Matemática maia

Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/maias.html ACESSO EM 14\08\2012.


http://www.historiadomundo.com.br/maia/ruinas-maias.htm ACESSO EM 14\08\2012



http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/maias.htm ACESSO EM 14\08\2012


http://www.novaera-alvorecer.net/profecias_maias_e_2012.htm ACESSO EM 14\08\2012

NASCE A JOGADORA DE VÔLEI ANA MOSER

NASCE A JOGADORA DE VÔLEI ANA MOSER
14 de agosto de 1968

No dia 14 de agosto de 1968 nascia, em Blumenau (SC), a jogadora de vôlei Ana Beatriz Moser, considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol. Ana passou a fazer parte da seleção adulta de vôlei em 1987 e participou de conquistas importantes como título do Grand Prix (94/96) e a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Nesta Olimpíada, as jogadoras brasileiras se desentenderam com as cubanas, que venceram o jogo das semifinais. Ana Moser foi uma das pivôs da discussão.

Após enfrentar problemas físicos, em especial nos joelhos, Ana Moser anunciou oficialmente sua aposentadoria das quadras no dia 30 de novembro de 1999. Depois, trabalhou em projetos formação de atletas em escolas públicas e também foi comentarista na televisão. Em maio de 2009 ela entrou para o seleto Hall da Fama do Vôlei. Por clubes, Ana Moser defendeu Transbrasil, Sadia E.C., Colgate/São Caetano, Leite Moça, Mizuno/Uniban, Dayvit, Universidade Guarulhos e BCN/Osasco.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 14|08|2012.





http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 14|08|2012.

MORRE BERTOLT BRECHT

MORRE BERTOLT BRECHT
14 de agosto de 1956

Bertolt Brecht, nasceu em 10 de fevereiro de 1898 e faleceu em 14 de agosto de 1956. Foi um dramaturgo e poeta alemão, um dos mais influentes do século XX, criador do chamado Teatro épico. O teatro brechtiano foi criado para um público intelectual; não escreveu histórias entretidas que envolvessem o espectador, nem era sua intenção. De fato, buscou distância do espectador -e inclusive do ator- com respeito ao personagem. É por isso, um teatro de difícil acesso, que é necessário ser colocado em seu contexto literário e histórico. O olhar de Brecht é difícil, profundamente pessimista -isso o levou a ter problemas com o pretendido socialismo real. Além do mais, concebeu o teatro como um instrumento para transformar o mundo, o que imprimiu um marcante caráter didático a suas obras; algo que pode resultar incômodo para o aficionado a um teatro menos militante.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 14|08|2012.




http://www.listal.com/viewimage/461287 ACESSO EM 14|08|2012.

JAPÃO ACEITA RENDIÇÃO INCONDICIONAL E ACONTECE O FIM SIMBÓLICO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

JAPÃO ACEITA RENDIÇÃO INCONDICIONAL E ACONTECE O FIM SIMBÓLICO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
14 de agosto de 1945

No dia 14 de agosto de 1945, o Japão aceitava sua rendição incondicional de acordo com os termos impostos pelos principais países aliados na II Guerra Mundial – União Soviética, Estados Unidos, Império Britânico e China. Na visão de muitos historiadores, este foi o final simbólico do conflito.

A rendição japonesa foi anunciada ao mundo pelo presidente norte-americano Henry S. Truman. Pelo lado japonês, a decisão foi repassada à população pelo imperador Michinomiya Hirohito, quando, pela primeira vez, um imperador se dirigiu à nação por meio do rádio. A rendição formal foi assinada no dia 2 de setembro de 1945, a bordo do navio norte-americano USS Missouri, na Baía de Tóquio, encerrando oficialmente a guerra.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 14|08|2012.




http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 14|08|2012.

NASCE MARIANO MATAMOROS

NASCE MARIANO MATAMOROS
14 de agosto de 1770

Mariano Matamoros e Guridi, nasceu em 14 de agosto de 1770 e faleceu em 3 de fevereiro de 1814. Foi um sacerdote liberal mexicano que participou na guerra de Independência do México e um dos seus principais líderes. Em 16 de setembro de 1823, Matamoros foi honrado como Benemérito da Pátria. Seus restos descansam atualmente na Coluna da Independência da cidade do México. Passou sua infância em Ixtacuixtla, Tlaxcala. Na Cidade do México formou-se em bacharel em arte em 1786 e em teologia em 1789. Ordenou-se padre em 1796, e fez sua primeira missa na paróquia de Santa Ana. Depois foi designado a outras paróquias, como a do Sacrário Metropolitano, Querétaro e Jantetelco, onde começou a exercer seu ministério a partir de 1808. Nessa época, começou com as idéias liberais dos crioulos, razão pela qual foi preso pelas autoridades espanholas pouco antes do começo da guerra.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACEESSO EM 14|08|2012.



http://www.facebook.com/pages/Mariano-Matamoros-P%C3%A1gina-de-las-conmemoraciones-de-M%C3%A9xico-2010/54506894348 ACESSO EM 14||08|2012.